Paróquia Santa Rita de Cássia promove I Semana da Liturgia
Chuva e ventos fortes não impediram realização da Travessia Ilhéus –Pontal
Comunidade da Tapera realiza festa em louvor a Nossa S. de Aparecida
Banco de sangue comemora Dia Nacional do Doador em Ilhéus
Corrida Temática Costa do Cacau acontece no mês de dezembro
Paróquia Santa Rita de Cássia promove I Semana da Liturgia
“Ano Litúrgico: Ministério Cristo” é o tema escolhido para a I Semana da Liturgia que será realizada pela Paróquia Santa Rita de Cássia. O evento acontecerá a partir do próximo sábado (22) e vai até o dia 07 de dezembro. As atividades acontecerão na igreja matriz e nas comunidades São José e São Vicente. O público-alvo da atividade são pessoas engajadas nas comunidades, pastorais e integrantes de ministérios litúrgicos.
Segundo o coordenador da atividade, padre Getúlio Souza, a I Semana da Liturgia visa conhecer Cristo não somente como Salvador e Senhor, mas também como o mistério de Deus e distinguir o Mistério Cristo do Mistério de Cristo. “Em clima de diálogo e fraternidade, todos trabalham e se envolvem, partilhando experiências e descobertas”, declarou.
Trabalhando o tema: “o Mistério Cristo do Mistério de Cristo”, a abertura da I Semana da Liturgia acontecerá em dois momentos: às 17 horas, na Comunidade São Vicente, e às 19 horas, na Comunidade São José. Na igreja matriz, o início será no domingo (30), com Celebrações Eucarísticas às 7 horas e às 18h30min. Até o encerramento das atividades, serão abordador os assuntos: Vivendo o Advento, Canto na Liturgia, Liturgia e Mística, Vivendo o Natal e Páscoa Semanal – O Domingo.
Chuva e ventos fortes não impediram realização da Travessia Ilhéus –Pontal
Apesar da chuva e dos ventos fortes do último sábado (22), a 12ª Travessia Ilhéus – Pontal aconteceu com sucesso. A largada foi realizada ao meio-dia, na praia da Maramata, e, 37 minutos e 41 segundos depois, chegou o primeiro colocado geral, Victor Simões. Com a vitória, o nadador também foi campeão antecipado do VIII Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas. No feminino, a atleta Fernanda Penner foi a vencedora, completando o trajeto pela Baía de Ilhéus em 43 minutos e 13 segundos. Já o ilheense João Paulo Garcia Hora chegou em oitavo lugar.
A 12ª Travessia Ilhéus – Pontal foi realizada pela TV Santa Cruz em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos e Rádio FM Sul. As provas receberam apoio da Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. Houve 60 atletas inscritos nas categorias adulto, deficiente alto, infantil, júnior, juvenil, máster e militar.
A Prefeitura de Ilhéus também foi uma das colaboradoras do evento, através das Secretarias de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, Turismo, Meio Ambiente, Saúde, Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Guarda Municipal e Salva-Vidas. O prefeito Newton Lima, que esteve presente durante a realização da Travessia, considera ser um dos eventos esportivos tradicionais do município. “Além de reunir atletas de potencial, a prova ajuda a divulgar Ilhéus como pólo da prática da natação e incrementar o turismo esportivo”, afirmou.
Durante a 12ª Travessia, foram montados stands do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sentinela e do Credibahia. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou serviços de aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, testes de glicemia e vacinação contra rubéola, febre amarela e tétano. A Coordenação Municipal de DST/AIDS disponibilizou ainda preservativos masculinos e material informativo sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
A equipe de educação do Programa de Combate à Dengue marcou presença na 12ª Travessia Ilhéus – Pontal a fim de conscientizar o público sobre as maneiras de prevenir a doença. Uma maquete ilustrou as maneiras corretas de evitar o acúmulo de água parada. Larvas do mosquito Aedes aegypti puderam ser vistas através do microscópio e a olho nu. Os depósitos mais comuns onde são encontrados focos do mosquito também foram expostos, a exemplo de garrafas, cascas de coco, latas e tampas de plástico. “Uma das medidas preventivas é não jogar lixo nas ruas ou no quintal, pois o mosquito utiliza os recipientes para colocar seus ovos”, explicou a agente, Geni Soares.
Comunidade da Tapera realiza festa em louvor a Nossa S. de Aparecida
A paróquia de Nossa Senhora Aparecida do bairro do Malhado iniciou nesta segunda-feira, dia 24, a programação festiva em louvor à Nossa Senhora das Graças, no alto da Tapera. As comemorações, que seguem até o próximo dia 27 trazem como tema principal “Maria, Sacrário da Vida” e prosseguem nesta terça-feira, dia 25 com o subtema “Maria, Sacrário da Vida, ajudai-nos a Partilhar”. A segunda noite de orações tem como público-alvo as comunidades de Santo Afonso, Menino de Jesus de Praga, N. Sra do Carmo, Paróquia S. João Batista, Pastorais do Dízimo e Pastoral da Criança.
Na terceira noite, dia 26, o subtema a ser abordado será “Maria, Sacrário da Vida, ajudai-nos a viver em comunhão”. A noite terá como convidados os integrantes da “missa para os homens” e seus familiares. No dia 27, ponto alto da festa e último dia das comemorações em louvor à Santa, o tema Central será discutido com a participação da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Sacramento da Crisma e Caminhada de Fé.
De acordo com Padre João Oiticica, pároco da comunidade, todos os dias serão realizadas quermesses, com venda de comidas típicas e de objetos religiosos. A programação religiosa acontece até a próxima quinta-feira, dia 27, sempre a partir das 19:30h na Igreja Nossa Senhora das Graças.
Banco de sangue comemora Dia Nacional do Doador em Ilhéus
Em comemoração ao Dia nacional do doador voluntário de sangue, comemorado nesta terça-feira, dia 25, a equipe do banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus iniciou na última sexta-feira, dia 21, uma campanha na cidade para prestar homenagem às pessoas que doam sangue, e incentivar a doação entre funcionários das lojas do comércio e consumidores em geral. Para isso, foi montado na Marquês de Paranaguá um Ponto de coleta de sangue, que funciona das 8 às 17h.
O posto tem recebido uma média de 70 doações por dia, número bastante festejado pela coordenadora do serviço de captação de doadores, Silmara Botelho. “A cada edição, a campanha de incentivo à doação de sangue tem atraído um número maior de pessoas, o que mostra o quanto a população está consciente para essa necessidade”, afirmou. Ainda segundo Silmara muitos empresários do comércio também têm colaborado e incentivado seus funcionários a fazer a doação. Por se tratar de um procedimento rápido, que leva ao todo 25 minutos em média – entre entrevista e coleta, a coordenação acredita que o número de doações possa aumentar ainda mais.
A campanha de incentivo à doação de sangue prossegue até o próximo sábado, dia 29 no posto localizado na Marquês de Paranaguá. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Ainda de acordo com a equipe do Banco de Sangue é importante ter ingerido alimentos pobres em gordura e não fumar, pelo menos duas horas antes da doação ou ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.
Ao chegar ao ponto de atendimento, o possível doador é encaminhado para entrevista onde ele responde a um questionário, onde são avaliados dados sobre comportamento e saúde clínica, além da triagem hematológica (teste de anemia). Estando aprovado, o doador segue até a sala de coleta, e após a doação, que dura cerca de cinco minutos, ele se dirige à sala de hidratação, onde recebe um lanche reforçado e é liberado.
De acordo com a coordenadora do órgão, Naide Silveira, após essa mobilização o Banco de Sangue deve iniciar uma nova programação para a captação de sangue durante o verão, período em que a cidade recebe um ótimo fluxo de pessoas. “Além disso, os interessados também podem procurar a sede do Banco de Sangue, localizada na Rua Dom Manoel de Paiva antiga (Rua do Café), nº 226, para fazer o cadastramento. A equipe é formada por enfermeiros, biomédicos e técnicos e funciona das 7h às 17h
Corrida Temática Costa do Cacau acontece no mês de dezembro
A 1ª Corrida Temática Costa do Cacau acontece no dia 14 de dezembro, em Ilhéus. O percurso compreende duas voltas nas avenidas Dois de Julho, Soares Lopes e rua Coronel Pessoa, o que corresponde a 10 quilômetros de corrida no centro histórico da cidade. O evento está previsto para iniciar às 8 horas, com o aquecimento dos atletas. A categoria feminino larga às 8h15min e a masculino às 8h30min, da praça Dom Eduardo. Haverá premiação em dinheiro para os primeiros cinco colocados das duas categorias, num total de três mil reais. Os primeiros colocados no masculino e feminino também receberão troféus.
Poderão participar atletas de 18 até 70 anos, tanto no masculino quanto no feminino. Eles serão distribuídos por idade nas diversas categorias e o critério para determinação das faixas etárias será o de anos completos até a data da prova. Sobre a taxa de inscrição, os coordenadores informaram que é de R$ 15,00, para quem optar por fazer manualmente, e R$ 18,00 on line, através do portal www.costadocacau.com.br Para quem escolher a primeira, deve se dirigir ao Aeroporto Jorge Amado, Casa dos Calcados (Itabuna) e bancas de Jornal Ilhéus Revista. Até 300 atletas podem se inscrever, mais do que isso não é permitido, segundo regulamento.
O evento conta com apoio especial da Prefeitura de Ilhéus. O R2CPRESS (site) também apóia a iniciativa esportiva, além de diversas empresas. Os organizadores disseram que os participantes receberão um kit composto de camiseta, número de peito e chip de cronometragem, que deverá ser amarrado no cadarço do tênis, sendo obrigatório o seu uso e a devolução do mesmo no final da prova.
Na classificação geral, os primeiros colocados das categorias masculino e feminino receberão R$ 700 cada. O segundo R$ 350, o terceiro R$ 250, o quarto R$ 120 e o quinto R$ 80. Isso no masculino e feminino.
Caminhada – logo após a primeira volta da corrida, será realizada uma caminhada denominada de “Solidária”. Neste evento, o interessado deve levar dois quilos de alimento não perecível, exceto sal. Os donativos arrecadados com a caminhada serão doados para uma instituição que trabalha com filantropia, como parte das campanhas natalinas contra a fome.Serão sorteados camisetas e brindes para os participantes.