Troca de lâmpadas é rotina para equipes de iluminação
Ilhéus realiza Festa de Iemanjá na próxima segunda-feira, dia 2
Torneios esportivos agitaram arenas do Ilhéus Fitness no fim de semana
Seis jogos amanhã pela quarta rodada do campeonato baiano
Notas Diversas
Troca de lâmpadas é rotina para equipes de iluminação
Manter um município da extensão de Ilhéus bem iluminado exige medidas eficazes e permanentes, bem como equipes disponíveis para trabalhar na zona urbana e rural. Por isso, o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, lembra que, em função dos muitos distritos, vilas e povoados, e dos vários altos e bairros da sede, o serviço de reposição de lâmpadas sofre algumas variações, “mas nada que venha deixar às comunidades sem iluminação publica durante longo tempo”. De janeiro a dezembro de 2008, a prefeitura fez a troca de 5.200 lâmpadas, além de reatores, braços e fotocélulas.
No decorrer desta semana, a Secretaria de Serviços Urbanos vai fazer a reposição de lâmpadas nos postes da avenida Soares Lopes, principal cartão-postal da cidade. Neste caso, assim como nos postes de praças, jardins e parques, é necessário o uso de guindaste para levar as lâmpadas aos pontos mais altos. Na avenida Soares Lopes, a Prefeitura de Ilhéus esbarra em um outro problema: o roubo da fiação, fato que se repete ao longo dos anos e traz consideráveis prejuízos para os cofres municipais. Segundo o secretário, em outros locais, também ocorre este tipo de irregularidade.
Ainda nesta semana, a equipe do setor de iluminação, que atende o interior do município, vai fazer a reposição de lâmpadas nos principais pontos do distrito de Castelo Novo, localizado a cerca de 28 quilômetros da sede. Na semana passada, a Secretaria de Serviços Urbanos beneficiou o Banco do Pedro com a valorização dos logradouros. Nesta localidade, houve troca de braços, reatores e fotocélulas.
Localidades – Técnicos lotados na secretaria municipal de Serviços Urbanos disseram que as localidades de Olivença, praça Santa Rita (Conquista), rodovia BA 001 (Ilhéus/Canavieiras), praça São João (Pontal) e alto da Tapera (Malhado) também receberam recentemente melhorias no sistema de iluminação pública. A troca de lâmpadas é uma rotina que se repete diariamente no trabalho das equipes de iluminação da Prefeitura que atendem diversas regiões da zona rural e urbana do município.
Ilhéus realiza Festa de Iemanjá na próxima segunda-feira, dia 2
Considerada por muitos como a maior manifestação pública do Candomblé, a Festa de Iemanjá deverá contar mais uma vez com a participação de centenas de pessoas de várias etnias, crenças e religiões que, todos os anos, levam presentes à Rainha das Águas, fazendo um pedido ou agradecendo uma graça alcançada. O evento, um dos mais tradicionais do calendário turístico de Ilhéus, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, mantendo uma tradição que já dura quase 30 anos. Na praia da Maramata, praça Dom Eduardo e Ponta da Pedra serão instalados três altares onde os devotos poderão, nos respectivos balaios, depositar suas oferendas. Ao som dos atabaques, sempre com banhos de água de cheiro e entrega de pipoca pelas baianas, as homenagens serão iniciadas a partir das 10 horas com queima de fogos.
O ponto alto da festa acontecerá por volta das 16 horas, quando uma procissão marítima, formada por dezenas de embarcações, sairá da Ponta da Pedra e das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar onde serão depositadas as oferendas. Pai Toninho, um dos organizadores do evento, acredita que, assim como nos outros anos, muitas flores, perfumes e espelhos estarão entre os presentes mais ofertados à rainha as águas. “Os devotos de Iemanjá conhecem sua vaidade e, por isso, não deixam esses itens faltar nos balaios”, afirma. Além de Pai Toninho, as homenagens também são organizadas por Mãe Carmosina, Mãe Laura e Pai Atanagildo.
Em Ilhéus, a Festa de Iemanjá foi iniciada em 1981 por Mãe Carmosina e Pai Pedro Farias. Iemanjá é proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome. Ela seria filha de Olokum (mar) e mãe da maioria dos orixás. Sua cor branca está associada à Oxalá. Juntos, eles teriam criado o mundo. Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e à fecundidade. Nas danças míticas, seus iniciados imitam o movimento das ondas, executando curiosos gestos, ora como se estivessem nadando no mar, abrindo os braços, ora levando as mãos à testa e elevando-se ao céu, indicando, dessa forma, as diversas variações das ondas do mar.
Na maioria de suas representações, Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. A Rainha das Águas possui diversos nomes referentes à diversidade e às profundidades dos trechos do rio “Yemoja”. Para os adeptos do candomblé, Iemanjá simboliza a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos do apetrecho, constam a lua e a estrela. Complacente, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias das lendas européias ou a lara dos mitos indígenas, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a “mãe da criação”. A Festa de Iemanjá é promovida pela Prefeitura, através da Maramata, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Turismo, com a participação dos terreiros de Mãe Carmosina, Mãe Laura, Pai Toninho e Pai Atanagildo.
Sincretismo – Existe um sincretismo religioso entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da Mitologia Africana Iemanjá. Em alguns momentos, festas realizadas em homenagem às duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro.
Lenda – A lenda diz que Iemanjá transformou-se num rio para correr mais depressa e fugir do seu marido, Okere, que a maltratava. Ele a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai. Quando a alcançou pediu que voltasse. Como não foi atendido, transformou-se em montanha, barrando a sua passagem. Então Iemanjá pediu ajuda a Xangô, o orixá do fogo, raios e trovões. Xangô juntou muitas nuvens e com um raio provocou uma grande chuva que encheu o rio. Com outro raio partiu a montanha em duas e Iemanjá pôde correr para o mar. Mais tarde, seguindo o povo iorubá, ela atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas marítimas e, chegando à Bahia, fez do exílio seu reino. É vista como Nossa Senhora dos Navegantes pelos católicos, Janaína pelos índios e sereia pelos europeus. Sua saudação é Odô Yá!
Torneios esportivos agitaram arenas do Ilhéus Fitness no fim de semana
O último final de semana em Ilhéus foi marcado, novamente, pela disputa de campeonatos de Futebol Interbairros de 11, de beach soccer entre os funcionários públicos municipais e de torneio de Futvôlei, que vem contando com a participação de atletas de cidades circunvizinhas. As competições integram o projeto Verão Ilhéus Fitness 2009 promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus desde o início deste mês. A iniciativa reúne arte, dança e lazer, de terça a sábado, em três arenas e em um palco para apresentações montados na avenida Soares Lopes.
Pelo campeonato de Futebol de 11, que ocorreu no último sábado, dia 24, na arena montada sob o campo da Adebi, as equipes do Outeiro e da Barra sagraram-se vitoriosas. Enquanto que o time do Outeiro venceu de 3 a 1 a equipe do alto do Ceará, o time da Barra venceu por 1 a 0 o do Malhado. Já os funcionários da PMI se enfrentaram na Arena montada na praia ao lado da Catedral. O primeiro confronto foi entre Dengue/ Saúde contra Samu/Educação/Assist. Social e terminou em 3 a 1 para a equipe da Saúde. A segunda partida foi entre Guarda II/Adm/Obras, que empatou em 2 a 2 com a equipe formada por Indústria e Comércio/Transportes.
Já a equipe Guarda I/Adm/Obras perdeu de 4 a 2 para a equipe de Serviços Urbanos II, enquanto que a equipe Sinsep/Câmara empatou com Turismo/Proger/IMP/Gabinete em 3 a 3. No torneio de Futvôlei, também realizado no último fim de semana, a dupla campeã foi Juliano e Reka. O segundo lugar também ficou para uma dupla da cidade, os atletas Alexandre e Fernando. Já o terceiro e quartos lugares da competição ficaram com atletas de outros municípios. Enquanto que Pequeno e Anderson, da cidade de Arraial D’Ajuda, faturaram a terceira posição, Badu e Jaí, ambos de Ubatã, ocuparam o posto de quarta melhor dupla.
Seis jogos amanhã pela quarta rodada do campeonato baiano
O campeonato baiano de futebol 2009, que entra na sua quarta rodada, terá 8 jogos amanhã (28): Atlético x Colo-Colo, no estádio Antônio Carneiro; Feirense x Itabuna, estádio Alberto Oliveira; Vitória x Poções, em Poções; Madre de Deus x Vitória da Conquista, em Madre de Deus; Ipitanga x Fluminense, no estádio Pedro Amorim; e Camaçari x Bahia, no estádio Armando Oliveira. Todos os jogos começam às 20h30min.
No “Baianão” deste ano o time do Vitória é o líder isolado com 9 pontos porque garantiu mais três pontos contra o Vitória da Conquista. Já equipe estreante, o Madre de Deus, está com uma partida a menos e ocupa o segundo lugar na tabela com 6 pontos e saldo positivo de 3 gols. De virada, a equipe derrotou o Colo-Colo por 3 x 2.
Fluminense e Poções ocupam, respectivamente a terceira e quarta colocações. O desempate está no número de gols marcados: o Fluminense marcou 6 e o Poções 5 gols. O Fluminense, jogando em casa, não conseguiu derrotar o Camaçari que venceu por 2 x 0. O Poções derrotou o Feirense por 1 x 0 no estádio Waldomiro Borges. Já o Bahia, com 4 pontos, está na quinta colocação. O adversário da equipe tricolor foi o Ipitanga, que venceu com dois gols no primeiro tempo e dois no segundo.
Colo Colo – Com 4 pontos, o Itabuna caiu para a sexta posição ao ser derrotado dentro de casa pelo Atlético por 1 x 0. Vitória da Conquista, Camaçari, Feirense, Atlético e Ipitanga ocupam, respectivamente, da sétima à décima-primeira colocações. Todos têm 3 pontos. O Colo-Colo está na décima-segunda colocação. Após as três rodadas ainda não venceu. No jogo contra o Madre de Deus perdeu por 3 x 2.
Notas Diversas
Início do ano letivo
O ano letivo na rede municipal começa no dia 16 de fevereiro nas 42 unidades escolares de Ilhéus – 28 na sede do município e 14 da zona rural. O secretário de Educação, Sebastião Maciel, diz que a previsão é que cerca de 28 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e do programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja) se matriculem este ano. Ainda segundo o secretário de Educação, em relação ao ano passado, deve ocorrer um aumento de estudantes em torno de 10%.
Sorteios da Caixa
A Caixa Econômica fará o sorteio de seus jogos em Ilhéus no período de 9 a 15 de fevereiro. Denominada “Caminhão da Sorte”, a unidade móvel que realiza os sorteios itinerantes das loterias federais em todo o país ficará estacionada na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião. Uma das propostas da Caixa é democratizar os sorteios e permitir que a população acompanhe o processo de perto.
Visita do “Odontomóvel
A Secretaria de Saúde de Ilhéus intensifica a visita à população da unidade móvel odontológica, o já famoso “Odontomóvel”. O objetivo do trabalho é levar até as comunidades de Ilhéus um serviço de saúde bucal de qualidade, reforçando, também, os serviços prestados pelas unidades locais. A equipe, formada por cirurgião-dentista e dois auxiliares, visita nos dias 26 e 27 as localidades rurais de Santo Antonio e Couto. Já no dia 28, estará no bairro São Miguel e, nos dias 29 e 30, no bairro Teotônio Vilela. A equipe do “Odontomóvel” atende das 8 às 17 horas, realizando tratamento dentário de baixa e de média complexidades. A população também é beneficiada com aplicação de flúor, realização de palestras educativas e distribuição de material informativo.