Presidente da UPB toma posse nesta segunda-feira em Ilhéus

O presidente eleito da UPB (União dos Municípios da Bahia), Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa, tomará posse no cargo nesta segunda-feira (02), às 19h30min, durante o Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Bahia. O evento será realizado segunda e terça-feira, no Hotel Canabrava, zona sul de Ilhéus.
Esta será a primeira vez que um presidente da UPB tomará posse no interior do Estado. Para o presidente da Amurc (Associação dos Municípios da Região Cacaueira), Orlando Filho, a UPB está sinalizando para uma atuação “mais decisiva e voltada aos reais interesses dos municípios do interior”. Roberto Maia (PMDB) conquistou a presidência da União dos Municípios na quarta-feira (28), ao vencer o prefeito de Camaçari, Luís Caetano (PT).

O Encontro de Prefeitos e Prefeitas será iniciado às 9 horas da manhã do dia 2, com o credenciamento dos participantes. Às 9h30min, haverá a solenidade oficial de abertura, com pronunciamentos do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do presidente eleito da UPB e do prefeito de Ilhéus, Newton Lima.
Na seqüência, será proferida palestra com o tema “A CNM e o Movimento Municipalista: lutas, conquistas e perspectivas”, seguida de debates. O evento prossegue às 14 horas, com abordagem sobre “Tecnologia e modernização administrativa”, enfocando os subtemas “finanças públicas – formas de incrementar a arrecadação nos municípios”, “seguridade e previdência social” e “planejamento e desenvolvimento urbano – gestão territorial responsável”.
Logo após nova rodada de debates, está programada para as 19h30min a posse de Roberto Maia e dos diretores da UPB. O dia seguinte será dedicado a mais uma série de palestras, incluindo temas ligados ao mundo jurídico, educação e saúde. O encerramento está programado para as 14 horas.

Gentil Paraíso lança Livro dos Sonhos

Será lançada no próximo dia 10 de fevereiro uma obra de memórias intitulada Livro dos Sonhos, Memórias – Histórias – Casos Verídicos, escrito por Gentil Paraíso Martins Filho. O livro está sendo lançado em sua 2ª edição atualizada e ampliada e é uma reunião de memórias e histórias de vida de seu pai, Gentil Paraíso, contadas pelo seu filho, o autor.
O livro versa histórias sobre lugares como Morro de São Paulo, Valença e região, Ilhéus, além de relatar casos verídicos com presenças ilustres como Regis Pacheco, antigo governador da Bahia, o escritor Jorge Amado, o cantor Raul Seixas, entre diversas outras personalidades presentes por todo o livro.
O projeto gráfico desta 2ª edição ficou sob a responsabilidade do design gráfico Ulisses Góes, com a criação da capa e editoração do livro. Livro dos Sonhos será lançado no próximo mês no Shopping Barra, em Salvador, a partir das 17h30

Educação realiza seleção pública para 3.908 vagas

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) vai realizar seleção pública simplificada para preenchimento de 3.908 vagas, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São 2.027 vagas para professores da educação básica, 1.663 para professores da educação profissional e 218 vagas para técnicos dos níveis fundamental, médio e superior. As inscrições começam nesta quinta-feira (29) e vão até 9 de fevereiro.
Os interessados podem se inscrever no site da empresa organizadora da seleção, a Consultec, em (www.consultec.com.br). As provas serão realizadas em 1º de março, pela manhã e à tarde, de acordo com a vaga pleiteada.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Iniciada no bairro Teotônio Vilela a construção de 272 casas populares

Prefeito Newton Lima abre a jornada pedagógica de Ilhéus

Ilhéus recebe velejadores da Bahia neste fim de semana

Prefeito e representantes do Conder visitam lixão do Itariri


Iniciada no bairro Teotônio Vilela a construção de 272 casas populares

Duzentas e setenta e duas famílias, que atualmente residem em ocupações irregulares, habitações subnormais e áreas de risco em geral localizadas no Teotônio Vilela, um dos bairros mais populosos do município, serão beneficiadas com o recebimento de casas populares. Com recursos do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura de Ilhéus, num total de 17 milhões de reais, a obra já se encontra em andamento e deve ficar pronta em março de 2010. A ordem de serviços foi assinada no ano passado pelo prefeito Newton Lima que, ao lado de sua equipe de planejamento, conseguiu remover uma série de dificuldades técnicas que inviabilizavam o projeto.

O conjunto residencial está sendo construído numa área de 44 mil metros quadrados, denominada Bosque Verde, e contará com toda a infra-estrutura necessária, a exemplo de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, sistema de iluminação e pavimentação com bloquetes. O gerente da empresa Gmec Engenharia e Construção Ltda, responsável pela obra, engenheiro civil Deusdedith Souza Filho, informa que, no momento, o trabalho encontra-se na fase de terraplanagem do solo, envolvendo cortes, aterros e compactação. Ele adianta que as casas populares serão construídas em terrenos de 32 metros quadrados e terão sala, cozinha, banheiro e dois quartos.

De acordo com o secretário municipal de Engenharia e Obras, arquiteto Paulo Goulart, além da construção dos imóveis, o projeto também prevê a execução no Teotônio Vilela de algumas obras de urbanização, como a construção de uma ciclovia, a execução de novos passeios e uma série de intervenções na iluminação pública. “Em virtude do compromisso do prefeito Newton Lima com a melhoria da qualidade de vida da população, famílias que hoje vivem em condições extremamente precárias, sujeitas a todo tipo de risco social e pessoal, passarão a residir em casas dignas”, enfatiza.

Social – O gerente da Gmec Engenharia e Construção Ltda, Deusdedith Souza Filho, acrescenta que o projeto de construção de casas populares no bairro Teotônio Vilela também possui um trabalho social. “Todas as famílias que serão beneficiadas já se encontram devidamente cadastradas. Agora, através de palestras educativas, estamos mostrando a essas famílias a importância de um projeto habitacional desse porte, capaz de contribuir para a construção de suas cidadanias. Afinal de contas, nunca é demais lembrar que as pessoas vão sair de áreas de risco para áreas inteiramente urbanizadas, com direito à iluminação e água encanada”, salienta.

Prefeito Newton Lima abre a jornada pedagógica de Ilhéus

Com a proposta de tornar a escola mais atraente para os alunos na tentativa de que eles tenham melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, oportunizar aos professores reflexões educacionais que possibilitem o enriquecimento da sua prática pedagógica, educação de qualidade, além de elaborar o plano de ação para este ano letivo através de discussões e planejamento de atividades e políticas didático-pedagógicas. Estes são alguns dos principais objetivos da jornada pedagógica de Ilhéus que será aberta pelo prefeito Newton Lima. O evento acontece de 11 a 13 de fevereiro, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães.

O secretário de Educação, Sebastião Maciel, diz que a jornada pedagógica visa contemplar professores, coordenadores, orientadores educacionais, gestores e secretários escolares da rede municipal de ensino que já atuam nos projetos pedagógicos, a exemplo de educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (Eja). Durante três dias serão realizadas palestras, oficinas e treinamentos voltados para melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal em Ilhéus. O tema central deste ano é “Educação, espaço e tempo de ser”.

Sebastião Maciel explica que no bojo dessas propostas a jornada propõe muita interação, troca de experiências e discussão em torno de questões pedagógicas e metodológicas, “a fim de tornar a escola mais atraente tanto os alunos como também aos professores. A participação efetiva de profissionais da educação na jornada pedagógica é de suma importância”.

O secretário destaca que “vamos trabalhar por educação de qualidade socialmente referenciada, tendo como meta recuperar os índices de aprendizagem dos alunos”. Acrescenta que é natural o professor precisar de formação capaz de construir competências e habilidades. “Essa formação tem o poder de despertar a paixão de aprender e a valorizar o próprio estudo, além da necessidade de formar alunos críticos, criativos, éticos e cidadãos”.

Ilhéus recebe velejadores da Bahia neste fim de semana

Foi iniciada na tarde desta sexta-feira, dia 30, a 12ª edição da Regata Salvador – Ilhéus que conta com a participação de 25 equipes de velejadores de diversas cidades da Bahia, e principalmente de Salvador. A chegada prevista para os veleiros em Ilhéus é para as 5 da manhã deste sábado, dia 31, no Iate Clube de Ilhéus, já que cerca de 120 milhas náuticas separam Ilhéus da capital baiana e, por isso, o percurso deve ser realizado em 15 horas.

Além de integrar os velejadores das duas cidades, a Regata tem como objetivo estimular o companheirismo entre as equipes participantes e apresentar a cidade como alternativa para a prática de esportes náuticos. O evento já está consolidado no calendário de eventos náuticos do estado, já que é considerado a única regata oceânica de longo percurso realizado nas águas baianas. Este ano a Regata contará também com a participação dos veleiros Delta 32’ e 36’, que realizarão o I Delta Trophy, paralelo ao evento.

Segundo o Coordenador da Regata e diretor de Vela do Ilhéus Iate Clube, Marcelo Tavares, a programação da Regata se inicia com a saída dos veleiros por volta das 13 horas da sexta-feira, dia 30, de Salvador, com chegada prevista para as 5 da manhã do sábado, dia 31, no Iate Clube de Ilhéus. Ainda no sábado, eles participam de uma feijoada de confraternização e de um coquetel para a entrega dos troféus, por volta das 18 horas, que contará com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Ainda de acordo com Marcelo, parte dos velejadores retorna no domingo e outra deve continuar na cidade para visitar roteiros turísticos. O evento é organizado pelo Iate Clube, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo de Ilhéus.

Prefeito e representantes do Conder visitam lixão do Itariri

Dando continuidade à apresentação do projeto que prevê a recuperação e nova gestão do Aterro do Itariri, localizado na zona rural de Ilhéus, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima acompanhado de secretários municipais, representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e de Organizações Não Governamentais ligadas ao meio ambiente fizeram uma visita técnica ao “lixão” de Itariri na manhã desta quinta-feira, dia 29. Após exposto todo o projeto de recuperação da área, foi a vez da comitiva conhecer de perto os pontos onde o projeto será executado.

O projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado para o Lixão do Itariri tem como meta principal transformar o lixão num local mais digno para as dezenas de famílias que dependem de todo o material retirado diariamente do local para sobreviver. Através da iniciativa, serão construídos galpões, na área central do aterro, para facilitar a implantação da coleta seletiva e oferecer maior comodidade aos catadores. O convênio, firmado entre os governos municipal e estadual, também vai beneficiar a população daquela área com ações sociais e maior acesso à serviços de saúde segundo a representante da Conder, Maria de Fátima Espinheira, durante a visita

Também participaram da visita técnica a assistente social do Centro de Referência da Assistência Social da Barra, Tereza Souza; o presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Geerdson Ribeiro, o vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Nascimento (Dinho do Gás); representantes das secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Planejamento, e os secretários municipais de Serviços Urbanos, Carlos Freitas e de Saúde, Marleide Figueiredo, que, na oportunidade, afirmou que na próxima semana uma nova equipe de médicos e enfermeiros retorna ao local para fazer o acompanhamento do planejamento familiar.

Desde o mês de outubro do ano passado, a Secretaria de Saúde de Ilhéus vem intensificando esses acompanhamentos, realizando visitas periódicas com a Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), DST Itinerante com coleta de exames preventivos, pediatras, clínicos, enfermeiros, acompanhamento do programa Bolsa Família, além de palestras e oficinas sobre doenças diversas. “A inclusão aos serviços de saúde de maneira contínua também é uma das ações do projeto de recuperação do local”, afirmou a secretária Marleide Figueiredo.

O prefeito Newton Lima aproveitou a visita para dialogar com a população moradora do Lixão e afirmar que o projeto – cujo edital para a recuperação física já foi publicado – vai melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas assim como o meio ambiente, que estará mais protegido. “Queremos que o Lixão se torne um Aterro Sanitário digno e que, assim como em outros locais, a exemplo de Salvador, sirva de referência para outras comunidades que enfrentam o mesmo problema”, salientou. Ainda de acordo com a representante do Conder, Maria de Fátima também será realizado, na próxima semana, mutirão social para a retirada de documentação pendente.

Ponto de Cultura do Teatro Popular de Ilhéus prioriza investimentos no comércio local

Um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia, o Teatro Popular de Ilhéus já iniciou a montagem do seu Núcleo de Produção Audiovisual, que funcionará na Casa dos Artistas. Para estruturar o espaço, foi dada prioridade à compra de equipamentos e mobiliário no comércio local. “Será uma forma beneficiarmos a economia local, já que temos mais de R$ 20 mil em recursos para investimento imediato”, declarou o diretor do grupo, Romualdo Lisboa.
Classificado como o segundo melhor projeto do Território Litoral Sul, o Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas está entre os 150 contemplados do programa Pontos de Cultura da Bahia da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura através do programa Mais Cultura. O espaço receberá R$ 180 mil, divididos em três anos, tanto para a compra de equipamentos quanto para o desenvolvimento de ações abertas à comunidade.

Segundo o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, ao ser contemplado com os recursos, o grupo procurou fazer com que o comércio local também fosse favorecido. “A idéia é despertar todos para o fato de que o setor cultural pode trazer lucros para a comunidade em que está inserido”, complementou.

Coordenado pelo comunicólogo Felipe de Paula, o Núcleo de Produção Audiovisual funcionará como ferramenta de promoção e resgate da cultura regional. Na primeira fase, será montada a estrutura do setor de vídeo, enquanto o segundo ano será destinado também ao setor de áudio. Já a fase do projeto será dedicada à ampliação de sua estrutura e atividades.

Apesar de ter como sede a Casa dos Artistas, o Núcleo estará aberto à comunidade regional. Através da abertura de editais, será possível o registro de manifestações culturais, documentários, ficções e videoclipes. O espaço também possibilitará a gravação de CDs de bandas alternativas, trilhas sonoras para espetáculos e demais peças radiofônicas. “Ainda ofereceremos cursos e oficinas sobre técnicas e processos de produção”, declarou Felipe de Paula.

Entre os planos do Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas também está a formação de um Cineclube, que funcionará no Teatro Pedro Mattos. “Será uma oportunidade para o público ter acesso a filmes de grande valor histórico e cultural, que geralmente não estão inseridos no mercado comercial”, afirmou Romualdo Lisboa

Bahia Pesca apresenta plano de ações para Ilhéus e região

Prioridades nas ações que tragam resultados imediatos, com ênfase na geração de emprego e renda, aproveitando o grande potencial pesqueiro e aqüicola da região, foram as estratégias traçadas pelo presidente da Bahia Pesca, empresa ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Isaac Albagli, na apresentação do plano de ações para a região de Ilhéus. A apresentação, que reuniu boa parte da imprensa regional no Iate Clube de Ilhéus, hoje (30), foi precedida de uma explanação sobre o papel da empresa em diversas áreas ligadas à pesca e à piscicultura.

No evento, foi dada ênfase à necessidade de construção do Terminal pesqueiro de Ilhéus, cujos investimentos previstos são de R$ 6,8 milhões com recursos da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), e cujas obras deverão começar inda este ano. O terminal, reivindicação de mais de 15 anos, deverá ser construído na área do antigo porto, na Baía do Pontal, podendo abrigar não só embarcações pesqueiras da região, mas de outros estados, em passagem pelo litoral baiano.

No início da semana, em audiência com o ministro da pesca, Altemir Gregolin, em Brasília, o presidente da Bahia Pesca obteve a garantia de que ainda neste semestre, será contratado, pelo Governo federal, um Estudo de Viabilidade Econômica par o Terminal Pesqueiro de Ilhéus. “Isso sendo feito, no que, com toda certeza será provado, resta-nos elabora o projeto executivo para que antes do final do ano as obras posam ser iniciadas”, disse.

Isaac Albagli usa como argumento para a implantação do terminal pesqueiro em Ilhéus o fato de que o município está, geograficamente na metade entre os dois extremos do litoral brasileiro, e que o litoral baiano possui uma área de pesca de pouca considerada melhor do país, por ter uma plataforma oceânica mais próxima do litoral em relação ao resto do litoral brasileiro, sendo menos onerosa a atividade que nos demais estados. Atualmente a Bahia, estado com maior extensão de faixa litorânea do Brasil, é o 3° maior produtor de pescados no Brasil, sendo superado por Santa Catarina e Pará, respectivamente. “Aqui é o melhor lugar par se pescar no Brasil, mas infelizmente não temos um terminal pesqueiro”,. Explicou.

Outras prioridades – Além da construção do terminal pesqueiro, considerado o maior projeto no setor par região de Ilhéus, a Bahia Pesca enumerou outras atividades consideradas prioritárias para região. Segundo explicou Isaac Albagli, o potencial tanto pesqueiro como nas áreas de piscicultura é imenso e precisa ser explorado.

Um dos projetos diz respeito ao aproveitamento do potencial da Lagoa Encantada, região do Rio Almada, onde se pretende realizar experiências de povoamento com o Robalo, espécime de peixe nativo da região e facilmente adaptável ao cultivo em cativeiro. Outro projeto é a realização, em parceria com a Universidade de Santa Cruz (Uesc) da Estação Experimental da Fazenda Almada Na visita que fez ao reitor da Uesc, Antonio Joaquim Bastos da Silva,ele propôs um trabalho de parceria técnica para a implantação de programas de piscicultura, com a criação de alevinos em tanques-redes.

O presidente da Bahia Pesca destacou, ainda, o Programa Pró-Frota, que já possibilitou a que o estado obtivesse quaro grandes embarcações de pescas, com financiamento do Governo Federal, que vão atuar nas regiões de Itacaré e do Litoral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Na visita que o secretário Nacional da Pesca deverá afazer a Salvador, no início do próximo mês, deverá ser assinado um convênio em que a Bahia Pesca dará capacitação aos pescadores para que possam operar esses equipamentos.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Atrações musicais participam da Festa de Iemanjá em Ilhéus

Em Ilhéus, Conder detalha plano para recuperar aterro sanitário

Anfitrião, Newton Lima abre na 2ª feira grande encontro de prefeitos

Prefeitura recupera praia e torna o local mais agradável

Atrações musicais participam da Festa de Iemanjá em Ilhéus

Mais uma vez, a Festa de Iemanjá, um dos eventos mais importantes do calendário turístico de Ilhéus, contará com a participação de atrações musicais, que estarão se apresentando na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, das 8 às 16 horas. Na praia do Cristo, a bordo de seu mini-trio, a Banda Capricho fará a alegria dos devotos, populares e visitantes. Na praia da Maramata, um palco será montado para sediar a apresentação da Banda Samba de Treita. Por fim, também com mini-trio, o Minicongo, um dos mais tradicionais blocos afros do município, se apresentará na Ponta da Pedra.

A exemplo dos anos anteriores, o ponto alto da Festa de Iemanjá acontecerá por volta das 16 horas, quando uma procissão marítima, formada por dezenas de embarcações, sairá da Ponta da Pedra e das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar onde serão jogadas as oferendas recolhidas. As homenagens, realizadas em várias partes do país, são organizadas em Ilhéus pelos babalorixás Toninho e Atanagildo e pelas Ialorixás Laura e Carmosina. Já a promoção é da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Maramata e Secretaria do Meio Ambiente.

Diz a lenda que Iemanjá transformou-se num rio para correr mais depressa e, assim, fugir do seu marido, Okere, que a maltratava. Ele a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai. Quando a alcançou pediu que voltasse. Como não foi atendido, transformou-se em montanha, barrando a sua passagem. Então Iemanjá pediu ajuda a Xangô, o orixá do fogo, raios e trovões. Xangô juntou muitas nuvens e com um raio provocou uma grande chuva que encheu o rio. Com outro raio partiu a montanha em duas e Iemanjá pôde correr para o mar. Mais tarde, seguindo o povo iorubá, ela atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas marítimas e, chegando à Bahia, fez do exílio seu reino. No sincretismo religioso, a orixá da mitologia africana Iemanjá é a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes. Em alguns momentos, inclusive, festas realizadas em homenagem as duas se fundem. No Brasil, Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes têm suas datas festivas no dia 2 de fevereiro.

Em Ilhéus, Conder detalha plano para recuperar aterro sanitário

A representante da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Maria de Fátima Espinheira, explicou detalhes do Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado para o Lixão do Itariri, no município de Ilhéus. A técnica fez isso durante encontro com o vice-prefeito Mario Alexandre, sociedade civil organizada, secretários municipais e técnicos ligados à Prefeitura e a Conder. Ela falou que o governo estadual fará tudo para recuperar o aterro e, assim, mudar a realidade ambiental, bem do dia-a-dia dos catadores locais.

O encontro, realizado no final da tarde de ontem (28), no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, foi aberto por Mario Alexandre, que destacou o investimento que será realizado no Itariri, através do convênio firmado entre os governos municipal e estadual. Ele enfatizou, sobretudo, a importância dos benefícios que o projeto sócioambiental tem condições de oferecer para as famílias que sobrevivem da extração de lixo, assim como os grandes avanços que a sociedade pode obter com as ações.

Ao apresentar o projeto, Maria de Fátima Espinheira disse que os avanços da iniciativa dependem do engajamento da sociedade nas ações, principalmente às relacionadas à coleta seletiva e àquelas que envolvem as pessoas no processo de aprimoramento ambiental como forma de valorização humana. Segundo Espinheira, como o lixão é um “passivo” que pesa nas costas de todos, é necessária a participação ampla de todos os segmentos sociais. “O governo da Bahia deseja fazer do aterro sanitário de Ilhéus uma referência para todo o estado”, ressaltou a técnica.

No decorrer de suas explicações, Maria de Fátima classificou de “quadro dantesco” a situação do lixão do Itariri, exemplificando as atividades de saúde que foram realizadas no mês passado, tendo como fim beneficiar famílias dos catadores que não tinham acesso a médicos, com adesão maior que o esperado. Também mostrou pontos de aspectos que passam pela estrutura social, econômica e ambiental do Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado para o Lixão do Itariri.

Sobre os galpões que serão construídos no aterro, explicou que facilitarão bastante à coleta seletiva e oferecerá mais comodidade àqueles que dependem economicamente da extração de lixo. Neste caso, fez observações sobre o plano estratégico para implantação da coleta e do modelo de gestão que vai ser implantado para mudar a realidade “daqueles que sobrevivem em condições sub-humanas”.

Técnicos da Conder responsáveis pelo procedimento do convênio se reuniram com o pessoal da Secretaria de Finanças para tratar do assunto referente à liberação da verba. A construção dos galpões é uma das principais fases da iniciativa, uma vez que dela depende os catadores para armazenagem do material coletado, além de representar mais segurança e comodidade na pratica diária de lhe dar com o trabalho.

Presenças – Da reunião, participaram representantes das secretarias municipais de Governo, Engenharia e Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assistência Social, além da Maramata. Participaram ainda da reunião os técnicos da Conder que estão empenhados, junto com os da Prefeitura de Ilhéus, para recuperação do aterro do Itariri. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), entre outras instituições da sociedade organizada, também participaram do encontro.

Anfitrião, Newton Lima abre na 2ª feira grande encontro de prefeitos

O prefeito Newton Lima fará na próxima segunda-feira (2), a partir das 9h30min, no auditório do Hotel Canabrava, em Ilhéus, a abertura oficial do encontro “Novos Gestores – Um Pacto pela Qualidade da Gestão”. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, o evento vai colocar em discussão os principais temas do municipalismo, como saúde, educação, finanças, meio ambiente, assistência social e planejamento urbano. Além de centenas de prefeitos eleitos e reeleitos em outubro, o encontro contará com as presenças dos presidentes da CNM, Paulo Ziulkoski, da UPB, Orlando Santiago, e da Amurc, Orlando Filho.

Por volta das 10 horas, após a abertura feita pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, será proferida a palestra “A CNM e o movimento municipalista: lutas, conquistas e perspectivas”. Na seqüência, debates e almoço. A partir das 14 horas, abrindo a programação da tarde, vários temas importantes serão destacados, entre os quais “Tecnologia e modernização administrativa”; “Finanças públicas: formas de incrementar a arrecadação dos municípios”; “Seguridade e previdência social: o município perante a previdência social” e “planejamento e desenvolvimento urbano: gestão responsável”. Fechando a programação do dia 2, tomará posse, ao lado de sua diretoria, o novo presidente da UPB, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia.

O segundo e último dia do encontro (3) será marcado, a partir das 8h30min, pela abordagem de novos assuntos, como “Jurídico: temas fundamentais para a administração pública”; “Saúde municipal: orientações para qualificação na gestão”; e “Educação de qualidade: o desafio de todos os municípios”. Segundo a programação, após novo debate, a iniciativa será encerrada com um almoço. A principal proposta das palestras que serão ministradas durante o evento é orientar os gestores eleitos e reeleitos no ano passado visando à realização de boas administrações, sempre pautadas pelos princípios da gestão pública municipal e pelos serviços que a população requer.

Municipalismo – Com 28 anos de existência, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi concebida a partir dos anseios das federações, associações estaduais e microrregionais de municípios que sentiam a falta de uma entidade que, principalmente em nível nacional, defendesse seus interesses institucionais. Lutar pelo fortalecimento da autonomia municipal e do movimento municipalista, contribuindo com soluções técnicas e políticas para a excelência na gestão e, conseqüentemente, para a qualidade de vida da população, é a principal missão da entidade, que, também tem como objetivos consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios e transformar a CNM em referência mundial na representação municipal.

Além de prestar assistência político institucional aos municípios, a CNM desenvolve atividades dirigidas ao desenvolvimento tecnológico e social, estruturando e fortalecendo o Movimento Municipalista Brasileiro. A entidade desenvolve ainda aplicativos e soluções para áreas especificas, garantindo a qualidade das informações para auxiliar no processo da administração publica municipal. Os prefeitos eleitos e reeleitos poderão efetuar suas inscrições no site www.novosgestores.cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6012. As inscrições são gratuitas, mas as vagas, limitadas. Além da inscrição, os prefeitos também terão hospedagem e alimentação custeadas pela CNM.

Prefeitura recupera praia e torna o local mais agradável

Localizada na zona norte da cidade, a praia do Malhado voltou a ser freqüentada por turistas, moradores do bairro e de áreas adjacentes, isso em decorrência do trabalho realizado pela atual administração. Assim que assumiu o município, em setembro de 2007, o prefeito Newton Lima determinou a limpeza da faixa de areia que se encontrava em péssimo estado de conservação devido uma série de fatores, como a invasão do mato em praticamente todo o espaço, realidade que acabou afastando banhistas e esportistas da localidade por mais de quinze anos

A iniciativa do prefeito teve como fim resgatar a praia e devolvê-la com qualidade aos esportistas que desejam utilizar o espaço para a prática de futebol, além dos moradores das comunidades vizinhas do bairro do Malhado, que deixaram de freqüentá-la motivados pela falta de conservação. O trabalho exigiu paciência e dedicação, uma vez que, no inicio da atual administração, houve carência de maquinário adequado aos serviços e deficiência de pessoal para atender as situações emergenciais. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, para a praia voltar a oferecer mais qualidade de banho foi necessário tomar algumas medidas. O uso de maquinário pesado, com o intuito de retirar o mato da areia, foi a primeira e uma das principais ações. Este procedimento durou mais de sete meses e até hoje exige ações constantes, como está acontecendo na parte que fica em frente ao posto temático Jorge Amado.

A manutenção de pessoal para roçagem e capinagem, tanto da praia quanto do Parque Luis Eduardo Magalhães, foi outra medida tomada com o objetivo de manter limpa a faixa de areia. Com todo esse trabalho, além da retirada do lixo marinho, que é trazido pela água, o local ficou bem mais agradável, como falou o administrador do parque, Pedro Del’ Rey. Ele explicou que para deixar a praia mais atraente é necessária ainda a manutenção do parque, o que demanda dedicação e trabalho. Explicou que na faixa de areia que fica perto da Pedra da Sereia, o esgoto deixou de existir. O resultado de mais de um ano de persistência e muita dedicação já está resultando numa freqüência maior por parte de turistas e moradores da cidade.

Com relação ao trabalho no Parque, citou alguns exemplos. Poda das árvores na medida certa, incluindo nesta ação os coqueiros. Capinagem dos espaços de grama, varrição e roçagem do mato e retirada de resíduos. Os serviços são feitos por três funcionários lotados na Secretaria de Serviços Urbanos e têm a supervisão do administrador. Luis Eduardo Alcântara Caldas, morador da cidade de Itabuna, disse que hoje a praia do Malhado é uma boa opção para tomar banho de sol e de mar. Ele, que agora só possui elogios, conheceu o espaço em outros tempos. Há mais de 15 anos que a praia não recebia o tratamento ambiental que está sendo realizado agora.

Infraero abre concurso para cadastro de reserva

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) abriu concurso para formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior.
Para nível superior o cargo é de analista superior – especialista em navegação aérea (R$ 3.203,53). Para nível médio os cargos são de profissional de tráfego aéreo (R$ 2.187,54), profissional de apoio à navegação aérea/operador de estação aeronáutica, profissional de apoio à navegação aérea/técnico em informações aeronáuticas e profissional de meteorologia (salário de R$ 1.926,36).
As inscrições devem ser feitas a partir das 10h desta quarta-feira (28) até as 14h30 de 11 de fevereiro, pelo site(http://www.concursosfcc.com.br/) para acessar As taxas são de R$ 64 para cargos de nível médio e de R$ 75 para cargos de nível superior.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Técnicos estudam ações para recuperar aterro sanitário

Dança segue agitando Avenida Soares Lopes

Couto ganha importante obra de drenagem pluvial

Ilhéus vai implantar sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Prefeitura de Ilhéus reforça áreas próximas aos pontos de ônibus para evitar buracos

XII Regata Salvador – Ilhéus acontece neste fim de semana

Técnicos estudam ações para recuperar aterro sanitário

Técnicos da Prefeitura de Ilhéus e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) estão estudando ações para aplicar no Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado. Os estudos estão sendo realizados em reuniões que se prolongam até sexta-feira (30) e acontecem no Palácio Paranaguá, sede da administração municipal. Nas reuniões, estão sendo discutidas a implantação do plano de ação social, gestão de resíduos sólidos, economia solidária e cooperativismo.
Além da parceria firmada entre Prefeitura de Ilhéus e Conder, tendo como objetivo desenvolver o projeto de recuperação do aterro sanitário do Itariri, a iniciativa conta com a participação da Assessoria Técnica Astec. Por meio da implantação do projeto de resgate do aterro sanitário, que se degradou devido ao abandono das administrações passadas, surgem novas perspectivas de reciclagem e melhoria da qualidade de vida das famílias que estão atreladas economicamente ao lixão do Itariri.
No momento, 18 técnicos ligados a Conder e a Astec discutem com o pessoal da prefeitura. A presidente da companhia, Maria Del Carmem, chega à tarde de hoje (28) para participar dos trabalhos. Junto com ela vem Maria de Fátima Espinheira, da Astec, e as duas se encontram com o prefeito Newton Lima. A finalidade é abordar aspectos do projeto. Participam ainda desta reunião os secretários de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Engenharia e Obras do município. Durante o encontro será indicada a equipe da prefeitura que fará o acompanhamento do projeto de recuperação do aterro sanitário do Itariri,
Segundo informação das técnicas da Conder, Marlene Borges e Ana Cristina Purificação, parte da equipe vai visitar o lixão na manhã de amanhã (29). Durante os encontros entre os técnicos envolvidos no projeto serão traçadas metas relacionadas ao convênio firmado com a prefeitura para o desenvolvimento das etapas do resgate do aterro. Este assunto vai ser debatido com a Secretaria de Finanças.
A reunião para tratar de aspectos sobre economia solidária também acontecerá no dia de amanhã (29), além do tema gestão de resíduos sólidos, que contará com a participação de representantes da empresa que presta serviço de coleta e das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente. O Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário Consorciado deverá ter a participação da iniciativa privada. Para isso, foi agendada reunião com técnicos da Conder, Astec e empresários.
Iniciativa de cunho ecológico e social, o projeto prevê a recuperação dos mananciais que ficam no entorno do lixão, a exemplo da lagoa e do rio comprometidos em decorrência do chorume. No mês passado, Prefeitura e Conder realizaram diversas ações de saúde no local, no intuito de oferecer atendimento medico às famílias que sobrevivem com a extração de lixo no Itariri.
Dentro do projeto estão previstas ações sociais com o fim voltado à inserção. Esta etapa é denominada de Projeto de Inserção Social dos Catadores e Planejamento da Ação Cidadania, que consiste na emissão de documentos para as pessoas que sobrevivem do lixão. Assuntos desta natureza vão ser debatidos na sexta-feira (30).
Comunicação – Paulo Serra, cartunista ligado à área de comunicação social do projeto, explicou aspectos educativos da iniciativa. Disse que a proposta sócioambiental de educação consiste num trabalho minucioso e constante, tanto na comunidade em geral quanto entre os catadores. A proposta sócioambiental do projeto se baseia em passar informações através de folderes, cartilhas e outras meios de chegar até a massa, com o objetivo de conscientizá-la da importância da reciclagem, isso a nível ecológico, social e econômico. A utilização de palestras para persuadir às pessoas a se integrarem no projeto de maneira comprometida com a causa ecológica, é outra estratégia da iniciativa. Explicou também que através das ações socioeducativas busca-se conscientizar às pessoas sobre a valorização do ser humano, cidadania e autoestima entre tantos outros que procuram estabelecer padrões de qualidade à vida humana. Em se tratando de tempo para chegar a esses fins é necessário trabalhos constantes durante dois anos.

Dança segue agitando Avenida Soares Lopes

Fechando a segunda semana de apresentações do Projeto Verão Ilhéus Fitness 2009, vários grupos de dança da cidade voltam a se apresentar esta semana. Nesta quinta-feira, dia 29, sobem ao palco da Arena da Dança, logo após às aulas de educação física do professor Jujuba, o grupo Po Mix, seguido do Faisk Dance. O terceiro grupo a se apresentar é o InterDance e em seguida é a vez do Dançart. Os últimos três grupos a subir no palco da Arena no penúltimo dia de apresentações desta semana são Earte, Valentes Guerreiros e CBK.

Na sexta-feira, dia 30 – último dia de apresentações da terceira semana do Projeto Ilhéus Fitness 2009 – sobem ao palco os grupos Space Dance, Impacto Dance, Animus, Ky Dance, Harmonia da Dança, Dançart e Super Poderosas. Neste dia, o público também assistirá a uma apresentação especial do Conexão Dance Ballet. As apresentações começam sempre às 19 horas e têm atraído um público jovem bastante intenso a cada noite. Além de se divertir, os jovens aproveitam para praticar exercícios físicos e aprender novas coreografias. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Couto ganha importante obra de drenagem pluvial

A população do Couto, distrito localizado a cerca de sete quilômetros da sede do município, está sendo beneficiada com uma importante obra de drenagem pluvial que objetiva combater um perigoso processo de erosão que já destruiu casas e estava ameaçando o asfalto da rua Santo Antônio, principal via da localidade. O distrito do Couto, que possui aproximadamente dois mil moradores, foi visitado recentemente pelo prefeito Newton Lima que, ao lado de técnicos municipais, constatou a necessidade da obra para eliminar a erosão e, assim, tranqüilizar toda a comunidade local.

Depois de realizar o aterramento da área atingida, que envolve as ruas das Palmeiras, das Roseiras e Novo Horizonte, a Secretaria de Obras e Engenharia assentou 160 metros de manilhas. O próximo passo é cobrir toda a área com cascalho e efetuar a compactação do local, realizando, por último, o plantio de grama. Com o trabalho, as águas das chuvas passarão a ser capturadas por caixas de sarjeta e passagem, sendo canalizadas, na seqüência, para as manilhas. Esse sistema evitará novos deslizamentos de terra e, consequentemente, impedirá a destruição de outros imóveis da localidade.

Em nome da população de Couto, o coordenador do distrito, Josué Henrique Coelho Neto, agradece ao prefeito Newton Lima “pela obra que devolverá o sono de muitos pais e mães de família”. Segundo ele, em virtude da erosão, foi aberta na rua Novo Horizonte “uma verdadeira cratera, que, sem uma intervenção desse porte, iria tragar o que encontrasse pela frente. Tudo isso sem falar na rua Santo Antônio, principal pista de Couto, que também estava correndo perigo”, enfatizou Coelho Neto. Feita com recursos próprios, a obra deve ser concluída neste final de semana.

Ilhéus vai implantar sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

O município de Ilhéus vai implantar a partir deste semestre a sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A informação é do secretário de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, que se reuniu com o coordenador do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) de Salvador, Edmundo Ribeiro Kroger, e monitores do programa. Na oportunidade foram discutidas com representantes dos conselhos municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar questões ligadas às atribuições e estratégias acerca das ações dos orientadores inseridos no Peti.

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, governo da Bahia e Ministério do Desenvolvimento Social, o programa beneficia atualmente no município dois mil menores com idade entre 7 a 15 anos de famílias cadastradas no Programa Bolsa-Família e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Nos 19 núcleos instalados nos diversos bairros e altos e zona rural atuam 20 monitores no combate ao trabalho infantil através de uma estrutura montada pela prefeitura.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil tem o objetivo de afastar de trabalhos aviltantes crianças e adolescentes. Além do auxílio financeiro, a iniciativa oferece atividades recreativas e de reforço pedagógico no turno oposto ao que frequentam a escola. O secretário Augusto Macedo disse que o emprego e renda são fundamentais, mas lembrou a preocupação do prefeito Newton Lima que “lugar de criança é na escola e em casa com a família, realidade que permite aprendizagem dos valores básicos de ética e moral tão importantes para que a sociedade continue avançando e se aperfeiçoando”.

Reunião com o Ministério Público – A reunião que aconteceu no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus, contou com a presença de Cibele Albuquerque Argolo, coordenadora-adjunta do Centro de Educação e Cultura Popular; Bernizetti Zorthea, do conselho municipal de Assistência Social, dentre outros. Por sua vez, Edmundo Ribeiro Kroger, da ONG Cecup, disse que ainda esta semana terá audiência com representantes do Ministério Público de Ilhéus. A proposta é oportunizar a continuidade dos monitores no Peti, cujo processo seletivo de novos técnicos se dará ainda este semestre. “Os critérios de avaliação dos monitores serão feitos por uma comissão formada por representantes da Procuradoria Geral do município e dos conselhos municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar e da Cecup.

Prefeitura de Ilhéus reforça áreas próximas aos pontos de ônibus para evitar buracos

Todos os pontos de ônibus que recebem um intenso fluxo de coletivos diariamente em Ilhéus serão contemplados com um cronograma desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, para reforçar os pisos das áreas paralelas. Alguns já começaram a receber baias de proteção, onde estão sendo colocados ferragens e concreto reforçado, a fim de impedir a formação de buracos devido ao peso desses veículos.

Segundo explicou o secretário Carlos Freitas, o serviço visa extinguir a formação dessas cavidades “que acabam gerando novos buracos e aumentando o trabalho da equipe”. Ainda de acordo com ele, as baias de proteção já foram instaladas em diversos pontos da cidade, a exemplo da Rua Tiradentes, no centro; Avenida Canavieiras, Avenida Lótus, no Nelson Costa e em alguns pontos do bairro do Malhado, como a Avenida Antônio Carlos Magalhães. A previsão da Secretaria é de que o trabalho de reforço seja concluído dentro do prazo de 60 dias.

Além de otimizar o trabalho da Prefeitura, que vem realizando reparos como esse com recursos próprios, o atual governo visa diminuir os transtornos causados aos usuários dos transportes públicos. Em dias de chuvas, muitos são surpreendidos ao passar pelos buracos, podendo até se machucar. O início do ano letivo, quando centenas de alunos passarão a utilizar novamente o serviço também motivou o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a solicitar a intensificação dessas obras de reforço.

XII Regata Salvador – Ilhéus acontece neste fim de semana

Ilhéus vai sediar neste próximo fim de semana, dias 30 e 31, mais uma edição de um dos maiores eventos náuticos realizados na Bahia: a XII Regata Salvador – Ilhéus. O evento já está consolidado no calendário de eventos náuticos do estado, já que é considerado a única regata oceânica de longo percurso realizado nas águas baianas. Além de integrar os velejadores das duas cidades, a Regata estimula o companheirismo entre as equipes e apresenta o município de Ilhéus como alternativa para os praticantes do esporte na costa baiana.

De acordo com o Coordenador da Regata e diretor de Vela do Ilhéus Iate Clube, Marcelo Tavares, este ano a Regata contará também com a participação dos veleiros Delta 32’ e 36’, que realizarão o I Delta Trophy, paralelo ao evento. “Esta será uma ótima oportunidade para rever amigos e até para reciclarmos e trocarmos conhecimentos e novas experiências”. Cerca de 120 milhas náuticas separam Ilhéus da capital baiana e, por isso, o percurso deve ser realizado em 15 horas.

Ainda de acordo com Marcelo, 25 veleiros já confirmaram presença. “Cerca de 150 pessoas devem participar do evento, que também deve ser prestigiado pelas famílias do velejadores”, afirmou. A programação da Regata se inicia com a saída dos veleiros por volta das 13 horas da sexta-feira, dia 30, de Salvador, com chegada prevista para as 5 da manhã do sábado, dia 31, no Iate Clube de Ilhéus. Ainda no sábado, eles participam de uma feijoada de confraternização e de um coquetel para a entrega dos troféus, por volta das 18 horas.

Turismo – Após o Coquetel, que terá entre seus convidados o prefeito Newton Lima, os velejadores partem para uma programação turística no centro histórico local. “No domingo, muitos veleiros retornam às suas cidades e outros permanecem em Ilhéus, como já é de costume”, salientou Marcelo. Para o secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, além de promover esta modalidade esportiva, “a iniciativa estimula o turismo náutico entre as duas cidades”, completou. O evento é organizado pelo Iate Clube, com o apoio da secretaria municipal de Turismo.

Bahia Pesca em Ilhéus e Canavieiras

Na próxima sexta-feira (30), o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, vai estar em Ilhéus para anunciar o plano de ação para a região, com o objetivo de fomentar e desenvolver as atividades de pesca e aqüicultura.
Para tanto segue a programação da visita e da entrevista coletiva à imprensa.

Programação da Bahia Pesca

Assunto: Plano de ação para Ilhéus e região

O que: – Entrevista coletiva à imprensa

Quem: – Isaac Albagli – Diretor-presidente da Bahia Pesca

Local: – 30 de janeiro de 2009 às 9h30 no Iate Clube

– 10h30 – Visita ao local onde será construído o futuro Porto de Ilhéus/terminal pesqueiro

– 12h30 – Almoço com a Imprensa em Banco da Vitória

Obs: na entrevista coletiva o presidente da Bahia Pesca vai falar das ações a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado no fomento e desenvolvimento da atividade pesqueira na região de Ilhéus,com abrangência aos municípios vizinhos e da construção do futuro porto/terminal pesqueiro de Ilhéus.

Programação

5ª feira (29/01)

– 14h25 – Saída de Salvador
– 15h05 – Chegada a Ilhéus
– 17h00 – Visita à UESC (Universidade de Santa Cruz)

6ª feira (30/-01)

– 8h30 – Visita à Câmara dos Vereadores
– 9h30 – Coletiva à Imprensa na sede do Iate Clube
– 10h30 – Visita ao local onde será construído o novo porto/terminal pesqueiro de Ilhéus
– 12h30 –Almoço com a imprensa em Banco da Vitória
– 15h30 – Ida a Canavieiras

Sábado

– 13h15 – Retorno para Salvador

Adilson Fonsêca – Assessor de Comunicação
(Jornalista – DRT 969/BA)

CONVERSA PERCUSSIVA COM RUI REIS‏

O Espaço Cultural CASA ABERTA promove: CONVERSA PERCUSSIVA – Com o percussionista RUI REIS.
A cada semana será abordado um rítmo ou instrumento com participacões de músicos de variados estilos.

Todas as Quartas – feiras – 19h

NESTA QUARTA – 28/01/2009
Explanação sobre pandeiro: técnicas e rítmos.

Espaço Cultural CASA ABERTA – Alto de São Sebastião (Outeiro) – Ilhéus – Bahia

Contato:
73-8803-5449 com Cris Passos

Governo da Bahia propõe reajuste linear de 5,9% para o funcionalismo

Com o objetivo de garantir aos servidores a manutenção dos valores reais dos salários, o governador Jaques Wagner enviou, nesta terça-feira (27), para a Assembléia Legislativa da Bahia, Projeto de Lei reajustando em 5,9% os vencimentos, soldos e gratificações dos cargos das diversas carreiras dos grupos ocupacionais do Poder Executivo. O reajuste linear de 5,9% carretará um impacto orçamentário de R$ 244.355.867,00 para este ano e de R$ 270.708.000,00 para o ano de 2010.

O Projeto de Lei altera as remunerações dos cargos, funções comissionadas e gratificadas, reajusta os vencimentos, soldos e gratificações dos cargos efetivos, dos cargos em comissão, das funções comissionadas e gratificadas, proventos e pensões da administração direta, autárquica e fundacional do Executivo baiano. Na mensagem dirigida ao Poder Legislativo, o governador solicita que na tramitação do Projeto de Lei seja observado o regime de urgência.

A proposição também tem por objetivo alterar a estrutura remuneratória dos cargos das carreiras de nível médio que integram o Grupo Ocupacional “Artes e Cultura”; dos cargos do Quadro Especial do CEPED, criado pelo art. 3º da Lei 8.631, de 12 de junho de 2003; do cargo de provimento temporário DAI-6; de cargos em comissão do Quadro do Magistério do Ensino Fundamental e Médio e da Função Gratificada FG – 1 do Magistério Público Superior, com o intuito de alinhar o seu vencimento básico ao novo valor do salário mínimo nacional, que vigora a partir de 1º de fevereiro próximo.

PROMO COMEMORA DIA DO COMÉRCIO EXTERIOR

EM 2009, O PROMO INVESTIRÁ NO AUMENTO DA CULTURA EXPORTADORA E NA ABERTURA DE NOVOS MERCADOS

28 de janeiro. Dia do comércio exterior. Para o Promo-Centro Internacional de Negócios da Bahia, que trabalha desde 1970 em prol do incremento das exportações baianas, a Bahia, apesar da crise internacional, tem muitas razões para comemoração.
De acordo com o Promo, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e mineração do Estado (SICM), muito tem se falado sobre a necessidade de expansão ainda maior das vendas externas baianas e do potencial do Estado para que isso se torne uma realidade. Mas afinal o que está impedindo o alcance deste objetivo?
“O que se constata é que, para atingir resultados mais significativos, torna-se fundamental, entre outras iniciativas, unir esforços para a formação de uma cultura exportadora no Estado”, declara Ricardo Saback, superintendente do Promo.

Segundo Saback, o caráter prioritário que o Governo Federal e Estadual vem tratando o tema das exportações seja através da Política Industrial, seja através dos recursos destinados à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) para a promoção do comércio exterior brasileiro, além da assistência, promoção e capacitação que a SICM desenvolve através do Promo junto às pequenas e médias empresas baianas, precisa encontrar ressonância no meio empresarial, para que os objetivos sejam efetivamente alcançados. “Isto não significa que o setor empresarial venha dispensando pouca atenção ao assunto. É que, face às circunstâncias adversas que o cenário internacional apresenta neste início de ano, a tarefa de incrementar as exportações é ainda mais dependente de forte mobilização”.

Neste sentido, o Promo tem trabalhado em conjunto com a iniciativa privada a fim de ampliar o universo de empresas, principalmente pequenas e médias, engajadas no comércio exterior. As ações voltadas ao conhecimento dos vários aspectos relacionados à atividade exportadora têm também o propósito de mostrar as vantagens a ela inerentes.

TREINAMENTOS
Além dos treinamentos que ocorrem durante as Oficinas de Comércio Exterior, palestras e cursos para segmentos específicos da indústria e comércio fazem parte da programação de capacitação do Promo para 2009.

PROJETO COMERCIAIS EXPORTADORAS
Constitui iniciativa importante também na direção de um maior esforço exportador do Promo o Projeto Comerciais Exportadoras que visa incentivar e aproximar pequenas e médias empresas de estruturas de comercialização voltadas para o mercado internacional. “O projeto pretende articular parcerias entre comerciais exportadoras e pequenas e médias empresas baianas em diversos segmentos que possuem potencial de exportação, mas que ainda não têm recursos e experiência para estabelecer internamente uma estrutura de comercialização voltada para o mercado internacional”, explica Saback.

METAS
De acordo com técnicos do Promo, dobrar a participação da Bahia nas exportações brasileiras a curto prazo é uma meta audaciosa como todas as metas devem ser. A ênfase na formação de uma cultura exportadora no Estado é fundamental, já que é ainda bastante concentrada a participação de empresas na pauta de exportação baiana. Despertar o interesse de empresas que, embora capazes, hesitem em atuar no mercado externo é um dos principais objetivos.

“A implementação de outras ações, como a reestruturação dos portais de informação, assessoramento e divulgação de oportunidades de negócios, a pesquisa constante de mercados para os produtos baianos, a melhor divulgação do produto baiano no exterior, por intermédio da participação de feiras e missões comerciais, é imprescindível serem mantidos para que resultados mais favoráveis sejam alcançados ainda em 2009”, acrescenta Saback.

ABERTURA DE NOVOS MERCADOS
Ações de promoção e de diversificação de mercados empreendidas por diversas empresas exportadoras têm sido apoiadas pelo Governo do Estado através do Promo, especialmente nas áreas de sisal, rochas ornamentais e alimentos.

De acordo com estatísticas do Promo, mercados não tradicionais como México, China, Cingapura, Venezuela, Coréia do Sul, Índia, Indonésia e Peru figuram dentre os maiores destinos das vendas externas baianas em 2008 num esforço de diversificação de mercados consistente, que ampliaram a participação baiana no comércio internacional.

Segundo estudos do Promo, o crescimento das exportações baianas só poderá ser sustentável numa perspectiva de médio e longo prazo se for possível garantir uma pauta exportadora diversificada em produtos e mercados. Além disso, é necessário aumentar a participação de produtos com maior valor agregado.

O Promo acredita que, na medida em que o epicentro da crise está nos países desenvolvidos, é preciso investir na abertura de novos mercados, sobretudo em países emergentes para que o fluxo de comércio revigorado ajude a manter o ciclo econômico do estado e do país em movimento.

“A diversificação de mercados e produtos constitui-se em dimensão relevante da estratégia de combate aos efeitos da crise financeira internacional na medida em que conduz a uma menor dependência em relação aos mercados centrais e reforça o papel das exportações como instrumento de fortalecimento da capacidade da economia do País de absorver choques externos”, explica o superintendente do Promo, Ricardo Saback.

Segundo ele, o trabalho de busca por novos mercados é importante para o enfrentamento da crise global provocada pelos países ricos. “As iniciativas de cooperação entre os países emergentes devem ser intensificadas no sentido de superar obstáculos – que não são poucos nem devem ser menosprezados – para a abertura de novas janelas de oportunidades que consolidem o aumento do fluxo de comércio entre esses países”.

Saback continua, “precisamos de uma política agressiva de promoção das exportações. Não se trata apenas de fazer mais, mas de fazer diferente. A nova estratégia requer uma sintonia entre governo e exportadores para vencer barreiras técnicas e fitossanitárias para entrar em canais de distribuição, promovendo a imagem de qualidade do produto e também do destino turístico baiano”.

INDIA
Pensando nessas novas estratégias, o Promo começou a desenvolver mais intensamente estudos de mercados emergentes e a possibilidade de inserção dos produtos baianos neles. O primeiro trabalho de 2009 foi realizado com a Índia, onde foram identificadas oportunidades em diversos segmentos.

Através de análises que cruzaram os dados sobre as importações indianas do Brasil e do mundo, seu dinamismo, performance e potencial importador a ser explorado, versus a pauta baiana de exportação para a Índia e para o mundo, produtos potenciais e perspectivas de crescimento, foram definidos 158 produtos prioritários de exportação da Bahia para a Índia.

Para efeito de demonstração desse trabalho e com foco no perfil dos programas do Promo, voltados prioritariamente para as médias e pequenas empresas, foram selecionados 20 produtos para informações mais detalhadas, levando em consideração o segmento, porte da empresa na Bahia e potencialidade de expansão de produção

Essas informações poderão ser estendidas aos 158 produtos considerados prioritários e balizarão iniciativas de promoção comercial no mercado indiano, assim como possíveis missões comerciais a serem organizadas para diversificação e ampliação da pauta de exportações do estado.

COMÉRCIO BILATERAL BAHIA x INDIA
A corrente de comércio entre a Bahia e a Índia passou de US$ 25 milhões para US$ 141 milhões entre 2003 e 2008, aumentando assim o comércio bilateral em 541,6%. As exportações baianas no período aumentaram em média 9,3% ao ano nos últimos cinco anos. Em 2008, as exportações para Índia superam o valor de 2007, atingindo US$ 32,5 milhões, 27,8% acima do ano anterior.

As importações também crescem, inclusive acima das exportações, em média 62% ao ano. Em 2008, atingiram o recorde de US$ 108,4 milhões, determinadas por volume significativo de compras de óleo diesel pela Petrobrás (86% desse total).

As vendas baianas são predominantemente de produtos petroquímicos (mais de 88% de participação em 2008), principalmente acrilonitrila (49,4% de participação em 2008). Pedras preciosas, sisal, algodão, cravo e óleo de soja formam o restante da pauta, que tem ainda grande potencial.

ASCOM-PROMO | Manuela Pierk DRT 2062 | Tel.: 71 2101-9410

Governo da Bahia institui bolsa de R$ 2 mil para atletas

O governador Jaques Wagner sancionou, nesta terça-feira (27), a Lei 11.363/2009, que institui o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte. A nova lei prevê uma bolsa-auxílio batizada de Bolsa Esporte, estabelecendo um benefício de até R$ 2 mil por mês, para atletas e paratletas baianos.
Para pleitear o apoio, os atletas terão que apresentar um plano anual de participação em competições e de treinamento. Não ter sofrido penalidade imposta por tribunais de Justiça Desportiva, federações ou confederações das modalidades correspondentes, nos últimos dois anos, também é pré-requisito.
Uma comissão formada por cinco membros nomeados pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos vai coordenar, monitorar e avaliar as ações do programa. Terá também a responsabilidade de deliberar sobre a concessão, a renovação e o desligamento dos participantes.

Fixado preço mínimo para piaçava na Bahia e Amazonas

Os preços mínimos para piaçava (fibra) foram publicados, nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU). Os estados contemplados foram Bahia, com valor inicial por quilo de piaçava a R$ 1,67, e Amazonas, com R$ 1,07.
De acordo com o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sílvio Farnese, a piaçava faz parte dos produtos extrativistas da biodiversidade do programa de apoio à comercialização dos produtores. “No decorrer de 2008, foram publicados os preços mínimos para o babaçu, açaí, borracha e pequi. Neste ano, ainda serão definidos novos preços mínimos para outros produtos”, explicou.
Os valores foram aprovados pelo voto n° 153 de 2008, do Conselho Monetário Nacional (CMN), e terão vigência até 30 de junho de 2009. Vale ressaltar que os preços mínimos serão assegurados aos produtores enquadrados no artigo 3º da Lei 11.326, com operações de Empréstimo do Governo Federal (EGF) ou subvenção de preços.