Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura retoma obras de infra-estrutura no Boa Vista

Reforma da Ponte Lomanto Júnior segue para fase final

Setur encerra curso de garçom nesta 2ª feira

Central de Regulação do SUS oferece cerca de 250 atendimentos diários

Prefeitura retoma obras de infra-estrutura no Boa Vista

As obras de pavimentação e drenagem no bairro Boa Vista, conhecido ainda como alto do Pacheco, serão retomadas, ainda, nesta semana. Interrompidos em razão de problemas com a empresa que ganhou a licitação. Os trabalhos de infra-estrutura urbana beneficiarão a ladeira do alto que dá acesso à avenida Petrobras e as vias que ficam no entorno da Escola Mondrian. Para a continuação dos trabalhos, o prefeito Newton Lima tomou todas as medidas junto à Secretaria de Engenharia e Obras e Procuradoria Jurídica do município.
A empresa que estava executando os trabalhos chegou a fazer a drenagem pluvial em toda extensão da ladeira. Iniciou os serviços de pavimentação nesta via e nas demais que ficam próximas da escola, conforme especificações e projetos. No final de setembro, a construtora interrompeu as obras alegando problemas alheios à administração municipal. Reivindicadas há muitos anos pela comunidade do Boa Vista e motoristas que utilizam as vias, as obras serão concluídas pela segunda concorrente da licitação.
Pela importância das obras para a comunidade do alto do Pacheco, a Prefeitura está solicitando compreensão dos moradores, ao mesmo tempo em que se desculpou pelos transtornos causados com a paralisação dos trabalhos. Como a drenagem pluvial da ladeira foi concluída, os trabalhos se processarão com mais agilidade. Numa segunda etapa das obras será feita a pavimentação a paralelos, visando facilitar a locomoção dos moradores e demais usuários do acesso.
Em épocas de chuvas, o acesso ao alto pela ladeira tornava-se praticamente impossível. Lama em excesso, buracos obstruindo a pista de rolagem e outros problemas urbanos eram comuns nesta ocasião, como explicou o secretario de Engenharia e Obras, Paulo Goulart. Também no Boa Vista, a Prefeitura dará continuidade aos trabalhos de pavimentação em outras vias. Estas obras vão facilitar ainda mais o acesso a outros locais, como aos bairros que ficam próximos, a exemplo da Cidade Nova, Centro, Malhado e avenida Itabuna.

Reforma da Ponte Lomanto Júnior segue para fase final

As equipes que se revezam nos trabalhos de reforma da Ponte Lomanto Júnior, em Ilhéus, estão intensificando os serviços para que até o dia 30 desse mês, a intervenção seja encerrada. Em reunião realizada no Palácio Paranaguá na última semana, técnicos do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), responsável pelo serviço e o secretário Municipal de Planejamento e Obras, Paulo Goulart estipularam a data final da reforma, que já se estende por cinco meses.
A celeridade da reforma também foi garantida ao prefeito Newton Lima após ser dobrado o número de equipes que trabalham na reforma. Para o secretário Paulo Goulart, a maior dificuldade encontrada pelas equipes foi a demolição do piso, “porém essa parte foi finalizada e a reforma já se encontra em estágio final”, salientou. Nessa última fase serão realizadas limpeza, colocação das novas juntas de dilatação e asfaltamento do piso.
Para garantir a segurança e tentar amenizar os desconfortos causados pela reforma, uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – Setrans e da Polícia Militar auxiliam o tráfego durante o período da interdição, que ocorre das 20h às 6h da manhã, período em que uma das pistas da Ponte é interditada. Mesmo com a interdição, a população, e principalmente os motoristas que costuma trafegar pelo local, têm colaborado e compreendido a importância da reforma da Ponte, que liga a cidade à zona sul da cidade.

Setur encerra curso de garçom nesta 2ª feira

Drinques dos mais diversos sabores e cores. Foi desta forma que os alunos do curso de garçom, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, encerraram as atividades. Eles aproveitaram a última aula para colocar em prática um pouco do que aprenderam durante quase dois meses. Além de aulas, eles fizeram ainda visitas técnicas para conhecer o cotidiano da profissão. Com os bons resultados obtidos pelos alunos, grande parte deles já foi absorvida pelo mercado de trabalho.
Para o instrutor do curso, o técnico do Senac, José Raimundo Amaral, com a chegada da alta estação, deve aumentar a procura por mão de obra especializada para a área. “Após passarem pelo curso, todos os alunos mostraram empenho e dedicação e por isso, já estão habilitados para atuar no mercado de trabalho”, salientou. Ainda de acordo com Amaral, boa parte dos alunos já foram contratados por empresários para atuar em pousadas, bares e restaurantes, a exemplo do Bar Vesúvio, pousada do Pontal, restaurante Mandarim e Píer do Pontal.
Durante o encerramento do curso o secretário municipal de turismo, Hermano Fahning, enfatizou a importância da qualificação profissional como forma de reciclar o conhecimento. “Assim como oferecemos o curso de garçom e o de qualidade no atendimento, pretendemos proporcionar novas oportunidades de reciclagem não só para os profissionais que atuam na área, como para os que buscam o primeiro emprego”, afirmou.
Ética e meio ambiente, introdução ao turismo e hospitalidade, noções de segurança no trabalho e matemática instrumental foram alguns dos tópicos abordados durante o curso, que teve um total de 180 horas. Ainda de acordo à Secretaria de Turismo, foram inclusas também noções de elaboração de menus, cardápio, fichas técnicas, funcionamento do departamento de Restaurantes, conhecimento e serviços de vinhos, serviços de restaurante, room service e bar, além da prática profissional do garçom.

Central de Regulação do SUS oferece cerca de 250 atendimentos diários

Funcionando há dois meses em suas novas instalações, no bairro do Malhado, a Central de Regulação, Controle e Auditoria do SUS de Ilhéus oferece uma média de 250 atendimentos diários. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, realizado por uma equipe formada por 55 profissionais, entre marcadores, digitadores, recepcionistas e auditores da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre os serviços ofertados na Central de Regulação do SUS estão: emissão do cartão do SUS, emissão de laudos de internamento hospitalar e exames prioritários. “Por determinação do prefeito Newton Lima, também são realizadas liberações para procedimentos que não fazem parte da tabela do Sistema Único de Saúde, cujos custos são arcados pela Secretaria Municipal de Saúde”, informou a assessora do Departamento de Auditoria, Nerci Santos D’El Rei.
Na Central de Regulação, Controle e Auditoria do SUS, também se encontra o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que funcionava no CAE III, e o Departamento de Auditoria, da Secretaria Municipal de Saúde. “Entre as determinações do prefeito Newton Lima está facilitar a prestação de serviços aos cidadãos. Com a concentração dos serviços, há uma melhor comunicação entre os setores, dando maior agilidade aos atendimentos”, disse o secretário de Saúde, José Eduardo Salomão.
A nova Central de Regulação do SUS fica em uma área estratégica, na Avenida Lindolfo Collor, número 777, próxima à Central de Abastecimento do Malhado. Além de várias linhas de ônibus servindo o local, o novo imóvel oferece um espaço físico maior e climatizado, oferecendo acessibilidade a pessoas com deficiências, com rampas de acesso e banheiros adaptados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *