Prefeitura Municipal de Ilhéus

Alunos do interior dão show em mostra que lembrou Dia da Consciência Negra em Ilhéus

Ilhéus e Cachoeira se enfrentam nas quartas de finais do Intermunicipal

Ilhéus sedia treinamento sobre boas práticas para serviços de alimentação

Prefeitura continua investindo no ordenamento do trânsito

Alunos da Escola Heitor Dias encenam espetáculo sobre a história do Natal

Travessia Ilhéus –Pontal reúne esporte e serviços neste sábado

Alunos do interior dão show em mostra que lembrou Dia da Consciência Negra em Ilhéus

O dia que homenageia a data de morte de Zumbi dos Palmares – considerado o maior líder negro da história do país –, foi lembrado pela Prefeitura de Ilhéus com diversas atividades culturais no Teatro Municipal de Ilhéus, na tarde da última quinta-feira, dia 20. O evento foi realizado numa parceria entre o Conselho das Entidades Afro-Cultural de Ilhéus (Ceaci), a Fundação Cultural (Fundaci) e as secretarias municipais de Educação e de Turismo.
As atividades foram abertas no palco do TMI na presença de pais, alunos, professores e diretores da rede municipal de ensino pela presidente da fundação Cultural de Ilhéus, Eugênia Célia Siqueira, que recitou trechos do poema “Sou Negro”, de Genivaldo Pereira, de Floresta Azul. “Sou negro porque encaro minhas origens, sou negro porque sou filho da natureza, sou negro porque sou cidadão, sou negro porque acredito num povo afro-descendente que acorda, levanta e luta”.
O secretário Municipal de Turismo, Hermano Fahnning relembrou um pouco da trajetória dos negros trazidos da África e dos percalços vividos no Brasil, durante o período da escravidão. “Mesmo com todas as dificuldades encontradas, os negros construíram um rico legado, presente em todos os setores do nosso cotidiano”, afirmou. O secretário de Educação, Sebastião Maciel também enfatizou a importância da cultura africana para a formação dos brasileiros. “A história dos negros se confunde com a nossa história. por isso valorizar essa cultura é valorizar nossas raízes”.
Alunos da escola Nucleada de Olivença iniciaram as apresentações da tarde, com coreografia afro ao som da música “Pérola Negra”, da cantora Daniela Mercury, seguidos do grupo de dança Consciência Negra da Escola Municipal do Rio de Engenho. Como parte do projeto Memória e História desenvolvido por professores e alunos da escola Nucleada do Rio de Engenho, foi apresentado rodas de capoeiras, cantigas de rodas, além de uma paródia da música “Como uma onda”, de Lulu Santos. No foyer do TMI também foram expostos objetos, utensílios, fotos e textos para contar um pouco da história da localidade e dos negros que habitaram o local.
O evento prosseguiu com apresentações do projeto Fascinarte, alunos da escola do Teotônio Vilela, Nucleada de Aritaguá II e Estadual Jorge Calmon, União Berimbau da Bahia e palestra com o tema “A capoeira como patrimônio cultural”, proferida pelo professor Erlon Costa. O evento foi encerrado com a entrega dos certificados do projeto fórum Pró Lei 10.639 realizado em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, à professores da rede municipal de ensino.
No pátio em frente ao Teatro Municipal, a Associação de grupos de capoeira, arte e cultura Afro-Brasileira (ACACAB) de Ilhéus, também realizou diversas atividades culturais com o objetivo de ressaltar a importância da cultura afro-brasileira. Os integrantes do grupo realizaram rodas de capoeira e chamaram a atenção da comunidade para comemorar a data. “Ainda existem muitas barreiras a serem vencidas, mas o Dia da Consciência negra é uma data que deve sempre representar o recomeço da luta do negro por sua ascensão na sociedade”, afirmou.

Ilhéus e Cachoeira se enfrentam nas quartas de finais do Intermunicipal

Neste domingo, dia 23, às 15h, a seleção ilheense de Futebol enfrenta a seleção de Cachoeira, em partida válida pelo XXXIV Campeonato Intermunicipal de Futebol. Há alguns anos, a seleção ilheense não passava da 1ª fase e graças a uma ótima campanha, o grupo é um dos favoritos ao título. Além de possuir uma competente comissão técnica conduzida por Carlos Vieira (Goiabão), a equipe possui atletas bastante entrosados e o vice-artilheiro da competição, o jogador Dú, que já marcou 11 gols e está sendo sondado por clubes profissionais para o campeonato baiano de 2009.
Atualmente a Liga Ilheense de Futebol tem como presidente Renato Peixoto que afirmou estar confiante num bom resultado para o grupo. “Nossa seleção está entre as 8 melhores de 54 que começaram a competição e apesar de todas as dificuldades, acreditamos muito no potencial e na vitória do grupo”, salientou. Renato destacou ainda o apoio dado pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima. “Este incentivo dado pela atual gestão municipal tem sido um dos principais fatores de motivação da equipe”, afirmou.

Ilhéus sedia treinamento sobre boas práticas para serviços de alimentação

Apresentar novas técnicas para a prevenção de doenças alimentares, o modo correto para manusear os alimentos, capacitar os manipuladores de alimentos a usar os procedimentos das boas práticas de manipulação de alimentos, além de abordar as exigências da Resolução RDC 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Este são alguns dos objetivos do treinamento que acontece em Ilhéus no próximo dia 29, no auditório do Opaba Praia Hotel, das 14h às 18:30h.
A palestra “Boas práticas para a Serviços de Alimentação” será ministrada pelo Técnico em Alimentos Uildson Blohem, que também é supervisor de Produção da ADM Cocoa e tem vasta experiência em Segurança Alimentar, boas práticas de fabricação, sistema da Qualidade ISSO 9001, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, auditorias de Qualidades e Segurança Alimentar. O evento tem como público alvo pessoas responsáveis pela manipulação de alimentos em restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e pousadas da cidade.
Durante o curso, com duração de 3 horas e meia, os participantes terão acesso a um programa de boas práticas para serviços de alimentação que traz alguns temas como microbiologia de alimentos, que aborda a classificação dos microorganismos, desenvolvimento microbiano, fatores que afetam a multiplicação dos microorganismos, entre outros assuntos. Perigos químicos, físicos e biológicos ao manusear determinados alimentos também será outro tema a ser abordado durante a palestra.
Como metodologia Blohem pretende utilizar apresentação multimídia e exemplos práticos do dia a dia, como forma de facilitar a compreensão dos assuntos abordados, além de cartilha de boas práticas e outros materiais explicativos. Ao final do curso, todos os participantes receberão certificados de participação. Blohem também estará disponível para prestar consultoria às empresas locais que apresentarem a necessidade de um acompanhamento mais efetivo.
De acordo com Uildson Blohem outro ponto importante do treinamento é a questão da higiene pessoal com enfoque voltado para as regras de manipulação de alimentos, vestuário e higiene das mãos. ”O mini-curso também vai abranger noções de requisitos mínimos de edificação e estrutura física dos estabelecimentos que praticam o comércio e a produção dos alimentos, de higiene do estabelecimento bem como os sistemas de segurança dos alimentos”, complementou.
Na opinião do técnico da Vigilância Sanitária, Maurício Policarpo, os consumidores devem atuar como principais fiscalizadores. “Ao chegar no estabelecimento, o ideal é procurar o alvará emitido pela Vigilância, que deve estar exposto em local visível, além de observar o prazo de validade do documento”, salientou. Maurício salienta ainda que ao notar a ausência do documento as pessoas podem entrar em contato com a vigilância sanitária da cidade, através do telefone (73) 3231 – 7214.
O evento recebe o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e Turismo, além da Vigilância Sanitária. Para participar do mini-curso o interessado deve obter maiores informações através dos telefones (73) 9122 – 3841 ou 8818-2455. As vagas são limitadas.

Prefeitura continua investindo no ordenamento do trânsito

A Prefeitura de Ilhéus continua investindo na construção de jardinetes com o objetivo de ordenar o trânsito dentro do perímetro urbano. Em algumas vias da cidade, a iniciativa já permite que o tráfego de veículos e pedestres flua com mais naturalidade. Este tipo de recurso foi instalado em quatro pontos estratégicos e a meta é atingir todas as vias de confluência, principalmente aquelas que não possuem qualquer tipo de instrumento de ordenação, a exemplo de semáforos.
A secretária responsável pela pasta de Transporte e Trânsito de Ilhéus, Elza Nogueira, disse que a prefeitura está instalando mais um jardinete para melhorar as condições de tráfego, além de disciplinar o trânsito na cidade. Desta vez, a via que está sendo beneficiada com a iniciativa é avenida Osvaldo Cruz, a mais movimentada do bairro Cidade Nova. Em seguida, serão construídos mais dois jardinetes, sendo um no centro e outro na zona norte.
O jardinete está sendo construído pela Secretaria de Serviços Urbanos, em um local onde confluem três ruas e isso vai permitir maior visibilidade e orientação aos motoristas e pedestres que trafegam pelas vias e se deslocam para a avenida Osvaldo Cruz. Estes mesmos procedimentos são aplicados àqueles que saem do ponto de confluência para as ruas. Por estar sendo instalada próxima a um hospital, a iniciativa da Prefeitura vai oferecer mais segurança e tranqüilidade às pessoas que utilizam os serviços da instituição.
Elza Nogueira falou que este tipo de recurso utilizado pela Secretaria no intuito de ordenar o tráfego de veículos e pedestres, serve para melhorar aspectos e humanizar mais a cidade. Nos jardinetes são plantadas mudas ornamentais e florais, o que possibilita um visual mais atraente e belo da rua, a exemplo daqueles que foram construídos na avenida Princesa Isabel, Dom Manuel Paiva, 7 de Setembro e avenida Petrobras. Luminárias estilizadas são instaladas neles.
Depois que a Prefeitura construir o jardinete na avenida Osvaldo Cruz, vai partir para a instalação de um outro na praça do Tamarindeiro, no bairro do Malhado, zona norte. Este local também recebe grande fluxo de carros e pedestres e tem um ponto de confluência com saída e entrada para diversas ruas. Elza Nogueira garante que a praça vai ficar mais segura, tanto para o tráfego de carros quanto para os pedestres que a utilizarem.
Também dentro do cronograma de obras de ordenamento do trânsito, a Prefeitura incluiu outro ponto estratégico. Este fica entre o trecho de confluência das avenidas Itabuna e Princesa Isabel. A construção de jardinetes tem recebido elogios por parte de motoristas da cidade e de outros municípios. Os moradores de Ilhéus estão satisfeitos com novas as medidas adotadas pela prefeitura para melhorar e ordenar o trânsito.

Alunos da Escola Heitor Dias encenam espetáculo sobre a história do Natal

A Escola Heitor Dias apresenta, na próxima quarta-feira (26), a segunda edição do projeto musical “Cantando o Natal com Jesus”, no Teatro Municipal de Ilhéus. A partir das 15 horas, 170 alunos do ciclo I fase II (equivalente a segunda série do Ensino Fundamental) irão apresentar cantatas natalinas. Fruto de três meses de trabalho, o espetáculo contará qual a verdadeira origem da festa.
Antes de começarem os ensaios, os alunos foram questionados sobre qual a imagem que tinha da festa natalina. Ligada à troca de presentes, muitos se esqueciam de mencionar o motivo real da origem da celebração. “A iniciativa surgiu como uma forma de mostrar aos alunos o sentido bíblico do Natal, a comemoração do nascimento de Jesus Cristo”, explicou Jani Souza, que coordena o projeto com Gilmary Machado.
Além dos alunos, a montagem do musical envolveu uma equipe de 10 professores. Todos deram suporte à atividade que também ajudou a desenvolver, entre os alunos, a parte lúdica, expressão artística, a socialização, equilíbrio emocional e interesse pela música. As músicas foram selecionadas de trabalhos dos grupos Bênção e Mig & Meg.
Os ingressos para o musical “Cantando o Natal com Jesus” foram vendidos antecipadamente, entre os pais dos estudantes, que colaboraram com a montagem. O custo simbólico foi um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão destinados a creches e casas de recuperação da cidade.

Travessia Ilhéus –Pontal reúne esporte e serviços neste sábado

Além da prova de natação com início às 11 horas deste sábado (22), a 12ª Travessia Ilhéus – Pontal reunirá vários serviços à população. Na praia da Maramata, estarão montados stands do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sentinela e do Credibahia. Também estarão disponíveis serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizará técnicos do Cras e do Creas Sentinela para dar informações sobre os programas. O primeiro atende famílias em risco social, nas chamadas Casas da Família, são realizadas ações que buscam a garantia dos direitos, elevação da auto-estima, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O Creas Sentinela atende crianças e adolescentes abusadas ou exploradas sexualmente. O serviço oferece assistência social, psicológica e jurídica não só às vítimas, mas também suas famílias.
Já o Credibahia é um programa de micro-crédito do Governo Estadual, que estimula a geração de ocupação e renda de forma ágil e desburocratizada. O serviço disponibiliza crédito com os menores juros do mercado a pequenos comerciantes, a exemplo de baianas de acarajé, costureiras e vendedores de churrasquinho.
O prefeito Newton Lima elogiou a iniciativa de aproveitar a grande concentração de pessoas que estarão no local para assistir o evento esportivo e divulgar os serviços. “Grande parte da comunidade precisa conhecer o trabalho do Cras, do Creas Sentinela e do Credibahia, pois, apesar das ações diferentes, servem para amparar e elevar a auto-estima dos cidadãos”, declarou o prefeito.
O evento esportivo – Realizado pela TV Santa Cruz em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos, Rádio FM Sul e Prefeitura de Ilhéus, a 12ª Travessia Ilhéus – Pontal integra a VIII etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas. São 60 nadadores inscritos nas categorias adulto, deficiente alto, infantil, júnior, juvenil, máster e militar. Os competidores deverão percorrer cerca de 4 quilômetros a nado, na Baía de Ilhéus.
A expectativa é que o vencedor do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas possa ser definido na prova ilheense, penúltima fase da competição. Victor Simões, da Aceb, pode conseguir o título por antecipação, já que mantém a liderança com folga. No feminino, a disputa é mais apertada, com pouca diferença de pontos entre a líder Pamela Engel, da Aceb, e as nadadoras Fernanda Penner Góes e Francini Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *