Costa Mágica abre temporada dos navios transatlânticos
Prefeitura conclui obras na Esperidião Durval
Projeto Criança Arte-Dança fará apresentação no próximo dia 27
Vacinação contra rubéola é prorrogada até dezembro
Costa Mágica abre temporada dos navios transatlânticos
O navio transatlântico Costa Mágica, de bandeira italiana, será o primeiro da temporada 2008/2009 a atracar no porto de Ilhéus. Sua chegada está prevista para o dia 1º de dezembro, quando trará para a cidade turistas brasileiros e de outras partes do mundo. Em Ilhéus, os turistas serão recepcionados, no desembarque, pelo pessoal contratado pela Secretaria de Turismo. Para receber os cruzeiristas, eles levam figuras da cultura regional e tipos caracterizados de personagens extraídos dos livros do escritor Jorge Amado.
A nova temporada dos transatlânticos deixa animados os proprietários de restaurantes, cabanas de praia e empresários do comércio ilheense e de cidades vizinhas, como itacaré. Este ano, o numero de navios que aportará no porto da cidade supera os anos anteriores. Até março, final da temporada, a expectativa é desembarcar mais de 100 mil turistas no Porto de Ilhéus.
Hermano Fahning, secretário de Turismo, disse que este ano a cidade está mais organizada para bem receber os cruzeiristas, através da oferta de uma melhor infra-estrutura. A respeito do que está sendo feito pela secretaria da pasta para receber bem o turistas, afirmou que será distribuído folders com versões em português e inglês, com informações e fotografias da cidade e de pontos turísticos, além do Guia Ilhéus Acontece com a programação de eventos.
Depois da abertura da temporada do transatlântico passam por Ilhéus o MSC Sinfonia, MSC Música, Costa Mediterrâneo, Zenith e Sovereign of the Seas, entre outros. O maior de todos é o Costa Mágica. Tem capacidade para 3.470 hospedes e 1.027 tripulantes. Possui 272,19 metros de comprimento e 35,54 metros de largura. Abriga 1.358 cabines, sendo 464 com varandas; 58 suítes, das quais 27 especiais para deficientes físicos. Quatro restaurantes, piscinas, boate, academias e 17 pontes.
Prefeitura conclui obras na Esperidião Durval
A Prefeitura de Ilhéus está concluído outra obra de infra-estrutura em mais uma via do perímetro urbano. Desta vez trata-se da rua Esperidião Durval, logradouro transversal à avenida Petrobras. Os trabalhos compreendem recapeamento asfáltico em toda extensão da rua, além da troca das manilhas da rede pluvial. Os trabalhos são tocados com recursos do próprio município pela Secretaria de Engenharia e Obras, como informou o titular da pasta, Paulo Goulart.
As obras fazem parte da estratégia de Prefeitura para melhorar as condições de moradia das comunidades, e foram reivindicadas pelos moradores da localidade e os associados do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus (Snditáxi). A via encontrava-se em péssimas condições de trafego e a rede obstruída devido à falta de manutenção. Em épocas de chuvas, moradores eram obrigados a conviver com as poças de lamas e os buracos se espalhavam em toda pista de rolamento.
Para evitar que a rede pluvial seja obstruída novamente, é necessário fazer manutenção permanente. Por se localizar em região de vale, a rua Esperidião Durval recebe muito barro e detritos em ocasião de chuvas, como explicou técnicos da Prefeitura. A troca das manilhas vai facilitar o trabalho de limpeza da rede, uma vez que as antigas apresentavam péssimo estado de conservação.
No que se refere aos buracos surgidos em decorrência da falta de manutenção da pista, a nova camada asfáltica se encarregou de corrigir este tipo de deformação. Com este procedimento, os proprietários de veículos se sentem mais seguros, uma vez que a via, agora, oferece mais segurança para motoristas e pedestres.
Projeto Criança Arte-Dança fará apresentação no próximo dia 27
Atendendo cerca de 1.400 alunos da rede municipal de ensino, o projeto sócio-cultural “Criança Arte-Dança” marcará o final do ano letivo com uma apresentação no Teatro Municipal de Ilhéus. A montagem “Danças de Criança” será apresentada no próximo dia 27, às 17h30m. Neste espetáculo, 160 crianças dançarão diferentes coreografias das modalidades aprendidas, a exemplo do balé clássico livre, dança moderna e jazz.
O “Criança Arte-Dança” é desenvolvido há três anos, sob a coordenação da professora, bailarina e coreógrafa, Sôanne Marry Loiola. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo a supervisão pedagógica de Áurea Tomás. Entres os objetivos estão a promoção da conscientização corporal e socialização. “A dança é uma atividade considerada elitista, mas o projeto dá oportunidade para que crianças de ambos os sexos possam se socializar e desenvolver culturalmente”, declarou a coordenadora.
As aulas do “Criança Arte-Dança” acontecem uma vez por semana em 17 instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, além do Abrigo Feminino Renascer e do Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie), que atende estudantes com deficiências. As crianças são acompanhadas por uma equipe de monitores formada por Oséas Antônio Ribeiro, Laís André, Rafaela Canabrava, Sirleyde Leal e Yonara Nascimento.
Vacinação contra rubéola é prorrogada até dezembro
Mais de 63 mil homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos foram imunizados contra a rubéola em Ilhéus. Os números equivalem a 83% da meta e, para atingir a totalidade do público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a campanha. Desde o último dia 10, seis equipes de vacinadores retornaram à zona rural, onde percorrerão distritos, vilas e povoados até 05 de dezembro. Já na zona urbana, a vacina dupla viral, que também protege contra o sarampo, está disponível em todas as unidades de saúde.
A campanha de vacinação contra rubéola foi iniciada em 09 de agosto, quando equipes formadas pelo Departamento de Atenção Básica, Coordenação de Imunização e Vigilância Epidemiológica começaram a ir a campo ao dia e à noite, com visitas a escolas, igrejas, cursinhos e também ao comércio. Integrando as estratégias adotadas, foram montados postos na Central de Abastecimento do Malhado, na Avenida Soares Lopes, durante o desfile de 7 de Setembro e em shows.
A eliminação da Síndrome da Rubéola Congênita, que ocorre quando a mulher é infectada nos primeiros meses da gestação, é o alvo principal da campanha. A infecção pode resultar em aborto, morte fetal ou problemas congênitos no bebê, como diabetes, catarata, surdez, problemas cardíacos e neurológicos.
Os trabalhos em Ilhéus integram a mobilização nacional, “Brasil contra a rubéola”. O objetivo é cumprir o firmado pelo Ministério da Saúde junto à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e erradicar a doença até 2010. “O prefeito Newton Lima está viabilizando o trabalho de nossas equipes, mas os ilheenses também precisam colaborar, não deixando de ser imunizados”, disse o secretário, José Eduardo Salomão.
Pessoas que já tomaram a vacina anteriormente ou que tiveram a doença devem se vacinar contra a rubéola. Os homens, que têm apresentado maior resistência em tomar a vacina injetável, também devem colaborar. De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, “todos devem ser vacinados, pois ó assim o vírus deixará de ter hospedeiros e a doença poderá ser erradicada, como aconteceu com a poliomielite e o sarampo”.
Demais campanhas – Encerradas no último mês, as últimas campanhas de vacinação realizadas pela Secretaria de Saúde de Ilhéus conseguiram êxito em suas metas. A contra poliomielite, ou paralisia infantil, imunizou 96% das crianças menores de cinco anos, quando o mínimo indicado pelo Ministério da Saúde é 90%. A anti-rábica também foi além das expectativas, superando os recomendados 80%, imunizando 97,75% dos cães e gatos do município.