Prefeitura Municipal de Ilhéus

Iniciada no bairro Teotônio Vilela a construção de 272 casas populares

Prefeito Newton Lima abre a jornada pedagógica de Ilhéus

Ilhéus recebe velejadores da Bahia neste fim de semana

Prefeito e representantes do Conder visitam lixão do Itariri


Iniciada no bairro Teotônio Vilela a construção de 272 casas populares

Duzentas e setenta e duas famílias, que atualmente residem em ocupações irregulares, habitações subnormais e áreas de risco em geral localizadas no Teotônio Vilela, um dos bairros mais populosos do município, serão beneficiadas com o recebimento de casas populares. Com recursos do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura de Ilhéus, num total de 17 milhões de reais, a obra já se encontra em andamento e deve ficar pronta em março de 2010. A ordem de serviços foi assinada no ano passado pelo prefeito Newton Lima que, ao lado de sua equipe de planejamento, conseguiu remover uma série de dificuldades técnicas que inviabilizavam o projeto.

O conjunto residencial está sendo construído numa área de 44 mil metros quadrados, denominada Bosque Verde, e contará com toda a infra-estrutura necessária, a exemplo de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, sistema de iluminação e pavimentação com bloquetes. O gerente da empresa Gmec Engenharia e Construção Ltda, responsável pela obra, engenheiro civil Deusdedith Souza Filho, informa que, no momento, o trabalho encontra-se na fase de terraplanagem do solo, envolvendo cortes, aterros e compactação. Ele adianta que as casas populares serão construídas em terrenos de 32 metros quadrados e terão sala, cozinha, banheiro e dois quartos.

De acordo com o secretário municipal de Engenharia e Obras, arquiteto Paulo Goulart, além da construção dos imóveis, o projeto também prevê a execução no Teotônio Vilela de algumas obras de urbanização, como a construção de uma ciclovia, a execução de novos passeios e uma série de intervenções na iluminação pública. “Em virtude do compromisso do prefeito Newton Lima com a melhoria da qualidade de vida da população, famílias que hoje vivem em condições extremamente precárias, sujeitas a todo tipo de risco social e pessoal, passarão a residir em casas dignas”, enfatiza.

Social – O gerente da Gmec Engenharia e Construção Ltda, Deusdedith Souza Filho, acrescenta que o projeto de construção de casas populares no bairro Teotônio Vilela também possui um trabalho social. “Todas as famílias que serão beneficiadas já se encontram devidamente cadastradas. Agora, através de palestras educativas, estamos mostrando a essas famílias a importância de um projeto habitacional desse porte, capaz de contribuir para a construção de suas cidadanias. Afinal de contas, nunca é demais lembrar que as pessoas vão sair de áreas de risco para áreas inteiramente urbanizadas, com direito à iluminação e água encanada”, salienta.

Prefeito Newton Lima abre a jornada pedagógica de Ilhéus

Com a proposta de tornar a escola mais atraente para os alunos na tentativa de que eles tenham melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, oportunizar aos professores reflexões educacionais que possibilitem o enriquecimento da sua prática pedagógica, educação de qualidade, além de elaborar o plano de ação para este ano letivo através de discussões e planejamento de atividades e políticas didático-pedagógicas. Estes são alguns dos principais objetivos da jornada pedagógica de Ilhéus que será aberta pelo prefeito Newton Lima. O evento acontece de 11 a 13 de fevereiro, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães.

O secretário de Educação, Sebastião Maciel, diz que a jornada pedagógica visa contemplar professores, coordenadores, orientadores educacionais, gestores e secretários escolares da rede municipal de ensino que já atuam nos projetos pedagógicos, a exemplo de educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (Eja). Durante três dias serão realizadas palestras, oficinas e treinamentos voltados para melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal em Ilhéus. O tema central deste ano é “Educação, espaço e tempo de ser”.

Sebastião Maciel explica que no bojo dessas propostas a jornada propõe muita interação, troca de experiências e discussão em torno de questões pedagógicas e metodológicas, “a fim de tornar a escola mais atraente tanto os alunos como também aos professores. A participação efetiva de profissionais da educação na jornada pedagógica é de suma importância”.

O secretário destaca que “vamos trabalhar por educação de qualidade socialmente referenciada, tendo como meta recuperar os índices de aprendizagem dos alunos”. Acrescenta que é natural o professor precisar de formação capaz de construir competências e habilidades. “Essa formação tem o poder de despertar a paixão de aprender e a valorizar o próprio estudo, além da necessidade de formar alunos críticos, criativos, éticos e cidadãos”.

Ilhéus recebe velejadores da Bahia neste fim de semana

Foi iniciada na tarde desta sexta-feira, dia 30, a 12ª edição da Regata Salvador – Ilhéus que conta com a participação de 25 equipes de velejadores de diversas cidades da Bahia, e principalmente de Salvador. A chegada prevista para os veleiros em Ilhéus é para as 5 da manhã deste sábado, dia 31, no Iate Clube de Ilhéus, já que cerca de 120 milhas náuticas separam Ilhéus da capital baiana e, por isso, o percurso deve ser realizado em 15 horas.

Além de integrar os velejadores das duas cidades, a Regata tem como objetivo estimular o companheirismo entre as equipes participantes e apresentar a cidade como alternativa para a prática de esportes náuticos. O evento já está consolidado no calendário de eventos náuticos do estado, já que é considerado a única regata oceânica de longo percurso realizado nas águas baianas. Este ano a Regata contará também com a participação dos veleiros Delta 32’ e 36’, que realizarão o I Delta Trophy, paralelo ao evento.

Segundo o Coordenador da Regata e diretor de Vela do Ilhéus Iate Clube, Marcelo Tavares, a programação da Regata se inicia com a saída dos veleiros por volta das 13 horas da sexta-feira, dia 30, de Salvador, com chegada prevista para as 5 da manhã do sábado, dia 31, no Iate Clube de Ilhéus. Ainda no sábado, eles participam de uma feijoada de confraternização e de um coquetel para a entrega dos troféus, por volta das 18 horas, que contará com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Ainda de acordo com Marcelo, parte dos velejadores retorna no domingo e outra deve continuar na cidade para visitar roteiros turísticos. O evento é organizado pelo Iate Clube, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo de Ilhéus.

Prefeito e representantes do Conder visitam lixão do Itariri

Dando continuidade à apresentação do projeto que prevê a recuperação e nova gestão do Aterro do Itariri, localizado na zona rural de Ilhéus, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima acompanhado de secretários municipais, representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e de Organizações Não Governamentais ligadas ao meio ambiente fizeram uma visita técnica ao “lixão” de Itariri na manhã desta quinta-feira, dia 29. Após exposto todo o projeto de recuperação da área, foi a vez da comitiva conhecer de perto os pontos onde o projeto será executado.

O projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado para o Lixão do Itariri tem como meta principal transformar o lixão num local mais digno para as dezenas de famílias que dependem de todo o material retirado diariamente do local para sobreviver. Através da iniciativa, serão construídos galpões, na área central do aterro, para facilitar a implantação da coleta seletiva e oferecer maior comodidade aos catadores. O convênio, firmado entre os governos municipal e estadual, também vai beneficiar a população daquela área com ações sociais e maior acesso à serviços de saúde segundo a representante da Conder, Maria de Fátima Espinheira, durante a visita

Também participaram da visita técnica a assistente social do Centro de Referência da Assistência Social da Barra, Tereza Souza; o presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Geerdson Ribeiro, o vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Nascimento (Dinho do Gás); representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Planejamento, e os secretários municipais de Serviços Urbanos, Carlos Freitas e de Saúde, Marleide Figueiredo, que, na oportunidade, afirmou que na próxima semana uma nova equipe de médicos e enfermeiros retorna ao local para fazer o acompanhamento do planejamento familiar.

Desde o mês de outubro do ano passado, a Secretaria de Saúde de Ilhéus vem intensificando esses acompanhamentos, realizando visitas periódicas com a Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), DST Itinerante com coleta de exames preventivos, pediatras, clínicos, enfermeiros, acompanhamento do programa Bolsa Família, além de palestras e oficinas sobre doenças diversas. “A inclusão aos serviços de saúde de maneira contínua também é uma das ações do projeto de recuperação do local”, afirmou a secretária Marleide Figueiredo.

O prefeito Newton Lima aproveitou a visita para dialogar com a população moradora do Lixão e afirmar que o projeto – cujo edital para a recuperação física já foi publicado – vai melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas assim como o meio ambiente, que estará mais protegido. “Queremos que o Lixão se torne um Aterro Sanitário digno e que, assim como em outros locais, a exemplo de Salvador, sirva de referência para outras comunidades que enfrentam o mesmo problema”, salientou. Ainda de acordo com a representante do Conder, Maria de Fátima também será realizado, na próxima semana, mutirão social para a retirada de documentação pendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *