Quatro fazendas de Canavieiras estão com a produção de camarão afetada por um vírus conhecido como ‘mancha-branca’, que causa a morte do pescado e deixa pontos descolorados na carapaça do animal. A conclusão é de um exame realizado em 12 fazendas de criação de camarão do município.
De acordo com André Zapelini, presidente da Associação de Criadores de Camarão de Canavieiras, o vírus já impactou em mais de R$ 1 milhão na produção. ‘Esta doença não pode ser combatida, temos de conviver com ela’, disse. Ele explica ainda que o vírus é disseminado por corrente maritima, e já afetou a pesca no estado de Santa Catarina, além de Equador, México e países da Ásia.
Técnicos garantem que não há risco para o consumidor. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) embargou as fazendas e só as reabrirá após a adoção de medidas de biossegurança, como a realização de calagem nos tanques, para controle da doença. Em Canavieiras, a atividade pesqueira é uma das que mais gerão emprego, são mais de 300 empregos diretos e outros 300 indiretos.