Ilhéus intensifica luta contra o transmissor da dengue
Clube da Excelência reunirá Costas do Cacau e do Dendê
Salvador consegue posição de destaque na Corrida Temática
Reforma da ponte Lomanto Júnior segue em ritmo final
Ilhéus intensifica luta contra o transmissor da dengue
A Secretaria de Saúde de Ilhéus está intensificando ações de combate à dengue, apesar do índice de infestação da doença no município apresentar 2,9 por cento em algumas áreas onde o trabalho dos agentes é dificultado. Para chamar a atenção da população sobre os riscos da doença e a necessidade de eliminar os criadouros do transmissor da dengue, será realizada uma caminhada, evento que acontece a partir das 8 horas desta quinta-feira (18), no centro de Ilhéus.
A caminhada sairá da frente do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, localizado na avenida Canavieiras, e percorrerá algumas ruas do centro. Será encerrada na feira de saúde que vai ser instalada no largo Cultural e funcionará com folhetos explicativos e outros meios de informações sobre causas, efeitos e prevenções da dengue, segundo a secretária Marleide Figueiredo.
O evento vai reunir equipes da dengue e demais agentes de saúde, Corpo de Bombeiros, clubes de terceira-Idade e Correios. A fanfarra do IME se encarregará de puxar e animar a caminhada, que abrirá a campanha de luta contra o mosquito transmissor da dengue deste ano. A doença pode ser fatal em caso de reincidência, isso na manifestação da versão hemorrágica. Sob qualquer suspeita da doença, a secretária orienta a procurar auxilio médico, porque se diagnosticada rapidamente é possível evitar complicações.
Ela convida à população para participar das ações de prevenção da doença e de combate ao mosquito transmissor, entendendo que é responsabilidade de todos. Explicou que o trabalho é continuo, mas em épocas de chuvas, calor e sol há necessidade de intensificá-lo devido o clima propício para a infestação do Aedes aegypti. Nessa época, cresce a incidência de casos de dengue em decorrência da elevação dos criadouros, geralmente pneus, garrafas e vasos, entre outros objetos abandonados.
Justificou as ações dizendo que são extremamente relevantes, já que Ilhéus é uma cidade turística, possui porto e aeroporto, além de ficar próxima a Itabuna. A cidade vizinha tem infestação de 16,5 a 17 por cento, de acordo com o Levantamento Rápido de Infestação (Lira). As ações que Ilhéus está intensificando para combater a doença serão realizadas em parcerias com o Corpo de Bombeiros e os Correios.
No caso dos correios, a parceria se resume em trabalhos educativos e de orientação à população, através de entrega de folhetos explicativos nas residências. Os Bombeiros vão auxiliar no combate diário contra o transmissor da dengue na retirada de lixo das encostas, partindo do principio que nos detritos ocorre um grande acúmulo de vasos plásticos que favorecem a multiplicação de criadouros do mosquito.
Como parceiro desta luta, a Prefeitura de Ilhéus conta ainda com a participação da Secretaria de Serviços Urbanos, que ficará responsável diretamente de retirar entulhos, pneus e demais objetos que facilitam a proliferação do Aedes aegypti.
A respeito dos 2,9 por cento de infestação existente no município, a secretária Marleide Oliveira disse que nas localidades do Teotônio Vilela, Basílio, Fundão e alto do Carvalho existem dificuldades de combater o mosquito. O trabalho de rotina é feito, mas, infelizmente as comunidades, involuntariamente, facilitam o surgimento de focos ao abandonar objetos que se tornam criadouros.
Clube da Excelência reunirá Costas do Cacau e do Dendê
Os exemplos de sucesso sobre Liderança, Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas estão sendo apresentados durante o 1º Encontro Regional do Clube da Excelência no Turismo – Costas do Cacau e do Dendê. O evento, que começou nesta segunda-feira, dia 15 e prossegue nesta terça-feira, dia 16, encerra as atividades do ano e também está sendo uma ótima oportunidade para que se possa ampliar relacionamentos profissionais com mais de 100 empresas dos segmentos de hospedagem, alimentos e bebidas, agências de turismo e atrativos das costas do Cacau e do Dendê.
O evento, que está sendo realizado no Hotel Jardim Atlântico, zona sul de Ilhéus, tem entre seus objetivos a criação de condições para que o participante compreenda que a qualidade de sua atitude norteia os rumos do seu próprio negócio. As técnicas são repassadas através de 26 oficinas quinzenais, desde o mês de julho deste ano. Nestes encontros, o empresário é motivado à reciclagem e à busca de novos conhecimentos, com a aplicação de modernas ferramentas de gestão empresarial sobre diversos temas.
As oficinas são ministradas pela consultora Nelma Costa Fidelis, mestranda em Antropologia, com pós-graduação em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); especialista em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral, com graduação em Psicologia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela PUC-MG. Ela também é desenvolvedora do Programa de Capacitação Clube da Excelência no Turismo aplicado em todas as regiões turísticas da Bahia e do Ceará.
Na Costa do Cacau, as oficinas acontecem, em Ilhéus e Itacaré, reunindo empresários dos segmentos envolvidos. Para o representante regional da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), Alfredo Landim, as oficinas do Clube de Excelência são bem avaliadas por contribuir para que o empresariado melhore as práticas econômicas e aspectos organizacionais da empresa. Já Everaldo de Souza Santos destaca que os temas abordados dão oportunidade ao empresário de colocar em prática o aprendizado. Cita como exemplo a aplicação da avaliação do nível de satisfação dos clientes de sua pousada, com excelentes resultados.
Nesta terça-feira, o 1º Encontro Regional do Clube da Excelência no Turismo – Costas do Cacau e do Dendê será aberto às 8h30min, dando seqüência às atividades de integração. Às 10 horas apresentação de Case de Sucesso: Liderança, por Áttila Seabra Eiras, do Mar Aberto Bar e Restaurante, de Ilhéus; Planejamento Estratégico por Simone Lopo e Claudio Lopo, de Passeios na Floresta, de Itacaré. Às 10h50min, “Formação de Equipe”, por Nelma Fidelis.
Às 14 horas, atividade de interação, seguida de apresentação do Instituto Aliança, por Niceira Cazara – Coordenação, Formação e Inserção em Hotelaria; 14h40min, Case de Sucesso: Gestão de Pessoas, por Fabiana Graciole, da Cabana Ariramba, de Itacaré; 15 h, palestra “Como Trabalhar Legal no Turismo”, pela advogada trabalhista Denise Batista; 16 horas, Case de Sucesso: Legalidade das Ações, por Rogério Blanco, Pousada Villa dos Corais, de Morro de São Paulo; e “Transformando Suor em Resultado”, por Úrsula Schoefer, Grupo Terra Mar, de Barra Grande. O encerramento será às 16h30min, com Coffee End.
São parceiros do Projeto Turismo Empreendedor Costa do Cacau: Acerti, Atil, Associação Viva Canavieiras, Câmara do Turismo da Costa do Cacau, Banco do Nordeste, Bahiatursa, secretarias de Turismo e Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), Senac, Costa do Cacau Convention Bureau e prefeituras de Ilhéus, Itacaré e Canavieiras.
Salvador consegue posição de destaque na Corrida Temática
Um total de 170 corredores da Bahia e de outros estados brasileiros participou da Corrida Temática Costa do Cacau, evento realizado na manhã de ontem (14), no centro histórico de Ilhéus. A corrida foi dominada por atletas de Salvador e apontou como os grandes vencedores Manuel de Jesus Teixeira e Giovana Santos Pereira, ambos da capital do Estado. O atleta completou o percurso de 10 quilômetros em 28min40seg e ela 36min20seg. O primeiro lugar do masculino foi um dos grandes maratonistas do Brasil e chegou a competir em grandes eventos desta natureza.
Da prova, a única corredora da região que conseguiu posição de destaque foi Marly Xavier dos Santos, que obteve a 5ª colocação ao fazer o percurso em 41min18seg. No masculino, o quadro ficou distribuído da seguinte maneira: José Everaldo da Silva (29min26seg), Antonio Raimundo Neris de Oliveira (30min24seg), Mário Sergio Leocadie (30min36seg) e Edilson Marinho dos Santos (31min48seg). Todos são de Salvador.
Também no geral do feminino Salvador levou a melhor. O segundo lugar ficou com Claudiana Ferreira dos Santos que percorreu o circuito da competição em 38min45seg. Ela foi seguida de Eliane Costa de Jesus (40min42seg), Luciane da Silva (41min07seg). Um total de três mil reais foi distribuído entre os cinco primeiros lugares das duas categorias. Participaram atletas da região, Salvador e outras partes da Bahia, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.
Reforma da ponte Lomanto Júnior segue em ritmo final
Após passar por mais uma etapa, a reforma da ponte Lomanto Júnior, que liga Ilhéus à zona sul da cidade segue rumo à finalização. Semana passada, técnicos do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) e da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras implantaram um cronograma para a realização imediata do asfaltamento de ambas as faixas da ponte. Com a estiagem o cronograma formulado foi cumprido dentro do prazo de dois dias.
De acordo com secretário da pasta, Paulo Goulart a etapa final da reforma da ponte segue com a colocação da sinalização horizontal, além de pinturas de meio-fio e colocação da iluminação cênica, entre outros serviços de retoque. “Acreditamos que dentro de poucos dias, a reforma será concluída e a cidade poderá dispor de uma ponte mais segura”.
Goulart salientou ainda que, mesmo em fase de conclusão, alguns serviços poderão interditar uma das faixas da ponte. “Por isso, pedimos a compreensão de todos. Este apoio da comunidade tem sido fundamental para o bom andamento das obras”, salientou. A previsão da secretaria é que a reforma seja concluída até o início desta semana, período que antecede as festas de fim de ano, quando o movimento da ponte se torna ainda mais intenso.