Prefeitura Municipal de Ilhéus

Setrans continua sinalizando cidade para ordenar trânsito

Ilhéus consegue sucesso em campanhas de vacinação

Ilhéus comemora Dia do Servidor próxima 2ª feira

Audição para espetáculo acontece nesta sexta-feira no Teatro Municipal

Torneio de Pesca da Gabriela acontece no início de novembro

Setrans continua sinalizando cidade para ordenar trânsito

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) de Ilhéus continua investindo na segurança da população e dos motoristas que trafegam nos logradouros da cidade. A sinalização horizontal das vias é um dos recursos utilizados pelos técnicos da Setrans, para ordenar o trânsito no perímetro urbano. As zonas sul, central e parte da norte já passaram pelo processo de pinturas de faixas, zebrados e linhas de eixo; construção de jardinetes e lombadas. A meta e atingir todas as vias antes do inicio do verão.
No momento, os serviços de sinalização estão concentrados na avenida Itabuna, a via de maior fluxo de veículos da cidade. Nesta localidade, a empresa encarregada dos trabalhos começou a pintura da faixa de eixo e em seguida dotará o logradouro com zebrados e faixas de pedestres. Segundo a secretária da pasta, Elza Nogueira de Carvalho, há cerca de seis anos que as ruas da cidade não recebiam este tipo de tratamento.
Os trabalhos são partes da estratégia da Prefeitura para reorganizar Ilhéus e oferecer segurança e tranqüilidade, tanto para a população fixa quanto para os turistas que visitam a cidade em qualquer época do ano. Bairros da zona sul, como Jardim Atlântico e Pontal, entre outras localidades desta área, receberam sinalização horizontal. A região central também foi contemplada, assim como o bairro Cidade Nova e Malhado, este na zona norte.
Além da sinalização que é feita com aplicação de tintas nas cores branca e amarela, a Setrans recorreu a outras técnicas para ordenar o trânsito. A construção de jardinetes em locais estratégicos foi outro recurso utilizado em algumas pistas. Na avenida Princesa Isabel, ruas 7 de Setembro e Dom Manuel Paiva, além da avenida Petrobras, cujo trabalho foi realizado recentemente, a Prefeitura recorreu e este expediente para reduzir acidentes. A construção de lombadas também foi adotada para afastar o perigo das pistas.
Também serão construídos jardinetes na praça do Tamarindeiro e na rua Lindolfo Collor (Malhado) e avenida Itabuna com Princesa Isabel. Este tipo de recurso contribui para a ordenação do trânsito e se constitui num excelente método para embelezar as vias da cidade, isso através do plantio de mudas ornamentais e florais.
Para auxiliar ainda mais os motoristas, a Prefeitura está providenciando a sinalização de orientação, o que compreende placas com informações sobre localizações de bairros, saídas para outros municípios e praias. Até o começo do verão, quando a cidade deverá receber milhares de turistas, a Prefeitura concluirá os trabalhos.

Ilhéus consegue sucesso em campanhas de vacinação

A Secretaria de Saúde de Ilhéus vem conseguindo superar as metas das suas últimas campanhas de vacinação. Contra poliomielite, finalizada no início do mês, 96% das crianças menores de cinco anos foram imunizadas contra a paralisia infantil. E a anti-rábica, ainda em andamento, 77,9% dos animais já estão protegidos contra o vírus rábico. E, como os trabalhos continuam até o dia 27, o índice de 80%, estabelecido pelo Ministério da Saúde, deve ser ultrapassado.
Mesmo com sucesso em duas campanhas, a Secretaria Municipal de Saúde ainda busca alcançar a meta de vacinação contra a rubéola, que imunizou 82,64% dos homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. “Não medimos esforços técnicos ou financeiros para vacinarmos a população, com equipes trabalhando nos três turnos, além da realização de duas varreduras pelos bairros e zona rural”, informou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.
A vacinação contra a rubéola integra a campanha nacional, iniciada em 09 de agosto. Conforme acordo firmado junto à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o Ministério da Saúde se comprometeu a erradicar a doença até 2010. Até o momento, foi alcançado o índice de 89,91%, sendo o Brasil o único país da América do Sul a não alcançar a meta, que é imunizar mais de 95% de sua população.
O principal objetivo da campanha nacional é eliminar a Síndrome da Rubéola Congênita, decorrente da infecção durante as primeiras semanas da gravidez. A infecção da mãe pode resultar em aborto, morte fetal ou anomalias congênitas no bebê, como diabetes, catarata, glaucoma, surdez, problemas cardíacos e neurológicos.
Mesmo pessoas imunizadas anteriormente ou que já tiveram a doença devem se vacinar contra a rubéola. Apesar das mulheres correrem mais risco, dados do Ministério da Saúde apontam que, nos últimos surtos, a maioria dos infectados eram homens. Mesmo assim, o público masculino apresenta maior resistência em tomar a vacina, que é injetável. “É preciso maior consciência coletiva, pois se todos estiverem protegidos, a circulação do vírus será impedida e a rubéola eliminada”, afirmou Cássia Virgínia.

Ilhéus comemora Dia do Servidor próxima 2ª feira

Na próxima segunda-feira, dia 27 a Prefeitura Municipal de Ilhéus antecipa as comemorações pelo Dia do Servidor Municipal, festejado no dia 28 de outubro. A decisão de antecipar a data, segundo o secretário Municipal de Governo José Nazal, acompanha a mesma medida adotada pelo Governo do Estado, que também antecipou a data para a próxima segunda-feira. Desta forma, a Prefeitura de Ilhéus não funcionará neste dia (27), apenas áreas afins, como saúde e serviços públicos.

Audição para espetáculo acontece nesta sexta-feira no Teatro Municipal

A audição para escolha do elenco da peça “Lampião”, do Grupo Teatro Total, acontecerá nesta sexta-feira (24), no Teatro Municipal de Ilhéus. Das 9 às 18 horas, os candidatos interpretarão as cenas indicadas pela organização do processo seletivo. Serão preenchidas quatro vagas para atores e uma para atriz, que interpretarão os demais personagens antagonistas da trama, que conta a história do “Rei do Cangaço”.
A peça “Lampião” faz parte do Projeto Cangaço, e foi uma das montagens contempladas pelo Edital Manoel Lopes Pontes de Apoio a Montagem de Espetáculos de Teatro do Estado da Bahia, da Fundação Cultural do Estado da Bahia. “A seleção dos atores para complementação do elenco estava prevista no projeto apresentado”, informou o diretor Pawlo Cidade. A estréia do espetáculo está prevista para março de 2009.
Além da audição, o processo de montagem da peça contará ainda com ensaios in loco, com viagens aos locais onde o cangaceiro Lampião e seu bando costumaram andar. Haverá ainda palestras e grupos de estudo sobre o tema central do espetáculo. “Com estas atividades, os atores poderão desenvolver suas capacidades intelectuais, físicas, espirituais e emocionais”, declarou o diretor.
O processo seletivo para a audição de “Lampião” começou no último dia 06, quando foram abertas inscrições. Os pré-requisitos para se candidatar foram ser maior de 16 anos, experiência nos palcos e disponibilidade para viajar. Também foi solicitada uma justificação sobre as motivações do interessado em fazer parte do elenco.

Torneio de Pesca da Gabriela acontece no início de novembro

A praia da avenida Soares Lopes reunirá mais uma vez adeptos da pesca da Bahia e de outros estados brasileiros. O Torneio de Pesca da Gabriela, um dos maiores da modalidade na Bahia, acontecerá nos dias 1º e 2 de novembro. Aqueles que desejam participar já podem se inscrever nasede do Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil) ao preço de R$ 60,00. O procedimento se estende até o inicio do certame, quando a inscrição deverá ser realizada no local da competição. Esta é a 25ª edição do evento.
Haverá premiação nas categorias geral, master, juvenil, feminino, clube, peça meia-pesada e clube mais distante. Sobre o regulamento, o Clupesil informou que poderão participar equipes constituídas por no máximo três atletas pescadores de ambos os sexos. Pelo menos um deles deve ter cadastro na Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CPBDS).
No folder distribuído pelo Clupesil, o interessado tem especificações sobre inscrição, duração da prova, raia e boxes. Pesagem, materiais que devem ser usados, iscas, arbitragem e fiscalização são algumas informações encontradas no material. Outro meio para obtenção de informações é através dos telefones 73- 3231-5269 (Roberto Fraga), 73-3086-0130 (Roberto Mendonça) e 73-3231-1501 (Roberto Miranda), onde serão esclarecidas dúvidas a respeito do torneio.
A fiscalização da prova fica a critério do Ibama e a arbitragem por conta de um juiz da Confederação Nacional de Arbitragem (CNA). O evento conta com o apoio da Prefeitura, Diário de Ilhéus e diversas empresas privadas.
Sobre as iscas, os coordenadores disseram que terão que ser naturais e oriundas de água salgada, a exemplo de camarão morto, lula, marisco, corrupto, minhoca de raia, sarnambi, tatuí ou peixe em forma de filé. Em relação aos pontos, serão da ordem de dois para cada peixe, e mais um para cada 1000 gramas ou fração do peso total.
Em relação ao material usado, é permitido vara de pescar de tamanho livre, carretilha ou molinete de qualquer tipo ou procedência, até dois anzóis convencionais de ponta única e linha até 0,62 milímetros. Chumbada de peso livre, bicheiros e puçás livres, espera livre e balde obrigatório, estão dentro do regulamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *