Ilhéus Fitness entra em sua quarta semana
Colo-Colo não está mais na zona de rebaixamento do Baianão 2009
Ilhéus festeja Iemanjá com oferendas, cânticos e adoração
Guardas Municipais de Ilhéus discutem implantação de estatuto
Setrans terminou vistoria no transporte escolar
Ilhéus Fitness entra em sua quarta semana
Em sua quarta semana, a edição verão 2009 do Projeto Ilhéus Fitness tem levado dança, esporte e lazer à avenida Soares Lopes, de terça a sábado. A iniciativa também tem sido uma ótima oportunidade para as pessoas realizarem corretamente, nos seus finais de tarde, alongamentos e exercícios físicos com aulas orientadas pelo professor de educação física e coreógrafo Jujuba, que acontecem sempre às 18h. Além disso, aos sábados, a dança cede espaço para o esporte nas três arenas do projeto.
Dando continuidade à programação dos grupos de dança locais, se apresentam nesta quarta-feira na Arena da Dança, dia 04, o grupo Raros Swing Dance, às 19h, seguido do Life Dance, Swing Dance, Snaik Dance, Animus, Space Dance e Kidance, que encerra a noite. Cada grupo se apresenta durante cerca de 30 minutos, mostrando novas coreografias de músicas baianas já consagradas pelo público e a programação diária se encerra por volta das 22h.
Na quinta-feira, dia 05, sobem ao palco, após aula de ginástica com Prof. Jujuba, os grupos Face Off, New Stars, Impacto Dance, Interdance, Dançart, CBK e Pop Mix. Na sexta-feira, dia 06, é a vez do público assistir às apresentações dos grupos Swing Dance, Harmonia da Dança, Space Dance, Animus, Ki Dance, Super Poderosas, Street Love e Dancart. Assim como nas duas primeiras semanas, um público – formado principalmente por adolescentes – deve lotar novamente a Avenida Soares Lopes.
Interbairros – No sábado, dia 07, pelas semifinais do Campeonato Interbairro de Futebol de Areia de 11, se enfrentam no campo de areia ao lado na Praia da Avenida as equipes do Outeiro e Barra, às 14:30h, e Conquista e Teotônio Vilela, às 16h. No último fim de semana, a equipe da Conquista venceram por 3 a 0 a da Av. Esperança, enquanto que a do centro perdeu por 1 a 0 para a equipe do Vilela. O projeto Verão Ilhéus Fitness 2009 prossegue até o dia 14 deste mês.
Colo-Colo não está mais na zona de rebaixamento do Baianão 2009
O Colo-Colo não está mais na zona de rebaixamento do campeonato baiano 2009. Com três pontos conquistados, o time subiu para a décima posição na tabela de classificação ao vencer em casa a equipe de Camaçari por 1×0. Em primeiro lugar está o Vitória, 15 pontos, seguido do Bahia, com 10. Na terceira posição, estão as equipes de Fluminense de Feira e Poções, ambas com 9 pontos. Madre de Deus, Vitória da Conquista e Itabuna somam 7 pontos. Feirense e Atlético estão atualmente com 6 pontos, enquanto que Camaçari e Ipitanga possuem 3 pontos cada um.
Na próxima rodada do “Baianão” o time do Vitória enfrenta o Fluminense de Feira, com a equipe do Bahia recebendo a visita do Atlético. Dois jogos envolvendo os piores ataques com as defesas mais vazadas do campeonato são: Colo-Colo e Poções e Ipitanga e Camaçari. Os jogos estão marcados para quarta-feira (4).
Artilheiro – O atacante do Itabuna, Neto Berola, assumiu a artilharia isolada do “Baianão” ao marcar cinco gols. O Dragão que, conquistou a sétima posição, vai enfrentar o time Madre de Deus na casa do adversário. Já o Ipitanga que sofreu a quarta derrota consecutiva no campeonato, joga contra o Camaçari, no estádio Armando Oliveira. Esses jogos também acontecem na quarta-feira.
Ilhéus festeja Iemanjá com oferendas, cânticos e adoração
A festa de Iemanjá, um dos principais eventos do calendário turístico de Ilhéus, começou na manhã de ontem (2) e se estendeu até o final da tarde, quando houve o cortejo marítimo que levou as oferendas para a Rainha das Águas. As homenagens a uma das maiores divindades do candomblé foram acompanhadas pelo prefeito Newton Lima e pelo vice Mário Alexandre, além de secretários e assessores municipais. As comemorações, que acontecem em Ilhéus há quase 30 anos, foram prestigiadas ainda por centenas de moradores e visitantes de outros estados.
O evento, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Maramata, contou com a participação dos terreiros de candomblé das ialorixás Carmosina e Laura e dos babalorixás Toninho e Atanagildo. Para a coleta das oferendas, os coordenadores da festa instalaram altares em pontos estratégicos, a exemplo da praça Dom Eduardo, avenida 2 de julho e praia do Cristo, no centro histórico; praia da Maramata, no Pontal; e Ponta da Pedra, na Princesa Isabel.
Durante as manifestações de apreço à divindade, que no sincretismo religioso se confunde com Nossa Senhora dos Navegantes, os admiradores dançaram e entoaram cânticos para cultuar aquela que é considerada a senhora dos mares. No decorrer das reverências, populares aproveitaram para brincar ao som do estilo axé music e dos cânticos do candomblé voltados para a entidade. Não faltou o som dos atabaques, com a Banda Capricho sendo uma das animadoras da festa à Iemanjá.
Cortejo – O cortejo marítimo levando os presentes para a Rainha das Águas saiu da praia do Cristo por volta das 17h30min. Nove embarcações acompanharam a imagem de Iemanjá pela baia do Pontal, indo em seguida para o mar aberto, onde foram deixadas as oferendas, com muitas flores, perfumes, espelhos, pentes e diversos outros objetos. Iemanjá é considerada a divindade mais vaidosa do candomblé. Por essa razão os devotos ofertam objetos relacionados a essa característica.
A Festa de Iemanjá, em Ilhéus, foi iniciada no ano de 1981 por mãe Carmosina e pai Pedro Farias. A divindade é originaria da nação da Nigéria chamada de Egdá. Neste local existe um rio com o mesmo nome. Iemanjá seria filha do mar olukum (mar) como a maioria dos orixás. Tem pele de pigmentação branca, que está associada a Oxalá, com quem criou o mundo. No continente de origem, Iemanjá está ligada à fertilidade e à fecundidade.
As manifestações pelo 2 de Fevereiro não ficaram restritas a festa oficial promovida pela prefeitura com o apoio de terreiros de candomblé. Ao longo do litoral, manifestações individuais foram observadas, como vêm acontecendo todos os anos. Por meio da oferta de presentes, muita gente foi a praia agradecer de forma individual a Rainha do Mar. Terreiros de candomblé de outros municípios também participaram das manifestações religiosas em homenagem à Iemanjá.
Segurança – Além de Newton Lima e Mario Alexandre, prestigiaram os festejos de 2 de fevereiro os secretários de Turismo, Hermano Fahning, de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira; e de Governo, Jose Nasal Soub; além do assessor de Comunicação Social, Marcos Corrêa, e do chefe de Gabinete, Jorge Augusto Bahia. A Policia Militar fez a segurança nos lugares de concentração da festa.
Guardas Municipais de Ilhéus discutem implantação de estatuto
Cerca de 70 guardas municipais de Ilhéus participaram na manhã desta terça-feira, dia 03, de reunião no salão nobre do Palácio Paranaguá – sede oficial do governo – para discutir a criação do primeiro estatuto da classe. Durante o encontro, foi apresentado o projeto que visa implementa-lo em Ilhéus e no restante dos municípios da Bahia. Além do estatuto, o projeto aborda cargos, carreira, vencimentos, regimento disciplinar, ouvidoria e corregedoria, entre outros tópicos.
O projeto foi apresentado pelo diretor da guarda municipal de Itapetinga, Aparício Souza, e pelo presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Bahia – Sindguarda, Pedro Oliveira, que aproveitou para destacar a importância da implementação do projeto para a classe “É muito importante que a classe possa conhecer, discutir e aprimorar este projeto, que será um marco para os guardas. Além de estabelecer definitivamente os direitos e deveres da guarda municipal, o projeto ressalta a importância da boa conduta profissional, como forma de crescimento”, salientou.
A reunião também contou com representantes das guardas municipais das cidades de Itabuna e Luís Eduardo Magalhães. De acordo com Pedro Oliveira, após a apresentação, o projeto segue para a apreciação do prefeito de Ilhéus Newton Lima. “Nossa expectativa é de que o prefeito nos ajude a implementar o projeto de Lei Complementar e o encaminhar para a Câmara de Vereadores, para que seja, o mais brevemente, aprovado, beneficiando diretamente nossa classe, que passará a estar assegurada dentro dos parâmetros do Ministério da Defesa”, afirmou.
Ainda segundo Oliveira, nesta quarta-feira, dia 4, representantes do SindGuarda e da Prefeitura Municipal voltam a se reunir para tratar do projeto. Entre as competências do guarda municipal estão a de defender e preservar os bens, serviços e instalações municipais, realização de rondas periódicas nas escolas da rede municipal, serviços de vigilância diuturna em locais públicos, preservação do meio ambiente local, entre outras atribuições.
Setrans terminou vistoria no transporte escolar
Dos 70 veículos cadastrados na Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) para fazer transporte escolar no município de Ilhéus, 70 por cento passaram pela vistoria obrigatória. Os trabalhos começaram no final de dezembro passado e já foram concluídos, no sentido de evitar queixas e alegações de falta de tempo para renovar o alvará por parte dos proprietários, segundo informação do diretor de Transporte, Josemir Dias Sobrinho.
Para renovar o alvará, o proprietário precisou atender a uma série de exigências legais, visando impedir que o estudante venha ser penalizado com a falta de segurança do veículo, que fará seu traslado diariamente. Durante a vistoria, técnicos da Setrans observaram as condições do veículo, a exemplo dos pneus, chaparia e da parte interna, como estofados, cinto de segurança e freios, entre outros procedimentos e medidas de segurança.
O diretor de Transporte da Setrans disse que os pais têm de se certificarem da legalidade dos veículos que levarão seus filhos à escola. Um dos procedimentos que deverão adotar para evitar que o aluno venha usar transporte irregular está relacionado ao conhecimento da renovação do alvará, assim como, das demais normas de segurança para a regularização do alvará.