Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura está concluindo retirada de obstáculos que prejudicam aeroporto

Quarteirão Jorge Amado recebe novo mutirão neste sábado

Violência sexual infanto-juvenil foi tema central de seminário

Público lota o Teatro Municipal de Ilhéus durante o Festival de Talentos do Crie

Guardas municipais elegem nova diretoria do sindicato

Ilhéus sedia Congresso Estadual dos Policiais Militares Evangélicos

Prefeitura está concluindo retirada de obstáculos que prejudicam aeroporto

Falta pouco para a eliminação total dos últimos obstáculos apontados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que restringiam às operações noturnas de pouso e decolagem no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. O serviço final de retirada dos obstáculos, que ficam no terraço do Hotel Opaba e nos telhados de duas residências, estão em fase de conclusão, sendo os trabalhos realizados pela Secretaria de Engenharia e Obras da Prefeitura.
Desde que tomou conhecimento das medidas restritivas da Anac, a respeito do Aeroporto Jorge Amado, o prefeito Newton Lima determinou que fossem envidando esforços para assegurar a normalidade na movimentação do aeroporto. Os procedimentos adotados pela agência reguladora tornaram ainda mais aparentes os riscos à economia regional, tendo em vista o cancelamento dos vôos noturnos. Isso aconteceu porque a Anac cancelou as operações dos vôos por instrumento, sob a alegação de falta de segurança.
Esta medida fez com que as empresas retirassem os vôos noturnos, ocasionando sérios prejuízos para atividades ligadas ao turismo e a informática. Depois disso, a fuga de empresas aéreas ficou eminente. Outros setores também foram abalados com a redução da movimentação dos vôos na pista do Jorge Amado.
Segundo explicação da Anac, as medidas foram tomadas para oferecer mais segurança aos usuários do aeroporto e às pessoas que residem no entorno dele. Visando acabar com as 65 exigências de segurança impostas pelo órgão, anteriormente a prefeitura e empresas privadas eliminaram 63 dos existentes.
Agora, através da retirada dos últimos empecilhos de segurança às operações de pouso e decolagem, os técnicos da Prefeitura acreditam que a movimentação no aeroporto voltará à normalidade em breve. A crise do Aeroporto Jorge Amado, chegou a mobilizar prefeitos e deputados de diversas cidades do sul da Bahia, a exemplo de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Canavieiras, entre outras. Isso por entender que se trata de um bem que serve a diversas populações regionais.

Quarteirão Jorge Amado recebe novo mutirão neste sábado

Após o grande sucesso do primeiro mutirão realizado no Quarteirão Jorge Amado – centro de Ilhéus, no último sábado, a Associação dos Empresários do Shopping Quarteirão Jorge Amado (Asseja), em parceria com o Sebrae realiza neste sábado, dia 15, uma nova mobilização para lavar as vias que compõem o principal endereço do centro comercial da cidade. Desta vez, serão contempladas a Rua Dom Pedro II e a Marquês de Paranaguá.
No último sábado, um grande público prestigiou a animada feijoada organizada na Rua Rodolfo Vieira. Além de empresários e de consumidores, o evento contou com a presença da gestora do projeto Shopping a Céu Aberto pelo Sebrae, Karla Peixoto, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Clóvis Júnior, o presidente da Associação Comercial, José Leite de Souza e o secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, representando o prefeito Newton Lima.
Logo após a feijoada foi iniciada a lavagem de algumas ruas do Quarteirão a exemplo da Jorge Amado, além da Praça JJ Seabra e as escadarias do Palácio Paranaguá e da Associação Comercial. Para a presidente da Asseja, Nádia Argolo, o evento foi uma ótima oportunidade de integrar toda a comunidade empresarial num evento divertido e de conscientização. “Nosso objetivo é consolidar a cidade como um pólo comercial na região”, afirmou. “Os pedestres que passavam, também ficaram muito entusiasmados com a iniciativa, ajudando tanto na aquisição da feijoada como na limpeza das ruas”, complementou.
Para o verão, quando o número de pessoas que visitam o quarteirão deve aumentar, a Asseja vem planejando uma série de atividades para animar o centro. “Além disso, a parte de infra-estrutura também deve ser contemplada com a sinalização de ruas, instalação de banheiros públicos no comércio, reforma de bancos e vasos de plantas espalhados pelo Quarteirão, entre outras ações”. A iniciativa recebe apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Sebrae Regional Mata atlântica, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial (ACI) e Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus.

Violência sexual infanto-juvenil foi tema central de seminário

A importância de a comunidade denunciar casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes foi o foco principal do Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, promovido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sentinela de Ilhéus. O evento, cujo tema central foi “Quebrando o muro do silêncio”, aconteceu nesta quinta-feira (13), das 8 às 18 horas, no auditório da Justiça Federal. Palestras, mesas redondas e debates fizeram parte da programação aberta ao público em geral.
O Seminário foi aberto logo após o credenciamento dos participantes, que doaram um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão destinados aos usuários de baixa renda que são acompanhados pelo Creas Sentinela de Ilhéus. Ao final do evento, todos os inscritos receberam certificados.
O início das atividades foi marcado com a composição da mesa, contando com a presença do juiz da Primeira Vara da Família, Helvécio Argolo; a juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Marli Mendonça; o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel; a diretora do Departamento de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, Maria Marta Carvalho e a coordenadora do Creas Sentinela, Vânia Darri. Também participaram representantes do Conselho Tutelar, Marlene Batista; do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Ely Santana e do Fundo Municipal de Assistência Social, José Francisco dos Santos.
A primeira palestra do Seminário foi sobre “Criança e Adolescentes, direitos violados e o papel do Poder Judiciário”. A juíza Sandra Marli começou falando a respeito da violência sexual doméstica, que compõe grande parte dos abusos. “Pesquisas apontam que 80% das vítimas conhecem seus agressores e, destes, 68% são membros da família. Por isso é fundamental que não haja conivência ao saber dos casos, denunciando sempre às autoridades responsáveis”, disse a magistrada.
A programação do Seminário seguiu com uma mesa-redonda discutindo “Intersetorialidade das políticas públicas no combate à violência sexual infanto-juvenil”, com representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação. O secretário Sebastião Maciel falou, em nome do prefeito Newton Lima, sobre a importância da discussão de propostas e parceria entre o Governo Municipal e sociedade. Ele declarou que, “juntos, poderemos buscar melhores condições para lutar contra a violência sexual infanto-juvenil”.
Após o intervalo para almoço, a segunda metade da programação do Seminário seguiu com apresentação da pesquisa realizada pelo professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Paulo Fraga, que tratou da exploração sexual de menores de 18 anos em Ilhéus. Na seqüência, a programação seguiu com uma mesa temática tratando do tema: “Atuação do Poder Público para o atendimento de crianças e adolescentes vitimizadas”, com membros da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e do Creas Sentinela. A apresentação de uma Sinfônica Infantil marcou o encerramento do evento.

Público lota o Teatro Municipal de Ilhéus durante o Festival de Talentos do Crie

Foi com o Teatro Municipal de Ilhéus lotado que o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) comemorou a primeira edição do Festival de Talentos. O evento, que aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 13, reuniu alunos, professores e um grande público de expectadores, que puderam assistir a diversas apresentações teatrais e musicais, inclusive de artistas regionais, como os cantores Kokó e Ary PB que também subiram ao palco do TMI para incentivar o trabalho desenvolvido pelo centro.
O festival também contou com a participação do grupo de ballet da professora Soanne Marry, que abriu o evento. Os cantores Kokó, da banda Lordão e Ary Pb, do grupo Cacau com Leite, cantaram junto com o público grandes sucessos como as músicas “Dance que o Lordão garante”, “Vá dizer pra ela” e “Só vale o que você fizer”. Os cantores Abdias e Bigo, da banda S4 & Cia, e Keketa também se juntaram ao evento e emocionaram o público com sucessos da música baiana.
Os alunos do Crie também deram um show no palco e apresentaram com desenvoltura diversas coreografias. Além de dançar, eles também cantaram músicas de cantiga popular e apresentaram números utilizando a linguagem de sinais. O aluno Gustavo, que sofre de distúrbio de aprendizagem emocionou o público ao recitar a poesia “Círculo Vicioso”, de Machado de Assis. Já alunos que possuem deficiência visual também cantaram canções religiosas e de incentivo às pessoas que possuem esse tipo de transtorno.
Algumas entidades e empresas que apoiaram a iniciativa foram homenageadas pelo Crie durante o evento. Representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da Cargill, da Rede Meira de Supermercados, APPI, Direc – 6, APAE, Caps, entre outros, receberam das mãos da coordenadora do Crie, Dinalva Prisco e do secretário Municipal de Educação (Seduc), Sebastião Maciel um diploma de reconhecimento ao trabalho realizado em prol do desenvolvimento sócio-cultural dos alunos atendidos pelo órgão vinculado a Seduc.
Além de ser uma ótima oportunidade para estimular e incentivar as aptidões dos alunos assistidos pelo Centro, coordenadora do Crie Dinalva Prisco considerou que o evento foi “uma forma de aproximar e integrar, ainda mais, pais, alunos e professores, além da comunidade que pôde conhecer mais de perto o ótimo resultado obtido pelo grupo”, afirmou.
O secretário Sebastião Maciel também fez uma ótima avaliação da primeira edição do festival. “Esse trabalho ajudou a aflorar a criatividade dos alunos e nos emocionou muito”. Maciel encerrou o evento lembrando o refrão da música cantada pelo grupo com deficiência visual. “Diferente é quem não acredita na gente”, finalizou.
O Crie – Anualmente, cerca de 250 pessoas são atendidas pelo Centro, que oferece no turno oposto ao que o aluno freqüenta a escola, tratamento especializado individual e em grupo com o auxílio de psicólogos, psico-pedagogos, especialistas em braile e libra e professores de dança. O tratamento é feito em salas para atendimento visual, auditivo, mental, psicológicos, distúrbios de aprendizagem.
Os deficientes auditivos recebem ainda aulas de reforço em libra (língua brasileira de sinais) e em braile (sistema de aprendizagem para cegos). O Centro de Referência à Inclusão Escolar funciona na Avenida Itabuna, nº 1956.

Guardas municipais elegem nova diretoria do sindicato

Os guardas civis municipais vão escolher, amanhã (14), a nova diretoria do Sindicato Estadual dos Guardas Municipais da Bahia. A eleição acontece entre 8 e 17 horas, na base dois da Central de Abastecimento do bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus. Apenas uma chapa está concorrendo ao pleito e mais de 18 grupamentos de cidades estão sob a jurisdição de entidade sindical. A chapa é encabeçada por Pedro Oliveira Santos, servidor da Guarda Municipal de Ilhéus.
Para a vice-presidência, a chapa traz o nome de Edvaldo Xavier dos Santos. Depois de referendada no pleito, os novos membros da diretoria devem cumprir mandato de quatro anos (2008/2011). A chapa única à nova diretoria do Sindicato Estadual dos Guardas Municipais possui representantes de outras cidades do estado. A entidade abrange Itabuna, Ilhéus, Teixeria de Freitas e Jequié, dentre outros municípios.
O sindicato tem sede na rua Carneiro da Rocha, centro de Ilhéus. Segundo Pedro de Oliveira Santos, a eleição deve ocorrer em clima de tranqüilidade e cordialidade, uma vez somente um chapa se interessou em participar das eleições que vai apontar os novos diretores da entidade.

Ilhéus sedia Congresso Estadual dos Policiais Militares Evangélicos

Ilhéus sediará neste final de semana o VI Congresso da União Estadual dos Policiais Militares Evangélicos (UPMEB). O evento será realizado na Igreja Assembléia de Deus, na Avenida Canavieiras, com abertura marcada para as 18h30m desta sexta-feira (14) e encerramento ao meio-dia de domingo (16). O tema central foi extraído dos evangelhos de Lucas e II Timóteo: “O bom soldado de Cristo não se embaraça com negócios desta vida, nem pode voltar atrás”.
Um dos pontos altos do Congresso será a celebração da Santa Ceia do Senhor com o Militares, às 18h30m do sábado (15). Na oportunidade, será lembrado o sacrifício de Jesus, com o repartimento de pão e vinho, simbolizando também a comunhão dos membros da igreja cristã. Participarão policiais militares de várias cidades da Bahia e também de outros estados.
Realizado pelo Núcleo de Policiais Militares Católicos e Evangélicos do 2º BPM, o Congresso terá como preletores o Capelão do Exército Brasileiro, o Coronel e Pastor Walter Mello, do Distrito Federal; o presidente da UPMEB, Tenente Coronel Josafá Soares de Souza; o representante da Banda de Música da Polícia Militar de Salvador, Capitão Gildásio. Também estão confirmadas as presenças do Sargento Cláudio Duarte, de Ilhéus e do Pastor e Conferencista Internacional, Júlio César, de Itarantin.
O VI Congresso da UPMEB contará ainda com as cantoras Claudiane Souza e Ângela César, de Ilhéus; Rosa Porto, de Jequié, Valdirene, de Alagoinhas e cantores da Associação de Militares e Policiais Cristãos Bahia (AMPCEF), de Feira de Santana. Como participações especiais foram convidados os Ministérios Pedras Vivas, de Salvador; Semear, Som do Avivamento, Quarteto Nova Jerusalém, Banda de Música do 2º BPM, de Ilhéus, e também de Salvador. Também deverão marcar presença a Guarda de Honra do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Ilhéus e outras bandas locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *