Prefeitura Municipal de Ilhéus

Café Filosófico acontece na manhã de 28 de novembro no IME

Perpétua Marques realiza Mostra Artística e Cultural

Prefeitura organiza cidade Para a chegada do verão

CEO de Ilhéus contabiliza mais de 2 mil atendimentos

Banco da Vitória inicia festa em louvor à N. Sra da Conceição

Jorge Solla vai inaugurar Atendimento Domiciliar no Hospital Geral

Café Filosófico acontece na manhã de 28 de novembro no IME

A partir das 8 horas de amanhã (28) os alunos da 8º série do ensino fundamental do turno matutino do Instituto Municipal de Ensino (IME) estarão envolvidos com o Café Filosófico. A iniciativa, que será encerrada ao meio-dia, consiste em apresentações de teatro e shows musicais, trabalhos de artes plásticas e literatura. O evento coordenado pela professora Walquiria Borges de Jesus tem como objetivo provocar a reflexão a respeito dos temais mais contundentes entre os adolescentes, tendo em vista os conflitos ocorridos neste período da vida.
Os temas serão tratados de uma maneira bem leve, no intuito de envolver os alunos nos diversos trabalhos que serão apresentados com base na identidade, sexualidade e higiene, entre outras questões. É uma maneira de trazer para a discussão os temas que podem reduzir os conflitos próprios da adolescência, como explicou a coordenadora da iniciativa denominada Juventude e Adolescência, voltada para cerca de 160 alunos.
A professora disse que o Café Filosófico foi elaborado a partir de algumas experiências de vida. Volta-se para outras questões, como amizade e o conhecimento de si e dos outros, além daquelas que foram citadas. Walquiria Borges explicou que o evento foi elaborado para tornar o aluno sujeito pensante, capaz de transmitir conhecimentos para outros indivíduos e provocar reflexões que possam melhorar as relações.
Como preparativo para realização do Café Filosófico, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras com o pessoal do Grupo de Apoio à Prevenção à Adis (Gapa). Neste contato, foram passadas informações a respeito da sexualidade, higiene e outras de interesse dos estudantes. As formas de contágio da doença, as conseqüências que o HIV traz para portadores e familiares, foram focalizadas nas palestras.

Perpétua Marques realiza Mostra Artística e Cultural

Abordando os cuidados com o Meio Ambiente, a III Mostra Artística e Cultural promovida pela Escola Municipal Perpétua Marques acontece desta quinta-feira (27) até sábado (29) pela manhã. Apresentações de dança, música, recital de poesias, jogos e brincadeiras giram em torno do tema central deste ano: “Na trilha da preservação ambiental: uma pessoa pode fazer toda a diferença”. As atividades, abertas ao público, acontecem das 8h30min às 11h30min e das 14 às 17 horas.
De acordo com a diretora da Escola Perpétua Marques, Silvana Patrícia Santana, o objetivo da Mostra, que envolveu estudantes, professores, coordenadores, funcionários e pais, é a sensibilização todos no sentido de criar atitudes de preservação ambiental. “Cada aluno pôde se reconhecer como agentes transformadores e responsáveis pelo meio em que vivem”, complementou.
No primeiro dia da Mostra, foi programada apresentação do Projeto Capoeira Brasileira, com Negra Raiz, Samba de Roda e Maculelê. Em seguida, estagiários do curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) convidaram os participantes do evento para uma avaliação nutricional. O grupo Space Dance, do bairro da Conquista, também marcou presença no evento.
As turmas trabalharam sub-temas diferentes, todos ligados à preservação ambiental. O Infantil 04 ficou com “A Fauna e a Flora e o Lixo Divertido”. Já o Infantil 05 foi dividido entre ”Os Guardiões da Natureza” e “A reciclagem do Papel e a Preservação das Matas”. O 1º Básico também foi separado entre “A Reinvenção da Fauna e a Recliclagem” e “Debaixo D’Água”.
Os alunos ainda apresentaram poesias, parlendas (rimas infantis), músicas, cantigas de roda, literatura, curiosidades, jogos e brincadeiras. Eles também cantaram a música “Xote Ecológico”, da autoria de Luiz Gonzaga, e participaram do concurso “Guardiões da Natureza”. Para realizar as atividades da Mostra, os estudantes aplicaram conhecimentos de ciências, linguagem oral, leitura e escrita, matemática, artes e filosofia.

Prefeitura organiza cidade Para a chegada do verão

A Prefeitura de Ilhéus está fazendo a recomposição das pedras portuguesas da avenida Dois de Julho, no centro da cidade. A recuperação da calçada da via faz parte do encaminhamento da administração municipal, no sentido de preparar a cidade para o verão. A medida vai beneficiar os moradores do local e usuários da via pública, a exemplo daqueles que se utilizam da calçada para a prática de caminhadas diariamente. O trabalho é coordenado pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras do município.
Uma das principais vias do Quarteirão Jorge Amado, a Dois de Julho começa onde termina a avenida Soares Lopes. As duas compõem o principal cartão-postal de Ilhéus e são pontos bastante procurados pelos turistas, por oferecer a visão do morro de Pernambuco. A dois de Julho encontra-se em péssimo estado de conservação, apresentando muitos buracos na calçada, isso no trecho que vai do inicio até o Cristo Redentor.
Os buracos na calçada incomodam os usuários, principalmente às pessoas que costumam fazer caminhadas durante o dia e à noite. Inicialmente, os trabalhos estão concentrados na retirada das pedras que se encontram soltas e, posteriormente, elas serão recolocadas para acabar com os desníveis que podem ocasionar acidentes. Os serviços serão concluídos em pouco tempo, segundo estimativa dos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos.
Também como parte da estratégia da Prefeitura de Ilhéus para arrumar a cidade, tendo em vista a chegada do verão, foi feita a pintura do obelisco em homenagem aos heróis da Independência da Bahia. A mureta que circunda o monumento também foi pintada, permitindo mudança de aspecto da praça que fica no mesmo trecho da avenida Dois de Julho beneficiado pela iniciativa da administração municipal.

CEO de Ilhéus contabiliza mais de 2 mil atendimentos

Inaugurado no último aniversário da cidade, em 28 de Junho, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ilhéus já contabiliza 2.888 atendimentos. Estes números correspondem apenas às consultas iniciais, havendo ainda 622 procedimentos cirúrgicos, 499 tratamentos periodontais (gengiva), 1.345 endodontais (canal), 540 procedimentos clínicos, 154 urgências e 181 próteses.
As estatísticas equivalem aos quatro primeiros meses de funcionamento, já que os atendimentos realizados no mês de novembro ainda serão contabilizados. “O CEO está funcionando em sua plenitude, oferecendo todos os serviços aos pacientes encaminhados pela rede básica”, declarou o coordenador, Ledson Nogueira.
Um dos casos excepcionais do CEO foi de Antônio Teixeira Duarte, do povoado de Urucutuca. Ele, que precisava vender seus produtos, acordar às 4 horas da manhã e enfrentar cerca de uma hora de viagem, teve sua prótese feita em apenas uma semana. Sensibilizado com as dificuldades do paciente, o dentista protesista, Marcelo Teles, disponibilizou-se a efetuar todos os procedimentos em um único turno, entregando o instrumento em tempo recorde. O habitual é que o processo dure cerca de um mês.
Além do dentista protesista, o paciente foi atendido pela técnica em prótese dentária Fabíola Teles, a auxiliar de consultório Janete Matos e a auxiliar de laboratório Vanicéa Bento. Após receber a prótese total superior, o pequeno agricultor, voltou ainda ao CEO para os ajustes habituais do período de adequação. “Eu estou muito satisfeito, pois encontrei uma verdadeira família, que me acolheu e tratou muito bem”, declarou Antônio, agora com o sorriso completo.
A secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Oliveira, elogiou a iniciativa da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas ao ter sensibilidade quanto ao caso do morador de Urucutuca. “A determinação do prefeito Newton Lima é que a humanização dos atendimentos precisa acontecer em toda a rede pública, uma vez que os pacientes merecem ser tratados com dignidade e respeito”, declarou a secretária.

Banco da Vitória inicia festa em louvor à N. Sra da Conceição

Tendo como tema central “São Paulo: discípulo e Missionário”, os moradores do Banco da Vitória iniciam neste sábado, dia 29, as comemorações em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro. As homenagens prosseguem até o próximo dia 08, ponto do alto da festa. Já a programação religiosa será iniciada a partir das 19:30h deste sábado com o tema “Igreja: rede de comunidades” na igreja da Paróquia. O evento terá como pregador o bispo de Ilhéus Dom Mauro Montagnoli e tendo como convidados todos os núcleos e catequese.
A segunda noite da programação religiosa, no domingo, dia 30, traz como tema “Há uma só fé” e será ministrada pelo padre José Orlando de Carvalho. Os convidados da noite são o Núcleo da União, Infância e Adolescência Missionária, Casa Dom Bosco, Casa da Criança e Educandário. Já na segunda-feira, dia 01, a paróquia discute o tema “A unidade doutrinária é critério de Veracidade”, que terá como pregador o Pe. João Boaventura Oiticica e como convidados o Núcleo São Vicente Palloti, grupos de missa para os homens e paróquias de N. Sra. Aparecida do bairro do Malhado e Sagrado Coração de Jesus (Iguape).
A programação religiosa em louvou à Nossa Senhora da Conceição prossegue na terça-feira, dia 02, com o tema “Fraternidade entre as comunidades”, que será ministrado pelo Pe. Paulo Roberto Brandão e terá o Núcleo da Rua S. João, Pastoral da Criança, Seminários São Jorge e paróquias Santa Terezinha e Nossa Senhora da Escada como convidados. No 5º dia dos festejos religiosos, quarta-feira, dia 03 o tema a ser abordado é “Vocação à Santidade” pelo padre Getúlio Santos Souza. Para a noite, serão convidados o Núcleo Alto da Bela Vista, dizimistas, paróquias SS. Trindade do Teotônio Vilela e Santa Rita Conquista, além da comunidade São Paulo.
“A missão é de todos nós” é o tema da 6ª noite de festa e terá como pregador o Pe. Josafa Souza Cruz e como convidados o Núcleo Alto Santa Clara e famílias religiosas. No dia 05, sexta-feira, 7ª noite da programação religiosa o tema é “Opção pelos excluídos” com o Pe. Edmilson Vivas Batista. No sábado o tema a ser abordado será “Opção pela família”, com o Pe. Marcos Antônio Conceição Lemos, e no domingo, dia 07, o último tema a ser abordado será “Maria escolhida na plenitude dos tempos”, ministrado pelo padre Lourival Hélio Alves de Araújo.
O ponto alto das homenagens se concentra no dia 08, com alvorada às 5 da manhã, e missa seguida de procissão luminosa a partir das 19 horas. O evento de encerramento terá como pregado o Pe. Antônio Carlos Lucas da Trindade (Tota). De acordo com a organização, durante todos os dias da festa de N. S. da Conceição, barraquinhas estarão comercializando comidas típicas e objetos religiosos.

Jorge Solla vai inaugurar Atendimento Domiciliar no Hospital Geral, amanhã

O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, estará amanhã, 29, em Ilhéus, para inaugurar o serviço de Atendimento Domiciliar no Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. A solenidade está prevista para acontecer às 14 horas, e contará com a presença do prefeito Newton Lima, que já agendou com o secretário uma reunião particular para tratar da possibilidade de reabertura do Hospital e Maternidade Santa Isabel, no bairro Cidade Nova, cujo encerramento de atividades vem prejudicando toda a área de saúde do município.
Com relação ao Atendimento Domiciliar, o diretor do Hospital Geral, Gustavo César, explicou que se trata de um avanço inigualável, tanto para os pacientes como também para o próprio hospital, uma vez que o atendimento passa a ser realizado na casa do paciente, com mais conforto para ele, e diminui consideravelmente a movimentação dentro do hospital, possibilitando novos avanços.Este atendimento será realizado por duas equipes formadas por médicos, fisioterapeutas, entre outros.
De acordo com Gustavo César, as duas equipes têm capacidade de atender cerca de 60 pacientes/mês, com duas visitas semanais a cada paciente, sendo que 20 já estão cadastrados neste novo programa. “Isso é um avanço muito grande para a área de saúde e temos a plena convicção de que obterá total sucesso”, afirmou, salientando que, com o apoio do secretário Jorge Solla, o Hospital Geral Luiz Viana Filho vem se tornando uma referência no interior da Bahia na prestação de serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *