O empresário Emílio Odebrecht, o general Luiz Henrique Moura Barreto e o prefeito de Ilhéus Newton Lima são algumas das personalidades, que receberão o título de sócio-honorário da Associação Comercial de Ilhéus (ACIlhéus). A entidade completa, dia 1º de novembro, 96 anos de fundação. A solenidade comemorativa acontecerá na sexta-feira (31), a partir das 19:30h, na sede da entidade, que fica na praça J. J Seabra, no centro da cidade.
Além das homenagens, o general Moura Barreto fará palestra abordando o tema “Motivação e Felicidade”. O palestrante é ilheense, ex-Adido Naval e pertenceu ao Exército na embaixada do Brasil na República Cooperativista da Guiana. Ele, também, foi comandante da 6ª Região Militar, que abrange os estados Bahia e Sergipe, de 2002 a 2004. Atualmente, é coordenador do Programa de Educação Financeira do Exército, além de atuar como palestrante.
O presidente da ACIlhéus, José Leite de Souza, lembra que a comemoração será marcada pela reinauguração da sede, que foi reformada e restaurada, recentemente. “A Associação Comercial comemorará seu centenário, daqui a quatro anos. Estamos iniciando uma serie de atividades relacionadas a essa data histórica”, avisa José Leite.
A reforma incluiu troca de todo o telhado, recuperação e restauração do forro em gesso do salão nobre Álvaro Melo Vieira, do auditório e da biblioteca Sosígenes Costa. Para José, “de tudo, vale ressaltar a trajetória de lutas da associação. Nossa entidade constituiu no lídimo fórum para discussão de diversas questões, tornando-se a caixa de ressonância de toda sociedade organizada de Ilhéus e da região cacaueira da Bahia”, concluiu. No momento, a Associação Comercial está empenhada na luta pela manutenção dos vôos no aeroporto Jorge Amado e na implantação do projeto Porto Sul.