A partir de 2009, a Faculdade de Ilhéus disponibilizará à comunidade uma unidade dos Balcões de Justiça e Cidadania, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBa). Os termos de compromisso para implantação dessa uma unidade de serviços jurídicos nas dependências da Faculdade de Ilhéus, foram formalizados esta semana entre a assessora de Projetos Especiais do Tribunal de Justiça, juíza Patrícia Cerqueira, e o coordenador do curso de Direito da instituição, Paulo César Santos Bezerra.
A inauguração da unidade, a primeira na região de Ilhéus e Itabuna, está prevista para antes do início do ano letivo de 2009. O Balcão de Justiça e Cidadania presta serviços gratuitos à população menos favorecida economicamente e em Ilhéus vai atender as comunidades dos bairros Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória, localizados no entorno da Faculdade de Ilhéus.
Estudantes dos 4° e 5° semestres do curso de Direito serão selecionados e capacitados para atuar no Balcão, de modo que a carga horária usada na unidade seja somada como atividade complementar ou disciplina extracurricular. A Faculdade, que tem como mantenedora o Centro de Ensino Superior de Ilhéus (Cesupi), aderiu ainda à Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá de 1º a 5 de dezembro próximo.