Ponte Lomanto Júnior recebe sinalização horizontal
Newton apóia Moacyr Leite para Presidência da Amurc
Ilhéus monta esquema para assistir banhistas no verão
Shows musicais agitam a festa da Puxada do Mastro em Olivença
Dia do farmacêutico será comemorado em Ilhéus no próximo dia 19 de janeiro
Ponte Lomanto Júnior recebe sinalização horizontal
A Ponte Lomanto Júnior, que liga o centro à zona sul da cidade, recebeu na última quinta-feira, dia 08, a pintura da faixa amarela em sua extensão. Esta sinalização horizontal – que segundo o Código Nacional de Trânsito significa que a via possui mão dupla – foi realizada pelas secretarias de Serviços Urbanos e Transporte e Trânsito. O serviço marca a finalização da reforma estrutural realizada pelo Departamento de Infra – estrutura de Transporte da Bahia (Derba), com o apoio da Prefeitura Municipal.
O objetivo dessas intervenções, de acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Carlos Feitas – também interino da pasta de Transporte e Transito –, é de organizar e garantir a tranqüilidade do tráfego de veículos naquela área. “Novos pontos da cidade também deverão ser contemplados com as sinalizações horizontal e vertical adequadas”, garantiu. A pintura da sinalização horizontal também foi estendida à alguns trechos que dão acesso à ponte.
Newton apóia Moacyr Leite para Presidência da Amurc
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, apóia a candidatura de Moacyr Leite à presidência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). O apoio se dá porque ambos defendem propostas semelhantes para a entidade, sempre focadas no desenvolvimento político-administrativo dos municípios que se encontram sob a jurisdição da Amurc. Uma dessas propostas está relacionada ao fortalecimento da assessoria técnica e político-institucional com o intuito de garantir a disseminação de informações e o acesso às políticas públicas já existentes.
Segundo o prefeito de Ilhéus, Moacyr Leite compartilha a mesma visão de que a Amurc deve ser vista como uma organização capaz de viabilizar o efetivo assessoramento técnico e político-institucional aos municípios associados, possibilitando, com isso, a mobilização de recursos voltados para a construção de um processo de desenvolvimento integrado e sustentável. Além disso, os dois defendem a existência da entidade como um instrumento indispensável para a articulação das lideranças municipais visando a gestão e promoção do desenvolvimento da região cacaueira.
Os prefeitos defendem, ainda, a consolidação de programas como elementos estratégicos para o planejamento territorial e o fortalecimento dos processos de desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural. Tudo isso tendo em vista um instrumento essencial de acesso a políticas públicas do Governo Federal, com o aporte de recursos para infra-estrutura e custeio de projetos demandados pelos municípios. Sobre o apoio recebido pelo chefe do Executivo ilheense, Moacir Leite declarou que ele é de extrema relevância para a sua candidatura, haja vista a importância de Ilhéus no cenário político estadual. “Newton Lima goza de prestígio junto à população, justamente pela forma como vem conduzindo o seu governo”, completou.
Ilhéus monta esquema para assistir banhistas no verão
A Prefeitura de Ilhéus destacou 59 profissionais para trabalhar nas praias que ficam no perímetro urbano e na zona rural do município, além de elaborar um esquema especial para oferecer segurança e tranqüilidade aos banhistas. O esquema inclui treinamento tático e o uso de materiais de resgate, a exemplo de bóia, resquican (torpedo) e pé-de-pato. O treinamento e a utilização dos materiais adequadamente permitiram a realização de diversos resgates, sem registro de vitima fatal,segundo informação do diretor do Corpo de Salva-vidas de Ilhéus, Almerindo Martins.
Almerindo Martins informa que os profissionais estão assistindo aos banhistas que freqüentam as praias localizadas entre Mamoã (norte) e Siriiba (sul). Em algumas, como é o caso das que recebem um maior fluxo de banhistas, os salva-vidas estão em seus postos de trabalho das 8 às 18 horas, de segunda a domingo. Os locais que receberam essa medida da Prefeitura são aqueles que ficam nas cabanas Tia Bel e Porto Bahia (praia do Sul), Batuba e Cai n”água (Olivença). O Balneário de Tororomba também está incluído neste esquema de horário de atendimento aos banhistas.
Como a realização da festa da Puxada do Mastro de São Sebastião acontece neste domingo (11), na Estância Hidromineral de Olivença, o esquema montado pela Prefeitura para atender aos banhistas será redobrado. Com a realização da Puxada do Mastro, Olivença, que fica a 8 quilômetros da sede do município, recebe, praticamente, três vezes mais visitantes, necessitando, por isso, de uma maior atenção.
Nas demais praias, a exemplo daquelas que ficam no norte do município e na região central, onde a movimentação de banhistas é um pouco menor, os salva-vidas começam assistir os banhistas a partir das 10 horas. Por volta das 16 horas, eles encerram o expediente diário. Neste verão, o número de resgates cresceu muito em decorrência da quantidade de turistas que a cidade está recebendo. Entretanto, segundo o diretor Almerindo Martins, não houve nenhum caso com vitima fatal.
Martins informa ainda que, dos 59 profissionais destacados, 9 são supervisores. “Dessa forma, estes atuam na fiscalização e na aplicação de normas capazes de contribuir para a eficiência do resgate de vidas nas praias de Ilhéus”, disse, acrescentando que, além dos materiais utilizados para os resgates, os salva-vidas recebem protetor solar e labial, tendo em vista a prevenção contra o câncer de pele.
Shows musicais agitam a festa da Puxada do Mastro em Olivença
Desde o último dia 4, os moradores da Estância Hidromineral de Olivença participam das festividades da Puxada do Mastro de São Sebastião, evento tradicional do calendário festivo da cidade e que reúne centenas de ilheenses e turistas. Neste domingo, dia 11, acontece um dos momentos mais esperados da festa, que é a saída dos mastros da Mata do Ipanema até a Praça Cláudio Magalhães. Neste fim de semana, a programação do rito centenário segue acompanhada pela animação de diversas bandas locais.
Nesta sexta-feira, dia 9, sobem ao palco montado na Praça Cláudio Magalhães as bandas Forró Kamana e Estância. No sábado, é a vez do público prestigiar, a partir das 21h, os shows das bandas Luís Bobs e os Gonzagas, Badalada e do cantor Otávio Júnior. No domingo, 11, a festa começa mais cedo, às 15h. A primeira a subir ao palco para animar a galera é a banda Chips Band. Em seguida, se apresentam as bandas S 4 & Cia e Açucena Cheirosa.
No domingo, a programação da Puxada do Mastro se inicia às 6 da manhã, quando será oferecida uma bela feijoada ao grupo de puxadores de mastros que, após serem abençoados, sairão da Praça Cláudio Magalhães em direção a Mata do Ipanema. A saída dos mastros da Mata do Ipanema está prevista para às 10h e a chegada na Praça, por volta das 18. No dia 17, o grupo de puxadores retorna a mata de Ipanema, desta vez, para reflorestar o local de onde foram retirados os mastros. Além de ser uma atitude ecologicamente correta, os machadeiros contribuem para que a festa prossiga pelas futuras gerações.
Outro ponto alto da festa está reservado para o dia 20 de janeiro, data em que o município reverencia São Sebastião, padroeiro dos estivadores da cidade. As comemorações serão iniciadas às 7 horas com a saída da comitiva de Machadeiros para Ilhéus; às 9 horas, missa na Catedral; 16 horas, bênção do mastro e hasteamento na Praça Cláudio Magalhães; 19 horas, missa solene de encerramento na Igreja Nossa Senhora da Escada; 21 horas, show musical, e encerramento oficial da festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, por volta da meia-noite.
Dia do farmacêutico será comemorado em Ilhéus no próximo dia 19 de janeiro
A secretaria municipal de Saúde elaborou uma ampla programação para homenagear o Dia do Farmacêutico, comemorado em todo o país no dia 20 de janeiro. Das 8 às 12 e das 14 às 17 horas do próximo dia 19, serão realizadas no auditório da Justiça Federal, situado na rua Ministro José Cândido, 80, Centro de Ilhéus, várias oficinas que estarão apresentando, na oportunidade, o plano da assistência farmacêutica para 2009 e a relação municipal de medicamentos essenciais.
Por volta das 20 horas do mesmo dia, em local ainda a ser definido, será realizada uma palestra sobre o papel do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), a ser ministrada pela superintendente da Assistência Farmacêutica da Bahia, Gisélia Santana. O evento, que deverá atrair a atenção de inúmeros profissionais ligados à área de saúde, contará com a presença do farmacêutico Altamiro José dos Santos,atual presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado.
A assistência farmacêutica é um conjunto de ações relacionadas à dispensação de medicamentos, que enfatiza, sempre, a orientação com o objetivo de contribuir para o sucesso da terapia. Por meio dessa assistência, o farmacêutico torna-se co-responsável pela qualidade de vida do paciente, sendo o profissional que melhores condições reúne para garantir o êxito dos medicamentos usados.
O farmacêutico também deve auxiliar o paciente quanto ao uso e armazenamento dos remédios; alertar sobre possíveis efeitos colaterais; lutar contra a utilização de medicamentos sem orientação médica ou por conta própria; informar os perigos da automedicação e de tratamentos alternativos não-científicos; e chamar a atenção das pessoas para a situação da embalagem, do rótulo, do número do lote de fabricação, da data de validade, do lacre protetor e da marca da indústria farmacêutica. Além disso, orientados pelos farmacêuticos, os usuários devem estar atentos para a existência de comprimidos quebrados ou cápsulas amassadas.
A população deve ter consciência que o uso irracional de medicamentos, sem conhecimento, sem informação e sem orientação, aumenta os riscos de reações indesejáveis e pode agravar eventuais enfermidades. Em suma, a atenção farmacêutica pode garantir a qualidade e a eficácia do medicamento, orientar o paciente quanto ao uso correto, aumentar sua aderência ao tratamento prescrito e prevenir efeitos colaterais ou interações medicamentosas. A assistência farmacêutica é essencial para orientar o paciente sobre os cuidados do uso de medicamento sendo este um dos instrumentos fundamentais para a garantia do direito à saúde.