Tororomba passa por manutenção para amenizar falta de chuvas
“Fim de Tarde” movimenta sextas-feiras em Ilhéus
Lázaro se apresenta em Ilhéus no sábado
Ilhéus comemora Dia da Consciência Negra com dança, capoeira e palestra
Casas da Família realizam cursos profissionalizantes
Tororomba passa por manutenção para amenizar falta de chuvas
A chegada do verão e a falta de chuvas na região têm preocupado bastante a população ilheense. Na Estância Hidromineral de Olivença, o balneário de Tororomba, que todos os anos recebe milhares de pessoas, já vem sofrendo a conseqüência da estiagem na região. Tanto as piscinas para adulto e para crianças, como o véu de noiva estão funcionando numa capacidade média de água. Buscando sanar o transtorno ocasionado pelo período sem ocorrência de chuvas, a Prefeitura de Ilhéus iniciou a limpeza das galerias – locais que escoam a água das cabeceiras para as piscinas e para o véu de noiva.
O gerente do balneário, Ivan Góes, explica que, com a limpeza desses acessos é possível obter um fluxo maior de água, “em função de algumas dessas galerias estarem entupidas”, afirmou. Ele informou ainda que também foi iniciada a reforma para manutenção dos banheiros, além de pequenos reparos na estrutura do local. “Porém, como o movimento tem sido intenso, esses serviços têm sido realizados sem prejudicar o funcionamento do local”, salientou.
A falta de água também tem preocupado os empresários do setor hoteleiro que atuam próximo ao local. De acordo com Ivan, “boa parte do movimento de Olivença é ocasionado devido à procura por casas para veraneio, assim como também por pousadas e hotéis próximos à Estância, cujo o movimento não deve ser prejudicado pela falta de chuva”, afirmou. De janeiro até o mês de outubro desse ano, cerca de 40 mil pessoas, de diversas partes do país, já passaram pela Estância.
“Fim de Tarde” movimenta sextas-feiras em Ilhéus
O músico ilheense Robson Carvalho é a próxima atração a se apresentar no Projeto Fim de Tarde. A iniciativa consiste em oferecer lazer e entretenimento para pessoas que gostam de desfrutar de boa música, sempre ao cair da noite. E uma ótima oportunidade para entrar no final de semana com humor. Apresentado às 17 horas das sextas-feiras, no Largo Cultural, o projeto é uma promoção da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).
Na próxima semana é a vez de Tinho Gomes se apresentar para o público que for prestigiar o espetáculo do projeto. Tanto Robson Carvalho quanto Tinho Gomes são figuras conhecidos das platéias ilheenses, mas quem ainda não teve a oportunidade de vê-los em companhia de seus violões, pode fazer agora. Isso sem necessitar desembolsar nada. .
Outra proposta do projeto musical da Fundaci está relacionada à contratação de músicos locais. È uma forma de criar oportunidade de emprego e renda para artistas da terra. Movimentar o centro da cidade às sextas-feiras é uma das metas da iniciativa de valorização cultural. Visa ainda incentivar o turismo na cidade.
Segundo a diretora-presidente da Fundaci, Eugênia Célia, o projeto procura proporcionar mais visibilidade aos artistas, o que os torna mais conhecidos do público e da mídia. Oferecer shows de qualidade para ilheenses e as platéias formadas por turistas, é outro objetivo da iniciativa.
Lázaro se apresenta em Ilhéus no sábado
Uma grande noite de louvor e adoração está prevista para este sábado (22), em Ilhéus, com o show de Lázaro e banda. A apresentação será na Concha Acústica, a partir das 19 horas. Na oportunidade, também está prevista a participação do Ministério de Louvor da Igreja Batista Lindinópolis. Os ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$ 7,00 mais um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão destinados a casas de recuperação da região.
Com quatro cd’s gravados e um DVD, Lázaro faz apresentações por todo o Brasil, levando também a mensagem evangelística. Além de executar suas músicas de sucesso no meio gospel, o cantor também dará o seu testemunho de vida, falando um pouco de sua trajetória, marcada pela participação na banda Olodum, até sua conversão.
Uma parte da renda obtida com o show do Irmão Lázaro será destinada à organização da sétima edição do “Vem Louvar Verão”, marcado para a primeira quinzena de janeiro de 2009. O evento reúne várias bandas evangélicas em shows abertos ao público e uma das atrações previstas para o próximo ano é a cantora Nívea Soares. Outra parte dos rendimentos será destinada a quatro cruzadas evangélicas, que serão realizadas pelos bairros de Ilhéus.
Ilhéus comemora Dia da Consciência Negra com dança, capoeira e palestra
A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Educação e de Turismo, da Fundação Cultural (Fundaci) realiza em parceria com o Conselho das Entidades Afro-Cultural de Ilhéus (Ceaci) nesta quinta-feira, dia 20, o Dia da Consciência Negra. Apresentações de capoeira dança afro e palestra fazem parte da programação que será realizada para lembrar a data.
O evento acontece na sede da Fundaci e terá suas atividades oficiais abertas, às 16 horas, pelo secretário Municipal de Educação, Sebastião Maciel e pela presidente da Fundação Cultural, Eugênia Célia Siqueira. O evento contará ainda com a presença do secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, do presidente do Ceaci, Jacks Rodrigues, diversas autoridades, integrantes do movimento negro da região, além de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Após a abertura do evento, integrantes do Ceaci e estudantes das Escolas Nucleadas de Olivença, Aritaguá II e Municipal do Banco da Vitória farão apresentações de diversas coreografias afros. O evento prossegue com apresentação de Dança de angola, por um grupo da 3ª Idade, com palestra sobre “A Capoeira como Patrimônio Cultural” e apresentações de Capoeira e de Maculelê, com o grupo Berimbau da Bahia. Para o encerramento do evento, está previsto a entrega dos certificados do Fórum Pró-Lei e apresentações de dança com o grupo do Ceaci.
Ainda como parte das comemorações ao Dia da Consciência Negra, a Associação de grupos de capoeira, arte e cultura Afro-Brasileira (ACACAB) de Ilhéus, também realizará atividades culturais com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira. O grupo realiza trabalho social com alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e do Colégio Vitória, e com diversos estudantes ilheenses. Para o presidente da ACACAB, João Monteiro Neto “o Dia deve ser lembrado com muito otimismo, se esquecer de agradecer ao vasto legado deixado pelos antepassados vindos da África”, afirmou.
No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, considerado o maior líder negro da história do país e é dedicado à reflexão sobre ao papel do negro na sociedade. Em todo país são organizados eventos e mobilizações que reforçam suas contribuições, necessidades e avanços.
Casas da Família realizam cursos profissionalizantes
As quatro Casas da Família de Ilhéus, como também são chamadas as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), estão realizando cursos profissionalizantes gratuitos voltados aos seus cadastrados. Com turmas pela manhã e tarde até o final de dezembro, o objetivo é atender pessoas que desejem complementar a renda, aprendendo a fabricar peças artesanais e de baixo custo.
A Casa da Família do Banco da Vitória, que fica no número 531 da Rodovia Ilhéus – Itabuna, foi a primeira a iniciar as atividades. No último dia 10, começou o curso de bordado à mão e trançado em fita, com duas turmas de 10 alunos. Com o término das aulas neste mês, será iniciado o curso de pintura em tecidos, na primeira semana de dezembro. Serão abertas duas turmas, pela manhã e tarde, também com 10 vagas cada.
Situada na Rua Nossa Senhora da Conceição, número 15, a unidade do bairro Teotônio Vilela também ensinará diferentes técnicas de artesanato e decoupagem. As aulas começaram nesta terça-feira, com turmas pela manhã e tarde. As atividades seguem até 21 de dezembro, quando haverá exposição das peças. “Os participantes dos cursos de todos os Cras receberão certificados”, informou a coordenadora, Maria Marta Lucas de Carvalho.
Os usuários cadastrados da Barra e de outras localidades da região norte de Ilhéus também estão aprendendo técnicas artesanais. Às segundas e quartas-feiras, são ministradas aulas de customização, enquanto às terças e quintas-feiras, os alunos aprendem bordado com pedraria. Na última segunda-feira (17), foram abertas quatro turmas com 15 vagas cada. A Casa da Família fica na Avenida Ubaitaba, número 2004.
O curso profissionalizante de confecções de bijuterias será oferecido pela Casa da Família do bairro Nossa Senhora das Vitórias, localizada na Rua da Matriz, próxima à igreja Católica. Serão abertas duas turmas, divididas entre os períodos matutino e vespertino. Cada uma terá 10 vagas e as aulas devem começar nos próximos dias. Assim como as demais capacitações, a intenção é que, ao final das atividades, os alunos passem a produzir as peças por conta própria.