Bloco da Saúde vai levar às ruas de Ilhéus educação e diversão
Bloco Maloqueiros faz prévia do Carnaval 2009 no Malhado
Prefeitura de Ilhéus intensifica ações para melhorar a iluminação pública
Caminhão da Sorte realizou ontem primeiro sorteio federal em Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus monta esquema de fiscalização durante o carnaval
Bloco da Saúde vai levar às ruas de Ilhéus educação e diversão
Além da animação dos trios elétricos que tomarão conta da Avenida Soares Lopes entre os dias 21 e 24 deste mês, o Carnaval de Ilhéus também contará com a presença de diversos blocos de arrasto e afro. Entre os que já se tornaram tradição está o Bloco da Saúde, que deve reunir dezenas de profissionais que atuam nas diversas áreas da saúde, além de convidados, no primeiro dia da folia, o sábado. Assim como nos anos anteriores, além de animar os foliões, o bloco também chamará a atenção da comunidade para uma campanha educativa.
Este ano, o bloco será animado pela cantora Márcia Alencar e banda e o tema da campanha dá continuidade às ações realizadas no Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro, e é uma resposta à maior tendência de crescimento da epidemia entre mulheres com idade acima de 50 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a incidência da doença nessa faixa etária praticamente dobrou nos últimos dez anos – de 7,3 em 1996 para 14,5 em 2006. A taxa de mortalidade também aumentou, indo de 5,5 em 96 para 6,1 em 2006.
De acordo com a secretária Marleide Figueiredo, o intuito é conscientizar a população de maneira educativa e divertida “aproveitando o carnaval para abordar a importância do uso de preservativos e de outras práticas de conscientização sobre os perigos da Aids”, afirmou. Incentivar o amadurecimento da mulher no sentido de conversar mais sobre sexualidade, estimulando a informação entre o sexo feminino, também são objetivos da campanha que será intensificada durante a folia momesca. Ainda de acordo com Marleide, também será feita a distribuição de preservativos masculinos, além de material informativo. Os setores da saúde municipal interessados em participar do Bloco da Saúde deverão encaminhar as listas dos funcionários para a secretaria de Saúde até a próxima semana.
Bloco Maloqueiros faz prévia do Carnaval 2009 no Malhado
A garotada do Malhado, que está se aquecendo para cair na folia deste ano, faz neste sábado (14) uma prévia do Carnaval 2009, com um dos blocos da comunidade. A agremiação “Os Maloqueiros do Malha” desfila pelas ruas do bairro, a partir das 16 horas, trazendo a banda Zumzumbah como atração. Animação e alegria são ingredientes que não faltam entre os componentes, segundo os coordenadores. O grito antecipado de carnaval do Malhado conta com o apoio da Prefeitura e de sua Assessoria de Comunicação Social.
Este é o segundo ano que a agremiação carnavalesca bota a cara na rua. No ano passado, o grito de carnaval aconteceu depois da realização da folia oficial. Os diretores do bloco, Fabão, Pilha e Jotanga, disseram que resolveram antecipar a festa como forma de preparar os foliões para brincar o Carnaval 2009 com mais entusiasmo. O bloco vai levar cerca de 150 componentes para as ruas da comunidade.
A concentração acontece na praça do Tamarindeiro. Depois disso, os componentes seguem com o trio elétrico pela avenida Antonio Carlos Magalhães, em direção ao centro, entrando na avenida Litorânea Norte, local da dispersão. A banda vai tocar cerca de cinco horas para os componentes e pipocas que acompanharem o bloco. Para participar do grito de carnaval antecipado, o interessado deve desembolsar 25 reais, sendo que, a prazo, o preço fica em 30 reais. A camisa pode ser adquirida na Drogaria Farmagem, praça do Tamarindeiro, e Vitória Cosméticos. Com a camisa, o componente pode beber de graça.
Prefeitura de Ilhéus intensifica ações para melhorar a iluminação pública
A Secretaria de Serviços Públicos de Ilhéus intensifica um conjunto de ações no sentido de melhorar a iluminação pública no município. Além de promover o levantamento dos pontos críticos do centro e dos bairros da cidade, bem como das localidades da zona rural, o prefeito Newton Lima determinou a substituição de lâmpadas e, em alguns locais, das luminárias. Nesta primeira etapa, em todo o alto Boa Vista (Pacheco), o serviço já se encontra concluído. No momento, os trabalhos estão concentrados na avenida Soares Lopes e na Barra de Itaípe, nas imediações do 2º Batalhão de Polícia Militar.
O diretor da divisão de Iluminação Pública da Prefeitura, Waldemar Antunes Mendes (Dema), diz que, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, possibilitando durante a noite o uso de espaços públicos de forma segura e confortável, “o secretário Carlos Freitas, seguindo orientação do prefeito Newton Lima e através de licitação pública, adquiriu lâmpadas de baixo consumo. Elas, na verdade, não causam reflexo em dias de chuva, não atraem insetos, melhoram a qualidade da iluminação e têm maior durabilidade”.
Altos e bairros – Waldemar Antunes Mendes (Dema) destaca que, nessa segunda etapa, a Secretaria de Serviços Públicos também melhorou a iluminação pública nos bairros do Malhado (Marciano) e Hernani Sá e na localidade rural de Vila Cachoeira, na rodovia Ilhéus-Itaabuna. “Em paralelo a esse serviço estamos ainda com uma equipe especializada que se encontra empenhada em montar cerca de 5 mil metros de gambiarras para o nosso carnaval”.
A dona de casa Ângela Marya dos Santos de Moraes, moradora da Barra, disse que o investimento da prefeitura na iluminação pública revitalizou várias ruas do seu bairro. “Com isso, a população fica mais tranqüila porque a iluminação está boa e o comércio foi beneficiado”, afirma. Para a doméstica Silvângela Ferreira do Couto e Silva, do alto Boa Vista, as ruas do seu bairro estão mais bonitas graças ao trabalho de manutenção. “A prefeitura está de parabéns. A iluminação ficou maravilhosa. As lâmpadas daqui são ótimas”, comemora.
Caminhão da Sorte realizou ontem primeiro sorteio federal em Ilhéus
Dezenas de pessoas prestigiaram na noite de ontem (9) o primeiro sorteio realizado em Ilhéus pelo Caminhão da Sorte, veículo utilizado pela Caixa Econômica para demonstrar a lisura e a transparência das loterias federais. Com prêmio total de 7 milhões e 237 mil reais, o concurso 400 da Lotofácil teve milhares de acertadores, divididos em cinco faixas de premiação. Segundo a Caixa, administradora das loterias, apenas dois apostadores, um do Rio de Janeiro e outro de Santa Catarina, fizeram quinze pontos, recebendo, por isso, cada um, R$ 869.374,43. Os números sorteados ontem em Ilhéus foram 01, 05, 09, 10, 12, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23 e 24.
Iniciado às 19 horas, o sorteio do concurso 400 da Lotofácil contou com a participação de dois auditores populares e de várias pessoas da platéia que acionaram o dispositivo que libera as bolas numeradas. Animado por um minitrio e por uma bela apresentação do bloco afro Rastafary, o primeiro sorteio do Caminhão da Sorte em Ilhéus incluiu ainda uma farta distribuição de brindes. Os sorteios têm o total apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Turismo e de Transportes, do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) e de empresários lotéricos da cidade. O Caminhão da Sorte, que se encontra estacionado na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, realizará sorteios no município até o próximo domingo, dia 15 de fevereiro.
Hoje, dia 10, a partir das 19 horas, será realizado o sorteio da Quina e da Dupla Sena. Amanhã, 11, a partir das 18 horas, será a vez dos ilheenses conferirem de perto o resultado da Federal, Lotomania e Mega-Sena. Na quinta, dia 12, a partir das 19 horas, ocorrerão os sorteios da Quina e da Lotofácil. Na sexta-feira, 13, também a partir das 19 horas, o sorteio da Dupla Sena e, no sábado, dia 14, a partir das 18 horas, os sorteios da Federal, Lotomania, Quina e Mega. Finalmente, no domingo, 15, desta vez a partir das 14h30min, o Caminhão da Sorte se despede com o sorteio da Lotomania.
Participação – Desde 1980, o Caminhão da Sorte percorre as estradas do país levando sonhos e demonstrando a transparência das loterias da Caixa Econômica Federal. Atualmente, esse sistema móvel de sorteios conta com duas unidades. Uma permanece em Brasília e a outra viaja até as cidades onde serão realizados os próximos concursos. Com o Caminhão da Sorte, a comunidade local participa ativamente. Quem está na platéia pode acionar o dispositivo que libera as bolas numeradas. Além disso, todos os procedimentos são validados, na hora, por auditorias populares. No Caminhão, há uma unidade lotérica instalada para que apostas sejam realizadas até uma hora antes do sorteio. A partir da próxima segunda-feira, dia 16, Aracati e Praia Canoa Quebrada, no Ceará, serão as próximas localidades a receberem a visita do Caminhão da Sorte.
A administração das Loterias Federais foi delegada à Caixa a partir de 1962, quando a União a tornou responsável por sua exploração e pelo repasse ao Governo Federal dos valores destinados aos beneficiários legais oriundos da arrecadação com a venda dos produtos lotéricos. Além de alimentar os sonhos de milhões de apostadores através de seus prêmios milionários, as Loterias da Caixa constituem uma importante fonte de recursos para o desenvolvimento social do país. Quase metade do total arrecadado com os jogos (incluindo o percentual destinado a título de Imposto de Renda) é repassada aos ministérios beneficiários e a entidades não governamentais para investimentos em áreas prioritárias. Em 2007, mais de R$ 2,56 bilhões tiveram essa destinação. Ao todo, existem hoje no país cerca de nove mil casas lotéricas.
Prefeitura de Ilhéus monta esquema de fiscalização durante o carnaval
Durante os quatro dias do Carnaval de Ilhéus – que acontece entre 21 e 24 deste mês –, a Prefeitura Municipal vai montar uma esquema especial para coordenar a venda dos produtos feita pelos ambulantes que participarão da festa. Para isso, foi designada uma equipe de Fiscalização que ficará responsável em garantir a qualidade dos produtos comercializados e a saúde dos foliões que vierem prestigiar o carnaval oficial da cidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaoui, estão entre as atividades da equipe integrada a distribuição dos kits de higiene, compostos por toucas e luvas, para os ambulantes, além de uma ação educativa com orientação sobre a conservação e manipulação dos alimentos. “Também serão observadas as condições dos alimentos comercializados, apreensão de alimentos impróprios, condição do gelo usado para confecção de bebidas, prazo de validade, entre outros itens que garantam as condições mínimas de higiene para a população”, salientou.
Ainda de acordo com Chaoui, as ações de fiscalização serão diárias e as duas equipes, de 4 a 5 fiscais por dia, também contarão com apoio de dois veículos para realizar transporte de pessoal e dos produtos que forem apreendidos. Será feita também uma palestra educativa sobre “Alimento Seguro” com vendedores ambulantes e inspeção dos trios no sábado, primeiro dia da folia. A equipe que vai atuar durante os quatro dias de festa é formada por 19 fiscais, vigilância sanitária, assistência social, meio ambiente, fiscais de postura, guardas municipais e fiscais comerciais.
Durante o verão, a Vigilância Sanitária fez um trabalho educativo com os ambulantes que já atuam na Avenida Soares Lopes, palco da folia. “Desde o fim do ano passado, estamos distribuindo um selo de qualidade entre os ambulantes que estão cumprindo às orientações da Vigilância. Para o carnaval, faremos novas vistorias”. Assim como no ano passado, por determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, está proibida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro em todo o circuito durante os quatro dias de festa, visando diminuir a incidência de casos de violência com a utilização desse objeto.