Visita de representante da embaixada Holandesa a região cacaueira

Nos dias 14,15 e 16 de janeiro esta acontecendo em Ilhéus (BA), a visita de BART VROLIJK representante do governo da Holanda há região de Ilhéus o objetivo da visita é acompanhar o andamento do projeto Improving The Efficiency of Agroforestery System, in Bahia, Brasil, financiado pelo Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Qualidade Nutricional da Holanda, visa criar modelos de desenvolvimento sustentável para o Cacau-Cabruca em 08 assentamentos de reforma agrária e 02 comunidades de agricultores familiares, bem como desenvolver pesquisas básicas que subsidiem o manejo agroecológico do solo e das espécies arbóreas nativas associadas ao Cacau.

A visita começou com uma reunião no Instituto Cabruca na cidade de Ilhéus onde contou com a participação de pesquisadores do Instituto Cabruca, Universidade Estadual Santa Cruz (UESC) e Ceplac. Na ocasião, os participantes perderam dar suas contribuições para o projeto. Em continuação ao cronograma BART visitou também a CEPLAC (órgão de extensão rural que auxilia os produtores de cacau).

A realização da visita foi de fundamental importância para os pesquisadores envolvidos no projeto que aproveitou a reunião para apresentar as pesquisas inéditas realizadas em cabruca (A palavra “cabruca” é derivada do termo “brocar” ou cabrocar, é uma denominação regional do sul da Bahia para o plantio de cacau sob a mata nativa, raleada ou cabrucada, onde se retira a vegetação herbácea, deixando-se algumas árvores nativas para o sombreamento do cacaueiro.*
*Este sistema está presente no sul da Bahia desde o início da cacauicultura, há mais de 260 anos e possui inúmeras vantagens comparadas com outros usos da terra, do ponto de vista sócio ambientais*)*

De acordo com BART VROLIJK, a visita foi muito boa, pois ele ficou satisfeito com os trabalhos realizados pelo Instituto cabruca e seus
parceiros. Alem disto Bart se sentiu muito feliz com o entusiasmo dos
pesquisadores que trabalham com Cabruca como é o caso de Regina Helena Rosa Sambuichi pesquisadora da UESC e parceira no Instituto Cabruca , Paulo Cesar Lima Marrocos pesquisador da CEPLAC entre outros presentes na reunião.

Vale salientar que financeiro como ministério da agricultura da Holanda é de fundamental importância para a revitalização da região Cacaueira e o inicio de vários outros projetos.

Sobre o Instituto Cabruca

O Instituto Cabruca é uma organização sem fins econômicos, atuando no Sul da Bahia com a missão de gerar oportunidades para o desenvolvimento da região cacaueira do sul da Bahia por meio da valorização e conservação do sistema de produção cacau- cabruca e da Mata Atlântica. Para isso desenvolve uma série de ações com o objetivo de promover a manutenção e recuperação da paisagem nesta região.

Site: www.cabruca.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *