As restrições impostas pela Anac ao aeroporto de Ilhéus, que impedem as operações de vôos por instrumento, devem ser retiradas na próxima semana. Esta foi a informação que o deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) ouviu do Secretario de Aviação Civil do DCEA, brigadeiro Godinho. Veloso ressaltou que das 66 medidas de segurança impostas pela Anac, 65 já foram plenamente cumpridas e que havia recebido informações de que as modificações que cabiam ao hotel Opaba também já estavam concluídas. Diante deste fato, o secretário Godinho se comprometeu a enviar uma equipe técnica do DCEA na próxima terça (02) para fazer a fiscalização das obras.
O brigadeiro Godinho adiantou que estando as obras em conformidade com as exigências da Anac, o aeroporto de Ilhéus será liberado imediatamente. O aeroporto Jorge Amado funcionará com um sistema híbrido durante o pouso das aeronaves, pois será operado por instrumento até uma altitude de 1000 metros da pista e a partir de então completará a descida de maneira visual. Segundo o DCEA, esta foi a melhor solução encontrada pelos técnicos, pois mantém a categoria do aeroporto, no nível três, que permite a operação com as atuais aeronaves e retoma a autorização para os vôos noturnos. O brigadeiro Godinho revelou ao deputado Veloso que este procedimento já foi homologado pelo DCEA e que só falta a publicação, que será realizada após a vistoria da próxima terça. Então, será comunicado a Anac para que a mesma informe as companhias aéreas da retirada das restrições.
O deputado Veloso ainda mobilizou o coordenador da bancada baiana, deputado Colbert Martins, para que juntos fossem solicitar o reforço do ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. O ministro baiano reafirmou o seu compromisso com o aeroporto de Ilhéus e considerou injusta as medidas impostas ao terminal ilheense. Geddel telefonou ao ministro da defesa Nelson Jobim e cobrou agilidade para a solução do problema. Jobim demonstrou-se sensibilizado e confirmou que dentro dos próximos dias a região poderá contar com o seu aeroporto funcionando sem as restrições.
Veloso declarou estar confiante e afirmou que “o pesadelo está próximo de acabar”. Ele destacou ainda que continuará vigilante até que haja a publicação da portaria retirando as restrições, “pois o verão já está na porta e a região será grandemente prejudicada caso o nosso aeroporto não esteja funcionando plenamente”.