Câmara aprova a reforma administrativa da Prefeitura

Durante sessão extraordinária realizada na manhã de hoje (31), a Câmara Municipal aprovou, com emendas, o projeto de lei da reforma administrativa da Prefeitura de Ilhéus. A reforma aprovada nesta quarta-feira é o resultado final de inúmeros debates e de várias contribuições da Câmara de Vereadores e da sociedade ilheense. A futura estrutura de poder foi amplamente discutida pelo Poder Legislativo durante sessão especial realizada este mês com a presença dos diversos segmentos organizados do município.

A nova estrutura administrativa é composta por quatro órgãos sistêmicos (Gabinete do Prefeito, Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Secretaria de Administração e Secretaria da Fazenda) e doze órgãos de funções finalistas (Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, Secretaria de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, Secretaria de Assistência Social e Trabalho e Secretaria de Esporte e Cidadania), além de administrações regionais e administrações de bairro.
No âmbito da administração centralizada, encontram-se incluídos ainda dois órgãos de função de assessoramento (Procuradoria Geral e Controladoria Geral). Já na área da administração descentralizada, o município de Ilhéus continuará contando em seu organograma geral com a Fundação Cultural (Fundaci) e com a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Desde o início das discussões, o prefeito Newton Lima deixou claro o seu desejo de “enxugar a máquina administrativa para que o município conseguisse retomar sua capacidade de investimentos”. No entanto, vereadores e representantes da sociedade entenderam que, além desse enxugamento de gastos, era fundamental também criar uma estrutura capaz de atender às demandas vigentes e às estratégias voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *