Prefeitura Municipal de Ilhéus

Chuvas levam Prefeitura de Ilhéus a ficar em alerta

Colo Colo vai brigar pelo título, afirma o presidente José Maria

Prefeitura de Ilhéus e Conder avançam sobre recuperação do aterro sanitário

Capacitação de fiscais ensina como abordar moradores de rua

Fundação Cultural celebrou Dia da Baiana do Acarajé

Chuvas levam Prefeitura de Ilhéus a ficar em alerta

A Prefeitura de Ilhéus já se encontra em estado de alerta para o período de chuvas, as quais já causaram alguns transtornos para comunidades residentes nos morros localizados na zona urbana do município. Devido a ocorrência de problemas de deslizamentos de terra e também de estouro de manilhas nos altos do Vidigal e Formoso, além da rua Uruguaiana, a Secretaria de Governo realizou uma reunião na manhã de hoje (27), com as demais secretarias a fins, com a finalidade de adotar medidas emergenciais e evitar prejuízos de maior vulto.
Os secretários de Obras e de Serviços Urbanos, Paulo Goulart e Carlos Freitas, respectivamente, informaram que já se encontram a par dos acontecimentos, e que todas as medidas cabíveis para solucionar os problemas ocorridos nas três localidades, estão sendo adotadas. Entretanto, ressaltaram que, a reconstrução do que foi destruído por causa da erosão só será possível com a estiagem, “mas as medidas preliminares estão sendo colocadas em prática”.
Em nome do prefeito Newton Lima, que se encontra em Salvador para assinar convênios com o Governo do Estado, o secretário de Governo, José Nazal, solicitou dos secretários todo o empenho na busca de soluções, inclusive na área de prevenção, pois, estima-se que o período de chuvas deva ser prolongado. Nesse sentido, disse ser importante a participação da população em geral, conclamando á todos para que só coloquem os sacos de lixo nas calçadas em horário de passagem dos caminhões coletores, e também evitem se desvencilhar de entulhos em locais inapropriados, uma vez que isso causa entupimento dos bueiros.
Da reunião, ainda fizeram parte o secretário de Finanças, Gilvan Tavares; de Esportes, José Maria Almeida de Santana, o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, e o diretor da Secretaria de Governo, José Eduardo Salomão.

Colo Colo vai brigar pelo título, afirma o presidente José Maria

Campeão estadual em 2006, o Colo-Colo de Ilhéus quer repetir a façanha no próximo ano, e para isso a sua diretoria não está medindo esforços em formar um time competitivo e que traga muita alegria para a torcida. O presidente do clube, José Maria Almeida de Santana, é categórico ao afirmar que tudo está sendo feito para que o time ilheense volte a ser destaque no Campeonato Estadual de Futebol Profissional, “e podem ter certeza de que nossos esforços vão ser correspondidos e estaremos novamente brigando pelo título”.
Entre os jogadores contratados para a temporada 2009, José Maria destaca a participação do atacante Edinei (artilheiro com 24 gols), do zagueiro Rodrigo e do lateral-direito Alex Santos, todos campeões pelo Colo Colo em 2006. Já os novatos no time, são: Elzon (meia atacante, ex-Atlético de Alagoinhas), Marcos Chaves (atacante), André (volante, vindo do futebol alagoano), Vinícius (goleiro que já atuou pelo Uberlândia/MG), Rodriguez (goleiro com passagem pelo Conquista), Fábio Santos (médio-volante, ex-Ipitanga), Ademir Sergipe (meia-atacante, ex-Joinville), Júnior (zagueiro, ex-Bahia), Jorge Alberto (ala, ex-Sergipe), Celson (atacante, ex-Croácia), Zé Almir (médio-volante, ex-Atlético).
Além destes, o Colo Colo em 2009 contará ainda com as participações dos atletas Osmar, Patrick, Fábio Santos, Dudu, Willy, Davidson e Sidoley, afirma José Maria, salientando que o técnico contratado é Antônio Dumas, com larga experiência, e a preparação física está sob a responsabilidade de Venâncio. “Então, o que posso dizer é que tudo que está ao alcance da diretoria, com o apoio da Prefeitura, está sendo realizado, sempre tendo em vista em formar um time forte, competitivo e que faça a alegria da torcida”, garantiu.
Mas o presidente o do Colo Colo tem outra novidade importante. Trata-se da formatação de uma parceria com o São Paulo Futebol Clube, virtual campeão do Brasileirão deste ano, que poderá emprestar os jogadores do seu time B, Flávio Donizette, Jonatas, Alan e Felipe. Com a concretização desta parceria, José Maria decide fazer um desafio: “Alguém poderá dizer que o Colo Colo não vai brigar pelo título?”.

Prefeitura de Ilhéus e Conder avançam sobre recuperação do aterro sanitário

Uma frente de trabalho formada por representantes das secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Planejamento, Saúde e Assistência Social, além de técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) voltou a se reunir na tarde da última terça-feira, dia 25, no salão nobre do Palácio Paranaguá, para discutir a atual situação do aterro sanitário de Ilhéus, localizado em Itariri. O objetivo da reunião foi traçar metas para uma nova infra-estrutura no local, além da consolidação de um plano de assistência às famílias que sobrevivem do que retiram do aterro, atendendo uma determinação do prefeito Newton Lima, que desde o início de sua gestão, busca junto ao Governo do estado uma solução para aquele local.
Durante a reunião, o secretário municipal de Planejamento e Obras, Paulo Goulart, afirmou que a cidade busca implantar um novo modelo de gestão do lixo. “Para isso, tem sido feito um diagnósticos preciso sobre a dinâmica dos catadores, além de um estudo de toda a área do aterro”, afirmou. Na mesma tarde, outra equipe, formada por técnicos do Conder e da secretaria de Serviços Urbanos esteve no local para fazer uma vistoria da área física do aterro. “O projeto prevê a construção de um galpão para a reciclagem de lixo, além da recuperação do escritório onde são feitos o controle de pesagem, entre outros serviços”, salientou o secretário Carlos Freitas, de Serviços Urbanos.
Dentro do projeto social voltado para as famílias que residem ou que utilizam diariamente o local para a retirada de materiais que possam ser comercializados, está previsto a criação de um auxílio financeiro e de associações de catadores de recicláveis por zonas. “Estamos identificando as localidades que concentram um maior número desses trabalhadores para que a associação possa atender a cada grupo de forma mais específica e ágil”, afirmou a representante da Assessoria Técnica do Conder, Ana Cristina da Purificação.
Ainda como parte do trabalho de recuperação do aterro sanitário, a Prefeitura de Ilhéus está formulando uma campanha para sensibilizar toda a população sobre a importância da prática da coleta seletiva de lixo. Cursos e palestras sobre reciclagem e reaproveitamento de produtos orgânicos também são um dos focos da atual gestão, que pretende atingir desta forma, não só os catadores de lixo, como também toda a população que o produz. Atualmente, cerca de 60 famílias sobrevivem do que é retirado do aterro.

Capacitação de fiscais ensina como abordar moradores de rua

Através de parceria entre as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Assistência Social, foi oferecida uma capacitação sobre como os fiscais devem abordar a população em situação de rua. O objetivo é que os profissionais saibam aliar o ordenamento da cidade com a garantia dos direitos dos cidadãos. As palestras aconteceram na tarde da última terça-feira (25), no auditório Fernando Leite Mendes, na Fundação Cultural de Ilhéus.
Os temas abordados na capacitação foram: Políticas Públicas de Assistência Social, Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua. Três assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) falaram também sobre os estigmas e o perfil das pessoas que vivem nas ruas. As palestrantes foram Lia Andrade e Terezinha Severino, do Cras da Barra, e Andréia Moutinho, do Cras do Teotônio Vilela.
Através de discussões, os 12 fiscais também aprenderam os direitos que os cidadãos, mesmo situação de rua, possuem e devem ser assegurados. Segundo as assistentes sociais, levá-los de volta às suas casas ou encaminhá-los para programas e serviços é um processo lento, que demanda a criação de vínculos e investigação do histórico.
De acordo com pesquisas, muitos moradores de rua deixam seus lares devido à desestruturação familiar, desemprego, pobreza, uso ou tráfico de drogas, prostituição e violência. “Apesar de estarem privados dos seus direitos básicos, todos são cidadãos. Após a capacitação, os fiscais da Secretaria de Indústria e Comércio ajudarão a garantir que essas pessoas recebam um atendimento digno”, disse o secretário de Assistência Social, Ivanilton Silva.

Fundação Cultural celebrou Dia da Baiana do Acarajé

Pela primeira vez, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) prestou homenagens às Baianas do Acarajé, cujo dia foi celebrado na última terça-feira (25). Música e dança marcaram a comemoração e reconhecimento àquelas que são consideradas integrantes do patrimônio imaterial nacional. As atividades aconteceram entre as 16 horas e 18h30min, no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus.
De acordo com a diretora-presidenta da Fundaci, Eugênia Célia Siqueira, a celebração do Dia da Baiana serve para lembrar a importância das profissionais que ajudam a manter a cultura viva. “Elas são guardiãs das tradições africanas, passadas de mãe para filha, e símbolos de simpatia e hospitalidade”, declarou.
Para as comemorações do Dia da Baiana, foram convidadas algumas profissionais de Ilhéus. Integrantes do Fascinarte, projeto da Fundaci voltado à melhor idade, também apresentaram alguns números de dança. Segundo o diretor de projetos, Luciano de Lucas, “a entidade está preparando uma festa ainda maior para os próximos anos”.
Aproveitando as comemorações do Dia da Baiana, a Fundaci também homenageou Carmen Miranda, atriz e cantora que divulgou a cultura nacional e, se estivesse viva, completaria 100 anos em fevereiro de 2009. Entre suas músicas mais famosas está O que é que a baiana tem?, de Dorival Caymmi. Esta foi a canção que marcou o visual da “Pequena Notável”, quando começou a se apresentar com o figurino inspirado nas baianas de acarajé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *