ACADEMIA DE LETRAS COMPLETA 50 ANOS

No próximo dia 14 de março a Academia de Letras de Ilhéus completa 50 anos de fundação e 5 anos da sede própria.
A ALI foi fundada em 14 de março de 1959, nos moldes da Academia Francesa e da Academia Brasileira de Letras. Ela tem como objetivo a cultura da língua e da literatura nacionais, nas suas relações com as ciências e as artes. Seu idealizador e primeiro presidente foi o poeta Abel Pereira.

A instituição é composta por 40 membros e tem como divisa: Patriae litteras colendo servian, que significa “servir à Pátria cultuando as letras”. Há cinco anos, o então prefeito municipal, Dr. Jabes Ribeiro, doou a sede própria da instituição, que subsistiu por 45 anos, reunindo-se, ora na Associação Comercial, ora em outro local emprestado.

Os sócios fundadores foram: José Cândido de Carvalho Filho, Leopoldo de Campos Monteiro, Francolino Neto, Nelson Schaun, dentre muitos outros. Seus mais conhecidos membros foram Jorge Amado e Adonias Filho, que pertenceram às Academias da Bahia e Brasileira.

No próximo sábado acontecerá, além da comemoração dos 50 anos de fundação, a posse do novo presidente, Prof. Arleo Barbosa e da nova diretoria; também será realizada uma homenagem aos 100 anos de nascimento do poeta Abel Pereira. O palestrante da noite será o acadêmico Edvaldo Brito, vice-prefeito da cidade de Salvador.

Como parte das comemorações do Dia do Poeta, será realizado um recital de poesias, na Pça. Castro Alves, com a participação do ator Jackson Costa. Este evento será realizado com o patrocínio da Fundação Cultural de Ilhéus, importante parceira da Academia.

Maria Luiza Heine
mlheine@oi.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *