Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura implanta sistema de 0800 em órgãos da saúde

Obra na Seridião Durval será concluída na próxima semana

Campeonato regional de futevôlei em Ilhéus, sábado

Ilhéus discute políticas em jornada pedagógica

Banco do Pedro festeja, no domingo, Senhor do Bonfim

Em Ilhéus, “Vida Saudável” oferece serviços gratuitos até 13 de fevereiro

Prefeitura implanta sistema de 0800 em órgãos da saúde

Com o objetivo de aproximar, cada vez mais, a população dos serviços integrados à rede municipal de Saúde, a Prefeitura de Ilhéus implantou um novo sistema para a realização de denúncias, reclamações e sugestões, de forma gratuita, em três importantes órgãos ligados à saúde pública. A Vigilância Sanitária foi a primeira a contar com o novo sistema de 0800 que permite aos ilheenses um contato mais direto com este setor. Através do telefone 0800 284 6990, será possível ter um acesso mais facilitado às atividades de controle de qualidade de alimentos.

Pelo telefone, a população poderá atuar como agente fiscalizador ao registrar situações inadequadas de serviços prestados em locais que vendem e manipulam comidas e bebidas, a exemplo de bares, restaurantes, cabanas de praia, panificadoras e quiosques, além de outros estabelecimentos como escolas municipais e particulares, óticas, clínicas e distribuidoras de bebidas e alimentos. De acordo com uma das fiscais sanitaristas da Vigilância Sanitária do município, Karina Moraes, “o 0800 vai otimizar o trabalho do órgão e oferecer mais tranqüilidade para a população”.

Ainda segundo Karina Moraes, no caso de denúncia, “a partir da ligação realizada, um fiscal da Vigilância Sanitária vai até o local para checar a informação e, caso a denúncia seja comprovada, um ofício é encaminhado ao órgão responsável para que sejam tomadas as devidas providências”, informou. De acordo com Karina, os setores que mais recebem esse tipo de ligação são supermercados, locais que comercialização carne e frutos do mar, além de más instalações de serviços de esgotamento sanitário.

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e a Vigilância Epidemiológica também serão contemplados, dentro dos próximos dias, com o novo serviço. Para o coordenador do CCZ de Ilhéus, Aloísio Correia Leite, o serviço vai permitir que a equipe do centro atue de maneira mais rápida, na captura de animais de pequeno, médio e de grande porte que se encontram abandonados. “O CCZ atua ainda fazendo o acompanhamento periódico de vacinação de cães e gatos, desratização em residências e estabelecimentos, colocação de veneno para impedir a proliferação de caramujos, pulgas, carrapatos, além do trabalho educativo e de conscientização”.

Expandido – A Vigilância Epidemiológica, que também vai contar com o sistema 0800, deve intensificar o trabalho junto à comunidade, impedindo o agravamento de doenças infecto-contagiosas. Por determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o serviço gratuito também deve ser expandindo para outros órgãos. Assim que estiverem disponíveis, os contatos com o CCZ e com a Vigilância Epidemiológica poderão ser feitos pelo 0800 284 6991 e pelo 0800 284 6992, respectivamente.

Obra na Seridião Durval será concluída na próxima semana

Serão concluídas no início da próxima semana as obras de infra-estrutura na Rua Seridião Durval, via transversal à Avenida Petrobrás, importante logradouro do perímetro urbano. Além da troca de manilhas da rede pluvial, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, também se responsabilizou em realizar o recapeamento asfáltico em toda a extensão da rua.

As obras são uma antiga reinvidicação dos moradores do logradouro e também do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus (Sindtáxi), já que a via se encontrava em péssimas condições de tráfego e a rede, obstruída em virtude da falta de manutenção. Nos períodos de chuva, os moradores eram obrigados a conviver com poças de lamas e os buracos se espalhavam em toda a pista de rolamento. Com a troca de manilhas e a criação de um cronograma de manutenção, a expectativa da Secretaria é que o trabalho de limpeza da rede pluvial seja amplamente beneficiado.

Segundo explicou o secretário Paulo Goulart, os buracos provenientes da falta de manutenção da pista também já foram solucionados com a nova camada asfáltica. “Esperamos que novas ruas sejam contempladas com serviços de infra-estrutura a fim de melhorar a qualidade de vida da população, assim como o tráfego de pedestres e de veículos nesses locais”, afirmou o secretário.

Campeonato regional de futevôlei em Ilhéus, sábado

Acontece em Ilhéus, neste sábado (24), mais uma edição anual de verão do Campeonato de Futevôlei de Ilhéus, reunindo cerca de 20 duplas das cidades de Ilhéus, Itabuna, Ubatã, Camacan, Gandu, Ibicaraí, Eunapólis, Porto Seguro/Arraial D’ajuda, Una e Canavieiras. O evento, promovido pela Liga Ilheense de Futevôlei (Lifut), terá início às 9 horas, na arena esportiva da Avenida Soares Lopes, nas proximidades da antiga Central de Turismo.

