Deputada Ângela apóia projeto do Festcine

A deputada estadual Ângela Sousa está empenhada no apoio a um projeto de estímulo ao cinema nacional e incentivo à circulação da produção cinematográfica. O Festcine Costa do Cacau será realizado em Ilhéus, no mês de julho de 2009, incluindo em sua programação as cidades de Itabuna, Itacaré e Canavieiras. No dia 5 de dezembro, ocorrerá o lançamento da iniciativa na “Terra da Gabriela”.
O projeto do festival foi apresentado dia 11, pela deputada Ângela, aos secretários estaduais da Cultura, Márcio Meirelles, e do Turismo, Domingos Leonelli, que se mostraram entusiasmados com a idéia. A parlamentar destacou que, além de privilegiar o cinema brasileiro, o Festcine vai promover as belezas naturais do sul da Bahia.

“Nós acreditamos que o Festcine ajudará a fortalecer o segmento do turismo cultural, que possui um grande potencial em Ilhéus, cidade conhecida internacionalmente como a terra do escritor Jorge Amado e cenário de muitos dos seus romances”, avalia a deputada.

Dados do Fórum Nacional dos Organizadores de Eventos Audiovisuais indicam que, dos 5.564 municípios brasileiros, apenas 8% possuem salas para a exibição comercial de filmes. Além disso, o preço do ingresso está acima dos padrões de renda da população, o que explica o fato de que apenas 3% dos ganhos de um brasileiro médio sejam direcionados para o consumo de bens culturais.

A proposta do Festcine é democratizar o acesso à produção audiovisual, formar platéia e contribuir para o crescimento do turismo cultural. O festival oferecerá sessões diárias de filmes de longa e curta metragem, alguns dos quais vão concorrer a uma premiação especial. Será ainda escolhido um profissional de destaque para receber o Troféu Jorge Amado.

O projeto tem como parceiros a Câmara de Turismo da Costa do Cacau, prefeituras e secretarias de Turismo de Ilhéus, Itabuna, Itacaré e Canavieiras, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Instituto de Turismo de Itacaré, Associação de Turismo Viva Canavieiras, Uesc, Revista Caras, Telecine, Globo Filmes, Hotel Jardim Atlântico e Associação Brasileira de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *