Contran proíbe kits de faróis de xenon

Os faróis de xenon, um acessório instalado em milhares de veículos no Brasil está com os dias contados. Polêmico, o farol entrou na mira do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que editou uma série de medidas para evitar que a guerra de luzes se transforme em acidentes. A partir de 1° de janeiro de 2009, serão exigidos equipamentos sofisticados para circular com este tipo de farol.

A resolução do Contran diz que só poderão rodar com faróis de xenon carros que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas. Este equipamento impede que o facho do farol suba e ofusque outros motoristas.

Também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz. Estas tecnologias vem instaladas de fábrica em carros luxuosos, mas não estão nos kits de adaptação vendidos no Brasil. Por isso, na prática, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro, vai ter que tirá-los. A multa para este tipo de infração será de R$ 127 e retenção do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *