Prefeito e Sinsepi entregam chaves de casa própria à servidora
Obras no alto Nerival estão em ritmo acelerado
Ilhéus recebe número recorde de transatlânticos
Vacinação Anti-Rábica supera meta em Ilhéus
ProJovem Adolescente de Ilhéus realiza atividades esportivas nesta sexta-feira
Prefeito e Sinsepi entregam chaves de casa própria à servidora
A primeira casa do projeto habitacional do Sindicato dos Servidores Públicos de Ilhéus (Sinsepi) foi entregue hoje (20) a Ana Paula Castro Barreto, funcionária lotada no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura. Construído em 20 dias, o imóvel possui sala, cozinha, banheiro, dois quartos e corredor e fica localizado no bairro Teotônio Vilela, zona norte da cidade. As parcelas do financiamento do imóvel serão pagas através de débito consignado em folha. O prefeito Newton Lima e o presidente do Sinsepi, Luiz Cláudio Viana Machado, se encarregaram de entregar as chaves, em solenidade realizada na própria habitação.
O prefeito Newton Lima disse que todos envidaram esforços para contemplar a servidora com a casa própria, e fez elogios à estrutura do imóvel e à Câmara Municipal, na pessoa do vereador Jailson Nascimento, para a concretização do projeto habitacional do Sinsepi. Reiterou o compromisso de continuar trabalhando para beneficiar outros servidores com a casa própria, neste caso por meio da doação de terreno para reduzir custos de construção.
O prefeito entende que é necessário criar condições para facilitar a compra de imóveis por parte dos servidores que não possuem habitação. Falou que a meta é garantir este tipo de beneficio para todos e, com isso, contribuir com a redução do déficit habitacional entre a categoria. A casa de Ana Paula representa a realização de um sonho e a vitória da luta pela casa própria. Servidores de todas as faixas salariais podem ser beneficiados pela iniciativa do Sinsepi, como salientou Newton.
Na visão do sindicalista Lú, como é conhecido Luis Carlos Viana Machado, a entidade que preside tem procurado atender ao servidor. Facilitar a compra de habitação é um dos métodos utilizado pelo sindicato para beneficiar a categoria. Durante o ato, solicitou ao prefeito que continue olhando com carinho a categoria, uma vez que ela teve seus salários achatados ao longo dos anos, sem que houvesse qualquer medida para mudar essa realidade.
Além de beneficiar a categoria com a casa própria, o projeto habitacional do Sinsepi contribui com a geração de emprego e renda. Se o servidor possuir o terreno, fica mais fácil reduzir os custos da construção, realizar o sonho da casa própria e reduzir o déficit habitacional no município. .O vereador Jailson Nascimento parabenizou o Sinsepi pela iniciativa e o prefeito por contribuir de maneira decisiva para a concretização do projeto habitacional, ressaltando que uma das razões que tornou viável o projeto foi o parcelamento do FGTS feito pelo atual administração e o recolhimento das parcelas atuais.
O ato solene foi prestigiado pelos secretários José Nasal Pacheco Soub (Governo), Isidoro Gesteira, (Agricultura, Pesca e Interior) e José Eduardo Salomão (Saúde), além do representante da Construtora Millenium, Antonio Carlos. Agentes financeiros e o engenheiro Paulo Ricardo Brasiliense, responsável pelo projeto modular da casa acompanharam à solenidade de entrega da chave.
Obras no alto Nerival estão em ritmo acelerado
Localizado numa área de difícil acesso, o alto Nerival é uma das muitas regiões íngremes de Ilhéus que está recebenndo beneficiamentos da Prefeitura, e os trabalhos fazem parte do projeto de urbanização de locais que não possuem infra-estutura urbana. O objetivo da iniciativa, tocada pela Secretaria de Serviços Urbanos e a de Engenharia e Obras, é melhorar as condições de moradia de comunidades carentes. No Nerival, como em outras partes, as obras de drenagem pluvial e pavimentação avançam, mas outras intervenções também estão sendo realizadas.
Para melhorar a vida de quem habita no Nerival, facilitando a mobilidade dos moradores de idade avançada e os mais jovens, a atual administração do município autorizou a construção de uma escadaria principal. Neste caso, as obras estão bastante adiantadas e já beneficia à comunidade. Depois de concluído este trabalho, a Prefeitura vai instalar corrimão, em suas laterais, e iluminar a área, visando inibir a ação dos marginais.
No Nerival, outros trabalhos estão sendo realizados para oferecer qualidade de vida às pessoas que vivem em locais de difícil acesso. Entre estas intervenções destaca-se a recomposição de paralelos, isso numa das ruas do alto. A construção de alvenarias de pedras para evitar os deslizamentos de terras em dias de chuva é outra ação que a prefeitura está fazendo na área.
Escadarias menores e serviços de pavimentação à base de placas de concreto foram citados pelo secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas. As placas de concreto são colocadas em vias menores e vão melhorar a vida de quem vive nestes logradouros. Para acabar com as erosões, a Prefeitura está fazendo drenagem pluvial. O Nerival, conhecido ainda como alto do Cuscuz, fica na Barra, zona norte de Ilhéus.
Ilhéus recebe número recorde de transatlânticos
Empresas de receptivo, restaurantes, pousadas, hotéis, cabanas de praia e demais setores ligados ao turismo já estão se mobilizando para o início da temporada 2008/2009 dos transatlânticos. Este ano, antes mesmo da visita do primeiro navio, o Costa Mágica, com data de chegada marcada para o dia 1º de dezembro, a cidade já comemora o número recorde de embarcações desse porte que visitarão a cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, até março do próximo ano, ao todo 46 transatlânticos devem atracar no Porto Internacional de Ilhéus.
Para o secretário de Turismo, Hermano Fahning, esse avanço se deve ao grande empenho da Prefeitura de Ilhéus em consolidar a cidade como um roteiro freqüente dos turistas. “Nosso intuito é colocar Ilhéus definitivamente na rota dos roteiros mais procurados do país”, afirmou. Ainda de acordo com Fahning, cerca de 70 mil turistas devem chegar pelo mar para visitar Ilhéus. Para o mês de dezembro também estão sendo esperados o navio Silver Cloud, dia 08; o MSC Música nos dias 10, 24 e 28; o Costa Mediterrânea, dia 11; o MSC Sinfonia, dias 16 e 29; o Sovereign of the Seas, nos dias 17, 24 e 31, o Zenith, dia 25 e no dia 30, o retorno do Costa Mágica.
Seguindo a temporada dos transatlânticos 2008/2009, em janeiro vários navios retornam à Ilhéus. Nos dias 07, 14, 21 e 28 é a vez dos navios Sovereign of the Seas e Costa Mágica, e nos dias 08, 16, 23 e 30 atraca novamente no Porto de Ilhéus o MSC Música. Em fevereiro, atracam em Ilhéus no dia 04 os navios Sovereign of the Seas e Costa Mágica, que fazem novas paradas nos dias 11 e 18. No dia 05, chega à cidade o MSC Sinfonia, que retorna novamente nos dias 19 e 23.
Ainda no mês de janeiro, Ilhéus recebe o MSC Música dias 06, 13 e 17. Seguindo a temporada 2008/2009 dos transatlânticos, vários navios retornam no mês de fevereiro. Nos dias 04, 11 e 18, os navios Sovereign of the Seas e Costa Mágica retornam à cidade. Já nos dias 05, 19 e 23 é a vez MSC Sinfonia e dias 06, 13 e 17 a cidade recebe novamente o MSC Música. O Costa Mágica faz sua última parada no mês de fevereiro em Ilhéus no dia 25.
A programação de março de 2009 será iniciada no dia 04 quando aporta na cidade o Sovereign of the Seas. Fazem ainda escala em Ilhéus os transatlânticos MSC (dia 05), o Radiance oh the Seas (dia 08), o MSC Sinfonia (dia 12), o Island Escape e o MSC Ópera (dia 17), o Costa Mágica (dia 18) e o Costa Mediterrânea (dia 25). Na maior parte das escalas, estão previstas paradas de aproximadamente de 9 horas, período em que os cruzeiristas poderão visitar diversos pontos turísticos além das belas praias.
De acordo com a Secretária de Turismo, os visitantes que chegarem pelo Porto serão recebidos pelo tradicional receptivo da Prefeitura Municipal composto ‘gabrielas’ e baianas caracterizadas, além de grupos e capoeiras. Os cruzeiristas receberão ainda folders – com versões em português e inglês, com informações e fotografias sobre a cidade e o guia Ilhéus Acontece, que traz a programação dos eventos que movimentam a cidade a cada mês. Ainda no Porto, um stand com intérpretes bilíngües ficará a disposição para tirar maiores dúvidas dos visitantes. Ainda de acordo com a Setur, as escalas dos transatlânticos estão sujeitas a alterações.
Vacinação Anti-Rábica supera meta em Ilhéus
A Secretaria de Saúde de Ilhéus conseguiu superar a meta da Campanha Municipal de Vacinação Anti-Rábica, imunizando 85,66% dos cães e 80,81% dos gatos do município. Os números ainda são uma parcial dos trabalhos, que seguem até o dia 27 deste mês. “Nosso objetivo é fazer com que todos os animais fiquem protegidos contra a doença, que não tem cura e afeta também os seres humanos”, disse o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aloísio Correia Leite.
A meta da Campanha Municipal de Vacinação Anti-Rábica, estipulada pelo Ministério da Saúde, era imunizar, no mínimo, 80% dos mais de 30 mil animais de Ilhéus. Só no último sábado (18), Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica, foram imunizados 4.595 cães e 841 gatos. O ponto alto da mobilização, iniciada em 22 de setembro, contou com diversos postos fixos e volantes espalhados pelos bairros ilheenses. A ação também recebeu apoio de alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), enfermeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra.
A zona urbana conseguiu repetir o sucesso obtido na área rural do município, que teve 96% dos cães e gatos vacinados contra a raiva. Desde a semana passada, 15 equipes estão percorrendo os bairros da cidade. Indo casa a casa, os vacinadores vêm realizando um trabalho de varredura a fim de garantir que nenhum animal fique sem receber a dose que protege contra o vírus rábico.
Fora da época de campanhas, a vacina anti-rábica fica disponível no CCZ, localizado na entrada do bairro Teotônio Vilela, e no CAE III (antigo Sesp), na Avenida Canavieiras. Cães e gatos com mais de um mês de vida podem ser imunizados, sem contra-indicações também para animais idosos ou gestantes. “A vacina é de boa qualidade e seu acondicionamento é rigorosamente inspecionado para garantir a eficácia do produto”, informou Aloísio Correia Leite.
ProJovem Adolescente de Ilhéus realiza atividades esportivas nesta sexta-feira
Com o objetivo de oferecer uma manhã diferente, aliando diversão e saúde, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Adolescente de Ilhéus vai realizar uma série de atividades esportivas nesta sexta-feira (24). A partir das 8 horas, os 900 beneficiários dos 36 coletivos irão ao SESI para participar de torneios de vôlei, basquete, futsal, handebol, baleado e futebol de campo.
Organizado pelos facilitadores e pela educadora física do programa, o evento esportivo acontecerá durante toda a manhã. Como os adolescentes partirão de vários bairros da cidade, o Projovem oferecerá o transporte e o lanche. De acordo com uma das coordenadoras do programa, Bernizzeth Zorthea, “todas as ações promovidas procuram incentivar as potencialidades dos beneficiários”.
Durante o evento esportivo, também haverá o ensaio geral do “1º Festival Musical”, marcado para o dia 31 deste mês. A mostra de música reunirá os adolescentes acompanhados pelo ProJovem e acontecerá na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, a partir das 14 horas. Cada coletivo apresentará uma música escolhida pelos jovens. Ao final, um grande coral, formado por representantes de todos os núcleos, fechará o evento cultural.