Prefeitura Municipal de Ilhéus

Aumenta número de visitas na Casa de Cultura Jorge Amado

Mais três transatlânticos chegam a Ilhéus esta semana

Seduc discute metas e avanços com profissionais da imprensa

Notas Diversas

Prefeito assina ordem de serviço para obras da orla sul de Ilhéus

Aumenta número de visitas na Casa de Cultura Jorge Amado

A cada ano, a Casa de Cultura Jorge Amado, espaço localizado na rua que leva o nome do escritor grapiúna, recebe um número maior de visitantes. A expectativa de crescimento se amplia com as temporadas dos transatlânticos, que trazem milhares de turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. O espaço, construído em 1928 pelo pai de Jorge Amado, é um dos pontos mais procurados pelos cruzeiristas e por outros turistas que buscam conhecer aspectos culturais da cidade. Com um registro bastante superior em relação ao mesmo período dos anos anteriores, de 1º de dezembro de 2008 até o momento, mais de 9.400 pessoas já estiveram na Casa de Cultura.
Desde que foi inaugurada, no dia 27 de junho de 1997, a Casa de Cultura Jorge Amado recebeu mais de 213 mil visitantes. Diretamente ligada a Fundação Cultural de Ilhéus, sua mantenedora, a casa onde o escritor começou a escrever sua primeira obra, “O Pais do Carnaval”, abrigou a Faculdade de Direito de Ilhéus (FDI) e a Mesa de Renda. O patrimônio ostenta em sua fachada esculturas feitas em cimento e possui em seu interior originalidades, como um afresco pintado por um artista italiano.
Localizada no Quarteirão Jorge Amado, a casa construída em arquitetura neoclássica possui dois pavimentos e piso de madeira em formas geométricas. Algumas paredes foram revestidas em madeira e os lustres são de cristais. Em seu interior, o visitante pode encontrar obras do escritor, como os livros traduzidos para mais de 50 idiomas; peças do vestuário de Jorge Amado, além de objetos pessoais doados por familiares. Lá também podem ser achadas fotografias do escritor com sua esposa, a também escritora Zélia Gattai, e com seus filhos. No mesmo espaço, encontram-se, ainda, diversas fotos que relembram a inauguração do patrimônio cultural.
Também na Casa de Cultura o turista pode encontrar suvenires da cidade que Jorge Amado adotou como terra-mãe. A partir do patrimônio cultural, o visitante tem a oportunidade de visitar outros pontos de atração turística sem necessitar de transporte. A grande maioria deles integra o universo literário do escritor, a exemplo do Bar Vesúvio e o cabaré mais famoso do mundo, o Bataclan. Para receber bem os turistas e deixá-los bem inteirados com a cultura da Bahia e da cidade, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) contrata pessoal para fazer o receptivo. Geralmente, são baianas, garotas e rapazes caracterizados dos personagens Gabriela e Nacib, extraídos da obra mais lida do escritor. A baiana recebe o visitante com água-de-cheiro e muita arruda para espantar o mal-olhado e os garotos passam informações importantes sobre o imóvel. Conhecer onde Jorge teve sua iniciação na literatura custa apenas dois reais.

Mais três transatlânticos chegam a Ilhéus esta semana

Os navios Costa Mágica e o Sovereign of the Seas realizam novas paradas no Porto de Ilhéus, nesta quarta-feira, 14. A chegada à cidade está prevista para as 8 horas e por volta das 17 horas zarpam para retornar mais uma vez a Ilhéus, trazendo centenas de turistas do Brasil e diversas partes do mundo, no dia 21 de janeiro. De bandeira italiana, o Costa Mágica é o maior da temporada e tem capacidade para mais de 3.400 hóspedes e uma tripulação de 1.027 pessoas. O sovereign of the Seas, de bandeira panamenha, traz 2.850 passageiros e uma tripulação de 825 pessoas.

Para sexta-feira (16) está prevista uma nova parada do MSC Música, também de bandeira panamenha, sendo o segundo maior da temporada dos transatlânticos. Uma outra parada dele acontece em 23 de janeiro. A embarcação tem capacidade para 3.013 cruzeiristas e uma tripulação de 987 pessoas. Até 20 de março, quando será encerrada a temporada, uma média de dois navios atracam, semanalmente, no Porto de Ilhéus. Desde que começou a movimentação dos transatlânticos no Porto de Ilhéus, esta foi a maior com 47 paradas, estimando-se a movimentação de 117 mil turistas.

A quinta parada do Costa Mágica acontece no dia 28 de janeiro, mesma ocasião em que o Siovereign of the Seas atraca pela quarta vez em Ilhéus, nesta temporada. O MSC Música chega novamente no dia 30 de janeiro e as paradas se repetirão com o Costa Mágica, Sovereign of the Seas , MSC Música, MSC Sinfonia, Islande Escape e MSC Ópera. No dia 20 de março, o Costa Mediterrânea fecha a temporada 2008/2009 dos transatlânticos.

Os cruzeiristas são recepcionados no Porto de Ilhéus por equipes da Secretaria de Turismo, ficando a Secretaria de Transporte e Trânsito encarregada de coordenar o traslado dos hóspedes. O transporte é feito pela frota de táxis, Vans e ônibus, que levam os turistas a visitar pontos turísticos da cidade, como os mirantes, praias, centro histórico, etc. Cada uma deles deixa cerca de R$ 150 com a compra de souvenires, passeios e alimentação.

Seduc discute metas e avanços com profissionais da imprensa

A Secretaria Municipal de Educação reuniu na manhã desta terça-feira, dia 13, no auditório de reuniões da Seduc, no Centro Administrativo, profissionais da imprensa local para abordar os avanços obtidos pela Prefeitura de Ilhéus em 2008 e para discutir as metas para este ano. Na pauta, transporte escolar, a importância da implantação do Plano de Cargos e Salários, novo concurso, estiveram entre os assuntos abordados.
Para o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel, os meios de comunicação funcionam como principal interlocutor das ações do governo junto à população, “daí a necessidade de estarmos discutindo, de maneira aberta e clara, nossas dificuldades e nossos avanços. Desta forma, estaremos construindo, de fato, uma educação de qualidade socialmente referenciada”. Esse, aliás é o mote utilizado pela Seduc desde o fim de 2007, como forma de “implantar um novo sistema de educação que conte com a colaboração e aprovação da sociedade”, afirmou.
Durante a reunião, Maciel citou alguns outros parceiros do mote da Secretaria. “Uma intensa e saudável relação de diálogo mantida com os Ministérios públicos estadual e federal, Conselho Municipal de Educação, APPI, Conselho de Alimentação, entre outras entidades permitem nos ajudar a fortalecer o trabalho desenvolvido pela secretaria. Desta forma, eles atuam menos como fiscalizadores, e mais como colaboradores”.
Novos investimentos que contemplem as escolas rurais do município – que atualmente conta com 14 nucleações – foi outro assunto discutido durante o encontro com a imprensa. “O objetivo do prefeito Newton Lima é equiparar os índices dessas unidades com unidades da zona urbana, no sentido de aprimorar a qualidade do ensino oferecido entre os alunos da rede municipal”, afirmou. Um desses instrumentos para a melhoria da qualidade da educação, citado por Maciel é o auxílio na formação universitária ofertado pela prefeitura à professores da rede.
Outro ponto abordado foi a realização de um novo concurso público para a área da educação. De acordo com Maciel, “o concurso é uma prioridade e deve ser realizado até o primeiro semestre deste ano”, com o objetivo de contemplar áreas que estão com capacidade profissional defasada. “Novos nutricionistas, além de professores de matemática e ciências também devem ser contemplados no concurso”.

Notas Diversas

Bingo em prol da catedral

Um carro zero quilômetro, duas motos, um aparelho de TV de 32 polegadas e um notebook. Estes são os prêmios que serão sorteados em prol das obras de restauração da catedral de São Sebastião. A cartela custa 15 reais e pode ser adquirida na secretaria da própria catedral, no horário das missas ou em diversos pontos de venda da cidade. O sorteio acontece dia 25 deste mês, na praça Dom Eduardo, Centro.
Ônibus do Águia da Cultura é reformado

Com recursos próprios, a Prefeitura, através da Fundação Cultural de Ilhéus, está reformando o ônibus do projeto Águia da Cultura, que estimula a realização de eventos voltados para o fomento da cultura no município. O veículo, adaptado para realizar espetáculos e outras atividades móveis, possui um palco e uma pequena biblioteca. Mantendo a mesma logomarca, a pintura externa terá desenhos de obras de artistas plásticos da região, como Carlos Makalé, Goca Moreno, Gildásio Rodriguez e Nazir Maron.

Pequena praça no terminal urbano

Como parte do projeto que visa recuperar e urbanizar diversas áreas ociosas do município, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Públicos, vai instalar uma pequena praça no shopping popular situado no terminal rodoviário urbano, centro da cidade. O espaço cedido pela Ceplac receberá, entre outras melhorias, bancos, passeios e um canteiro que contará com o plantio de mudas florais e ornamentais.

Melhoria das estradas vicinais

A Secretaria do Interior, Agricultura e Pesca elaborou cronograma que visa recuperar a malha viária de Ilhéus. No plano de ação da Prefeitura está incluída a melhoria de estradas vicinais que dão acesso a Lagoa Encantada e Banco do Pedro. No momento, a estrada que chega à localidade rural de Rio do Braço está sendo beneficiada com serviços de encascalhamento, patrolamento e compactação. Nos últimos meses, a administração recuperou a malha viária que liga Cerrado a Japu e Japu à localidade de Cascalheira. Ao todo, Ilhéus tem cerca de 28 quilômetros de estradas vicinais.

Copa Sul-Bahia de Futebol

Mais de 800 atletas da Bahia, Goiás, Paraíba, Sergipe e Alagoas, com idade entre 11 a 19 anos, participam em Ilhéus da XII Copa Sul-Bahia de Futebol de Base. Os jogos acontecem nos campos da avenida Soares Lopes, no Iguape (Valetão) e na Escolinha Meninos de Jesus, na avenida Esperança. O encerramento acontecerá no dia 18 deste mês. O apoio é da Prefeitura, com coordenação da Secretaria de Esporte e Cidadania.

Prefeito assina ordem de serviço para obras da orla sul de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assina nesta quinta-feira, 15, a ordem de serviço para que sejam iniciadas as obras do Projeto Orla Sul, que vai beneficiar importante trecho da rodovia Ilhéus/Olivença, indo das imediações do Hotel Opaba até o trevo que dá acesso ao Ceplus, nesta primeira etapa de trabalhos. A ordem de serviço será assinada durante solenidade pública, no salão nobre do Palácio Paranaguá, a partir das 11 horas da manhã, contando com a participação de representantes de diversos segmentos organizados da sociedade, além de profissionais de imprensa e empresários que serão beneficiados com a implantação do projeto.

O Projeto Básico de Reurbanização da Orla Sul de Ilhéus foi viabilizado pelo prefeito Newton Lima, junto ao Ministério do Turismo, dentro do Programa Brasil Turismo, que destina recursos para cidades brasileiras que possuem potencial turístico e necessitam de obras de infra-estrutura. De acordo com o secretário de Engenharia e Obras, Paulo Goulart, os serviços a serem realizados constam de drenagem, pavimentação e iluminação, abrangendo as duas ruas laterais da pista principal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *