Prefeitura Municipal de Ilhéus

Farmácias irregulares são interditadas em Ilhéus

Prefeitura finaliza obras no alto do Amparo

Crie promove Festival de Talentos no Teatro Municipal

Setur lança edição de novembro do informativo Ilhéus Acontece

Violência sexual infanto-juvenil será tema de seminário do Creas Sentinela

Farmácias irregulares são interditadas em Ilhéus

Devido à ausência de farmacêuticos responsáveis, sete farmácias e uma distribuidora de medicamentos foram intimadas após uma operação conjunta realizada pela Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária, Ministério Público, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Municipal de Saúde, o Setor de Tributos da Secretaria Municipal de Finanças e Polícia Militar. A ação, que aconteceu ao longo do mês de outubro, interditou cinco estabelecimentos.
No dia 10 de outubro, as farmácias e a distribuidora de medicamentos foram intimadas após técnicos da Coordenação de Vigilância Sanitária constatarem a falta de profissional responsável. “O alvará sanitário, que permite o funcionamento, só pode ser emitido se o local possuir um farmacêutico graduado”, explicou a coordenadora, Débora Chaouí Pimenta.
Com a entrega da intimação, foi dado um prazo para que os estabelecimentos se regularizassem e, no dia 23 de outubro, foi interditada a primeira farmácia, na Central de Abastecimento do Malhado. Na semana seguinte, foram fechadas as portas de farmácias em Olivença, Barra e Parque Infantil, além de uma distribuidora de medicamentos, no Teotônio Vilela.
Após terem o seu funcionamento suspenso, dois estabelecimentos conseguiram se regularizar, contratando farmacêuticos responsáveis. Mas três ainda continuam interditados por não cumprirem o que determina a legislação. De acordo com o artigo 15 da Lei Federal 5.991/73, todas as farmácias e drogarias do Brasil devem possuir um técnico especializado, inscrito no Conselho Regional de Farmácia.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, as farmácias de Ilhéus são vistoriadas regularmente e os relatórios são enviados aos parceiros. “As ações são viabilizadas graças ao apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que dá suporte às nossas equipes técnicas, ajudando no cumprimento da lei, além de proteger os direitos e a saúde dos consumidores”, declarou.
A presença obrigatória de um farmacêutico em estabelecimentos que comercializam remédios serve para garantir a manipulação e armazenamento adequados dos produtos. Os profissionais habilitados também auxiliam os consumidores a usar corretamente os medicamentos receitados pelos médicos, evitando intoxicações e mortes.

Prefeitura finaliza obras no alto do Amparo

As obras que a Prefeitura realiza no Amparo, alto localizado no bairro do Malhado, zona norte da cidade, entrou em fase de finalização. Tocados com recursos oriundos dos cofres municipais, os trabalhos beneficiam cerca de três mil moradores da área e localidades vizinhas, a exemplo do alto da Legião. Os trabalhos compreendem construção de uma praça, reforma da lavanderia e pavimentação de ruas.
Os serviços foram reivindicados pela comunidade, através da associação de moradores do alto. A principal ladeira de acesso recebeu recomposição de paralelos, o que facilita a movimentação de carros e pedestres. A lavanderia, cuja água é originária de uma fonte natural, foi completamente reformada e ampliada. A prefeitura instalou bancada para dinamizar o trabalho das lavadeiras e, com isso, proporciona mais comodidade na execução da tarefa que contribui com a renda familiar.
Na parte superior do Amparo, a Prefeitura construiu uma praça. Este espaço é direcionado ao lazer e entretenimento de crianças, adolescentes e idosos. É o lugar onde as famílias se reúnem para conversar no final da tarde. Os trabalhos são coordenados pelas secretarias de Engenharia e Obras e de Serviços Urbanos do município.

Crie promove Festival de Talentos no Teatro Municipal

No próximo dia 12, o teatro Municipal de Ilhéus será palco do Festival de Talentos promovido pelo Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE) – órgão vinculado a Secretaria Municipal de Educação. Fundado em 2001, o centro atende à crianças, adolescentes e adultos que possuem algum tipo síndrome, deficiência mental, visual, auditiva, física, distúrbio de aprendizagem ou com necessidades educativas especiais, e que estão matriculadas na rede municipal de ensino.
O evento acontece a partir das 16h30min, quando os alunos do CRIE devem subir ao palco para apresentar performances com instrumentos musicais, dança, coral e muitas coreografias. Além da apresentação seis grupos de alunos, o evento contará com a participação do grupo de forró Cacau com Leite e de artistas convidados, além do grupo de ballet comandado pela professora Soânne Marry. Para a coordenadora do CRIE, Dinalva Prisco Ferreira o Festival será uma ótima oportunidade para estimular e incentivar as aptidões dos alunos assistidos pelo Centro.
Na opinião de Dinalva “além das atividades educativas, os alunos devem aprender ainda que as práticas artístico-culturais são um bom caminho para a recuperação e para um melhor convívio com a sociedade”. Anualmente, cerca de 250 pessoas são atendidas pelo Centro, que oferece no turno oposto ao que o aluno freqüenta a escola, tratamento especializado individual e em grupo com o auxílio de psicólogos, psico-pedagogos, especialistas em braile e libra e professores de dança.
O tratamento é feito em salas de atendimento visual, auditivo, mental, psicológicos, distúrbios de aprendizagem. Os deficientes auditivos recebem ainda aulas de reforço em libra (língua brasileira de sinais) e em braile (sistema de aprendizagem para cegos). O Centro de Referência à Inclusão Escolar funciona na Avenida Itabuna, nº 1956 e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231- 5909.

Setur lança edição de novembro do informativo Ilhéus Acontece

Quem tiver dificuldades em escolher opções de lazer, pode encontrar várias dicas na edição de novembro do guia eletrônico Ilhéus Acontece. O informativo mensal da Secretaria do Turismo de Ilhéus (Setur) está disponível no site: www.ilheusdabahia.tur.br. Além de eventos e shows que serão realizados durante o mês, o guia traz ainda curiosidades, telefones úteis, endereço e horário de funcionamento de espaços culturais.
O número 28 do terceiro ano do Ilhéus Acontece fala um pouco sobre a história do Brasil, dando destaque ao dia da proclamação da República, celebrado em 15 de novembro. “Procuramos trazer sempre informações ligadas aos fatos mais marcantes do mês, a exemplo das datas comemorativas. Assim, o leitor pode ficar ainda mais atualizado não apenas sobre os eventos da cidade”, disse o secretário do Turismo, Hermano Fahning.
O guia eletrônico da Setur traz alternativas de lazer para todos os gostos. Os leitores que desejarem sair para dançar podem conferir a relação de bares e restaurantes que oferecem música ao vivo com estilos variados. Já aqueles que preferirem alternativas diferentes para cuidar da saúde, há uma lista de academias de ginástica que oferecem aulas avulsas, além de escolas de surf, canoagem, capoeira, futebol, tênis, vela e capoeira. E, na seção “Cultos e Missas”, há o contato de igrejas de diferentes religiões, além de alguns eventos que serão promovidos.
Para ter sua programação inserida, gratuitamente, no informativo Ilhéus Acontece, os organizadores de eventos, diretores de grupos culturais e empresários devem mandar as informações até o dia 28 de cada mês. Os dados podem ser enviados para o e-mail seturilheus@hotmail.com, ou deixados na sede da Secretaria do Turismo, que fica no número 19 da Rua Antônio Lavigne de Lemos, no Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (73) 3634-6008.

Violência sexual infanto-juvenil será tema de seminário do Creas Sentinela

“Quebrando o muro do silêncio” será o tema do Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, promovido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sentinela de Ilhéus. Aberto ao público em geral, o evento acontecerá no próximo dia 13, a partir das 8 horas, no auditório da Justiça Federal. Foram convidados juízes, representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o Creas Sentinela de Salvador, além das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.
Segundo a coordenadora do Creas Sentinela de Ilhéus, Vânia Darri, é importante que a comunidade se interesse em participar do evento para que, discutindo o assunto, o combate da violência sexual infanto-juvenil possa ser fortalecido. “Infelizmente, os abusos e a exploração sexual de menores de 18 anos é uma realidade em todas as camadas sociais. Por isso, é preciso conhecer as leis e fazer com que sejam cumpridas, saindo do silêncio e denunciando os casos”, enfatizou.
A programação do Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil será dividida nos turnos da manhã e tarde. Das 8 horas ao meio-dia, haverá o credenciamento e abertura seguida da palestra sobre “Criança e Adolescentes, direitos violados e o papel do Poder Judiciário”. Antecedendo o intervalo para almoço, será realizada uma mesa-redonda discutindo “Intersetorialidade das políticas públicas no combate à violência sexual infanto-juvenil”.
A segunda metade da programação do Seminário vai ser aberta pela apresentação de uma pesquisa a respeito exploração sexual de menores de 18 anos. Na seqüência, será ministrada a palestra tratando do tema: “Atuação do Poder Público para o atendimento de crianças e adolescentes vitimizadas”.
Para participar do Seminário, os interessados deverão doar um quilo de alimento não perecível. De acordo com a coordenadora do Creas Sentinela de Ilhéus, “todos os produtos arrecadados serão destinados aos usuários de baixa renda que são acompanhados pela entidade”. Ao final do evento, os participantes receberão certificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *