Campanha contra a exploração sexual de crianças será levada para o Carnaval
Centros de Referência lançam campanha no Carnaval de Ilhéus
Ilhéus vai fazer o “chão tremer” de amanhã até Quarta-Feira de Cinzas
Campanha contra a exploração sexual de crianças será levada para o Carnaval
O Conselho Tutelar de Ilhéus estará participando ativamente do Carnaval deste ano, levando para a avenida Soares Lopes, no período de 21 a 24 de fevereiro, a campanha nacional “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”. O trabalho é articulado e executado através de uma grande parceria estabelecida entre o Governo Federal, a sociedade civil brasileira e diversos organismos internacionais. Durante a festa, além de realizar panfletagem educativa, o Conselho Tutelar de Ilhéus estará presente em estande montado no circuito para efetuar atendimentos e atuar em possíveis casos.
A campanha deste ano inova ao enfatizar que as denúncias devem ser feitas não somente ao Disque 100, mas também ao Conselho Tutelar, que, em Ilhéus, pode ser acionado através dos telefones 3231-7311, 2101-5555 ou 2101-5554. Atualmente sediado no terceiro andar do anexo de secretarias, centro da cidade, o Conselho Tutelar de Ilhéus é formado por Geomara Moreno, presidente; Maria da Glória, vice; Vanete Farias, secretária; Marcos Teles, conselheiro; e Marlene Batista, conselheira.
A campanha nacional traz como ícone uma adolescente (a modelo da foto, na verdade, tem mais de 18 anos) fantasiada de pierrot. A lágrima, traço característico desse personagem, simboliza a dor e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. “Levar essa mensagem para o carnaval visa, essencialmente, legitimar as atividades executadas em cada município. Queremos mostrar que a campanha é de todos que a promovem”, comenta a coordenação nacional. Realizada em 2006, a primeira campanha teve como tema “Unidos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes – Entre para este bloco”. O trabalho foi lançado em Recife, Pernambuco, obtendo, na oportunidade, reconhecimento medido por pesquisa e pelo aumento do número de denúncias encaminhadas ao Disque Denúncia Nacional.
Direitos – Os Conselhos Tutelares são órgãos públicos municipais que têm como principal missão fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos na Lei 8.060/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). Os Conselhos são compostos por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanhar crianças e adolescentes, definindo, conforme o caso, as medidas que devem ser aplicadas aos seus tutelados. Em função de seu trabalho de fiscalização, o Conselho Tutelar goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. Para ser conselheiro, o candidato deve ter mais de 21 anos e residir no município. Cada cidade, entretanto, pode criar exigências específicas para a candidatura. Aos Conselhos Tutelares cabe atender crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, encaminhando-os para programas e tratamentos.
Centros de Referência lançam campanha no Carnaval de Ilhéus
“Junte-se a nós para manter a alegria de nossas crianças, adolescentes e suas famílias”. Este é o tema da campanha que será lançada pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e de Referência Especializada (Creas/Sentinela) no Carnaval de Ilhéus. Durante os quatro dias, uma equipe com cerca de 30 profissionais dos dois órgãos vão se revezar na Avenida Soares Lopes para conscientizar a população sobre a importância de denunciar o abuso e a exploração sexual contra menores.
Os leques informativos, que foram sucesso na folia momesca do ano passado em Ilhéus, serão relançançados e distribuídos entre os foliões, que poderão se refrescar e ficar mais informados sobre como evitar ou inibir situações de maus tratos, abuso, entre outros danos, para crianças e adolescentes. Além dos leques, outros materiais serão distribuídos à população no circuito. Por solicitação do prefeito Newton Lima, um stand montado entre as arquibancadas, que funcionará das 17h à meia-noite, possibilitará que a população tenha maiores esclarecimentos, durante os quatro dias de folia.
Ilhéus possui atualmente quatro Cras, localizados nos bairros do Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Barra e Nossa Senhora da Vitória. Eles atuam na prevenção de situações de abuso. Já o Creas, localizado no centro da cidade, promove a reintegração social de pessoas que tiveram seus direitos violados ou que foram desamparadas socialmente. O principal instrumento para a denúncia é o Disque 100, número nacional. O Carnaval de Ilhéus, acontece de 21 e 24 próximos, e é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio da Bahiatursa e da Secretaria de Turismo do Estado, além de patrocínio da Rede Meira de Supermercados e Nova Schin.
Ilhéus vai fazer o “chão tremer” de amanhã até Quarta-Feira de Cinzas
As manifestações carnavalescas em Ilhéus começaram mais cedo com a realização de ‘gritos’ isolados, promovidos pelos blocos Pererecas, Os Maloqueiros do Malha e As Moringuetes. Contudo, a folia só promete “pegar fogo” a partir da primeira hora de sábado (21), quando o bloco Zé Pereira anunciar o inicio da festa pelas ruas do Pontal, na zona sul, repetindo uma tradição de mais de vinte anos. Antes disso, o “Ouro” faz outra pré-abertura da festa, desta vez no circuito da avenida Soares Lopes, nas primeiras horas da noite de hoje (20).
Oficialmente, o reino da folia abrirá suas portas para seus súditos, por volta das 20 horas de amanhã (21), depois da entrega da chave da cidade para momo e a rainha do carnaval. Instalada a corte da alegria, foliões poderão brincar para valer até as primeiras horas de Quarta-Feira de Cinzas. O circuito conta com infra-estrutura para possibilitar comodidade aos foliões e às pessoas que prestigiarem o Carnaval de Ilhéus 2009, evento que promete trazer a irreverências dos blocos afro e de sujo, além das curiosidades peculiares da cultura carnavalesca.
No primeiro dia de folia, a grande atração da festa fica por conta do músico Tonho Matéria, que garante fazer o “chão tremer” de cima do trio elétrico que vai puxar os componentes do bloco do Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus (Sinsepi). O músico entra na avenida assim que for decretado o início da festa. A prefeitura o cedeu como forma de levar seu apoio à agremiação dos funcionários da administração municipal. O bloco do Sinsepi vai com cerca de 300 componentes para o circuito.
Para a realização do Carnaval de Ilhéus 2009, o prefeito Newton Lima conta com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo. Foi firmada para oferecer uma bela festa à população e aos turistas que vistam a cidade nesta época do ano. O Carnaval de Ilhéus não se limita as atrações de blocos de trios que desfilam somente à noite. Nas tardes a cidade terá outras atrações, como os blocos de sujo.
De amanhã até Quarta-feira de Cinzas, desfilarão diversas atrações pelo circuito ilheense e vários estilos musicais embalarão os foliões. A cidade dispõe de uma rica cultura carnavalesca, portanto passam pela avenida agremiações afro, como Minicongo, Afoxé filho de Ogum , Zimbábue, Raízes Negras, Danados do Reggae, Leões do Reggae, Dilazende, Rastafári, Zambiaxé e Guerreiros do Zulu .
Os blocos de sujos que passarão pelo circuito são Cafu, Só Vai Quem Quer, Biribanas, Kuxixo 80 folia, Sonecas, Levada da Marujada, Arca de Noé, Tarados na Avenida, Seco Copo, Vinte Comer, Os Mala, Beco da Biuca, dos Corno, Os Travestidos, As Patricinhas, Feijão na Folia, da Família, Salvavidas, Chupeta de Ganso, As Felinas sou 40, Drek-Guim, As Periquitas Assanhadas, Galera do Cristo, da Fiscalização, da Melhor Idade, Pré-idosos, Papaléguas, Carnabode, Associação dos Capoeiras, Cacique de Ramas, As Prostitutas e bloco daS Periguetes.