Inaugurada Defensoria Pública Regional em Ilhéus

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (13) às 9 h, a Defensoria Pública, regional 3, em Ilhéus. Contou com a presença da Defensora pública-geral do Estado da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira); da presidenta da Associação dos Defensores Públicos, Laura Fabíola Amaral Fagury; da sub-coordenadora da 3ª regional (Ilhéus), Elizete Reis dos Santos; da coordenadora das Defensorias Públicas regionais, Janaína Canário; da coordenadora geral das defensorias públicas, Lícia Vieira de Santana; do sub-defensor geral, Clériston Macedo; dos defensores públicos de Ilhéus e cidades circunvizinhas; da imprensa; de autoridades civis e militares, dentre outras: Luis Carlos Nascimento (Procurador-geral do município) – representando o prefeito Newton Lima, Alisson Mendonça (Presidente da Câmara Municipal), Ednei Mendonça (Diretor da DIREC-6) – representando o secretário estadual da Educação Adeum Sauer, Clóvis Júnior (Presidente da Câmara de Dirigentes – CDL – de Ilhéus), José Leite de Souza (Presidente da Associação Comercial de Ilhéus – ACI) e Tenente-coronel Júlio.O padre José Alvino de Cristo foi o responsável pela cerimônia religiosa. A banda de música da Polícia Militar tocou os hinos da corporação e o nacional.

A 3ª regional Defensoria Pública funcionará na Av. Canavieiras, 170 no centro da cidade. O local concentrará todo o atendimento da instituição, além de servir como ponto de apoio dos defensores que atuam em comarcas e localidades próximas como Camamu, Canavieiras, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una e Valença. Todas essas comarcas, inclusive a de Ilhéus, eram atendidas pela 4ª regional, em Itabuna.
A casa agregadora das instalações da Defensoria passou por reforma e adequações de redes lógica e elétrica, visando a melhor estrutura para atendimento ao público. O imóvel foi todo estruturado para facilitar o acesso aos serviços, de forma informatizada, contendo gabinetes para atendimento individualizado. São, aproximadamente, 390 metros quadrados, com vários compartimentos, entre os quais sete gabinetes, duas recepções, sala de estagiários, sala de atendimento psicossocial, banheiro e rampa de acesso para pessoas com deficiências.
A Defensoria Pública disponibiliza, para a população mais carente da Bahia, os serviços de advocacia gratuita, que viabiliza o acesso à Justiça, protegendo seus Direitos em diversas áreas a compreender: criminal, cível, família, Defesa do Consumidor, Infância e Juventude, Direitos Humanos, entre outras. A 1ª Defensoria regional fica em Feira de Santana; a 2ª em Vitória da Conquista; a 3ª em Ilhéus; a 4ª em Itabuna; e a 5ª em Senhor do Bonfim. Em toda a Bahia, são duzentos e duas regionais. A lei permite pouco mais de quinhentas.

Marcos Pennha
www.focobahia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *