Prefeitura de Ilhéus continua recuperando estradas vicinais
Prefeitura continua reforma no Parque Luis Eduardo Magalhães
Cemitérios estão preparados para o feriado de finados
ProJovem Adolescente apresenta Festival Musical nesta sexta-feira
Prefeitura de Ilhéus continua recuperando estradas vicinais
A Prefeitura de Ilhéus continua com os trabalhos de recuperação das estradas vicinais do município. Através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior (Seapi), a zona rural está sendo beneficiada com a manutenção dos acessos às vilas, distritos e povoados. Atualmente, o trecho em obras fica entre Serrado e Japu, cuja conclusão dos trabalhos está prevista para uma semana.
De acordo com o cronograma de atividades da Seapi, as próximas estradas a receber manutenção são as que ligam Rio do Braço, Castelo Novo e Banco do Pedro. Segundo o assessor administrativo, Aloísio Reis, por determinação do prefeito Newton Lima, esta será a segunda vez que as localidades serão beneficiadas neste ano. “Com mais de mil quilômetros de vias rurais, as ações precisam ser continuadas a fim de evitar o desgaste excessivo”, disse.
Para realizar o trabalho de manutenção das estradas vicinais, são utilizadas caçamba, patrol, retro-escavadeira e enchedeira. O maquinário nivela a superfície, que depois é coberta por cascalho. O material, composto de pequenas pedras, precisa ser de boa qualidade para evitar a erosão das vias com a passagem dos veículos.
O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira, considera a recuperação das estradas vicinais de extrema importância para que a população da zona rural possa escoar sua produção e receber serviços essenciais. “Além de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, com as vias em bom estado, são garantidos atendimentos médicos e odontológicos, realizados pela Unidade Móvel da Secretaria de Saúde, além da coleta de lixo”, declarou.
Prefeitura continua reforma no Parque Luis Eduardo Magalhães
Depois de trocar as ferragens e o alambrado do campo de futebol de areia e da quadra poliesportiva do Parque Luis Eduardo Magalhães, a Prefeitura de Ilhéus concentra os trabalhos de reforma na recuperação do calçadão do espaço. Destinado ao lazer e entretenimento da população do Malhado e outros locais da zona norte da cidade, o parque ocupa parte da área que pertence à praia do bairro, onde a faixa de areia sofreu varias intervenções com a finalidade de oferecer condições dignas para banhistas.
No momento, estão sendo recuperadas as placas de cimento do calçadão do parque, além da recolocação das faixas em pedras portuguesas. O piso da quadra poliesportiva está recebendo este mesmo tipo de tratamento. O objetivo deste trabalho é evitar que os atletas se machuquem, Em seguida serão pintadas às linhas que delimitam as modalidades esportivas.
No que trata das intervenções que já foram realizadas, a empresa responsável pelas obras informou que as armações de ferro para segurar os alambrados do campo e da quadra foram pintadas. Isso para evitar a ação do salitre. O alambrado já foi colocado para oferecer mais comodidade aos atletas.
As plaquetas de cimento retiradas por vândalos serão recolocadas nos caminhos que cortam o parque. A Prefeitura vai fazer outras interferências no espaço, um dos mais procurados por esportistas na cidade. A administração municipal vai nivelar as quadras de futsal e vôlei, visando possibilitar mais segurança aos atletas, e para isso vai ser necessário o preenchimento destas áreas com areia.
Em relação ao trabalho de limpeza contínuo na faixa de areia da praia do Malhado, a Prefeitura mantém homens recolhendo garrafas pet e outras espécies de dejetos. Capinagem constante é outra medida adotada, diariamente, com o objetivo de afastar a degradação ambiental do local utilizado por jovens e adultos.
Cemitérios estão preparados para o feriado de finados
A Prefeitura de Ilhéus está concluindo os serviços de limpeza e pintura nos cemitérios localizados no perímetro urbano e rural do município, que tem mais de 30 espaços para sepultamentos. Com o objetivo de deixá-los em condições de receber os visitantes no Dia de Finados, 2 de novembro, os trabalhos foram intensificados. Nesta época cresce significativamente a procura pelos locais onde estão sepultados entes queridos, como informou o gerente de Cemitérios Marco Antonio Leonardo Clement.
Os cemitérios Nossa Senhora da Vitória (centro), Barreira (zona sul), Basílio (Malhado), Banco da Vitória e Salobrinho (zona oeste), todos no perímetro urbano, já foram preparados para receberem às pessoas que visitam túmulos de entes queridos. Segundo o gerente de Cemitérios, estas unidades têm tratamento de limpeza e pintura durante todo o ano, o que facilitou os serviços Para o Dia de Finados.
Marco Clemente estima que este ano um público de cerca de 20 mil pessoas visitará os cemitérios da zona urbana de Ilhéus. Para receber este público, os portões serão abertos às 7 horas e fechados às 18 horas. Na parte da manhã, o movimento é bem maior que à tarde. No Dia de Finados, ambulantes aproveitam para faturar com a venda de flores, velas e vasos, nas portas dos cemitérios da zona urbana e alguns da rural. A Secretaria de Serviços Urbanos é responsável pela administração das unidades.
O gerente de Cemitérios informou que para receber o público no dia 2 de novembro, os cemitérios que estão localizados na zona rural, a exemplo das unidades de Inema, Pimenteira, Banco Central e Aritaguá, entre outras, passaram pelo mesmo processo das demais.
No interior são mais de 20 espaços para sepultamentos e isso demanda mais tempo e mão-de-obra para a limpeza e pintura da fachada e dos túmulos. Apesar de algumas dificuldades ocasionadas pela distância, o trabalho de limpeza e pintura também é realizado no decorrer do ano, por determinação da administração municipal, o que facilita a arrumação dos espaços para o feriado de finados.
ProJovem Adolescente apresenta Festival Musical nesta sexta-feira
Após realizarem um grande evento esportivo na última semana, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Adolescente de Ilhéus vai promover o “1º Festival Musical”. A iniciativa acontecerá na próxima sexta-feira (31), a partir das 15 horas, com apresentações dos 36 coletivos do município, na Praça Dom Eduardo, utilizando como palco as escadarias da Catedral de São Sebastião. Como os adolescentes virão de vários bairros da cidade, será oferecido transporte e lanche.
O “1º Festival Musical” envolve os 900 adolescentes acompanhados pelo ProJovem. A atividade é organizada pela musicoterapeuta do programa, Maira Camargo, em parceria com os facilitadores. “Cada grupo interpretará uma canção e, ao final, todos se unirão, formando um grande coral”, informou a coordenadora, Bernizzeth Zorthea.
Todos os beneficiários do ProJovem Adolescente de Ilhéus têm entre 15 e 17 anos, estão inseridos no Programa Bolsa Família e pertencem a famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Assim como as demais atividades realizadas anteriormente, o evento musical visa elevar a auto-estima, incentivar potencialidades, além da inclusão social e fortalecimento da convivência comunitária.
Apesar de ser uma iniciativa do Governo Federal, a administração do ProJovem Adolescente é de responsabilidade do município. De acordo com o secretário de Assistência Social, Ivanilton Silva, “a equipe do programa, em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), não tem medido esforços em oferecer atividades diferenciadas”.