Prefeitura de Ilhéus lembra Dia da Mulher com serviços em saúde
Ilhéus e Estado da Bahia homenageiam as mulheres
Comunidades rurais de Ilhéus são beneficiadas com o Odontomóvel
Alta estação de Ilhéus contará com o projeto “Espicha Verão”
Prefeitura de Ilhéus lembra Dia da Mulher com serviços em saúde
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para comemorar a passagem do Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março). Durante a semana que segue, os Departamentos de Média e Alta Complexidade e de Atenção Básica, e as coordenações Saúde da Mulher e DST/Aids, vão realizar dois importantes eventos voltados principalmente para a comunidade feminina do município.
No dias 10 e 11, acontece no auditório da Justiça Federal, centro da cidade, a I Jornada de Saúde da Mulher. Durante os dois dias, o evento abordará, através de palestras e debates, a importância da mulher moderna como principal agente de seu próprio bem-estar e de sua família. O evento tem como público-alvo enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde da família. No dia 10, o evento ocorre entre as 8 e as 17h30min, já no dia 11, o evento segue de 8 da manhã até às 12h.
Feira de Saúde – No dia 13, a Prefeitura disponibiliza relevantes serviços de saúde às mulheres através da Feira de Saúde da Mulher. A partir das 8 horas, na Rua Jorge Amado, também no centro, serão montados estandes, onde serão oferecidos testes de HIV, cujo resultado é obtido em cerca de 15 minutos. Também serão realizadas coletas de sangue para identificação de sífilis. Os técnicos realizarão aconselhamento coletivo, com palestras sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de material informativo.
No mesmo evento, que prossegue até às 18h, também será disponibilizado ao público feminino exames preventivos (papanicolau) e de mama (toque de mama) e orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Além de cuidar da saúde, as mulheres que visitarem os estandes também poderão cuidar da aparência e relaxar, já que serão oferecidos sessões de massoterapia e salão de beleza, onde profissionais especializadas farão serviços de manicure, pedicure e cuidarão dos cabelos das visitantes.
Ilhéus e Estado da Bahia homenageiam as mulheres
Os governos municipal e estadual promovem evento em homenagem às mulheres, a partir das 8 horas da próxima sexta-feira (13), no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, Centro de Ilhéus. Denominado “Mulher, Política e Poder”, o evento vai contar com a participação da titular da Delegacia da Mulher, Ângela Lopes, e da deputada estadual, Ângela Souza, no período da manhã. A iniciativa termina às 17 horas, com show protagonizado pela cantora Márcia Alencar e coquetel de encerramento para os participantes.
O evento é coordenado pelo Núcleo de Direitos Humanos de Penas Alternativas, órgão do Governo do Estado, e a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Sanzio Peixoto, ligado ao órgão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, disse que no período da tarde acontece mesa redonda sobre os temas abordados pela manhã e outras atividades.
Segundo Sanzio Peixoto e Andréa Moutinho, da Secretaria de Assistência Social e Trabalho do município, o evento, que está inserido na programação do mês voltado para as mulheres, se propõe a proporcionar à comunidade ilheense discussão a respeito da participação da mulher na política e no poder, além da divulgação dos programas sociais de atenção ao segmento.
O evento vai ser aberto às 8h30min. Para as 9 horas está programada a palestra “Mulher, Política e Poder”, proferida pela deputada Ângela Souza. Às 9h45 é a vez da titular da Delegada da Mulher, Ângela Lopes, fazer a abordagem sobre o tema “Violência contra Mulher no Município de Ilhéus”. Em seguida, acontece um coffee break às 10h30min e, às 11 horas, uma grande mesa redonda.
Divulgação – No período da tarde, a programação do evento traz para seus participantes atividades variadas, algumas de cunho informativo, como a divulgação das entidades que prestam serviços à mulher em Ilhéus, às 14 horas. Para as 15 horas, as pessoas terão oportunidade de assistirem uma apresentação teatral encenada pelo grupo Pré-idosos. O happy hour com Márcia Alencar faz parte da atividade das 16 horas.
Patrocinado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Prefeitura de Ilhéus, a iniciativa conta ainda com os seguintes parceiros: Secretaria de Assistência Social e Trabalho do município, através do Cras, Peti e Pré-jovem. A Secretaria de Saúde de Ilhéus também contribuiu para a realização da programação dirigida, principalmente, para as mulheres.
Comunidades rurais de Ilhéus são beneficiadas com o Odontomóvel
Após passar por um período de reparos mecânicos e outras melhorias, a Unidade Móvel Odontológica – Odontomóvel – volta à sua programação mensal de atendimentos, beneficiando uma grande parte da população ilheense. Essa é uma estratégia adotada pela Prefeitura de Ilhéus, através do Núcleo de Saúde Bucal, para descentralizar importantes serviços odontológicos e levá-los até as comunidades que vivem mais afastadas do centro, principalmente na zona rural.
Na próxima segunda-feira, dia 9, dando continuidade à programação de atendimentos para este mês, a Unidade móvel prestará atendimento aos moradores da avenida Princesa Isabel e estará localizado próximo ao Posto de Saúde do local. Na terça-feira, dia 10, é a vez da comunidade rural de Carobeira receber a equipe do Odontomóvel. Ainda na zona rural, na quarta-feira, dia 11, a Unidade Móvel estará em São José. Nos dias 12 e 13, os moradores de Banco Central serão beneficiados com os serviços do Odontomóvel.
No dia 16, o ônibus prossegue na zona rural e atende os moradores da localidade de Castelo Novo e no dia 17 chega até Banco do Pedro. Já no dia 18, os serviços do Odontomóvel serão oferecidos à população carcerária do Presídio Ariston Cardoso. Nos dias 19 e 20, a unidade retorna ao seu itinerário rural e chega até os moradores de Maria Jape, realizando atendimento no Antônio Moreira e no Posto de Saúde da localidade, respectivamente.
Encerrando a programação do mês de março, a equipe realiza atendimento no dia 23 no Japu, sendo que, no dia 24, será a vez das famílias que vivem próximas ao Aterro Sanitário de Itariri receberem os serviços do Odontomóvel. As vilas Santaninha e Juerana recebem visita da equipe móvel nos dias 25 e 26, respectivamente. No dia 27, o atendimento chega até o Santa Rita, mais precisamente no quilômetro 20 da rodovia. As comunidades de Lava Pés, no dia 30, e Vila do Serrado, no dia 31, são as últimas a receber a visita da unidade móvel odontológica.
Os atendimentos são realizados das 8 às 17h, período em que a equipe, formada por cirurgião dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo. Durante a visita, as famílias que integram o programa Bolsa Família também recebem suporte da equipe. Maiores informações sobre o calendário de atendimento odontológico mensal e sobre como solicitar o serviço podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.
Alta estação de Ilhéus contará com o projeto “Espicha Verão”
Com o objetivo de oferecer lazer e entretenimento aos visitantes e moradores após o carnaval, estimulando a permanência de turistas na cidade e gerando emprego e renda para o município, a Secretaria do Turismo de Ilhéus e a Bahiatursa realizam no dia 14 deste mês o projeto “Espicha Verão”. Programado para acontecer na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, com ações voltadas para atividades esportivas, culturais e sociais, o evento é fruto de entendimentos do prefeito Newton Lima com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, e com a presidente da Bahiatursa, Emília Silva. Aberto a todas as gerações e com múltiplas linguagens artísticas, estima-se que o projeto alcance um público em torno de cinco mil pessoas entre turistas, moradores e visitantes de cidades circunvizinhas.
O secretário de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning, disse que a infraestrutura do “Espicha Verão” irá contar com postos de saúde com ambulância de plantão, Polícia Civil, Salva-Vidas, Corpo de Bombeiros, guarda municipal, vigilância sanitária e de informações turísticas, além de sanitários químicos, ordenamentos de ambulantes e orientação do trânsito, serviços de proteção ao menor e ao turista, linhas de transportes regulares, organização e fiscalização das áreas de estacionamento e barracas padronizadas para a venda de artesanato, comidas e bebidas típicas.
Hermano Fahning explica que as atividades propostas para o “Espicha Verão” incluem apresentações musicais, artísticas e culturais, a exemplo de homenagem ao Dia da Poesia e ao escritor Jorge Amado, bem como shows com músicos locais interpretando clássicos da MPB. Também vão ocorrer apresentações intercaladas por performances, a exemplo do Bataclan e da Casa dos Artistas, grupos de capoeira, samba de roda e maculelê, Terno de Reis, homenagem à Academia de Letras de Ilhéus e show poético-musical com o ator Jackson Costa que irá interpretar o poeta Castro Alves.
Oportunidade – Na programação, constam ainda apresentações e performances de alunos de escolas das redes pública e privada que estarão acompanhados pelo grupo Chorinho do Brasil e Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus. No âmbito de outras atividades culturais, o público terá a oportunidade de ter acesso às feiras de artesanato – com exposição de produtos típicos da Bahia –, gastronomia – baianas de acarajé e comercialização de comidas típicas – e Feira do Sagrado.
Com relação às atividades esportivas, o secretário de Turismo de Ilhéus diz que serão realizadas competições de surf, de vôlei de dupla, futevôlei e futebol de praia (masculino e feminino). “No mesmo dia, também teremos atividades sociais e campanhas educativas sobre práticas de esportes. Iremos montar um estande da secretaria municipal de Saúde com profissionais realizando campanhas sobre o diabetes e DST-HIV-Aids, dentre outras, assim como um estande do Programa Sentinela que terá a presença de profissionais realizando campanhas contra a exploração sexual infanto-juvenil. Por fim, a Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) enviará técnicos para realizar campanha sobre educação ambiental.