Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito Newton Lima esclarece operação da PF em Ilhéus

Abrigos de passageiros de ônibus são atrativos visuais em Ilhéus

Turistas continuam movimentando e aquecendo a economia da cidade

Saúde promove almoço, amanhã, para portadores de tuberculose e hanseníase

Entidade promove Natal Solidário para beneficiar pessoas com câncer

Jane Poeta grava CD em show que reúne amigos

Prefeito Newton Lima esclarece operação da PF em Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, disse considerar a Operação Vassoura-de-Bruxa deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última sexta-feira, 12, como uma medida salutar para o bem da administração pública, e de todo órgão que desenvolva suas atividades com recursos oriundos dos governos federais e estaduais, além das próprias verbas arrecadadas dos cidadãos através de arrecadações municipais. “Nossa obrigação como gestor é bem aplicar esses recursos, e além de prestar contas para as suas fontes de origens, também temos o dever de fornecer ao contribuinte a devida transparência no uso do dinheiro público”, afirmou.
Por isso, mostra-se surpreso que alguns órgãos de comunicação venham insistentemente tentando difundir inverdades sobre a sua opinião a respeito deste assunto. Lembra que no dia da ação desenvolvida pela PF, e que envolveu 30 prefeituras do interior da Bahia, ele se fez presente no início da manhã, permanecendo no Palácio Paranaguá – sede oficial da Prefeitura – por um período de duas horas, não só para tomar conhecimento dos fatos como também para determinar que os encarregados da operação tivessem todas as facilidades em seu trabalho.
Em sua opinião, a Operação Vassoura-de-Bruxa é um meio eficaz de descobrir irregularidades ou outro tipo de crime público, salientando que, se ações desse tipo já tivessem sido adotada anteriormente, “com certeza as Prefeituras de modo em geral, não estariam enfrentando tantos problemas de ordem financeira e sendo obrigadas a ressarcir o erário público por erros cometidos por gestores sem comprometimento com a honra de seu mandato”.
Disse ainda o prefeito Newton Lima que aguarda com tranqüilidade a possível convocação para prestar qualquer tipo de esclarecimento às investigações da PF, tanto que, logo que assumiu o cargo em setembro de 2007, uma de suas primeiras medidas foi criar a Controladoria Geral, que fiscaliza com rigor todos os tipos de contratos firmados pela Prefeitura, “e neste sentido, temos sido bastante rígidos, atendendo todos os requisitos básicos da administração pública”, finalizou.

Abrigos de passageiros de ônibus são atrativos visuais em Ilhéus

Ao condenar a ação freqüente de vandalismo no conjunto de abrigos para passageiros de ônibus recentemente instalados na rua Tiradentes – centro da cidade –, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Transportes e Trânsito e Assessoria de Comunicação Social, decidiu investir novamente na inovação visual desses abrigos, cujos painéis fotográficos, retratando pontos turísticos e históricos da cidade haviam sido destruídos por atos de vandalismo. Um dos objetivos é a necessidade de preservar e zelar o patrimônio público municipal,buscando ao mesmo tempo tornar os espaços mais atrativos.
Nesse sentido, a Prefeitura voltou a cuidar do embelezamento dos quatro abrigos para passageiros de ônibus, através da colocação de novos painéis que retratam os pontos turísticos do município. Nas últimas todos eles foram danificados o que levou o município a adotar essa medida. Assim, no âmbito dessa ação o prefeito Newton Lima pede que as pessoas denunciem furtos, pichações e destruição de equipamentos públicos. A denúncia pode ser feita através do telefone gratuito 190, da Polícia Militar.
Já o secretário-interino de Transportes e Trânsito, Carlos Freitas, diz que as pessoas precisam lembrar que a manutenção desses abrigos para passageiros de ônibus é feita com dinheiro público, logo são elas próprias que arcam com os prejuízos causados por vândalos. Por isso, além de preservar é importante denunciar as depredações. Entre as ações mais freqüentes estão a destruição de luminárias, bancos e peças de acrílico.

Turistas continuam movimentando e aquecendo a economia da cidade

Depois de atracar os primeiros transatlânticos da temporada, o Porto de Ilhéus vai ficar sete dias sem receber os navios que trazem centenas de turistas para a cidade e municípios vizinhos. Após as paradas dos navios MSC Sinfonia e Sovereign of the seas, ontem ( 16) e hoje (17), o próximo a aportar é o MSC Música, que vem pela segunda vez nesta temporada: chega na manhã da véspera do Natal e zarpa no final da tarde. No mesmo dia, Ilhéus vai receber, novamente, o Sovereign of the seas, que está voltando de mais um cruzeiro pela costa brasileira.
A temporada dos transatlânticos começou em 1º de dezembro e se estende até 31 de março do próximo ano. Até lá, deverá passar mais de 100 mil cruzeiristas pela cidade, vindos de várias partes do Brasil e do exterior. As embarcações, em sua maioria, são de bandeira italiana. Deles, o maior é o Costa Mágica, o mesmo que abriu a temporada 2008/2009. Tem capacidade para mais de três mil hospedes e mil tripulantes. O MSC Música é o segundo maior dos cruzeiros que aportam em Ilhéus, com capacidade para 3.013 passageiros e uma tripulação de 987 pessoas.
Desde que os transatlânticos começaram aportar na cidade (2206/2007), a cada temporada sobe o volume de paradas e visitantes que chegam através dos navios. Na de 2007/2008, o aumento foi de 12, sendo que a anterior o registro aponta 30 paradas, Já na de 2008/2009, estão previstas 46 até 31 de março. Em média, cada turista gasta R$ 150,00 na cidade, com o consumo de souvenires, passeios e alimentação. Eles movimentam a cidade e aquece a economia.
São recebidos pelo pessoal contratado pela Secretaria de Turismo. A razão é deixá-los à vontade na cidade difundida pelo escritor Jorge Amado, através de seus livros. O receptivo, geralmente utiliza pessoas caracterizadas de personagens do escritor, além de capoeiras, blocos afro e baianas. Um dos pontos mais procurados pelos cruzeiristas é a Casa de Cultura Jorge Amado. As igrejas, o Bataclan, o Instituto Nossa Senhora da Piedade e o Teatro entre outros, são partes do patrimônio arquitetônico e histórico que os visitantes procuram conhecer na cidade

Saúde promove almoço, amanhã, para portadores de tuberculose e hanseníase

A equipe da Secretaria de Saúde que trabalha com portadores de tuberculose e hanseníase vai promover um almoço de confraternização para os pacientes. O evento acontece ao meio-dia de amanhã (18), na Cruzada do Bem pelo Bem. Para a realização do almoço natalino, a coordenação do evento contou com as secretarias de Saúde e Educação, além do apoio do comercio local, organizações não-governamentais (ONG’s) e o Lions Clube.
A enfermeira Jane Francisca Benjamin Moisés dos Santos, uma das coordenadoras, disse que o evento tem como finalidade levantar a auto-estima dos portadores dos males, uma vez que a ocasião do Natal propicia a solidariedade como forma de levar carinho e compreensão para quem necessita destes sentimentos. Durante o almoço de confraternização será realizada sorteios de brindes entre os pacientes.
Sensibilizados com as manifestações de solidariedade por parte de empresários da cidade e outros segmentos, os organizadores estão agradecendo as doações dos brindes e de outras referências que ajudaram a viabilizar a o almoço que será oferecido aos portadores de tuberculose e hanseníase.

Entidade promove Natal Solidário para beneficiar pessoas com câncer

Um natal mais feliz para pessoas portadoras de câncer, bem como para as famílias. É a proposta do evento Natal Solidário promovido pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AACP, que atualmente cuida de 15 pacientes em Ilhéus. O evento acontece nessa sexta-feira, dia 19, a partir das 14 horas na sede da entidade, localizada na Praça São Luís, nº 33, no Bairro da Conquista. A ação é voltada principalmente para as crianças cadastradas na AAPC, com idades que variam de 02 meses a 14 anos.
Durante toda a tarde elas e seus familiares participarão de atividades recreativas e de distribuição de lanches e de brindes. De acordo com a presidente da Casa de Apoio, Yeda Nunes Silva, o local não hospeda crianças, já que a cidade de Ilhéus não possui oncologia pediátrica, “porém, auxilia essas famílias com cestas básicas e medicamentos quando necessário, além de dar muito carinho”, afirmou.
Fundada em 04 de agosto de 2002, a Casa de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer, também conhecida como Casa Dom Eduardo realiza um trabalho singular no apoio à pessoas que estão em tratamento da doença ou ainda à pacientes de bairros distantes ou de cidades circunvizinhas que vêm aos hospitais locais, mas que não possuem local para se acomodar durante o tratamento. Na Casa de Apoio, os pacientes recebem acompanhamento psicológico, medicamentos, transporte, além de hospedagem para o enfermo e para seu acompanhante.
Ainda segundo Yeda Nunes, a comunidade pode ajudar a instituição fazendo a doação de presentes para as crianças. Os interessados em participar da ação promovida pela entidade podem entregar o presente doado na própria Casa de Apoio ou na Revistaria do comércio situada na Rua D.Pedro II, centro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3231- 1362.

Jane Poeta grava CD em show que reúne amigos

Quem gosta do estilo musical arrocha, o show da cantora Jane Poeta é uma ótima pedida para antecipar o clima de festas de final de ano. A artista se apresenta, a partir das 21 horas desta sexta-feira (19), na sede da Associação da Sucam, instituição que funciona na rua Severino Vieira, bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus. O show vai marcar a gravação do CD ao vivo da cantora, que entrou em uma nova fase e promete tirar o “fôlego” do público com muito balanço. Para participar deste momento que a cantora divide com amigos e seu público, o interessado deve desembolsar R$ 5,00.
Com o show da rainha dos teclados, como é conhecida Jane Poeta, a artista vai promover uma grande festa com a participação especial de nomes como as bandas Top Gan e Gênios. Os cantores Reny, Nildo Santos, e Benner, todos envolvidos nas batidas do arrocha, também vão assinar seus nomes no disco que Jane gravará ao vivo. Ela disse que o show, como o disco, será muito rico, uma vez que reunirá grandes nomes do estilo musical mais tocado na Bahia.
Além de gravar o CD, Jane está aproveitando o show que reunirá amigos de peso do cenário musical do arrocha, para lançar seu novo CD. Disse que é uma excelente oportunidade de assistir os maiores nomes do estilo da cidade. “Você não pode perder essa festa”, falou se referindo ao espetáculo que conta com o apoio da Assessoria de Imprensa de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *