Prefeitura Municipal de Ilhéus

Campanha enfatiza que, com pagamento do IPTU, Ilhéus ficará ainda mais bonita

Temporada de navios termina em março com mais de 120 mil visitas

Maramata discutirá conscientização ambiental com a comunidade escolar

Comissão do Porto Sul define programação de reuniões

Campanha enfatiza que, com pagamento do IPTU, Ilhéus ficará ainda mais bonita

Em Ilhéus, a campanha do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano vem ressaltando a importância do pagamento do tributo como forma de ajudar o governo municipal a realizar as obras fundamentais para o desenvolvimento do município. Com o slogan “investir em Ilhéus é resultado garantido”, a campanha enfatiza que com o incremento das receitas próprias, formadas também pelo ISS e pelas taxas em geral, a administração terá mais condições de investir na construção de uma “cidade mais limpa e mais bonita”, enfim, de uma Terra com muito mais qualidade de vida.

Quem pagar o IPTU até o dia 20 de março, em cota única, ganhará um desconto de 20 por cento. De acordo com o secretário municipal de Finanças, economista Gilvan Tavares, para facilitar ainda mais a vida do contribuinte ilheense, o pagamento com redução pode ser feito em qualquer casa lotérica ou agência bancária.

O secretário lembra que as pessoas que desejam antecipar o pagamento do imposto deve se dirigir ao Setor de Tributos, responsável pela emissão do boleto, que funciona no andar térreo do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, sempre no horário das 12 às 18 horas. Este ano, ainda segundo Gilvan Tavares, o prazo para pagamento do tributo com desconto foi estendido por determinação do prefeito Newton Lima, que atendeu solicitação do próprio contribuinte, uma vez que, nos anos anteriores, este tipo de benefício se estendia somente até o mês de fevereiro.

Na opinião de Gilvan Tavares, com o desconto e com a ampliação do prazo, o contribuinte de Ilhéus terá mais tranqüilidade para pagar o IPTU em função das despesas que, nesta época do ano, aumentam consideravelmente. “Muita gente tem, nesses primeiros meses do ano, vários tipos de pagamento, entre eles IPVA, compra de material didático e matrículas escolares, além de despesas que, normalmente, são feitas durante as festas de final de ano”, comenta. A arrecadação do IPTU permite que a Prefeitura viabilize investimentos em diversas áreas, principalmente na manutenção e ampliação dos serviços básicos, e em diversas obras de infra-estrutura urbana e rural.

Temporada de navios termina em março com mais de 120 mil visitas

A temporada dos transatlânticos 2008/2009 chega ao fim no próximo dia 20, mas até lá acontecem mais oito paradas no Porto de Ilhéus, sendo que três delas na semana que vem. O navio Sovereign of the Seas (bandeira das Bahamas) traz turistas para a cidade na quarta-feira (4), e o MSC Música (Panamá), no dia seguinte. O Radiance of the Seas (Estados Unidos) aporta no domingo (8), com passageiros de várias partes do Brasil e do mundo. Até o final da temporada, estima-se que mais de 120 turistas terão visitado a cidade.

Prossegue a temporada com novas paradas dos navios MSC Sinfonia (Panamá), que chega no dia 12, e o Island Escape (Inglaterra), que atraca cinco dias depois. Na mesma data vai ser registrada a primeira parada, nesta temporada, do MSC Ópera (Panamá) no Porto de Ilhéus. O Costa Mágica, navio de bandeira italiana, chega em 18 de março, com o Costa Mediterrânea, também da Itália, fechando a temporada dos transatlânticos.

A cada ano cresce o número de paradas dos navios de passageiros no Porto de Ilhéus, aumentando a quantidade de pessoas que chega à cidade através dos cruzeiros marítimos. Com a movimentação, alguns setores da economia registram aquecimento sazonal, tendo em vista a procura por restaurantes, frota de táxis e mercado de artesanato, entre outros.

Roteiro – O secretário de Turismo, Hermano Fahning, entende que a procura dos cruzeiristas por Ilhéus, bem como sua inclusão no roteiro dos transatlânticos, se deve ao desempenho da Prefeitura, no sentido de fortalecer o turismo em suas várias vertentes. “Esse avanço acontece em função do grande empenho do governo municipal em consolidar a cidade como um roteiro freqüente de turistas”, completa.

Para receber bem os cruzeiristas no Porto de Ilhéus, a Secretaria de Turismo trabalha com pessoal contratado, geralmente ligado às manifestações populares da cidade e com elementos da obra de Jorge Amado, um dos maiores divulgadores da cidade e da região do cacau. Em relação às manifestações, destacam-se os grupos afro e as baianas, entre outras. Em se tratando da cultura amadiana, os turistas são recebidos por figuras que povoam o universo dos livros do escritor, entre eles a personagem Gabriela e o turco Nacib.

Informações – Outro elemento utilizado pela Secretaria de Turismo para oferecer bem-estar e comodidade aos visitantes são as matérias que trazem informações sobre diversos aspectos da cidade. Na sua grande maioria, são folderes com informações sobre pontos turísticos e outras imprescindíveis para deixar os cruzeiristas mais familiarizados com as coisas que Ilhéus tem para oferecer. Além de visitas rápidas às praias, patrimônios históricos e elementos arquitetônicos da cidade, incluindo nestes últimos as igrejas de Ilhéus e o Instituto Nossa Senhora da Piedade, os turistas buscam conhecer características da cultura local.

Maramata discutirá conscientização ambiental com a comunidade escolar

Com o objetivo de ampliar a relação institucional com dirigentes escolares das redes pública e privada de Ilhéus, a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) promoverá no dia 12 de março o I Encontro de Gestores e Pedagogos da Zona Sul. A abertura solene está marcada para as 9 horas, na sede da entidade, situada no bairro Nova Brasília, com a presença do prefeito Newton Lima, vereadores e técnicos governamentais, entre outras autoridades.

O diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, acrescenta que a proposta do encontro é reafirmar parcerias “para que, juntos, possamos desenvolver um trabalho de conscientização ambiental, melhorando a qualidade de vida dos estudantes e das comunidades do município”. Durante todo o dia, será desenvolvida programação que inclui palestras e apresentação de projetos.

Geerdson explica que, durante o evento, serão apresentadas várias ações e projetos educativos formatados para os bairros da zona sul da cidade. “Estes encontros ocorrerão em outras áreas do município, inclusive em localidades rurais mais distantes, a exemplo de distritos, vilas e povoados. Em curto prazo, os bairros também serão contemplados com esta iniciativa”.

Multiplicadores – O diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, acredita que as escolas, vistas como espaços privilegiados para a execução de atividades, possibilitam que ações e projetos como estes levem ao comprometimento com a proteção ambiental. “Uma das nossas propostas é que o processo de sensibilização da comunidade escolar possa fomentar iniciativas que ultrapassem as salas de aula e atinjam o bairro no qual a escola está inserida. Assim, os estudantes passarão a ser, efetivamente, agentes multiplicadores de informações relacionadas à educação ambiental”, completa Ribeiro.

Comissão do Porto Sul define programação de reuniões

A Comissão Tripartite formada para acompanhar o projeto do governo do Estado que prevê a construção de um complexo portuário que também inclui ferrovia e aeroporto, denominado ‘Porto Sul’, no litoral norte da cidade, realizou na tarde desta quinta-feira, dia 27, sua primeira reunião este ano, no salão nobre do Palácio Paranaguá. A Comissão foi instalada em agosto do ano passado e é integrada por representantes do poder público, grupos de classes e associações, e pela sociedade civil organizada.

O encontro foi presidido pelo secretário municipal de Governo, José Nazal Soub, e contou com a presença de representantes da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Sindicato dos Estivadores, Movimento Ação Ilhéus, Associação de Moradores da Ponta da Tulha e da Lagoa Encantada, Fórum Permanente em Defasa de Ilhéus, Câmara Municipal, Associação Comercial, Colônia Z-34, Instituto Floresta Viva, empresários e demais integrantes da Comissão Tripartite. Também participaram da reunião os secretários Paulo Goulart (Obras e Planejamento), Hermano Fahning (Turismo), Alfredo Landim (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia), Isidoro Gesteira (Interior) e Antônio Olímpio (Meio Ambiente).

De acordo com a presidente do Movimento Ação Ilhéus, Socorro Mendonça, a comissão espera, agora, pela finalização da avaliação ambiental estratégica. “Como já vem sendo discutido, esperamos que o governo do estado possa nos apontar um projeto detalhado e que contemple principalmente a questão ambiental. Trata-se de uma área de proteção ambiental. Portanto, esse é um fator que precisa ser amplamente discutido até que se chegue a um acordo sobre o local que afete em menor proporção o meio ambiente”, afirmou.

Na primeira reunião deste ano, tendo como pauta o projeto Porto Sul, foi feita a atualização dos nomes dos representantes das entidades que integram a comissão. Também foi definido que órgãos como o Condema, CDL e Conselho Gestor da APA serão convidados permanentes. Além disso, todos integrantes utilizarão o site www.acaoilheus.org, como meio facilitador da socialização de informações atualizadas sobre o assunto. As reuniões acontecerão uma vez por mês e a próxima será realizada no dia 11, às 14h no Salão Nobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *