Prefeitura Municipal de Ilhéus

Em nome da unidade, Newton Lima abre mão de candidatura da Amurc

Fundação Cultural de Ilhéus encerra programação natalina

Novas paradas de transatlânticos acontecem amanha e quinta-feira

Em nome da unidade, Newton Lima abre mão de candidatura da Amurc

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, reuniu-se ontem, 22, em seu gabinete, com os prefeitos eleitos Capitão Azevedo, de Itabuna; Moacir Leite, Uruçuca; Lenildo, de Ibicaraí, e o vereador/coordenador regional do PCdoB, Wenceslau., quando na oportunidade anunciou a retirada de sua pré-candidatura `a presidência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), por considerar que o melhor caminho para a entidade é a construção de uma chapa única, onde as cores partidárias sejam colocadas em segundo plano em prol do fortalecimento da Amurc, neste momento ímpar que a região passa.
Explicou Newton Lima que, em tempos de crise internacional, onde a nossa região está prestes a ser contemplada com o projeto Intermodal, que compreende a implantação do Porto Sul, novo aeroporto e a ferrovia Oeste-Leste, e ainda a Zona de Processamento de Exportação (ZPE),, cabe à todos os prefeitos a grandeza de espírito público, pois, “mais importante de quem será o presidente da Amurc, é a manutenção da unidade e o fortalecimento da representatividade da entidade”. Na sua opinião, a Amurc precisa chegar mais perto dos prefeitos e dos problemas vivenciados por todos, buscando apontar soluções e encaminhar reivindicações às esferas federal e estadual.
Moacir Leite, prefeito eleito de Uruçuca, concordou com Newton Lima, e disse que somente com uma Amurc forte pode tratar dos problemas citados, e citou como exemplo a crise que ainda vive o aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, que, com cancelamento de vôos, prejudicou a economia de toda uma região. Outro grave problema apontado por ele, refere-se às bacias hidrográficas regionais, onde a Amurc tem a obrigação de exigir papel de destaque nas mesas de negociações.
Já o prefeito eleito de Itabuna, Capitão Azevedo, afirmou também que não colocará nenhum tipo de empecilho no sentido de contribuir com a unidade na Amurc. Azevedo lembrou que os prefeitos devem fazer a defesa veemente da Ceplac, e ainda brindou á todos com histórias de sua campanha eleitoral, onde a classe menos favorecida foi primordial na sua eleição.
Por sua vez, o prefeito Lenildo, de Ibicaraí, lembrou que os programas do território da cidadania do Governo Federal são um excelente caminho para diminuir as desigualdades dos municípios da região. Para Lenildo, os prefeitos têm que ter em mente que, problemas de um município acabam se refletindo nos demais, e citou o exemplo da saúde.
Presente á reunião, o presidente da Executiva Municipal do PSB de Ilhéus, Magno Lavigne – que era coordenador da pré-candidatura de Newton Lima -, enfatizou a necessidade dos prefeitos elaborarem uma carta de intenção,onde fique explícito to posicionamento de todos com relação ao funcionamento da Amurc. À pedido do prefeito Newton, Magno se colocou á disposição para colaborar no processo eleitoral, visando garantir a unidade regional e os interesses comuns.
Da reunião, ainda fizeram parte Josias Miguel, assessor do Capitão Fábio Azevedo; Gilvan Tavares, secretário de Finanças de Ilhéus; José Nazal Pacheco Soub, secretário de Governo de Ilhéus, e o assessor de Comunicação, Marcos Corrêa. Ao final, os prefeitos concordaram em realizar uma nova reunião na cidade de Porto Seguro, no próximo sábado, dia 27, á convite do prefeito eleito Gilberto Abade (PSB).

Fundação Cultural de Ilhéus encerra programação natalina

Além do grande apelo das lojas para as compras de fim de ano, outro motivo chamou a atenção das pessoas que estiveram no comércio de Ilhéus na noite desta segunda-feira, dia 22. Foi o encerramento da programação natalina da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) que promoveu diversas apresentações artísticas em vários pontos do centro da cidade. A iniciativa agradou e muito empresários, comerciários e, principalmente, os consumidores.
O encerramento da programação de natal ficou por conta do Coral do Projeto Fascinarte, da própria Fundaci, formado por um grupo de pessoas da Melhoridade. A apresentação aconteceu nas escadarias do Palácio Paranaguá, e reuniu dezenas de pessoas em frente a sede do governo municipal. A presidente da Associação de empresários do Quarteirão Jorge Amado, a empresária Nadia Argolo, elogiou a iniciativa. “A prefeitura de Ilhéus está de parabéns por estimular o movimento no comércio e aquecendo, ainda mais, as vendas de fim de ano”, afirmou.
A programação da Fundaci para o natal foi aberta no último dia 16 com as apresentações do Coral da Ceplac e da Filarmônica Capitania dos Ilhéus. No dia 17 se apresentaram os alunos do Coral da Escola Music Place e no dia 18 foi a vez do Coral da Igreja Batista Lindinópolis. Também fizeram parte da programação especial o projeto Fim de Tarde Música ao vivo e o presépio vivo e coral da Associação de Pré-idosos do sul da Bahia. Para a presidente da Fundaci, Eugênia Célia Siqueira “a música é sempre é uma ótima opção de entretenimento, além de incrementar a data”.

Novas paradas de transatlânticos acontecem amanha e quinta-feira

Os navios MSC Música e Sovereign of the seas param pela segunda vez, amanhã (24), no Porto de Ilhéus. Chegam às primeiras horas da manhã e zarpam ao cair da noite do mesmo dia, levando centenas de turistas em excursão pelo litoral brasileiro. Até o final da temporada, cada um destes transatlânticos faz um total de 12 paradas no porto da cidade. No dia do Natal (25), é a vez no Zenith aportar em Ilhéus, em sua única parada da temporada na cidade.
O espetáculo dos transatlânticos pelas águas oceânicas de Ilhéus se repete até 20 de março do próximo ano. Por sua beleza e imponência, os navios, principalmente os maiores, se tornaram um verdadeiro show para turistas e a população da cidade. De bandeiras de várias nacionalidades, as embarcações chegam do norte e sul, rumando para um destino turístico com hóspedes de diversas partes do Brasil e do mundo.
Seguindo o calendário das paradas dos transatlânticos, depois do Zenith o próximo a aportar na cidade é o MSC Música, que chega novamente em 28 de dezembro. No dia seguinte, o MSC Sinfonia marca sua segunda parada no Porto de Ilhéus. O Costa Mágica, o maior da temporada e considerado um dos “gigante dos mares” atraca no dia 30. Em 31 de dezembro acontece mais uma parada do Sovereign of the seas. O “gigante dos mares” volta no dia 7 de janeiro.
De todos os transatlânticos que fazem a rota dos cruzeiros pelo litoral brasileiro, um dos maiores é o Costa Mágica, o mesmo que abriu a temporada 2008/2009. Tem capacidade para mais de três mil hóspedes e mil tripulantes. O MSC Música é o segundo maior dos cruzeiros que aportam em Ilhéus, com capacidade para 3.013 passageiros e uma tripulação de 987 pessoas.
Desde que os transatlânticos começaram aportar na cidade (2006/2007), a cada temporada sobe o volume de paradas e visitantes que chegam através dos navios. Na de 2007/2008, o aumento foi de 12, sendo que a anterior o registro aponta 30 paradas, Já na de 2008/2009, estão previstas 46 até 31 de março. Em média, cada turista gasta R$ 150,00 na cidade, com o consumo de souvenires, passeios e alimentação. Eles movimentam a cidade e aquece a economia.
No Porto de Ilhéus, os turistas são recebidos pelo pessoal contratado pela Secretaria de Turismo. A razão é deixá-los à vontade na cidade difundida pelo escritor Jorge Amado, através de seus livros. O receptivo, geralmente utiliza pessoas caracterizadas de personagens do escritor, além de capoeiras, blocos afro e baianas. Um dos pontos mais procurados pelos cruzeiros é a Casa de Cultura Jorge Amado. As igrejas, o Bataclan, o Instituto Nossa Senhora da Piedade e o Teatro entre outros, são partes do patrimônio arquitetônico e histórico que os visitantes procuram conhecer na cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *