Prefeitura Municipal de Ilhéus

Secretaria de Transporte implanta novas placas de orientação em Ilhéus

Prefeitura está instalando parques infantis na cidade

Servidores da Prefeitura de Ilhéus recebem salário de novembro

Movimentação de transatlânticos começa na próxima segunda-feira

3ª Mostra coreográfica do Criança Arte e Dança lota o TMI

Escola de Olivença encerra projeto de estímulo à escrita

Secretaria de Transporte implanta novas placas de orientação em Ilhéus

Com o objetivo de facilitar a orientação sobre como chegar aos bairros e a pontos de serviços, como o Porto Internacional e o Aeroporto Jorge Amado, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito iniciou o trabalho de restauração de placas de sinalização de orientações. O serviço de colocação das novas placas foi implantado em todo o sistema viário básico da cidade.

Ao todo, foram restauradas 42 placas. O trabalho de recuperação foi feito com recursos próprios e se destinou restaurar as placas de sinalização de orientação que estão localizadas em importantes e movimentadas vias públicas da cidade, a exemplo da Avenida Itabuna e Ruas Tiradentes e Bento Berilo, no centro, além da Avenida Lomanto Júnior e Rua 13 de Maio, no bairro do Pontal, entre outras.

De acordo com a Secretaria municipal de Transporte e Trânsito as placas de cor verde indicam a orientação para os principais bairros de Ilhéus, enquanto que as de cor azul indicam pontos de serviços. Todas as placas estão de acordo ao Código Brasileiro de Trânsito. Com a chegada do verão e de muitos visitantes, as novas placas visam tornar a estadia na cidade mais tranqüila, facilitando o acesso aos pontos turísticos.

Além disso, a Secretaria também vem realizando um trabalho conjunto com os agentes de trânsito no sentido de orientar tanto os motoristas locais como os que trafegam nas ruas da cidade pela primeira vez. Desta forma, garante-se um trânsito mais tranquilo e ruas mais seguras tanto para os pedestres como para os motoristas.

Prefeitura está instalando parques infantis na cidade

A criançada adorou a surpresa e já está curtindo bastante o equipamento instalado na praça Santo Antonio, no bairro da Conquista, em Ilhéus. A iniciativa de valorização dos espaços urbanos da cidade é destinada ao lazer e entretenimento de crianças menores de 10 anos. A proposta da Prefeitura é instalar parques infantis em todas as praças, principalmente nas áreas que não possuem qualquer tipo de atrativo lúdico para a garotada se divertir nas férias e nas horas livres.

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos do município, deixou contente a criançada que mora no local e nas ruas próximas à praça Santo Antonio. Como disse o secretário da pasta, Carlos Freitas, não tem nada de excepcional, mas os parques que estão sendo instalados pela administração municipal é um importante elemento para manter a criançada perto dos olhos dos pais.

Ele entende que, isso significa um pouco mais de tranqüilidade para os familiares das crianças que vão passar a freqüentar os parques. Na visão de Carlos Freitas, os parques exercem certo fascínio nelas, portanto os equipamentos constituídos de balanço, escorrego e escada atrai a meninada, além de incentivar a integração e estimular a brincadeira entre eles.

Segundo o secretário Carlos Freitas, para ampliar a oferta de parques a Prefeitura está instalando outro no alto do Carvalho, comunidade do bairro do Malhado, zona norte. O objetivo é disponibilizar a iniciativa à criançada da localidade, tendo em vista que se trata de área carente desta espécie de lazer e entretenimento.

Também como parte de sua política de infra-estrutura urbana, a Prefeitura vem realizando outros trabalhos para contemplar a população. Alguns dos espaços passam por serviços de jardinagem, a exemplo de plantio de mudas ornamentais e florais. A Secretaria de Serviços Urbanos vem recuperando calçadas e bancos, sempre com o objetivo de humanizar a cidade. Constrói canteiros nas praças e instala postes com luminárias, como informou técnicos lotados na Secretaria de Serviços Urbanos.

Servidores da Prefeitura de Ilhéus recebem salário de novembro

Os servidores efetivos da Prefeitura de Ilhéus já podem sacar amanhã , 29, nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, o salário correspondente ao mês de novembro, cumprindo desta forma a tabela fixa mensal divulgada no primeiro semestres deste ano. A informação é do secretário de Finanças, Gilvan Tavares, salientando que, o compromisso firmado pelo prefeito Newton Lima, de valorizar o servidores com o pagamento da folha salarial sempre dentro do próprio mês trabalhado, mesmo com todas as dificuldades, vem sendo cumprido rigorosamente.

Na segunda quinzena também de novembro, a Prefeitura de Ilhéus depositou nas contas o valor correspondente a 50% do salário mínimo, cumprindo um acordo firmado com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), ficando o restante para ser quitado antes da data natalícia.

Movimentação de transatlânticos começa na próxima segunda-feira

A movimentação dos navios de turistas começa na segunda-feira (1º) com a chegada do Costa Mágica, transatlântico de bandeira italiana e um dos maiores da temporada 2008/09 a atracar no Porto de Ilhéus. Para receber bem os cruzeiristas que vêm de diversas partes do mundo, a Secretaria do Turismo do município está preparando receptivo com baianas, personagens extraídos dos romances de Jorge Amado, capoeiristas e outras figuras da cultura regional. Blocos afro também estão incluídos no contexto destinado a deixar o visitante inteirado com o universo cultural da cidade.

A distribuição de folders com versões em português e inglês é uma das estratégias que será utilizada pela Secretaria para divulgar as belezas naturais e os pontos turísticos da cidade. O objetivo é atrair mais visitantes para o destino Ilhéus, seja através do mar, ar ou por rodoviária. Para possibilitar mais informações aos cruzeiristas, será distribuída a mais nova edição do Guia Ilhéus Acontece, trazendo a programação de eventos. O funcionamento dos dois postos de informações, sendo um localizado na avenida Soares Lopes e outro no Aeroporto Jorge Amado, foi observado pelo secretário do Turismo, Hermano Fanhing.

Até março, final da temporada, estima-se que mais de 100 mil turistas desembarquem no Porto de Ilhéus. Esse número supera os dos anos anteriores. Proprietários de cabanas de praia, táxis, restaurantes e empresários do comércio ilheense estão otimistas com a nova temporada dos transatlânticos. A perspectiva de aumentar as vendas é a razão de tanto entusiasmo. Além de Ilhéus, o turismo feito pelos passageiros de cruzeiros marítimos favorece mais municípios, a exemplo de Itacaré.

Da temporada 2008/09 dos transatlânticos no litoral baiano constam ainda paradas de diversos navios de bandeiras distintas no Porto de Ilhéus. Ainda no primeiro mês da temporada vão atracar o MSC Silver Clould, (dia 8), MSC Música (10, 24 e 28), Costa Mediterrâneo (11), MSC Sinfonia (16 e 29), Sovereign of the Seas (17, 24 e 31), Zenith (25 e 30). Também no dia 30 de dezembro, o navio Costa Mágica vai fazer uma nova parada na cidade. As paradas dos transatlânticos se repetem até março,

O Costa Mágica é o maior deles. Tem capacidade para 3.470 hóspedes e 1.027 tripulantes. Possui 272,19 metros de comprimento e 35,54 de largura. Abriga 1.358 cabines, sendo 464 com varandas, 58 suítes e 27 especiais para deficiente físico. Em seu interior, os cruzeiristas dispõem de todo conforto e comodidade, já que o navio dispõe de vários restaurantes, piscinas, quadras esportivas, além de 17 pontes.

3ª Mostra coreográfica do Criança Arte e Dança lota o TMI

Cerca de 120 alunos das escolas da rede municipal de ensino se apresentou no Teatro Municipal de Ilhéus por parte do projeto sócio cultural Criança Arte e Dança promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Durante o espetáculo “Dança de Criança”, os estudantes apresentaram 24 coreografias desenvolvidas ao longo deste ano. Na platéia, pais e professores puderam acompanhar com animação as danças apresentadas em quase duas horas de espetáculo.

Criado há cerca de três anos, o projeto realizou sua terceira mostra coreográfica, elaborada de acordo com a faixa estaria das crianças. Proporcionar a inclusão social através da dança é um dos principais objetivos do trabalho que atende atualmente a cerca de cerca de 1 400 crianças e adolescentes. Duas vezes por semana eles recebem aulas de ballet clássico livre, dança moderna e jazz.

Beatriz Oliveira, 10 anos, estudante da 4ª serei do fundamental na escola Pequeno David se apresentou pela primeira vez no projeto e afirmou que pretende continuar no projeto. “Tenho aprendido muito, e isso também me ajudou a melhorar minhas notas”. Cursando a 7ª série na Escola Municipal do Pontal, a estudante Jaciara Oliveira também falou da importância do projeto para a sua vida. “Acredito que através da dança podemos melhorar como pessoas”.

Ilhéus vem se tornando referência em todo o estado com o projeto, que tem transformado em realidade a prática da dança nas escolas. A coordenadora do ‘Criança Arte e Dança, a coreógrafa Soanne Marry considera a dança como uma das atividades físicas mais completas. “Por isso, o trabalho vem ajudando os alunos a melhorar sua auto-confiança e disciplina”, afirmou.

Para auxiliar as aulas, o projeto conta com o auxílio de uma equipe de monitores formada por Oséas Antônio Ribeiro, Laís André Oliveira, Rafaela Canabrava, Sirleyde Leal e Yonara Nascimento, que realizam o trabalho com alunos e alunos de diversas escolas municipais, a exemplo de Pequeno David, Vovô Isaac, Escola Rotary, Heitor Dias Osvaldo Ramos e Escola Municipal do Pontal, entre outras.

Escola de Olivença encerra projeto de estímulo à escrita

Escola Nucleada do Couto encerra, nesta sexta-feira (28), o projeto “As aventuras no mundo da escrita”. Para marcar a conclusão dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo, foi programada uma manhã para que os alunos autografem suas obras. O evento acontece das 9 horas ao meio-dia, na Pizzaria Vilas de Olivença, na Praça Cláudio Magalhães.

Sob a gestão de Maria Aparecida de Souza, o projeto tem como objetivo desenvolver as competências da leitura e da escrita entre os estudantes, tornando-os autores dos próprios textos. O trabalho foi realizado em 14 localidades diferentes abrangidas pela Escola Nucleada de Olivença. O processo envolveu cerca de 800 alunos de 38 turmas dos períodos matutino, vespertino e noturno.

O secretário de Educação de Ilhéus, Sebastião Maciel, considerou o projeto exemplar, uma vez que não apenas incentiva a leitura e a escrita, mas também eleva a auto-estima dos alunos. “Trabalhos como o desenvolvido em Olivença são modelos para estimular os estudantes a dar continuidade às suas produções. Assim, é possibilitada a ampliação dos conhecimentos da língua portuguesa, literatura, além de incentivar a criatividade e imaginação”, afirmou o secretário.

NOVA LOJA DA AREZZO SERÁ INAUGURADA NO CENTRO DE ILHÉUS

Na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, será inaugurada, em Ilhéus, a nova loja da marca Arezzo, a maior franquia de calçados femininos da América Latina. O endereço deixará a Rua Coronel Paiva e vai para a famosa Rua Jorge Amado, 126, no centro histórico da cidade, no prédio onde funcionou o tradicional colégio Afonso de Carvalho. A nova loja será aberta a visitação das clientes e do público em geral a partir das 14 horas.

Com mais espaço e comodidade, a nova Arezzo de Ilhéus seguirá o padrão do projeto Camaleão, cujo ambiente é adaptável às tendências das coleções de sapatos e acessórios lançadas pela marca, a cada estação. A empresária Paula Maschietto ressalta que a Arezzo admitiu fazer concessões ao projeto arquitetônico padrão de suas lojas, a fim de adequá-lo ao novo espaço, localizado em um prédio oficialmente cadastrado no sítio histórico de Ilhéus.
A loja será inaugurada com inspiração na campanha de Natal, apresentando a coleção Verão e Alto Verão 2009, em que a sensação são os modelos da linha “Gladiadora”, cujos sapatos e sandálias enfeitam a planta do pé e o tornozelo. A nova coleção foi inspirada na trilogia de mulheres protagonistas da novela A Favorita, cuja campanha publicitária é estrelada pelas atrizes Mariana Ximenes, Cláudia Raia e Patrícia Pillar.

Vírus atinge pescado. Perdas são de R$ 1 milhão

Quatro fazendas de Canavieiras estão com a produção de camarão afetada por um vírus conhecido como ‘mancha-branca’, que causa a morte do pescado e deixa pontos descolorados na carapaça do animal. A conclusão é de um exame realizado em 12 fazendas de criação de camarão do município.
De acordo com André Zapelini, presidente da Associação de Criadores de Camarão de Canavieiras, o vírus já impactou em mais de R$ 1 milhão na produção. ‘Esta doença não pode ser combatida, temos de conviver com ela’, disse. Ele explica ainda que o vírus é disseminado por corrente maritima, e já afetou a pesca no estado de Santa Catarina, além de Equador, México e países da Ásia.

Técnicos garantem que não há risco para o consumidor. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) embargou as fazendas e só as reabrirá após a adoção de medidas de biossegurança, como a realização de calagem nos tanques, para controle da doença. Em Canavieiras, a atividade pesqueira é uma das que mais gerão emprego, são mais de 300 empregos diretos e outros 300 indiretos.

População vai parar de crescer em 30 anos, já somos quase 190 milhões

A população brasileira está envelhecendo mais e tendo cada vez menos filhos. Esse retrato do país fez com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisasse para baixo a projeção da população brasileira para 2050, quando, pelas contas do instituto, seremos 215,3 milhões em ação, número 44 milhões menor do que os 259,7 milhões projetados na última revisão periódica da população, realizada em 2004.
A queda acentuada da fecundidade é a principal causa desse freio no crescimento, que levou os pesquisadores a estimarem que a população do Brasil vai parar de crescer em 30 anos.

De acordo com a “Projeção da população do Brasil por sexo e idade para o período 1980 a 2050”, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo IBGE, a queda significativa dos níveis de fecundidade ao longo dos anos fez com que a taxa de crescimento da população passasse de 3,1%, no período entre 1950 e 1960, para 1,05% ao ano, em 2008. Em 2050, segundo o instituto, esse índice poderá ficar em -0,291%.

Com isso, os pesquisadores do IBGE estimam que a população do Brasil atinja o chamado “crescimento zero” por volta de 2039, apresentando, a partir daí, taxas de crescimento negativas, o que acarretaria em declínios absolutos do volume da população.

Aeroporto de Ilhéus deve ser liberado na próxima semana

As restrições impostas pela Anac ao aeroporto de Ilhéus, que impedem as operações de vôos por instrumento, devem ser retiradas na próxima semana. Esta foi a informação que o deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) ouviu do Secretario de Aviação Civil do DCEA, brigadeiro Godinho. Veloso ressaltou que das 66 medidas de segurança impostas pela Anac, 65 já foram plenamente cumpridas e que havia recebido informações de que as modificações que cabiam ao hotel Opaba também já estavam concluídas. Diante deste fato, o secretário Godinho se comprometeu a enviar uma equipe técnica do DCEA na próxima terça (02) para fazer a fiscalização das obras.

O brigadeiro Godinho adiantou que estando as obras em conformidade com as exigências da Anac, o aeroporto de Ilhéus será liberado imediatamente. O aeroporto Jorge Amado funcionará com um sistema híbrido durante o pouso das aeronaves, pois será operado por instrumento até uma altitude de 1000 metros da pista e a partir de então completará a descida de maneira visual. Segundo o DCEA, esta foi a melhor solução encontrada pelos técnicos, pois mantém a categoria do aeroporto, no nível três, que permite a operação com as atuais aeronaves e retoma a autorização para os vôos noturnos. O brigadeiro Godinho revelou ao deputado Veloso que este procedimento já foi homologado pelo DCEA e que só falta a publicação, que será realizada após a vistoria da próxima terça. Então, será comunicado a Anac para que a mesma informe as companhias aéreas da retirada das restrições.

O deputado Veloso ainda mobilizou o coordenador da bancada baiana, deputado Colbert Martins, para que juntos fossem solicitar o reforço do ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. O ministro baiano reafirmou o seu compromisso com o aeroporto de Ilhéus e considerou injusta as medidas impostas ao terminal ilheense. Geddel telefonou ao ministro da defesa Nelson Jobim e cobrou agilidade para a solução do problema. Jobim demonstrou-se sensibilizado e confirmou que dentro dos próximos dias a região poderá contar com o seu aeroporto funcionando sem as restrições.

Veloso declarou estar confiante e afirmou que “o pesadelo está próximo de acabar”. Ele destacou ainda que continuará vigilante até que haja a publicação da portaria retirando as restrições, “pois o verão já está na porta e a região será grandemente prejudicada caso o nosso aeroporto não esteja funcionando plenamente”.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Café Filosófico acontece na manhã de 28 de novembro no IME

Perpétua Marques realiza Mostra Artística e Cultural

Prefeitura organiza cidade Para a chegada do verão

CEO de Ilhéus contabiliza mais de 2 mil atendimentos

Banco da Vitória inicia festa em louvor à N. Sra da Conceição

Jorge Solla vai inaugurar Atendimento Domiciliar no Hospital Geral

Café Filosófico acontece na manhã de 28 de novembro no IME

A partir das 8 horas de amanhã (28) os alunos da 8º série do ensino fundamental do turno matutino do Instituto Municipal de Ensino (IME) estarão envolvidos com o Café Filosófico. A iniciativa, que será encerrada ao meio-dia, consiste em apresentações de teatro e shows musicais, trabalhos de artes plásticas e literatura. O evento coordenado pela professora Walquiria Borges de Jesus tem como objetivo provocar a reflexão a respeito dos temais mais contundentes entre os adolescentes, tendo em vista os conflitos ocorridos neste período da vida.
Os temas serão tratados de uma maneira bem leve, no intuito de envolver os alunos nos diversos trabalhos que serão apresentados com base na identidade, sexualidade e higiene, entre outras questões. É uma maneira de trazer para a discussão os temas que podem reduzir os conflitos próprios da adolescência, como explicou a coordenadora da iniciativa denominada Juventude e Adolescência, voltada para cerca de 160 alunos.
A professora disse que o Café Filosófico foi elaborado a partir de algumas experiências de vida. Volta-se para outras questões, como amizade e o conhecimento de si e dos outros, além daquelas que foram citadas. Walquiria Borges explicou que o evento foi elaborado para tornar o aluno sujeito pensante, capaz de transmitir conhecimentos para outros indivíduos e provocar reflexões que possam melhorar as relações.
Como preparativo para realização do Café Filosófico, os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras com o pessoal do Grupo de Apoio à Prevenção à Adis (Gapa). Neste contato, foram passadas informações a respeito da sexualidade, higiene e outras de interesse dos estudantes. As formas de contágio da doença, as conseqüências que o HIV traz para portadores e familiares, foram focalizadas nas palestras.

Perpétua Marques realiza Mostra Artística e Cultural

Abordando os cuidados com o Meio Ambiente, a III Mostra Artística e Cultural promovida pela Escola Municipal Perpétua Marques acontece desta quinta-feira (27) até sábado (29) pela manhã. Apresentações de dança, música, recital de poesias, jogos e brincadeiras giram em torno do tema central deste ano: “Na trilha da preservação ambiental: uma pessoa pode fazer toda a diferença”. As atividades, abertas ao público, acontecem das 8h30min às 11h30min e das 14 às 17 horas.
De acordo com a diretora da Escola Perpétua Marques, Silvana Patrícia Santana, o objetivo da Mostra, que envolveu estudantes, professores, coordenadores, funcionários e pais, é a sensibilização todos no sentido de criar atitudes de preservação ambiental. “Cada aluno pôde se reconhecer como agentes transformadores e responsáveis pelo meio em que vivem”, complementou.
No primeiro dia da Mostra, foi programada apresentação do Projeto Capoeira Brasileira, com Negra Raiz, Samba de Roda e Maculelê. Em seguida, estagiários do curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) convidaram os participantes do evento para uma avaliação nutricional. O grupo Space Dance, do bairro da Conquista, também marcou presença no evento.
As turmas trabalharam sub-temas diferentes, todos ligados à preservação ambiental. O Infantil 04 ficou com “A Fauna e a Flora e o Lixo Divertido”. Já o Infantil 05 foi dividido entre ”Os Guardiões da Natureza” e “A reciclagem do Papel e a Preservação das Matas”. O 1º Básico também foi separado entre “A Reinvenção da Fauna e a Recliclagem” e “Debaixo D’Água”.
Os alunos ainda apresentaram poesias, parlendas (rimas infantis), músicas, cantigas de roda, literatura, curiosidades, jogos e brincadeiras. Eles também cantaram a música “Xote Ecológico”, da autoria de Luiz Gonzaga, e participaram do concurso “Guardiões da Natureza”. Para realizar as atividades da Mostra, os estudantes aplicaram conhecimentos de ciências, linguagem oral, leitura e escrita, matemática, artes e filosofia.

Prefeitura organiza cidade Para a chegada do verão

A Prefeitura de Ilhéus está fazendo a recomposição das pedras portuguesas da avenida Dois de Julho, no centro da cidade. A recuperação da calçada da via faz parte do encaminhamento da administração municipal, no sentido de preparar a cidade para o verão. A medida vai beneficiar os moradores do local e usuários da via pública, a exemplo daqueles que se utilizam da calçada para a prática de caminhadas diariamente. O trabalho é coordenado pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras do município.
Uma das principais vias do Quarteirão Jorge Amado, a Dois de Julho começa onde termina a avenida Soares Lopes. As duas compõem o principal cartão-postal de Ilhéus e são pontos bastante procurados pelos turistas, por oferecer a visão do morro de Pernambuco. A dois de Julho encontra-se em péssimo estado de conservação, apresentando muitos buracos na calçada, isso no trecho que vai do inicio até o Cristo Redentor.
Os buracos na calçada incomodam os usuários, principalmente às pessoas que costumam fazer caminhadas durante o dia e à noite. Inicialmente, os trabalhos estão concentrados na retirada das pedras que se encontram soltas e, posteriormente, elas serão recolocadas para acabar com os desníveis que podem ocasionar acidentes. Os serviços serão concluídos em pouco tempo, segundo estimativa dos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos.
Também como parte da estratégia da Prefeitura de Ilhéus para arrumar a cidade, tendo em vista a chegada do verão, foi feita a pintura do obelisco em homenagem aos heróis da Independência da Bahia. A mureta que circunda o monumento também foi pintada, permitindo mudança de aspecto da praça que fica no mesmo trecho da avenida Dois de Julho beneficiado pela iniciativa da administração municipal.

CEO de Ilhéus contabiliza mais de 2 mil atendimentos

Inaugurado no último aniversário da cidade, em 28 de Junho, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ilhéus já contabiliza 2.888 atendimentos. Estes números correspondem apenas às consultas iniciais, havendo ainda 622 procedimentos cirúrgicos, 499 tratamentos periodontais (gengiva), 1.345 endodontais (canal), 540 procedimentos clínicos, 154 urgências e 181 próteses.
As estatísticas equivalem aos quatro primeiros meses de funcionamento, já que os atendimentos realizados no mês de novembro ainda serão contabilizados. “O CEO está funcionando em sua plenitude, oferecendo todos os serviços aos pacientes encaminhados pela rede básica”, declarou o coordenador, Ledson Nogueira.
Um dos casos excepcionais do CEO foi de Antônio Teixeira Duarte, do povoado de Urucutuca. Ele, que precisava vender seus produtos, acordar às 4 horas da manhã e enfrentar cerca de uma hora de viagem, teve sua prótese feita em apenas uma semana. Sensibilizado com as dificuldades do paciente, o dentista protesista, Marcelo Teles, disponibilizou-se a efetuar todos os procedimentos em um único turno, entregando o instrumento em tempo recorde. O habitual é que o processo dure cerca de um mês.
Além do dentista protesista, o paciente foi atendido pela técnica em prótese dentária Fabíola Teles, a auxiliar de consultório Janete Matos e a auxiliar de laboratório Vanicéa Bento. Após receber a prótese total superior, o pequeno agricultor, voltou ainda ao CEO para os ajustes habituais do período de adequação. “Eu estou muito satisfeito, pois encontrei uma verdadeira família, que me acolheu e tratou muito bem”, declarou Antônio, agora com o sorriso completo.
A secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Oliveira, elogiou a iniciativa da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas ao ter sensibilidade quanto ao caso do morador de Urucutuca. “A determinação do prefeito Newton Lima é que a humanização dos atendimentos precisa acontecer em toda a rede pública, uma vez que os pacientes merecem ser tratados com dignidade e respeito”, declarou a secretária.

Banco da Vitória inicia festa em louvor à N. Sra da Conceição

Tendo como tema central “São Paulo: discípulo e Missionário”, os moradores do Banco da Vitória iniciam neste sábado, dia 29, as comemorações em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro. As homenagens prosseguem até o próximo dia 08, ponto do alto da festa. Já a programação religiosa será iniciada a partir das 19:30h deste sábado com o tema “Igreja: rede de comunidades” na igreja da Paróquia. O evento terá como pregador o bispo de Ilhéus Dom Mauro Montagnoli e tendo como convidados todos os núcleos e catequese.
A segunda noite da programação religiosa, no domingo, dia 30, traz como tema “Há uma só fé” e será ministrada pelo padre José Orlando de Carvalho. Os convidados da noite são o Núcleo da União, Infância e Adolescência Missionária, Casa Dom Bosco, Casa da Criança e Educandário. Já na segunda-feira, dia 01, a paróquia discute o tema “A unidade doutrinária é critério de Veracidade”, que terá como pregador o Pe. João Boaventura Oiticica e como convidados o Núcleo São Vicente Palloti, grupos de missa para os homens e paróquias de N. Sra. Aparecida do bairro do Malhado e Sagrado Coração de Jesus (Iguape).
A programação religiosa em louvou à Nossa Senhora da Conceição prossegue na terça-feira, dia 02, com o tema “Fraternidade entre as comunidades”, que será ministrado pelo Pe. Paulo Roberto Brandão e terá o Núcleo da Rua S. João, Pastoral da Criança, Seminários São Jorge e paróquias Santa Terezinha e Nossa Senhora da Escada como convidados. No 5º dia dos festejos religiosos, quarta-feira, dia 03 o tema a ser abordado é “Vocação à Santidade” pelo padre Getúlio Santos Souza. Para a noite, serão convidados o Núcleo Alto da Bela Vista, dizimistas, paróquias SS. Trindade do Teotônio Vilela e Santa Rita Conquista, além da comunidade São Paulo.
“A missão é de todos nós” é o tema da 6ª noite de festa e terá como pregador o Pe. Josafa Souza Cruz e como convidados o Núcleo Alto Santa Clara e famílias religiosas. No dia 05, sexta-feira, 7ª noite da programação religiosa o tema é “Opção pelos excluídos” com o Pe. Edmilson Vivas Batista. No sábado o tema a ser abordado será “Opção pela família”, com o Pe. Marcos Antônio Conceição Lemos, e no domingo, dia 07, o último tema a ser abordado será “Maria escolhida na plenitude dos tempos”, ministrado pelo padre Lourival Hélio Alves de Araújo.
O ponto alto das homenagens se concentra no dia 08, com alvorada às 5 da manhã, e missa seguida de procissão luminosa a partir das 19 horas. O evento de encerramento terá como pregado o Pe. Antônio Carlos Lucas da Trindade (Tota). De acordo com a organização, durante todos os dias da festa de N. S. da Conceição, barraquinhas estarão comercializando comidas típicas e objetos religiosos.

Jorge Solla vai inaugurar Atendimento Domiciliar no Hospital Geral, amanhã

O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, estará amanhã, 29, em Ilhéus, para inaugurar o serviço de Atendimento Domiciliar no Hospital Geral Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. A solenidade está prevista para acontecer às 14 horas, e contará com a presença do prefeito Newton Lima, que já agendou com o secretário uma reunião particular para tratar da possibilidade de reabertura do Hospital e Maternidade Santa Isabel, no bairro Cidade Nova, cujo encerramento de atividades vem prejudicando toda a área de saúde do município.
Com relação ao Atendimento Domiciliar, o diretor do Hospital Geral, Gustavo César, explicou que se trata de um avanço inigualável, tanto para os pacientes como também para o próprio hospital, uma vez que o atendimento passa a ser realizado na casa do paciente, com mais conforto para ele, e diminui consideravelmente a movimentação dentro do hospital, possibilitando novos avanços.Este atendimento será realizado por duas equipes formadas por médicos, fisioterapeutas, entre outros.
De acordo com Gustavo César, as duas equipes têm capacidade de atender cerca de 60 pacientes/mês, com duas visitas semanais a cada paciente, sendo que 20 já estão cadastrados neste novo programa. “Isso é um avanço muito grande para a área de saúde e temos a plena convicção de que obterá total sucesso”, afirmou, salientando que, com o apoio do secretário Jorge Solla, o Hospital Geral Luiz Viana Filho vem se tornando uma referência no interior da Bahia na prestação de serviços.

Biofábrica fornece 3 milhões de mudas para agricultura familiar

Agricultores familiares de 15 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia vão receber 3 milhões de mudas de cacau, seringueiras, fruteiras e mandioca, fornecidas pelo Governo do Estado através da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), órgão ligado à Secretaria da Agricultura. Na terça-feira (25), o diretor da Suaf, Ailton Florêncio, visitou a Biofábrica para acompanhar a produção das mudas. O programa de distribuição já está em andamento e vai até 2010. Também participou da visita o diretor da Ceplac, Geraldo Landim.

Além da função social, os municípios foram escolhidos com base em critérios técnicos, como melhor adaptação das culturas, principalmente as que serão implantadas em consórcio com o cacau, a exemplo das seringueiras. Para a região Sul, a indicação dos municípios beneficiados foi feita pela articulação do Território Litoral Sul, e levou em conta o maior número de pequenos produtores e assentados que serão beneficiados.
O diretor da Biofábrica, Moacir Smith, afirma que o convênio com a Suaf prevê a produção de 3 milhões de mudas até 2010, mas lembra que as entregas já começaram. “Essa visita mostrou à Superintendência da Agricultura Familiar os locais e a forma de produção das mudas, a qualidade na seleção do material, buscando a resistência a pragas e uma maior produtividade”.
A visita percorreu a sede da Biofábrica, em Banco do Pedro, em Ilhéus, a estação Djalma Bahia, em Una, onde estão sendo produzidas as mudas de seringueiras, e a estação da Ceplac, também em Una, caso das manivas (mudas de mandioca).

Programa
De acordo com o superintende da Suaf, o economista Ailton Florêncio, o objetivo do convênio é garantir aos agricultores familiares, em grande número assentados dos programas de reforma agrária, as condições de produção para a sua subsistência. Nesse sentido já foram distribuídas sementes para culturas alimentares, como milho e feijão, em todos os municípios do Sul e Extremo Sul. “Outras ações são a instalação de fábricas de pólen, mel, dendê e fecularia, além da qualificação de produtores”, pontua Florêncio.
A articuladora do território, Marília Anunciação, que visitou os jardins clonais e as estações de produção junto com dirigentes da Biofábrica, da Ceplac e da própria Suaf, comemorou a iniciativa do governo. “Sabemos que ainda falta muito a se fazer pela agricultura familiar, mas reconhecemos que este governo avançou muito nessa questão. O fato de colocar a agricultura familiar como pauta da Seagri já é, em si, um grande avanço”, observa.
Do Território Litoral Sul os municípios contemplados com a distribuição das mudas em produção na Biofábrica são Ilhéus, Buerarema, Itajuípe, Una, Barro Preto, Camacã, Coaraci, Maraú e Itacaré. Do Território Extremo Sul foram beneficiados Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju, Itabela e Mucuri.

O seguro-desemprego vai ser liberado em lotes

O Coordenador-técnico para Intermediação para o Trabalho e Seguro-desemprego, Joaquim Gonçalves Oliveira, visitou a Colônia de Pescadores Z-34, localizada no bairro do Malhado zona norte de Ilhéus. Ele veio prestar esclarecimentos ao presidente da entidade de classe, Reynaldo Oliveira dos Santos (Zé Neguinho), sobre o atraso do repasse do seguro-desemprego referente ao defeso do camarão deste ano. Joaquim Oliveira aproveitou a visita para conhecer as instalações de uma das mais estruturadas colônias da Bahia.

Ao presidente da Z-34, o coordenador garantiu que o seguro-desemprego vai estar liberado em lotes na conta do pescador a partir da segunda-feira (1ª) próxima. Segundo ele, por questões técnicas, o dinheiro não chegou a tempo na agência da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo pagamento. Isso impossibilitou o saque na segunda-feira passada, como foi noticiado.
Joaquim Oliveira explicou que não existe nenhum empecilho para o pagamento do beneficio aos associados da Z-34, já que toda documentação para esse fim foi enviada à Secretaria de Trabalho e Emprego da Bahia, no tempo determinado. O benéfico é pago pelo Governo Federal, através de repasse.
O atraso levou o presidente da Colônia Z-34 a liderar o movimento de pescadores ocorrido na semana passada, em frente ao Serviço de Atenção ao Cidadão (SAC). Reynaldo Oliveira dos Santos disse que a presença do representante do governo mostra a seriedade com que a Z-34 trata dos interesses de seus associados.

Amurc anuncia projetos no seu 24º aniversário

A Asssociação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), celebrou na terça-feira (25) o seu 24º aniversário em encontro no Tarik Plaza, em Itabuna, anunciando novos projetos. A entidade oferecerá apoio para a criação da Controladoria Geral nos Municípios (CGM) e um núcleo de apoio ao cooperativismo. O presidente da Amurc, Orlando Filho, anunciou para cerca de 150 pessoas, representantes das prefeituras entre prefeitos, vice-prefeitos e assessores, as ações para os próximos 60 dias.
Já está programado um encontro com os vereadores eleitos dos municípios regionais, com objetivo de mostrar aos novos parlamentares o funcionamento das câmaras municipais e o papel do vereador. O encontro será realizado em parceria com a União dos Vereadores do Brasil, presidida pelo vereador ilheense Joabs Ribeiro (PP).

Para janeiro, a entidade vai promover um seminário para debater o papel e a importância da assessoria de imprensa em um governo e para a sociedade. Profissionais como o repórter Ricardo Kotscho, ex-assessor de comunicação da Presidência da República, atualmente no portal IG, o jornalista Eugenio Bucci, ex-presidente da Radiobrás, e Rosemberg Pinto, coordenador de comunicação da Petrobras, já estão sendo contatados.
Com a experiência de dois mandatos como prefeito no município de Buerarema, o presidente da Amurc, Orlando Filho, disse que a criação de controladorias vai ajudar os gestores na utilização dos recursos e melhor transparência na gestão. Ele citou o caso do número de prefeituras e câmaras de vereadores que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Além de analisar as operações de natureza contábil e orçamentária, a Controladoria vai supervisionar os processos de pagamento para que alcancem o seu final em estado de regularidade.

Em grande estilo
O aniversário da Amurc foi aberto com uma saudação do presidente da entidade Orlando Filho. Ele, que preside o órgão até o fim de janeiro de 2009, falou da importância histórica da entidade para a região. “A Amurc desenvolveu grandes lutas ao longo dos seus 24 anos”, disse. Orlando Filho lembrou das articulações para a implantação do curso de medicina na Uesc, e, atualmente, a luta que trava em defesa do aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus.
Em seguida o coordenador de projetos Carlos Góes fez uma explanação das ações executadas durante os 20 meses da atual gestão, onde se destacam a luta em defesa da Ceplac, a criação dos consórcios intermunicipais, o Cima e a formatação de projetos encaminhados ao governo do estado que, se aplicados, beneficiarão mais de um milhão de pessoas na região.
O presidente da Amurc, Orlando Filho falou da importância do planejamento de longo, médio e curto prazos nos municípios. “Temos que trabalhar persistindo no ajuste fiscal e na garantia dos índices”, pontuou. Ele citou medidas de economia que podem ser aplicadas, citando o impacto do excesso de servidores na folha de pagamento e o que pode ser realizado com a economia dos recursos em benefício da sociedade.
Os técnicos Deraldo Carlos e Francisco Pereira da co-irmã Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs), explanou sobre os projetos em âmbito federal e estadual para os municípios, a exemplo do PAC-Funasa, projetos de casas populares e recursos para a educação.
Já o coordenador da área de comunicação Gilvan Rodrigues, mostrou as funcionalidades do site da Amurc (www.amurc.org.br). Ele tem como objetivo manter um memorial da instituição e tem como canais informações sobre a entidade, seu papel institucional, notícias da entidade e dos municípios atualizadas diariamente.
Rodrigues explicou que o site também apresenta recursos de áudio e vídeo, links para instituições parceiras, a exemplo da Ceplac e Uesc e, como inovação, links para os meios de comunicação, como jornais e blogs de notícias. O site traz ainda a prestação de contas da entidade para os municípios e recursos de webmail para as prefeituras com espaço ilimitado

Homenagens
No aniversário da Amurc foram homenageados todos os ex-presidentes e amigos da entidade. Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus e primeiro presidente que dirigiu a entidade em duas oportunidades (84-85 e 2003-2004). Ubaldo Dantas(87-88), de Itabuna, também foi lembrado.Ele foi um dos idealizadores da criação da instituição. Antônio Firmo Leal, de Barra do Rocha (89-90), Armando Uzêda, de Ubaitaba (93-94), Gilka Badaró, de Itajuípe, primeira mulher a presidir a entidade, Fernando Gomes, de Itabuna (97-98 e 99-2002), José Carlos Farias, de Jequié (presidente por três meses), Pedro Jackson Brandão (2005-2006) e Débora Borges (2006).
Foram homenageadas também o atual presidente Orlando Filho, e como Amigo da Amurc, o Deputado Federal Roberto Brito, ex-prefeito de Jequié e o radialista Vily Modesto, profissional com dezenas de anos de atuação na comunicação regional.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Chuvas levam Prefeitura de Ilhéus a ficar em alerta

Colo Colo vai brigar pelo título, afirma o presidente José Maria

Prefeitura de Ilhéus e Conder avançam sobre recuperação do aterro sanitário

Capacitação de fiscais ensina como abordar moradores de rua

Fundação Cultural celebrou Dia da Baiana do Acarajé

Chuvas levam Prefeitura de Ilhéus a ficar em alerta

A Prefeitura de Ilhéus já se encontra em estado de alerta para o período de chuvas, as quais já causaram alguns transtornos para comunidades residentes nos morros localizados na zona urbana do município. Devido a ocorrência de problemas de deslizamentos de terra e também de estouro de manilhas nos altos do Vidigal e Formoso, além da rua Uruguaiana, a Secretaria de Governo realizou uma reunião na manhã de hoje (27), com as demais secretarias a fins, com a finalidade de adotar medidas emergenciais e evitar prejuízos de maior vulto.
Os secretários de Obras e de Serviços Urbanos, Paulo Goulart e Carlos Freitas, respectivamente, informaram que já se encontram a par dos acontecimentos, e que todas as medidas cabíveis para solucionar os problemas ocorridos nas três localidades, estão sendo adotadas. Entretanto, ressaltaram que, a reconstrução do que foi destruído por causa da erosão só será possível com a estiagem, “mas as medidas preliminares estão sendo colocadas em prática”.
Em nome do prefeito Newton Lima, que se encontra em Salvador para assinar convênios com o Governo do Estado, o secretário de Governo, José Nazal, solicitou dos secretários todo o empenho na busca de soluções, inclusive na área de prevenção, pois, estima-se que o período de chuvas deva ser prolongado. Nesse sentido, disse ser importante a participação da população em geral, conclamando á todos para que só coloquem os sacos de lixo nas calçadas em horário de passagem dos caminhões coletores, e também evitem se desvencilhar de entulhos em locais inapropriados, uma vez que isso causa entupimento dos bueiros.
Da reunião, ainda fizeram parte o secretário de Finanças, Gilvan Tavares; de Esportes, José Maria Almeida de Santana, o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, e o diretor da Secretaria de Governo, José Eduardo Salomão.

Colo Colo vai brigar pelo título, afirma o presidente José Maria

Campeão estadual em 2006, o Colo-Colo de Ilhéus quer repetir a façanha no próximo ano, e para isso a sua diretoria não está medindo esforços em formar um time competitivo e que traga muita alegria para a torcida. O presidente do clube, José Maria Almeida de Santana, é categórico ao afirmar que tudo está sendo feito para que o time ilheense volte a ser destaque no Campeonato Estadual de Futebol Profissional, “e podem ter certeza de que nossos esforços vão ser correspondidos e estaremos novamente brigando pelo título”.
Entre os jogadores contratados para a temporada 2009, José Maria destaca a participação do atacante Edinei (artilheiro com 24 gols), do zagueiro Rodrigo e do lateral-direito Alex Santos, todos campeões pelo Colo Colo em 2006. Já os novatos no time, são: Elzon (meia atacante, ex-Atlético de Alagoinhas), Marcos Chaves (atacante), André (volante, vindo do futebol alagoano), Vinícius (goleiro que já atuou pelo Uberlândia/MG), Rodriguez (goleiro com passagem pelo Conquista), Fábio Santos (médio-volante, ex-Ipitanga), Ademir Sergipe (meia-atacante, ex-Joinville), Júnior (zagueiro, ex-Bahia), Jorge Alberto (ala, ex-Sergipe), Celson (atacante, ex-Croácia), Zé Almir (médio-volante, ex-Atlético).
Além destes, o Colo Colo em 2009 contará ainda com as participações dos atletas Osmar, Patrick, Fábio Santos, Dudu, Willy, Davidson e Sidoley, afirma José Maria, salientando que o técnico contratado é Antônio Dumas, com larga experiência, e a preparação física está sob a responsabilidade de Venâncio. “Então, o que posso dizer é que tudo que está ao alcance da diretoria, com o apoio da Prefeitura, está sendo realizado, sempre tendo em vista em formar um time forte, competitivo e que faça a alegria da torcida”, garantiu.
Mas o presidente o do Colo Colo tem outra novidade importante. Trata-se da formatação de uma parceria com o São Paulo Futebol Clube, virtual campeão do Brasileirão deste ano, que poderá emprestar os jogadores do seu time B, Flávio Donizette, Jonatas, Alan e Felipe. Com a concretização desta parceria, José Maria decide fazer um desafio: “Alguém poderá dizer que o Colo Colo não vai brigar pelo título?”.

Prefeitura de Ilhéus e Conder avançam sobre recuperação do aterro sanitário

Uma frente de trabalho formada por representantes das secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Planejamento, Saúde e Assistência Social, além de técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) voltou a se reunir na tarde da última terça-feira, dia 25, no salão nobre do Palácio Paranaguá, para discutir a atual situação do aterro sanitário de Ilhéus, localizado em Itariri. O objetivo da reunião foi traçar metas para uma nova infra-estrutura no local, além da consolidação de um plano de assistência às famílias que sobrevivem do que retiram do aterro, atendendo uma determinação do prefeito Newton Lima, que desde o início de sua gestão, busca junto ao Governo do estado uma solução para aquele local.
Durante a reunião, o secretário municipal de Planejamento e Obras, Paulo Goulart, afirmou que a cidade busca implantar um novo modelo de gestão do lixo. “Para isso, tem sido feito um diagnósticos preciso sobre a dinâmica dos catadores, além de um estudo de toda a área do aterro”, afirmou. Na mesma tarde, outra equipe, formada por técnicos do Conder e da secretaria de Serviços Urbanos esteve no local para fazer uma vistoria da área física do aterro. “O projeto prevê a construção de um galpão para a reciclagem de lixo, além da recuperação do escritório onde são feitos o controle de pesagem, entre outros serviços”, salientou o secretário Carlos Freitas, de Serviços Urbanos.
Dentro do projeto social voltado para as famílias que residem ou que utilizam diariamente o local para a retirada de materiais que possam ser comercializados, está previsto a criação de um auxílio financeiro e de associações de catadores de recicláveis por zonas. “Estamos identificando as localidades que concentram um maior número desses trabalhadores para que a associação possa atender a cada grupo de forma mais específica e ágil”, afirmou a representante da Assessoria Técnica do Conder, Ana Cristina da Purificação.
Ainda como parte do trabalho de recuperação do aterro sanitário, a Prefeitura de Ilhéus está formulando uma campanha para sensibilizar toda a população sobre a importância da prática da coleta seletiva de lixo. Cursos e palestras sobre reciclagem e reaproveitamento de produtos orgânicos também são um dos focos da atual gestão, que pretende atingir desta forma, não só os catadores de lixo, como também toda a população que o produz. Atualmente, cerca de 60 famílias sobrevivem do que é retirado do aterro.

Capacitação de fiscais ensina como abordar moradores de rua

Através de parceria entre as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Assistência Social, foi oferecida uma capacitação sobre como os fiscais devem abordar a população em situação de rua. O objetivo é que os profissionais saibam aliar o ordenamento da cidade com a garantia dos direitos dos cidadãos. As palestras aconteceram na tarde da última terça-feira (25), no auditório Fernando Leite Mendes, na Fundação Cultural de Ilhéus.
Os temas abordados na capacitação foram: Políticas Públicas de Assistência Social, Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua. Três assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) falaram também sobre os estigmas e o perfil das pessoas que vivem nas ruas. As palestrantes foram Lia Andrade e Terezinha Severino, do Cras da Barra, e Andréia Moutinho, do Cras do Teotônio Vilela.
Através de discussões, os 12 fiscais também aprenderam os direitos que os cidadãos, mesmo situação de rua, possuem e devem ser assegurados. Segundo as assistentes sociais, levá-los de volta às suas casas ou encaminhá-los para programas e serviços é um processo lento, que demanda a criação de vínculos e investigação do histórico.
De acordo com pesquisas, muitos moradores de rua deixam seus lares devido à desestruturação familiar, desemprego, pobreza, uso ou tráfico de drogas, prostituição e violência. “Apesar de estarem privados dos seus direitos básicos, todos são cidadãos. Após a capacitação, os fiscais da Secretaria de Indústria e Comércio ajudarão a garantir que essas pessoas recebam um atendimento digno”, disse o secretário de Assistência Social, Ivanilton Silva.

Fundação Cultural celebrou Dia da Baiana do Acarajé

Pela primeira vez, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) prestou homenagens às Baianas do Acarajé, cujo dia foi celebrado na última terça-feira (25). Música e dança marcaram a comemoração e reconhecimento àquelas que são consideradas integrantes do patrimônio imaterial nacional. As atividades aconteceram entre as 16 horas e 18h30min, no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus.
De acordo com a diretora-presidenta da Fundaci, Eugênia Célia Siqueira, a celebração do Dia da Baiana serve para lembrar a importância das profissionais que ajudam a manter a cultura viva. “Elas são guardiãs das tradições africanas, passadas de mãe para filha, e símbolos de simpatia e hospitalidade”, declarou.
Para as comemorações do Dia da Baiana, foram convidadas algumas profissionais de Ilhéus. Integrantes do Fascinarte, projeto da Fundaci voltado à melhor idade, também apresentaram alguns números de dança. Segundo o diretor de projetos, Luciano de Lucas, “a entidade está preparando uma festa ainda maior para os próximos anos”.
Aproveitando as comemorações do Dia da Baiana, a Fundaci também homenageou Carmen Miranda, atriz e cantora que divulgou a cultura nacional e, se estivesse viva, completaria 100 anos em fevereiro de 2009. Entre suas músicas mais famosas está O que é que a baiana tem?, de Dorival Caymmi. Esta foi a canção que marcou o visual da “Pequena Notável”, quando começou a se apresentar com o figurino inspirado nas baianas de acarajé.

VESTIBULAR DA FACULDADE DE ILHÉUS SERÁ REALIZADO NO DOMINGO, DIA 30

O Concurso Vestibular 2009.1 da Faculdade de Ilhéus será realizado no próximo domingo, dia 30 de novembro, das 8 horas às 12 horas, na sede própria da faculdade, localizada no km 1,5 da rodovia Ilhéus/Canavieiras, na zona sul da cidade. Centenas de candidatos participarão do processo seletivo que oferece vagas nos cursos de Administração e Ciências Contábeis (já reconhecidos pelo Ministério da Educação), Direito, Enfermagem e Nutrição.

O exame vestibular contém questões de múltipla escolha nas áreas de Física, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Química, Biologia, História e Geografia, além da Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e Redação. No quesito redação, a prova oferece três enunciados distintos, para que o candidato faça a opção pelo tema que vai abordar.

O acesso ao local das provas será feito, a partir das 7h30min, mediante a apresentação do canhoto da ficha de inscrição e do documento de identidade do candidato. O resultado do vestibular será divulgado no prazo de sete dias, e as matrículas dos aprovados serão efetuadas no período de 11 a 17 de dezembro próximo, na Secretaria Acadêmica da Faculdade, das 8 às 12 horas, e das 14 às 20 horas.

6 ANOS – Ao completar seis anos de fundação, a Faculdade de Ilhéus dá continuidade às obras de ampliação de sua sede própria, no bairro Jardim Atlântico. Somente este ano, dois novos pavilhões de salas de aula foram concluídos e já estão sendo utilizados para as atividades letivas. E mais um pavilhão está sendo iniciado, de acordo com projeto do arquiteto Rui Cores.

Exame sistemático poderia reduzir Aids, diz OMS

Um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a implementação de um teste mundial para a detecção do vírus HIV, seguida imediatamente de tratamento para os casos positivos, poderia diminuir em 95% o número de pessoas desenvolvendo a Aids.
Ainda segundo a pesquisa, essa estratégia poderia virtualmente eliminar a transmissão pelo vírus.
O estudo se baseia em modelos computacionais que projetaram o que ocorreria se todas as pessoas com mais de 15 anos fizessem o exame a cada ano.

Mas a OMS admitiu que o teste universal é uma idéia pouco realista, devido à fragilidade de vários sistemas de saúde no mundo.

Obstáculos

À primeira vista, os resultados do estudo da OMS parecem ser um argumento claro para que implemente um exame mundial, que poderia até se tornar algo trivial durante check-ups regulares, como o teste de pressão ou o de colesterol.

Segundo os pesquisadores, o diagnóstico e o tratamento imediato com medicamentos anti-retrovirais poderiam reduzir os casos de Aids de 20 em cada mil para um em cada mil, em apenas dez anos.

Mas atualmente, a maneira como testes e tratamentos são realizados não é uniforme ao redor do mundo. Além disso, enquanto cerca de 3 milhões de pessoas recebem o tratamento adequado, outros 6,7 milhões ainda precisam de acesso aos medicamentos.

A OMS aletou também para o fato de que iniciar o tratamento com pacientes que ainda não desenvolveram a doença pode aumentar a resistência aos medicamentos.

Ainda segundo a entidade, os efeitos colaterais do uso prolongado desses remédios são desconhecidos e podem ser severos.

BBC

Petrobrás anuncia nova jazida na Bahia

A Petrobrás anunciou na noite desta terça-feira (25) ter encontrado óleo em uma perfuração marítima na Bacia do Jequitinhonha, entre os municípios de Una e Canavieiras, a 74 quilômetros da costa da Bahia. A empresa disse que o tamanho da nova jazida e a viabilidade de sua exploração serão ‘avaliados posteriormente’.
A nova jazida foi encontrada em reservatórios arenosos, acima da camada de sal. Segundo a companhia petrolífera, a descoberta ‘indica o bom potencial daquela bacia’. Os reservatórios descobertos são arenitos e estão situados a aproximadamente 3.630m de profundidade.

Colégio Padre Luís Palmeiras apresenta o espetáculo “Showlidariedade” no TMI

O Colégio Estadual Padre Luís Palmeira, em Ilhéus, apresenta nesta sexta-feira, dia 28, o espetáculo de dança, teatro e música “Showlidariedade”, no Teatro Municipal. O espetáculo, montado e executado pelos próprios alunos, foi intitulado de “Um pouco de Tudo”, pois mostra uma mistura de ritmos e temas, apresentando desde o jazz, o ballet, o contemporâneo, sapateado e até mesmo o street dance. Além disso, na parte teatral e musical o show traz uma abordagem de temas como educação, meio ambiente e solidariedade.

O espetáculo faz parte do projeto “Bolinha de Papel”, realizado durante todo o ano no Colégio Padre Luís Palmeiras. Nesse projeto, coordenado pela professora Alzira Farias, os alunos desenvolvem atividades ligadas ao meio ambiente, coletando papéis que iriam para o lixo e reciclando esse material. Os papéis são recolhidos na própria escola ou em praias, ruas e outros ambientes. Parte desse material coletado é comercializada e o restante utilizado em atividades educacionais.
Para encerrar as atividades desse ano do projeto Bolinha de Papel os alunos resolveram realizar essa atividade cultural no Teatro Municipal de Ilhéus. Os ingressos para o “Showlidariedade” será um quilo de alimento não perecível, que será doado para entidades que realizam serviços sociais. Para a diretora do Colégio Estadual Padre Luís Palmeiras, Eliane Camargo, o projeto vem somando resultados altamente positivos porque desperta os alunos para questões importantes como o meio ambiente, a educação e a solidariedade. Ela também destaca a importância dos próprios alunos montarem espetáculos artísticos, tornando cidadãos muito mais sensíveis, antenados com as mudanças do mundo e preocupados com as questões sociais e ambientais.

Reveillon no Ilhéus Iate Clube

Nesta sexta-feira, dia 28-11-2008 o Ilhéus Iate Clube trás para você, sua família e seus convidados o BUFFET NETUNO, um jantar espetacular, teremos no cardápio:

Filé de Tilapia Imperial(Maricultura Odebrecht),Grelhado com legumes dourado na manteiga, Arroz de Brocolis, Filé de Tilapia ao forno com manteiga e alcaparras com batata corada ,Penne e Orichetti com camarão e abobrinha.

Hoje, quarta-feira dia 26-11-08, tem Comida Árabe no almoço.

Ilhéus Iate Clube
Tel: (73) 3634-3560 ( Secretaria )
Tel: (73) 3634-6101 ( Restaurante )

ROTARY FANTASY NESTE SÁBADO – 29/11/08‏

ROTARY FANTASY (FANTASIA OBRIGATÓRIA)

RED GRILL – 29/11/08 (SÁBADO) – DJ ARTHUR – R$15,00

EVENTO BENEFICENTE

VENDAS:Praça José Marcelino, nº 14, Edifício Cidade de Ilhéus, Sala 1006, Centro, Ilhéus/BA, CEP: 45.653.030, Telefax: (73) 3231 – 7483. (73) 9982 – 0121

France Anne Lopes Góis Nolasco
Advogada – OAB/BA 19.218
Celular: (73) 9982 – 0121
E-mail: franceanne-adv@hotmail.com

Agonia dos Rios Almada e Cachoeira

Quando se coloca na pauta das discussões as questões ambientais e sociais com o mesmo peso das questões econômicas, muita gente acha ruim e desnecessário, como se as questões ambientais não tivessem reflexo posteriores na vida socioeconômica das populações.
O Rio Almada que ao longo do seu percurso recebe esgotos de vários municípios (Almadina, Coaraci, Itajuipe, Uruçuca e vários distritos de Ilhéus) e sofre intensa devastação da sua mata ciliar (principalmente na sua cabeceira) agoniza pela falta de chuva.

Rio Almada tomado de baronesas na ponte próxima ao
Rio do Braço na Ilhéus-Uruçuca.


As cidades ribeirinhas que tanto dependem dos rios para consumo de água, pesca, agricultura etc. retiram água do rio principal quando o poluem bastante partem para os afluentes, que, geralmente, estão em melhor estado de preservação. Porém, aquele pensamento de que “se devastar o rio aqui quem vai sofrer é quem mora abaixo”, já se saturou e agora todos começam a sofrer as conseqüências.

Itabuna que tanto maltratou o Rio Cachoeira esta há meses racionando água. O município pretende construir mais uma represa para captação de água no Rio Colônia, afluente daquele. Não se fala em revitalização do Rio Cachoeira, que se transformou em verdadeiro “pinicão” com direito a muita dengue, muriçoca e mal cheiro.

Os climatólogos avisam que as probabilidades de veranicos (meses fora do verão sem chuva) são cada vez maiores por conta dos desmatamentos e da poluição ambiental. O que significa que quem não proteger seus rios com matas ciliares ficará mais rapidamente sem água.

Isso sem mencionar que há agropecuaristas desmatando rios para plantar capim em pleno século XXI, o que denota uma mentalidade atrasada. Como conseqüência será colhido o deserto que ora se planta.

Acorda meu povo (lembrando Paulo Paiva) ainda temos algumas matas e cabrucas que muito ajudam a criar esse ambiente mais equilibrado em que vivemos, porque no sertão e, de Ibicaraí para oeste, “a vaca não foi mais pro brejo, foi pro buraco seco e com sete palmos”.

Luciano Sanjuan- Geógrafo e agroecologista.

Rui Rocha esclarece sobre alguns pontos obscuros do Porto Sul

O secretário-executivo do Instituto Floresta Viva, Rui Barbosa da Rocha (foto), concedeu entrevista a revista PortoGente, e falou sobre o ainda tão obscuro projeto Porto Sul. Engenheiro agrônomo, mestre em meio ambiente e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ele é um dos principais opositores ao projeto portuário e luta por mais espaço na mídia para divulgar o que pensa sobre o Porto Sul. Rui trabalha com meio ambiente desde 1990, quando atuou na Amazônia, e desde 1996 trabalha na região da mata atlântica do Sul da Bahia. Professor universitário, ele orienta uma equipe de 20 técnicos e pesquisadores no Instituto Floresta Viva. “Na verdade, o Porto Sul é uma idéia da Bahia Mineração, que estudou o local mais barato na costa baiana e sugeriu para o governo baiano a escolha oficial da área, dando caráter público a um projeto privado, do setor de mineração”. Leia alguns pontos abordados por Rui.

PortoGente: Como vocês ficaram sabendo do projeto Porto Sul?

Rui Rocha: Em 2007, fontes do Governo da Bahia falavam do projeto, mas não havia nada em documento nenhum, nem em site, nada. Somente no finalzinho do ano, no apagar das luzes de 2007, saiu a primeira notícia da Ferrovia Oeste-Leste e, depois, a do Porto Sul na Ponta do Ramo, norte de Ilhéus. Depois vimos que o local real indicado seria a Ponta da Tulha, alguns quilômetros ao sul.

PortoGente: Há alguém por trás disso?

Rui: Na verdade, o Porto Sul é uma idéia da Bahia Mineração, que estudou o local mais barato na costa baiana e sugeriu para o governo baiano a escolha oficial da área, dando caráter público a um projeto privado, do setor de mineração. Por isso a comunicação oficial veio assim, meio que desconectada, sem debate nenhum com a sociedade civil, prefeitura, órgãos ambientais, nada.

PortoGente: Quais os principais pontos que vocês discordam do projeto Porto Sul?

Rui: A ausência de planejamento público em obra tão impactante na região e mesmo na Bahia. Além disso, a sua localização, que fere os princípios mais elementares de conservação de natureza. O local é uma área de proteção ambiental muito significativa para Ilhéus e para o Brasil, pois hospeda a maior biodiversidade do planeta, com espécies ameaçadas de extinção, e comunidades tradicionais de pescadores em toda esta zona litorânea. Para terminar, a finalidade do projeto nos preocupa.

PortoGente: Por que a finalidade o preocupa?

Rui: Escoar minério de ferro bruto para a China, sem uma visão mais clara de desenvolvimento e sustentabilidade de longo prazo. A jazida dura 20 anos, e depois ficamos com o Litoral Sul da Bahia danificado para sempre, prejudicando uma economia de turismo em franco crescimento nesta costa, que gera muitos empregos e conserva ambientes naturais.

PortoGente: O Governo da Bahia disse que a proposta foi bem recebida pelos moradores e ambientalistas. É verdade?

Rui: Não. Ambientalistas locais, baianos e brasileiros foram surpreendidos com este projeto. A área possui centenas de hectares de Mata Atlântica em ótimo estado de conservação, vilas de pescadores tradicionais de jangada, residências e pequenos empreendimentos turísticos, implantados recentemente na região, estimulados pelos governos Federal e do Estado. Este ano criamos a Ação Ilhéus, movimento de cidadania local que liderou um abaixo-assinado com seis mil assinaturas, em poucos dias, no Centro da Cidade. Uma opereta dos artistas de Ilhéus considera o Porto Sul a Artimanha do Mal, como denominam a obra.

PortoGente: Quantas pessoas serão afetadas pela construção do porto?

Rui: Por baixo, dezenas de milhares de pessoas que vivem neste trecho da costa. Estamos falando em uma zona turística que recebe 200 a 300 mil turistas por ano desde 1995, e este número tem flutuado para cima. Entre Ilhéus e Itacaré existe um pólo de ecoturismo em formação que gera milhares de empregos diretos, sendo destaque em todas as publicações especializadas de turismo brasileiras e mesmo internacionais. Este ano Itacaré apareceu no New York Times como um dos cem destinos mais cobiçados e interessantes do mundo.

PortoGente: O porto não traria vantagens econômicas ao Sul da Bahia?

Rui: Ilhéus já possui um porto internacional que tem servido para o escoamento da soja do oeste baiano, importação de cacau para indústrias de chocolate, e o receptivo de turistas de transatlânticos internacionais, todos os anos, em volume crescente. Este porto tem problemas de isobatimetria recentes, por conta de um projeto estrutural mal feito nos anos 70, mas tem funcionado bem nos fins atuais. Por outro lado, um porto privativo a poucos quilômetros ao norte não garante que teremos uma transformação econômica regional positiva, pelo contrário

PortoGente: O Porto Sul pode, então, prejudicar a região?

Rui: Poderemos sim ter um efeito negativo, que já começou. Ilhéus, entre outras coisas, vive também do turismo. Vários investimentos previstos nesta costa foram paralisados somente pela noticia do porto. Imagine se tivermos aqui uma zona portuária para minério de ferro em pó e urânio, no meio da Costa do Cacau! O turismo de natureza, que mal começou e já envolve muitos segmentos econômicos regionais, como a agricultura, a construção civil e o comércio, seriam abalados irreversivelmente.

PortoGente: Como você vê o surgimento de portos em áreas de preservação ambiental, como Porto Sul, Porto Brasil e Porto do Açu?

Rui: Eles refletem uma época, pois foram motivados pela brutal especulação financeira sobre as commodities, no meio da febre da crise habitacional americana. Aqui, a ação de especuladores como Eike Batista, Daniel Dantas, João Cavalcanti, e aqui incluo o Mittal, da Arcelor Mittal, que fundou a Bahia Mineração, patrocinadora do Porto Sul. Esta era em que os interesses financeiros invadem o interesse público precisa acabar urgentemente.

PortoGente: É possível conciliar desenvolvimento e respeito ao meio ambiente?

Rui: Sim, mas isso requer uma nova agenda de desenvolvimento, onde o conhecimento e educação movam a economia, incluindo o meio ambiente e a sustentabilidade na lógica dos negócios. Energia, alimentos, construção civil, transportes, turismo, saúde, todos estes setores precisam de mudanças estruturais, e temos que fazer isso agora, já.

PortoGente: Quais as articulações políticas para barrar o Porto Sul?

Rui: Estamos mobilizando todos os setores da sociedade, desde a academia, artistas, até a mídia e o parlamento. Temos poucos recursos financeiros, mas temos a dignidade e a crença de que o interesse público sairá vencedor nesta batalha.

Foco Bahia

GERALDO SIMÕES DEFENDE AEROPORTO DE ILHÉUS

Depois de fazer um pronunciamento pela manhã, destacando a importância do PAC do Cacau para a retomada do desenvolvimento do Sul da Bahia, o deputado federal Geraldo Simões voltou a ocupar a tribuna do Congresso Nacional na tarde de hoje (25). Ele fez um pronunciamento defendendo a imediata liberação do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, que teve suas operações reduzidas pela metade em função das restrições impostas pela Agencia Nacional de Aviação Civil, a ANAC.

O aeroporto, que já teve oito vôos diários, hoje conta com apenas quatro, com prejuízos para toda a cidade, que além da atividade turística ainda possui um pólo de informática. Simões lembrou que das 66 medidas de segurança propostas pela ANAC, 65 já foram cumpridas. “Faço um apelo ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, no sentido de agilizar o pleno funcionamento do aeroporto de Ilhéus”, disse o deputado. “O rigor com Ilhéus é inadmissível, quando observamos as condições em que funciona o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ilhéus e o Sul da Bahia não podem ser penalizados pela intransigência da ANAC”, ressaltou Simões.

Geraldo Simões destaca importância do PAC do Cacau para o Sul da Bahia

O deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) fez um pronunciamento hoje (25), destacando a importância do PAC do Cacau para a retomada do desenvolvimento do Sul da Bahia. Simões, que retornou à Câmara dos Deputados após ocupar nos últimos dois anos o cargo de Secretário de Agricultura da Bahia, agradeceu ao presidente Lula e aos ministros da Fazenda, Guido Mantega; e da Agricultura, Reinhold Stephanes; pela prorrogação do prazo para a adesão ao processo de renegociação das dívidas dos produtores de cacau, que poderão procurar o Banco do Nordeste até o próximo dia 12 de dezembro.
A renegociação das dívidas, que vai permitir a obtenção de novos créditos, é uma das ações do Plano de Desenvolvimento e Diversificação Agrícola na Região Cacaueira, o PAC do Cacau. O deputado destacou que “a Lei número 11.775/2008, que renegocia as dívidas dos produtores de cacau, é uma das mais vantajosas da agricultura brasileira, sinal inequívoco do reconhecimento do presidente Lula ao Sul da Bahia”. O prazo máximo de pagamento para quem renegociar as dívidas é de doze anos, com quatro de carência, pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O valor do desconto pode chegar a 80% do valor da dívida. A medida beneficia 10 mil produtores rurais do Sul da Bahia e cerca de 80% deles já aderiram ao projeto de Adesão à Renegociação.
“Estamos nos empenhando pela redução das taxas judiciais cobradas na renegociação dos contratos, já que a maior parte das dívidas é relativa a micro, pequenos e médios produtores, proprietários de 90% das fazendas de cacau do Sul da Bahia”, disse Geraldo Simões. Para ele “o alto índice de adesão confirma a eficácia do PAC do Cacau, que já tem ações concretas como a contratação e capacitação de técnicos e a implantação de fábricas de chocolate, que vão agregar valor ao cacau. Vale lembrar que o mercado de cacau em amêndoas movimenta 300 milhões de reais por ano e o mercado de chocolate 4 bilhões de reais por ano”.

FÁBRICAS DE CHOCOLATE
Em seu pronunciamento, Simões lembrou que “nas últimas duas décadas, a lavoura cacaueira do Sul da Bahia foi assolada por uma doença, a vassoura de bruxa, que reduziu drasticamente a produção nacional, fazendo com que o Brasil passasse da condição de exportador a importador de cacau”. “A chegada da vassoura-de-bruxa coincidiu com um período de esfacelamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, a Ceplac, criada no final da década de 50 justamente para superar uma das crises ciclícas do cacau”, ressaltou.
O deputado destacou ainda que “sem a presença forte da Ceplac, que não dispunha de meios suficientes para a pesquisa e a extensão rural, a doença se alastrou e os produtores ainda acabaram prejudicados com a adoção de técnicas de manejo que se revelaram impraticáveis e programas de financiamento em que os produtores ficaram sem condições de quitar os débitos. O Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira, em vez de trazer soluções, apenas acentuou o endividamento e inviabilizou a retomada da produção”.

DIVERSIFICAÇÃO

“A partir do primeiro mandato do presidente Lula, a Ceplac passou por um processo de revitalização, com a recuperação de sua infra-estrutura, a melhoria salarial dos profissionais e a retomada da pesquisa e da extensão rural. Foram desenvolvidos clones de cacaueiros com alta produtividade e mais resistentes a doenças”, disse Simões. Mas, segundo ele, “de nada adiantariam os avanços nas pesquisas se não houvesse um programa capaz de possibilitar a retomada da produção e a difusão de novas técnicas de manejo. Esse processo só se tornou viável com o PAC do Cacau, que foi elaborado com a participação de todos os segmentos da cadeia produtiva do cacau, como produtores, trabalhadores, indústrias processadoras e órgãos públicos”.
O PAC do Cacau, que terá investimentos de 2 bilhões e 200 milhões de reais, o maior volume de recursos já injetados na Região Sul da Bahia, prevê, além da retomada da produção de cacau, o incentivo a novas culturas como o dendê, seringueira, pupunha flores e frutas. A meta é chegar a 150 mil hectares de cacau com alta produtividade, 78 mil hectares de seringueira para a produção de borracha destinada às fábricas de pneus e 40 mil hectares de dendê, para a produção de biocombustíveis, através de parcerias com empresas como a Petrobrás. O plano está associado à realização de obras de infra-estrutura, como porto, aeroporto e recuperação de estradas.
”Trata-se de um plano que pode, efetivamente, por fim a uma crise que já dura duas décadas, oferecendo condições concretas para que o Sul da Bahia, que engloba cerca de 100 municípios e dois milhões de habitantes, possa viver um novo ciclo de desenvolvimento sustentável”, finalizou o deputado.