Prefeitura de Ilhéus comemora Dia Nacional da Saúde Bucal com mutirão de atendimentos
Prefeitura concluirá obras do Renascer em duas semanas
Prefeitura elimina obstáculos às operações do Jorge Amado
Prefeitura de Ilhéus comemora Dia Nacional da Saúde Bucal com mutirão de atendimentos
“Saúde bucal é vida!”. Com este tema a Prefeitura de Ilhéus comemorou o Dia Nacional da Saúde Bucal no município. Através da Coordenação de Saúde Bucal – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado um grande mutirão em frente à Praça JJ Seabra, centro. Durante os dias 23 e 24, dezenas de pessoas tiveram acesso a diversos procedimentos preventivos e curativos, além de receber orientações sobre doenças bucais, escovação e outros cuidados com a saúde dos dentes e da boca.
Alunos de escolas e creches públicas que participaram do mutirão tiveram sessões de escovação assistidas por técnicos da Coordenação e receberam escovas gratuitamente. Eles também participaram de mini-palestras que abordaram a importância de escovar os dentes e a língua corretamente. Além de um caminhão odontológico móvel, a Unidade Móvel Odontológica – Odontológica também reforçou o trabalho da equipe realizando serviços preventivos e curativos.
Segundo o coordenador da Saúde Bucal em Ilhéus, Carlos Ocké, cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, foram atendidos nesses dois de evento. Ainda de acordo com Ocké, os serviços de maior complexidade que não puderam ser realizados durante o mutirão, foram remanejados para os postos de saúde e, em alguns casos, para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. “Desta forma, estaremos garantindo a continuidade do tratamento e estimulando as pessoas a continuar cuidando da saúde bucal”, afirmou.
Programação do Odontomóvel – Dando continuidade a programação de atendimentos realizados pelo Odontomóvel, que realiza diversos serviços preventivos e curativos a diversos bairros da cidade, e principalmente à zona rural, a equipe móvel presta atendimento na próxima segunda-feira, dia 27, aos moradores de Ribeira das Pedras. No dia 28, é a vez de Vila Olímpio e no dia 29, a equipe chega à comunidade de Urucutuca. No dia 30, a programação segue em Sambaituba e a última localidade rural a ser atendida pelo Odontomóvel em outubro é Tranqüilidade, dia 31.
Os atendimentos são realizados das 8 às 17h, período em que a equipe, formada por cirurgião dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo, além de suporte às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Maiores informações sobre o calendário de atendimento odontológico mensal e sobre como solicitar o serviço podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.
Prefeitura concluirá obras do Renascer em duas semanas
A Prefeitura de Ilhéus investe recursos próprios em infra-estrutura urbana com a finalidade de melhorar as condições de moradia das famílias carentes e facilitar à mobilidade das pessoas que habitam em áreas de difícil acesso. O alto Renascer, comunidade do bairro Princesa Isabel, é uma das localidades contempladas com serviços de saneamento básico, pavimentação e drenagem pluvial. Autorizadas pelo prefeito Newton Lima, as obras no alto Renascer estão em fase de conclusão e deverão ser entregues à comunidade dentro de duas semanas, como explicou a administração municipal.
Os trabalhos são tocados pelas secretarias de Engenharia e Obras e de Serviços Urbanos do Município. As obras atendem solicitação dos moradores da localidade e compreendem reforma da principal escadaria de acesso ao alto e da rede de esgoto. A pavimentação à base de placas de concreto e construção de alvenarias de contenção de encostas. Ao final dos trabalhos, a Prefeitura vai iluminar os 200 metros de extensão da escadaria para oferecer mais segurança aos moradores à noite.
Em relação à reforma da escadaria e da rede de esgoto, os responsáveis pelos trabalhos explicaram que ambas foram totalmente recuperadas. A primeira encontrava-se em péssimo estado de conservação, apresentando degraus soltos e deteriorados. Sobre a recuperação da rede, disseram que antes das obras o esgoto corria a céu aberto, ameaçando a saúde dos moradores. Para impedir que as águas de chuvas provoquem erosão e venha prejudicar a estrutura da escada, foi feita nova rede pluvial.
Depois de pavimentadas, as pequenas vias que cortam o alto Renascer apresentam um novo visual e passam a oferecer mais comodidade e segurança aos moradores. Elas receberam pavimentação em placas de concreto, o que permite que os moradores se locomovam com mais desenvoltura, tendo em vista que em dias de chuvas eram obrigados a andar na lama.
Além de todos esses serviços, o alto Renascer vai ser contemplado ainda com alvenarias de pedras para conter deslizamentos de terras. Esta medida visa proteger casas de moradores situados em áreas de risco. Elas evitam prejuízos matérias e afasta o perigo às pessoas.
Também no bairro Princesa Isabel, a Prefeitura de Ilhéus promoveu obras nos altos do Vidigal e Santa Inês, além de outras localidades que ficam na parte baixa. A antiga rua da Saboaria é uma delas. O logradouro foi contemplado com a recomposição dos paralelos e a reforma e limpeza da rede pluvial. Para oferecer qualidade de vida à população da zona urbana, a Prefeitura esta levando obras de infra-estrutura os altos como Luiz Gama, Mambape, Amparo, Nerival, Esperança, Coqueiro, Cacau, localizados nas zonas norte, sul e central da cidade.
A proposta do projeto de urbanização das áreas de difícil acesso visa dotar locais que não possuem o mínimo indispensável ao convívio humano de serviços de infra-estrutura. A meta é atingir todas as áreas carentes de esgotamento sanitário, pavimentação e rede pluvial, segundo informação do secretário de Serviços Urbanos do município, Carlos Freitas.
Prefeitura elimina obstáculos às operações do Jorge Amado
Os técnicos da Prefeitura de Ilhéus já começaram a inspeção no Hotel Opaba e depois disso será retirado mais um dos obstáculos apontados pela Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), para restringir às operações de pouso e decolagem no Aeroporto Jorge Amado. Dos 65 obstáculos, faltam eliminar apenas dois, sendo que o outro fica situado em duas casas localizadas na rua Erotildes Melo, mas este demanda menos tempo e trabalho. Para ver o problema solucionado, a Prefeitura acelera o processo de anulação dos obstáculos de segurança existentes.
A respeito do Opaba, o secretário da pasta responsável pela execução dos trabalhos, Paulo Goulart, informou que o proprietário do hotel, Edney Espirito Santo foi notificado sobre a decisão da Prefeitura para impedir que a sociedade regional seja penalizada com as medidas da Anac. Para o início da retirada de parte do pavimento superior do hotel, a Prefeitura aguarda os técnicos encarregados pela manutenção dos elevadores. Eles são importantes para auxiliar na identificação de problemas que possam ocorrer com a demolição.
O 65ª obstáculo apontado pela Anac, cuja remoção deverá criar condições para o retorno dos vôos noturnos, são os telhados das casas. O rebaixamento é da ordem de 1m60cm. Anteriormente, para atender as exigências da Anac, a Prefeitura de Ilhéus cortou as árvores que ficavam próximas ao muro do aeroporto e a parceria entre o Derba e a Coelha providenciou a mudança dos postes e com eles a rede de energia da área.
Ainda nesta semana, o prefeito Newton Lima se reuniu com lideranças políticas regionais e membros da sociedade organizada. Discutiram sobre os procedimentos que devem ser adotados, de agora em diante, para evitar que o aeroporto continue operando abaixo de sua capacidade. Na ocasião, foi criada uma comissão, e esta deverá agendar reuniões com o governador Jacques Wagner. Exigir a regularidade dos vôos e eliminar o fantasma do desemprego em vários setores da economia regional é o objetivo.
Instrumento – Com o cancelamento das operações de pouso e decolagem por instrumento, provocando a redução dos vôos, a economia foi penalizada. As medidas da Anac só prevêem orientação de vôos por visual, promovendo fuga de empresas aéreas. Setores como o turismo e a informática foram drasticamente atingidos. Outros segmentos econômicos devem passar pelo mesmo processo, isso se as restrições continuarem. Os prefeitos, deputados e membros da sociedade que se reuniram em Ilhéus pensam desta forma.
Entretanto, as medidas adotadas pela Anac para restringir as operações no Jorge Amado não ficam por aí. Recentemente foi retirada a seção de Aviação Civil – SAC das dependências do aeroporto, deixando-o fora do pacote de investimentos anunciado pela Infraero. O pacote prevê liberação de R$ 95,6 milhões, através do programa Federal de Auxilio a Aeroportos.