Segundo o presidente da Lifut, Adhemar Nogueira Argolo, o campeonato integra o Projeto Verão Ilhéus Fitness, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, e vai premiar as duplas que mais se destacarem no certame. Essa é a quarta edição do torneio regional de futevôlei, organizado pela Liga, durante o verão ilheense.

O Projeto Futevôlei Verão tem como característica principal criar etapas para um circuito ilheense de futevôlei, valorizando o indivíduo e os grupos organizados de esportistas, nesse processo de auto-afirmação dos atletas de futevôlei na Bahia, destaca o vice-presidente da Lifut, Gerson Reis Silva. Além disso, a proposta é consolidar a prática do futevôlei no verão esportivo de Ilhéus, motivando também a integração com os turistas.

Ilhéus discute políticas em jornada pedagógica

“Educação, espaço e tempo de ser” é o tema central da jornada pedagógica de Ilhéus que acontece de 11 a 13 de fevereiro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes. Um dos objetivos é elaborar o plano de ação deste ano letivo através de discussões e planejamento de atividades e políticas didático-pedagógicas. O público-alvo é constituído por professores, coordenadores, orientadores educacionais, gestores e secretários escolares da rede de ensino.

O secretário de Educação, Sebastião Maciel, diz que a jornada visa contemplar professores que já atuam nos projetos pedagógicos do município, a exemplo de educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (Eja). Durante três dias, serão realizadas palestras, oficinas e treinamentos voltados para melhorar ainda mais a qualidade do ensino público municipal em Ilhéus. Para tanto, foram convidados técnicos especializados que vão coordenar os novos planos de ação.

Sebastião Maciel explica também que a participação efetiva de todos os profissionais da educação na jornada pedagógica é de suma importância porque “vamos trabalhar por uma educação de qualidade socialmente referenciada, tendo como meta recuperar os índices de aprendizagem dos alunos”, acrescenta. A seu ver, é natural o professor precisar de formação capaz de construir competências e habilidades. “Essa formação tem o poder de despertar a paixão de aprender e a valorizar o próprio estudo, além da necessidade de formar alunos críticos, criativos, éticos e cidadãos”, completa.

Banco do Pedro festeja, no domingo, Senhor do Bonfim

Desde o último dia 15, o distrito ilheense de Banco do Pedro está cultuando seu santo-padroeiro, Senhor do Bonfim, com novenário que se prolonga até a noite de sexta-feira (23). As homenagens religiosas se encerram no domingo (25), através de celebrações de missas e realização de caminhada de fé pelas ruas do distrito. Na noite de sábado (24), acontece baile no clube local com animação da banda S4 & Cia, isso como parte da programação profana.

Para as primeiras horas da manhã de domingo (25), está prevista alvorada festiva com queima de fogos de artifício. Em seguida, estão programadas diversas celebrações eucarísticas que se estendem até o período da tarde. A caminhada de fé pelas ruas da localidade será realizada a partir das 18 horas Os festejos em homenagens ao padroeiro do Banco do Pedro, que fica a 29 quilômetros da sede do município, têm o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Durante as homenagens ao santo, o Banco do Pedro, banhado pelo rio Almada e que tem, ainda, o cacau como sua principal atividade econômica, recebe centenas de devotos de municípios vizinhos, a exemplo de Itabuna, Uruçuca e Ubaitaba. Nesta época do ano, filhos do lugar e que hoje residem em outros estados e cidades da Bahia, vêm reverenciar o santo-padroeiro do distrito. Os coordenadores da festa do Senhor do Bonfim informou que a atividade profana vai ser realizada a partir das 22 horas de sábado (24). Eles asseguram que, tanto a atividade profana quanto as religiosas, terão a participação de diversas autoridades. O prefeito Newton Lima foi um dos convidados para os festejos.

Em Ilhéus, “Vida Saudável” oferece serviços gratuitos até 13 de fevereiro

Repetindo a experiência de anos anteriores, a Unimed Ilhéus promove até o dia 13 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, em estande montado na avenida Soares Lopes, o Projeto Vida Saudável. Realizado das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas, o trabalho oferece serviços gratuitos à comunidade, como exames de glicemia, triglicérides e colesterol, avaliação corporal e aferição de pressão arterial, além de palestras e atividades físicas, como alongamento e atividades aeróbicas.

Ainda como parte do Projeto Vida Saudável, o ciclo de palestras deste ano está oferecendo 18 temas variados, ministrados por médicos-cooperados da Unimed Ilhéus e profissionais da área de saúde, sempre a partir das 19 horas. O ciclo vai até 13 de fevereiro, quando a fisioterapeuta Maria Marta Oliveira encerrará com o tema “Fisioterapia nas disfunções da articulação têmporo-mandibular”.

Responsabilidade – Presente em Ilhéus desde 1991, a Unimed trabalha para ter, cada vez mais, uma gestão voltada para a responsabilidade social. Por isso, adota como princípios essenciais o desenvolvimento sustentável da sociedade, a preservação dos recursos ambientais e o respeito à diversidade, materializando, ainda, ações que reduzam as desigualdades sociais. O Projeto Vida Saudável conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Faculdade de Ilhéus, Unicred, Vip Segurança, Confederação Norte-Nordeste das Unimeds e Federação Bahiana das Unimeds.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *