Atrações musicais participam da Festa de Iemanjá em Ilhéus
Em Ilhéus, Conder detalha plano para recuperar aterro sanitário
Anfitrião, Newton Lima abre na 2ª feira grande encontro de prefeitos
Prefeitura recupera praia e torna o local mais agradável
Atrações musicais participam da Festa de Iemanjá em Ilhéus
Mais uma vez, a Festa de Iemanjá, um dos eventos mais importantes do calendário turístico de Ilhéus, contará com a participação de atrações musicais, que estarão se apresentando na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, das 8 às 16 horas. Na praia do Cristo, a bordo de seu mini-trio, a Banda Capricho fará a alegria dos devotos, populares e visitantes. Na praia da Maramata, um palco será montado para sediar a apresentação da Banda Samba de Treita. Por fim, também com mini-trio, o Minicongo, um dos mais tradicionais blocos afros do município, se apresentará na Ponta da Pedra.
A exemplo dos anos anteriores, o ponto alto da Festa de Iemanjá acontecerá por volta das 16 horas, quando uma procissão marítima, formada por dezenas de embarcações, sairá da Ponta da Pedra e das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar onde serão jogadas as oferendas recolhidas. As homenagens, realizadas em várias partes do país, são organizadas em Ilhéus pelos babalorixás Toninho e Atanagildo e pelas Ialorixás Laura e Carmosina. Já a promoção é da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Maramata e Secretaria do Meio Ambiente.
Diz a lenda que Iemanjá transformou-se num rio para correr mais depressa e, assim, fugir do seu marido, Okere, que a maltratava. Ele a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai. Quando a alcançou pediu que voltasse. Como não foi atendido, transformou-se em montanha, barrando a sua passagem. Então Iemanjá pediu ajuda a Xangô, o orixá do fogo, raios e trovões. Xangô juntou muitas nuvens e com um raio provocou uma grande chuva que encheu o rio. Com outro raio partiu a montanha em duas e Iemanjá pôde correr para o mar. Mais tarde, seguindo o povo iorubá, ela atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas marítimas e, chegando à Bahia, fez do exílio seu reino. No sincretismo religioso, a orixá da mitologia africana Iemanjá é a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes. Em alguns momentos, inclusive, festas realizadas em homenagem as duas se fundem. No Brasil, Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes têm suas datas festivas no dia 2 de fevereiro.
Em Ilhéus, Conder detalha plano para recuperar aterro sanitário
A representante da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Maria de Fátima Espinheira, explicou detalhes do Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado para o Lixão do Itariri, no município de Ilhéus. A técnica fez isso durante encontro com o vice-prefeito Mario Alexandre, sociedade civil organizada, secretários municipais e técnicos ligados à Prefeitura e a Conder. Ela falou que o governo estadual fará tudo para recuperar o aterro e, assim, mudar a realidade ambiental, bem do dia-a-dia dos catadores locais.
O encontro, realizado no final da tarde de ontem (28), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, foi aberto por Mario Alexandre, que destacou o investimento que será realizado no Itariri, através do convênio firmado entre os governos municipal e estadual. Ele enfatizou, sobretudo, a importância dos benefícios que o projeto sócioambiental tem condições de oferecer para as famílias que sobrevivem da extração de lixo, assim como os grandes avanços que a sociedade pode obter com as ações.
Ao apresentar o projeto, Maria de Fátima Espinheira disse que os avanços da iniciativa dependem do engajamento da sociedade nas ações, principalmente às relacionadas à coleta seletiva e àquelas que envolvem as pessoas no processo de aprimoramento ambiental como forma de valorização humana. Segundo Espinheira, como o lixão é um “passivo” que pesa nas costas de todos, é necessária a participação ampla de todos os segmentos sociais. “O governo da Bahia deseja fazer do aterro sanitário de Ilhéus uma referência para todo o estado”, ressaltou a técnica.
No decorrer de suas explicações, Maria de Fátima classificou de “quadro dantesco” a situação do lixão do Itariri, exemplificando as atividades de saúde que foram realizadas no mês passado, tendo como fim beneficiar famílias dos catadores que não tinham acesso a médicos, com adesão maior que o esperado. Também mostrou pontos de aspectos que passam pela estrutura social, econômica e ambiental do Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado para o Lixão do Itariri.
Sobre os galpões que serão construídos no aterro, explicou que facilitarão bastante à coleta seletiva e oferecerá mais comodidade àqueles que dependem economicamente da extração de lixo. Neste caso, fez observações sobre o plano estratégico para implantação da coleta e do modelo de gestão que vai ser implantado para mudar a realidade “daqueles que sobrevivem em condições sub-humanas”.
Técnicos da Conder responsáveis pelo procedimento do convênio se reuniram com o pessoal da Secretaria de Finanças para tratar do assunto referente à liberação da verba. A construção dos galpões é uma das principais fases da iniciativa, uma vez que dela depende os catadores para armazenagem do material coletado, além de representar mais segurança e comodidade na pratica diária de lhe dar com o trabalho.
Presenças – Da reunião, participaram representantes das secretarias municipais de Governo, Engenharia e Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assistência Social, além da Maramata. Participaram ainda da reunião os técnicos da Conder que estão empenhados, junto com os da Prefeitura de Ilhéus, para recuperação do aterro do Itariri. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), entre outras instituições da sociedade organizada, também participaram do encontro.
Anfitrião, Newton Lima abre na 2ª feira grande encontro de prefeitos
O prefeito Newton Lima fará na próxima segunda-feira (2), a partir das 9h30min, no auditório do Hotel Canabrava, em Ilhéus, a abertura oficial do encontro “Novos Gestores – Um Pacto pela Qualidade da Gestão”. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, o evento vai colocar em discussão os principais temas do municipalismo, como saúde, educação, finanças, meio ambiente, assistência social e planejamento urbano. Além de centenas de prefeitos eleitos e reeleitos em outubro, o encontro contará com as presenças dos presidentes da CNM, Paulo Ziulkoski, da UPB, Orlando Santiago, e da Amurc, Orlando Filho.
Por volta das 10 horas, após a abertura feita pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, será proferida a palestra “A CNM e o movimento municipalista: lutas, conquistas e perspectivas”. Na seqüência, debates e almoço. A partir das 14 horas, abrindo a programação da tarde, vários temas importantes serão destacados, entre os quais “Tecnologia e modernização administrativa”; “Finanças públicas: formas de incrementar a arrecadação dos municípios”; “Seguridade e previdência social: o município perante a previdência social” e “planejamento e desenvolvimento urbano: gestão responsável”. Fechando a programação do dia 2, tomará posse, ao lado de sua diretoria, o novo presidente da UPB, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia.
O segundo e último dia do encontro (3) será marcado, a partir das 8h30min, pela abordagem de novos assuntos, como “Jurídico: temas fundamentais para a administração pública”; “Saúde municipal: orientações para qualificação na gestão”; e “Educação de qualidade: o desafio de todos os municípios”. Segundo a programação, após novo debate, a iniciativa será encerrada com um almoço. A principal proposta das palestras que serão ministradas durante o evento é orientar os gestores eleitos e reeleitos no ano passado visando à realização de boas administrações, sempre pautadas pelos princípios da gestão pública municipal e pelos serviços que a população requer.
Municipalismo – Com 28 anos de existência, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi concebida a partir dos anseios das federações, associações estaduais e microrregionais de municípios que sentiam a falta de uma entidade que, principalmente em nível nacional, defendesse seus interesses institucionais. Lutar pelo fortalecimento da autonomia municipal e do movimento municipalista, contribuindo com soluções técnicas e políticas para a excelência na gestão e, conseqüentemente, para a qualidade de vida da população, é a principal missão da entidade, que, também tem como objetivos consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios e transformar a CNM em referência mundial na representação municipal.
Além de prestar assistência político institucional aos municípios, a CNM desenvolve atividades dirigidas ao desenvolvimento tecnológico e social, estruturando e fortalecendo o Movimento Municipalista Brasileiro. A entidade desenvolve ainda aplicativos e soluções para áreas especificas, garantindo a qualidade das informações para auxiliar no processo da administração publica municipal. Os prefeitos eleitos e reeleitos poderão efetuar suas inscrições no site www.novosgestores.cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6012. As inscrições são gratuitas, mas as vagas, limitadas. Além da inscrição, os prefeitos também terão hospedagem e alimentação custeadas pela CNM.
Prefeitura recupera praia e torna o local mais agradável
Localizada na zona norte da cidade, a praia do Malhado voltou a ser freqüentada por turistas, moradores do bairro e de áreas adjacentes, isso em decorrência do trabalho realizado pela atual administração. Assim que assumiu o município, em setembro de 2007, o prefeito Newton Lima determinou a limpeza da faixa de areia que se encontrava em péssimo estado de conservação devido uma série de fatores, como a invasão do mato em praticamente todo o espaço, realidade que acabou afastando banhistas e esportistas da localidade por mais de quinze anos
A iniciativa do prefeito teve como fim resgatar a praia e devolvê-la com qualidade aos esportistas que desejam utilizar o espaço para a prática de futebol, além dos moradores das comunidades vizinhas do bairro do Malhado, que deixaram de freqüentá-la motivados pela falta de conservação. O trabalho exigiu paciência e dedicação, uma vez que, no inicio da atual administração, houve carência de maquinário adequado aos serviços e deficiência de pessoal para atender as situações emergenciais. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, para a praia voltar a oferecer mais qualidade de banho foi necessário tomar algumas medidas. O uso de maquinário pesado, com o intuito de retirar o mato da areia, foi a primeira e uma das principais ações. Este procedimento durou mais de sete meses e até hoje exige ações constantes, como está acontecendo na parte que fica em frente ao posto temático Jorge Amado.
A manutenção de pessoal para roçagem e capinagem, tanto da praia quanto do Parque Luis Eduardo Magalhães, foi outra medida tomada com o objetivo de manter limpa a faixa de areia. Com todo esse trabalho, além da retirada do lixo marinho, que é trazido pela água, o local ficou bem mais agradável, como falou o administrador do parque, Pedro Del’ Rey. Ele explicou que para deixar a praia mais atraente é necessária ainda a manutenção do parque, o que demanda dedicação e trabalho. Explicou que na faixa de areia que fica perto da Pedra da Sereia, o esgoto deixou de existir. O resultado de mais de um ano de persistência e muita dedicação já está resultando numa freqüência maior por parte de turistas e moradores da cidade.
Com relação ao trabalho no Parque, citou alguns exemplos. Poda das árvores na medida certa, incluindo nesta ação os coqueiros. Capinagem dos espaços de grama, varrição e roçagem do mato e retirada de resíduos. Os serviços são feitos por três funcionários lotados na Secretaria de Serviços Urbanos e têm a supervisão do administrador. Luis Eduardo Alcântara Caldas, morador da cidade de Itabuna, disse que hoje a praia do Malhado é uma boa opção para tomar banho de sol e de mar. Ele, que agora só possui elogios, conheceu o espaço em outros tempos. Há mais de 15 anos que a praia não recebia o tratamento ambiental que está sendo realizado agora.