Prefeito cria comissão para elaborar projeto da reforma administrativa
Guarda Municipal de Ilhéus será contemplada com curso de formação
Vitória saiu vencedora do torneio de pesca
Prefeitura reordena Feira da Guanabara
Prefeito de Ilhéus recebe título de sócio honorário da Associação Comercial
Prefeito cria comissão para elaborar projeto da reforma administrativa
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, já designou através da Portaria nº 024/2008 os nomes que compõem a comissão que vai elaborar o projeto de reforma administrativa do município, que é composta pelo secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub; de Administração, João Fraga Mello; de Finanças, Gilvan Tavares Gonzaga, pelo Procurador Luís Carlos do Nascimento, e pelo sub-procurador Mozart Aragão Leite. A comissão, também por determinação do prefeito, é presidida por João Fraga, e os trabalhos devem estar concluídos até o dia 18 deste mês.
De acordo com o presidente da comissão, os trabalhos serão desenvolvidos dentro das metas traçadas pelo prefeito, quais sejam, a de reduzir a quantidade de cargos comissionados, inclusive com a junção de secretarias, “mas dentro dos parâmetros racionais de desenvolvimento das tarefas pertinentes à cada unidade administrativa”. A comissão se reuniu hoje (03) dando início aos trabalhos, sendo que o objetivo, é que a reforma seja encaminhada, apreciada e votada pela Câmara Municipal, antes do recesso parlamentar de final de ano.
Guarda Municipal de Ilhéus será contemplada com curso de formação
Atendendo a uma antiga solicitação do Sindicato Estadual dos Guardas Municipais – Sindguardas, o prefeito, Newton Lima afirmou na semana passada que a Prefeitura de Ilhéus vai oferecer um curso de capacitação aos guardas municipais da cidade, tendo em vista que a atual gestão tem prezado pela qualificação profissional e bem-estar dos servidores. No caso dos guardas, eles passarão pelo curso de formação que atende à matriz curricular elaborada pelo Ministério da Justiça que prevê a formação de guardas municipais.
Direitos Humanos, questões relacionadas à preservação do meio ambiente, prevenção à criminalidade, legislação de trânsito, armamento e tiro e defesa pessoal são algumas das disciplinas que serão ministradas durante o curso, que segundo o diretor do Sindguardas – Bahia, Pedro de Oliveira, deve ser realizado ainda este ano. “Desde que a guarda municipal foi implantada na cidade, a categoria não passava por uma capacitação tão importante para o seu currículo. Oliveira lembrou ainda que o curso será ministrado pelo diretor do Programa de Segurança Pública Municipal – Prozen, Marcos Vinícius, indicado pelo Ministério da Justiça”.
Para Pedro de Oliveira a vida humana é o maior bem público que existe, por isso os guardas municipais devem estar bem preparados para exercer suas funções. Para discutir a implantação do curso de formação, além de outros benefícios para os guardas, foi realizada reunião no Palácio Paranaguá na última sexta-feira, dia 31, com representantes da classe de diversas cidades, a exemplo de Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Jequié, Teixeira de Freitas, Buerarema, Itapetinga, Itambé e Valença. Participaram ainda do encontro, o Cap. João Carlos, o secretário de Administração, João Fraga e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima.
Durante o encontro, Lima afirmou que todos os esforços serão feitos no sentindo de oferecer a capacitação o mais breve possível, para que a cidade de Ilhéus possa contar com uma guarda ainda mais capacitada. Também aproveitou a reunião para elogiar a atuação da Guarda Municipal na cidade, principalmente na Central de Abastecimento do Malhado, onde os índices de criminalidade caíram consideravelmente. “Nosso objetivo é oferecer muito mais condições para que essa atuação continue sendo exemplar”, afirmou.
Vitória saiu vencedora do torneio de pesca
Das 36 equipes que participaram da 25ª edição do Torneio de Pesca da Gabriela, as de Vitória saíram na frente das demais. Desbancou as equipes de Ilhéus, Salvador, Maceió e Santos, ao conseguir o primeiro lugar nas categorias geral feminino e máster, e se consagrarem as grandes vencedoras da competição oceânica. A cidade anfitriã conseguiu primeira colocação na categoria juvenil. O torneio teve 36 equipes inscritas e isso correspondeu a 108 pessoas na competição promovida pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil).
Cada equipe foi formada por três participantes. A 25ª edição do Torneio de Pesca da Gabriela aconteceu na praia da Avenida Soares Lopes, no sábado e domingo. Depois de Ilhéus, a cidade que mais levou participantes para o torneio foi Vitória, que competiu com nove equipes. Salvador trouxe quatro delas, Santos e Maceió uma cada. A anfitriã concorreu com 63 pescadores. O maior peixe foi fisgado por uma das equipes da Clupesil: um pampo de 1.650 quilos.
As equipes que mais conseguiram premiações também foram as que fisgaram a maior quantidade de peixes, segundo a Clupesil. De acordo com a relação de classificação apresentada pela promotora do evento, pela ordem, na categoria máster está Vitória nas três primeiras colocações e Ilhéus ficou com as duas classificações seguintes. Vitória levou ainda o 5º e 6º lugares e Ilhéus faturou o 8º, 9º e 10º.
No feminino, a ordem de classificação ficou distribuída da seguinte forma: Vitória no primeiro e Ilhéus no segundo e terceiro lugares. No juvenil a anfitriã conseguiu as duas primeiras colocações. No máster, Vitória faturou os dois primeiros lugares e Ilhéus o terceiro. O torneio foi dirigido pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Aquáticos (CBPDS) e a fiscalização foi feita pelo IBAMA.
Prefeitura reordena Feira da Guanabara
Calçadas livres para os pedestres e áreas de estacionamento sinalizadas integram as mudanças na área da Feira da Guanabara, que acontece diariamente no Centro de Ilhéus. A reordenação do espaço começou nesta segunda-feira (03), com a presença de fiscais da Secretaria de Indústria e Comércio, fiscais de postura, agentes de trânsito e Guardas Municipais. A equipe é formada por 11 profissionais, que ficam no local das 5 horas ao meio-dia, a fim de garantir o cumprimento da medida, proibindo produtos nas calçadas.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a reordenação da Feira da Guanabara agradou feirantes e consumidores. “Agora podemos passar com segurança, sem precisar sair da calçada e andar junto aos carros”, disse a comerciante Cristiane Severo. O vendedor de peixes, Edivanilson Santos, que trabalha no local há 20 anos, também elogiou a medida da Prefeitura. “Com o ambiente mais seguro e agradável, os clientes poderão se sentir à vontade para comprar mais”, declarou.
A fiscalização na Feira da Guanabara segue por tempo indeterminado, até a adequação total dos comerciantes. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, a proibição de colocação dos produtos nas calçadas não fica restrita aos feirantes, mas também aos demais estabelecimentos comerciais da Rua Sete de Setembro. “Além de deixar o local mais agradável, a medida previne acidentes e outros transtornos causados pela obstrução das vias”, declarou.
Os ambulantes que desejarem vender os seus produtos na Feira da Guanabara terão que se adequar à determinação da Prefeitura de Ilhéus. Os interessados deverão se cadastrar junto à Associação dos Feirantes da Guanabara. A entidade é regularizada e paga taxas pela ocupação do espaço.
Prefeito de Ilhéus recebe título de sócio honorário da Associação Comercial
Na noite da última sexta-feira, 31, durante solenidade de comemoração dos 96 anos da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), o prefeito Newton Lima foi homenageado pelo presidente daquela entidade, José Leite de Sousa,com a outorga do título de Sócio Honorário. Também foram alvos do mesmo merecimento o empresário Emílio Odebrecht (representado) e o General Luiz Henrique Moura Barreto.
Ao agradecer a homenagem, o prefeito confessou a sua emoção, e disse que, acima de se sentir gratificado e lisonjeado, “mais aumenta a responsabilidade em dignificar e retribuir esse gesto com muito trabalho e perseverança”. E continuou:”Sabemos das dificuldades do nosso comércio, do mesmo modo que a grande maioria aqui presente, tenho convicção disso, sabe também das dificuldades que enfrentamos para reorganizar o município. E esta tarefa, tenham certeza, se torna muito mais fácil quando podemos contar com o apoio e a parceria de segmentos organizados da nossa comunidade”.
“Se como gestor público – continuou -, o resultado das eleições de cinco de outubro passado, já tinha me garantido a responsabilidade de administrar o nosso município pelos próximos quatro anos, agora, recebendo o título de sócio honorário da Associação Comercial, certamente, aumenta a minha obrigação de empreender ainda mais esforços para alcançarmos um objetivo comum, que é o pleno desenvolvimento de Ilhéus”.
Lembrando a história da ACI, Newton Lima afirmou que “pelo Palacete do Comércio, já passaram muitos homens de fibra , de visão futurista, e temos a felicidade de vermos que José Leite de Sousa se encontra entre aqueles que tanto contribuíram para o progresso do nosso município. Hoje, mais doq eu nunca, quando toda uma comunidade espera ansiosa que possamos atender aos seus justos anseios e expectativas, esperamos contar sempre com a participação efetiva de todos que aqui vivem e amam esta terra. Não me cansarei de repetir que tudo farei para honrar o cargo e a confiança em mim depositada, mas só poderemos crescer, desenvolver, vencer barreiras, com a união de todos”, finalizou.