Alunos do EJA participam em Ilhéus da 7° troca de experiências
Largada da canoagem acontece às 10 horas deste domingo
Ilhéus realiza primeira mostra de vídeos étnicos-raciais
Prefeitura constrói praças para oferecer qualidade de vida
Navio Costa Mágica é o primeiro da temporada de transatlânticos em Ilhéus
Alunos do EJA participam em Ilhéus da 7° troca de experiências
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza na próxima sexta-feira, dia 08, o 7° Encontro de Troca de Experiências da Educação de Jovens e Adultos – EJA na sala de reuniões da Seduc, das 08 às 12h. Assim como nas outras edições, o evento deve reunir alunos e professores que participam do programa, e tem o objetivo de possibilitar a troca de saberes, além de divulgar experiências bem-sucedidas realizadas nas unidades escolares da rede municipal entre os agentes do EJA.
O último encontro realizado pela Seduc ocorreu no fim de outubro. Durante a 6ª edição, a psicóloga Vilma Beer ministrou palestra sobre o mercado de trabalho atual, tema considerado bastante importante pelos coordenadores do programa, “já que são muitas as dificuldades de emprego encontradas por alunos do programa”, afirmou a coordenadora do Programa EJA em Ilhéus, Jozair Anunciação do Amaral. Ao todo, cerca de 80 pessoas participaram da sexta Troca de Experiências, entre diretores, professores, coordenadores, além de alunos.
Os estudantes Escola Nucleada de Sambaituba I e a Escola Municipal Vovô Isaac aproveitaram o evento para apresentar dois projetos desenvolvidos durante as aulas, com enfoque para as eleições municipais e para o EJA Cultural. Os alunos de Sambaituba realizaram ainda uma apresentação para contar a história da localidade. Para Jozair Anunciação, “mais uma vez, este projeto mostrou que com a integração entre a escola e a comunidade é possível fazer uma educação de melhor qualidade”, afirmou.
Largada da canoagem acontece às 10 horas deste domingo
A largada da 10ª edição da Canoagem ao Mato Virgem está prevista para as 10 horas deste domingo (9), da praia do campus da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), bairro de Nova Brasília, zona sul da cidade. A chegada ao bairro do Banco da Vitória. zona oeste de Ilhéus, deverá ocorrer por volta do meio-dia, quando serão premiadas as três embarcações vencedoras e a mais ornamentada também. Depois disso, haverá shows com bandas regionais e os espetáculos musicais são voltados aos remadores e a comunidade do bairro. O evento será prestigiado pelo prefeito Newton Lima, secretários municipais e outras autoridades.
A Maramata, responsável pela promoção do evento que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, estima que cerca de 50 embarcações participarão do cortejo. A canoagem é uma forma de homenagear o príncipe austríaco Ferdinand Maximilian. No século XIX, ele subiu o rio Cachoeira de embarcação até o Banco da Vitória. Como a viagem do príncipe foi de cunho ecológico, a Maramata faz o mesmo trajeto anualmente. O rancho onde o príncipe aportou será uma das paradas da 10ª edição da Canoagem Viagem ao Mato Virgem. Ali, o prefeito fará o descerramento de uma placa comemorativa.
Para a realização da canoagem é necessário seguir alguns procedimentos marítimos, a exemplo da observação da tábua de maré. Por está razão, a largada será realizada no período da manhã, no horário que o mar começa subir, facilitando o trabalho dos remadores. Antes da largada, serão distribuídas camisetas de identificação dos participantes e em seguida será servido café da manhã para reforçar a alimentação. Está prevista, ainda, uma benção aos participantes do evento e apresentação da Banda do 2º BPM, mas esta no local da chegada, onde acontece um almoço para os remadores.
Todo trajeto da Canoagem Viagem ao Mato Virgem é monitorado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus. Não costumam ocorrer acidentes envolvendo embarcações durante o percurso. O cortejo é acompanhado por canoas, caiaques, chalanas, saveiros, entre outros tipos de embarcações, a exemplo de lanchas e jangadas.
O corpo de Salva-vidas da prefeitura também é mobilizado para acompanhar o evento e reforçar o sistema de segurança na água. A Policia Militar faz a segurança por terra, nos locais da largada e chegada. O evento aquático conta com o apoio logístico do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, secretarias de Saúde, Serviços Urbanos, Turismo, Esportes, Transporte e Trânsito, além da Policia Rodoviária Estadual e das colônias de pescadores Z-19 e Z-34.
Ilhéus realiza primeira mostra de vídeos étnicos-raciais
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – 20 deste mês – o município de Ilhéus realiza a primeira mostra de vídeos étnicos-raciais. Em paralelo ao evento acontecem exposição fotográfica mostrando toda a história do terreiro Tombenci Neto e apresentações culturais. Toda a programação está prevista para os dias 13 e 14 deste mês, em sua sede situada na avenida Brasil, 485, alto da Conquista, promovida pela Associação Beneficente e Cultural Matamba Tombenci Neto, em parceria com ONG Gongombira e o grupo cultural Dilazenze.
A coordenação do evento explica que as atividades do projeto Novembro Negro são destinadas à comunidade e estudantes de escolas públicas e particulares de Ilhéus com entrada gratuita. A exibição vai acontecer das 9 às 11h30min, das 14 às 17 horas e das 19 às 22 horas, no salão do terreiro.
Nilsonei Rodrigues, presidente do grupo cultural Dilazenze, diz que caso a direção de alguma escola pública ou particular do município de Ilhéus queira formar grupos de alunos para conhecer de perto a história do movimento negro da região, os projetos desenvolvidos pelas entidades e ações culturais podem ser contatadas pelos telefones 3634-4320, 8809-3958 e 9966-3933 ou através dos e-mails matambatombencineto@yahoo.com.br e gongombira@yahoo.com.br.
Prefeitura constrói praças para oferecer qualidade de vida
A Prefeitura de Ilhéus constrói mais uma praça como parte da política de recuperação de áreas ociosas. Desta vez, a Secretaria de Serviços Urbanos está beneficiando um espaço localizado próximo a escola da Fundação Fé e Alegria, no bairro Nossa Senhora das Vitórias, zona sul da cidade. Equipar este e outros locais do perímetro urbano com praças e jardins é o que pretende a Prefeitura, através da iniciativa de melhoria da qualidade de vida das comunidades ilheenses.
Além de beneficiar os moradores que residem próximos ao espaço do bairro, a iniciativa procura disponibilizar a área aos estudantes da escola da fundação. No local, a Prefeitura instalou bancos e construiu canteiros para o plantio de mudas florais e ornamentais. Segundo Carlos Freitas, secretário de Serviços Urbanos, apesar da área não ser muito grande, os serviços de parque e jardim visam embelezar o espaço e oferecer lazer e entretenimento, tanto para os estudantes quanto para os demais moradores do bairro que não possuem espaços urbanizados.
No momento, a praça está sendo iluminada, além de receber as mudas, como informou o secretário da pasta. Disse ainda que, com o mesmo fim, a Prefeitura urbanizou outras áreas em outros bairros da zona sul, norte e oeste da cidade, a exemplo do Malhado e São Francisco, que foram contemplados com pequenas praças e jardins. No Malhado, o pequeno espaço foi integrado à praça do Tamarindeiro e no São Francisco à creche Dom Eduardo. A comunidade do Basílio também foi beneficiada com os mesmos tipos de serviços.
Ainda como parte da política de incremento dos parques e jardins da cidade, a Prefeitura constrói canteiros envolvendo árvores da praça Misael Tavares, no bairro Cidade Nova. Deixar o local mais agradável ao convívio humano é o objetivo da medida adotada pela Prefeitura para melhorar aspectos de Ilhéus e com isso, oferecer uma cidade mais atraente para os turistas e a própria população.
Navio Costa Mágica é o primeiro da temporada de transatlânticos em Ilhéus
Considerado um dos maiores e mais luxuosos transatlânticos a navegar pelos mares, o navio Costa Mágica será o primeiro a atracar em Ilhéus para a temporada de verão 2008/2009 no dia 1º de dezembro. Até março do próximo ano, o Porto Internacional de Ilhéus deve receber 45 paradas de navios de mesmo porte. O número recorde de transatlânticos já anima empresas de receptivo, proprietários de restaurantes, hotéis, cabanas de praia, além da secretaria municipal de Turismo, que já está preparando a equipe que fará o receptivo dos cruzeiristas.
De bandeira italiana e inaugurado em 2004, o Costa Mágica tem capacidade para 3.470 hóspedes e um número total de 1.027 tripulantes. Ele possui 272,19 metros de comprimento e 35,54 metros de largura e abriga 1.358 cabines, sendo 464 com varanda, 58 suítes e 27 especiais para deficientes físicos. Em seu interior, os hóspedes dispõem de todo o conforto e comodidade, já que o Costa Mágica possui quatro restaurantes e piscinas, além de 17 pontes no total.
Na opinião do secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, Ilhéus estará ainda mais preparada para receber os mais de 70 mil cruzeiristas que estão sendo esperados para essa temporada. “Além do tradicional receptivo da Setur, composto ‘gabrielas’ e baianas caracterizadas, além de grupos e capoeiras, toda cidade oferecerá uma melhor infra-estrutura com ruas mais limpas e iluminadas, além de mão-de-obra mais capacitada para atendê-los da melhor maneira”, afirmou.
Os cruzeiristas receberão ainda folders – com versões em português e inglês, com informações e fotografias sobre a cidade e o guia Ilhéus Acontece, que traz a programação dos eventos que movimentam a cidade a cada mês. Ainda no Porto, um stand com intérpretes bilíngües ficará a disposição para tirar maiores dúvidas dos visitantes. Além disso, a cidade conta ainda com dois postos de informação que funcionam na Avenida Soares Lopes e no Aeroporto Jorge Amado.
Programação de visitas – Para o mês de dezembro também estão sendo esperados o navio Silver Cloud, dia 08; o MSC Música nos dias 10, 24 e 28; o Costa Mediterrânea, dia 11; o MSC Sinfonia, dias 16 e 29; o Sovereign of the Seas, nos dias 17, 24 e 31, o Zenith, dia 25 e no dia 30, o retorno do Costa Mágica. Seguindo a temporada dos transatlânticos 2008/2009, em janeiro vários navios retornam à Ilhéus. Nos dias 07, 14, 21 e 28 é a vez dos navios Sovereign of the Seas e Costa Mágica, e nos dias 08, 16, 23 e 30 atraca novamente no Porto de Ilhéus o MSC Música.
Em fevereiro, atracam em Ilhéus no dia 04 os navios Sovereign of the Seas e Costa Mágica, que fazem novas paradas nos dias 11 e 18. No dia 05, chega à cidade o MSC Sinfonia, que retorna novamente nos dias 19 e 23. Ainda no mês de janeiro, Ilhéus recebe o MSC Música dias 06, 13 e 17.
Seguindo a temporada 2008/2009 dos transatlânticos, vários navios retornam no mês de fevereiro. Nos dias 04, 11 e 18, os navios Sovereign of the Seas e Costa Mágica retornam à cidade. Já nos dias 05, 19 e 23 é a vez MSC Sinfonia e dias 06, 13 e 17 a cidade recebe novamente o MSC Música. O Costa Mágica faz sua última parada no mês de fevereiro em Ilhéus no dia 25. Ainda de acordo com a Setur, as escalas dos transatlânticos estão sujeitas a alterações.