Prefeitura Municipal de Ilhéus

Jovens de projeto social participam de duatlon neste sábado na Maramata

Projeto leva dança e arte para estudantesda rede municipal de ensino de Ilhéus

Ilhéus cadastra professores e alunos para o Programa Brasil Alfabetizado

Obras do Luiz Gama serão concluídas no prazo de 30 dias

Ponte Lomanto Júnior tem segunda fase da reforma iniciada na próxima semana

Jovens de projeto social participam de duatlon neste sábado na Maramata

Jovens que integram o projeto social “Aprendendo a ser um triatleta” participam neste sábado, dia 18, de um duatlon a partir das 9 da manhã na praia ao da Universidade Livre do Mar e Mata – Maramata – , zona sul de Ilhéus. A prova será disputada nas modalidades natação e corrida, e tem o objetivo de integrar os jovens e estimular a prática esportiva. O evento, que será precedido por um mutirão de limpeza também faz apelo para a necessidade de conservação do meio-ambiente.
Há cerca de dois meses os alunos participam, pelo menos três vezes na semana, de aulas gratuitas de natação e corrida, e recebem noções teóricas sobre salvamento aquático. Um dos coordenadores do projeto, o salva-vidas Domingos Madureira explica que a iniciativa visa diminuir a ociosidade desses jovens “que até então não praticavam nenhum tipo de esporte”, afirmou. As aulas são ministradas pelo professor de educação física José Bonifácio Costa Neto.
Antes da competição, os participantes do projeto realizam um mutirão de limpeza na praia da Maramata, objetivando chamar a atenção da sociedade para a importância de manter a praia limpa, principalmente durante o verão, quando aumenta o fluxo nas praias. “É importante que os mutirões sejam realizados com freqüência, porém os nativos também devem colaborar jogando o lixo nas cestas ou recolhendo-o em sacolas plásticas”. O objetivo dos idealizadores é estender a competição para outros atletas iniciantes da cidade.

Projeto leva dança e arte para estudantesda rede municipal de ensino de Ilhéus

Há três anos, alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus contam com o Projeto Criança Arte Dança, desenvolvido com o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela arte e pela dança. Além de atuar na conscientização corporal utilizando músicas clássicas e específicas para aulas de ballet clássico livre, dança moderna e jazz, o projeto possibilita aos estudantes a oportunidade de desenvolver-se culturalmente e socialmente através da dança e da educação, proporcionando a inclusão social través da dança.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto contempla cerca de 1.400 crianças e adolescentes de diversas escolas municipais da cidade. Participam do projeto estudantes das escolas Themístocles Andrade, Professor Paulo Freire, Centro de Atenção Integrada a Criança – Caic, Creche Municipal Dom Eduardo, Centro de Referência e Inclusão Escolar – Crie, Centro Comunitário Nelson de Oliveira, CSU, Pequeno David, Pequeno Príncipe, Vovô Isack, Centro Comunitário do Iguape, Mariane Eckes, Nova Jerusalém, Escola Rotary, Heitor Dias, IME, Osvaldo Ramos e Perpetua Marques, incluindo também o Abrigo Feminino Renascer.
Nas aulas, que acontecem duas vezes na semana em cada escola-núcleo, os alunos têm a oportunidade de realizar atividades físicas, o que para a coordenadora do projeto, a bailarina e coreógrafa Soanne Marry ajuda a promover a socialização e a inclusão social dos estudantes, “já que o projeto também assiste à crianças portadoras de deficiência”. O projeto tem a supervisão da pedagoga Áurea Tomás e conta com o suporte dos monitores Oséas Antônio Ribeiro, Laís André, Rafaela Canabrava, Sirleyde Leal e Yonara Nascimento.
A coordenadora do projeto, a bailarina e coreógrafa Soanne Marry considera que ótimo trabalho desenvolvido pelo grupo pode ser respaldado pelas inúmeras participações dos alunos em eventos “como “Ilhéus Dança”, “Ilhéus em Flor” e nas festas comemorativas das respectivas escolas as quais acontecem às aulas do projeto”, afirmou. Ainda de acordo com Marry no final do ano as crianças também participam de uma seleção para a participação do espetáculo de encerramento do ano letivo que acontece no Teatro Municipal de Ilhéus com o apoio da Prefeitura Municipal e de diretores e professores das escolas e pais dos alunos.

Ilhéus cadastra professores e alunos para o Programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria de Educação de Ilhéus iniciou o processo de cadastramento dos professores e alunos do Programa Brasil Alfabetizado, inscritos no primeiro semestre deste ano. Ao todo são 48 alfabetizadores que trabalharão em núcleos espalhados pelas zonas urbana e rural do município. A meta é que a iniciativa atenda cerca de 900 pessoas com idade superior a 15 anos.
O secretário de Educação, Sebastião Maciel, considera o Programa Brasil Alfabetizado uma ferramenta importante para erradicar o analfabetismo de Ilhéus, contribuindo para a inclusão social. Apesar de ser direcionada para jovens e adultos, os cidadãos com mais de 60 anos também podem usufruir da iniciativa, que não tem limite de idade. “Além de ser direito dos cidadãos, aprender a ler e escrever abre oportunidades para melhores empregos e garante mais qualidade de vida”, disse o secretário.
De acordo com a coordenadora pedagógica dos Programas e Projetos de Alfabetização, Celiney Tavares, as aulas do Programa Brasil Alfabetizado iniciarão com a formação inicial após a liberação do Ministério da Educação (MEC). “Serão utilizadas salas alternativas, instaladas em escolas, associações, salões de igreja e sindicatos”, explicou a coordenadora.
Criado pelo MEC em 2003, o Programa Brasil Alfabetizado é desenvolvido em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Secretarias Municipais de Educação. Os professores alfabetizadores e coordenadores, que se disponibilizaram a participar da iniciativa, recebem uma bolsa-auxílio custeada pelo Governo Federal. Todos têm, no mínimo, o nível médio completo.

Obras do Luiz Gama serão concluídas no prazo de 30 dias

A estimativa para conclusão das obras de pavimentação e drenagem do alto Luiz Gama é de 30 dias e os beneficiamentos se estendem aos moradores do Basílio. Os investimentos de infra-estrutura urbana na localidade criam facilidades para locomoção dos moradores e amplia opção de acesso às duas comunidades. Tocados com recursos do próprio município, pela Secretaria de Engenharia e Obras, os trabalhos atendem solicitação de moradores e visam melhorar condições de moradias de comunidades carentes.
Com as obras, o alto Luiz Gama contará com o acesso de carros, o que vai facilitar a entrega de gás e outros produtos. O traslado de pacientes foi outro ponto destacado por moradores da localidade, ao comentar as obras de infra-estrutura promovidas pela Prefeitura na comunidade. Este tipo de intervenção, autorizada pelo prefeito Newton Lima com o objetivo de dotar o alto com serviços essências, chegou a ser solicitado algumas vezes aos gestores passados.
As obras que serão entregues aos moradores do Luiz Gama incluem, ainda, ligações domiciliares de água e esgotamento sanitário, em parceria com a Embasa. Estes procedimentos foram concluídos antes do inicio dos trabalhos de pavimentação e drenagem pluvial, para não retardar as obras.
Numa primeira fase, a Secretaria de Engenharia e Obras fez trabalhos de contenção de encostas, para evitar o deslizamento de terras e prejuízos matérias, além de afastar o perigo ás pessoas que residem em áreas íngremes, isso em dias de chuvas. Os trabalhos avançam, faltando apenas parte das calçadas das casas que ficam na metade da ladeira. A pavimentação do trecho que necessita de mais engenharia se torna o trabalho mais difícil.
Depois de concluído o trecho final da ladeira, será feita uma praça na parte inferior do morro. Acompanhará as especificações das áreas de lazer e entretenimento que estão sendo construídas pela Secretaria de Serviços Urbanos, com o objetivo de recuperar espaços ociosos.

Ponte Lomanto Júnior tem segunda fase da reforma iniciada na próxima semana

Técnicos do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira, dia 15, em Ilhéus, com o secretário municipal de Planejamento e Obras, Paulo Goulart, para apresentar projeto que prevê a recuperação da parte superior da Ponte Lomanto Júnior, que há pouco mais de dois meses vem sofrendo intervenções na parte inferior. De acordo com o Derba, a segunda fase dos trabalhos deve ser iniciada na próxima semana.
Para garantir a celeridade da segunda etapa da reforma, Goulart afirmou que o Derba deverá dobrar o número de funcionários que se revezará em quatro equipes. “A previsão é que até a segunda quinzena do próximo mês a reforma seja concluída”, afirmou. Esta nova etapa consistirá retirada do piso e colocação do asfalto polimerizado. Já na primeira fase foi realizada a retirada, lavagem e colocação da chapa de rolamento das placas, além de aplicação de argamassa polimerizada e pintura.
Sobre um possível dano maior que Ponte possa causar, os técnicos do órgão responsável pelas obras salientaram ao secretário de Planejamento e Obras que a Ponte Lomanto Júnior não apresenta nenhuma fissura ou algo mais grave que possa representar algum risco às pessoas que trafegam diariamente pelo local. Das 20h às 6h da manhã, a o tráfego em uma das pistas da Ponte vem sendo interditado devido à reforma. No local uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – Setrans e da Polícia Militar auxiliam o tráfego durante o período da interdição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *