Prefeitura Municipal de Ilhéus

Obras no Mambape entram em fase de conclusão

Ilhéus promove reunião com municípios vizinhos para discutir crise no aeroporto

Prosseguem inscrições para a relembrar percurso feito por Príncipe Maximilian

Trecho da Avenida Canavieiras é interditado em virtude de evento

Ilhéus antecipa comemorações alusivas ao Dia do Servidor

Obras no Mambape entram em fase de conclusão

As obras de pavimentação e drenagem pluvial que a Prefeitura de Ilhéus está realizando no alto do Mambape, comunidade da zona sul da cidade, se encontram em fase de acabamento, segundo informação do secretário de Engenharia e Obras do município, Paulo Goulart. Elas atendem solicitação da comunidade, facilita a vida de quem habita nas partes mais íngremes da localidade e correspondem às perspectivas dos moradores, uma vez que se viam obrigados a conviver com muitas dificuldades de acesso, principalmente aquelas ocorridas em épocas de chuvas.
Tocadas com recursos próprios, as obras fazem parte do projeto de melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes de infra-estrutura urbana. Integram estratégia de valorização das áreas de difícil acesso e de urbanização de comunidades que não possuem o imprescindível ao convívio humano. Informações da Secretaria de Engenharia e Obras destacam os trabalhos de pavimentação à base de paralelos e a regularidade do escoamento das águas pluviais, por meio da drenagem pluvial.
Os serviços incluem o recapeamento asfáltico do aceso ao alto do Mambape pelo bairro Hernani Sá (Urbis). Neste trecho, a camada de asfalto beneficiou uma parte da ladeira, uma vez que a outra foi contemplada com trabalhos de recomposição de paralelos. Este procedimento foi realizado para impedir que a erosão continuasse a obstruir a pista de rolamento e facilitar a locomoção dos veículos que necessitam chegar às partes mais altas.
Nas partes mais elevadas do morro, a Prefeitura fez pavimentação com utilização de placas de concreto. Isso porque, neste caso as vias são mais estreitas. Este tipo de trabalho vai facilitar muito a mobilidade dos moradores e valorizar imóveis. O trabalho de infra-estrutura urbana que está sendo realizado no Mambape, tem o mesmo propósito dos demais que estão levando obras para outras partes elevadas da cidade.
São comunidades carentes de drenagem, contenção de encostas, pavimentação e outros serviços de responsabilidade da administração municipal, a exemplo de melhoria de acessos através da construção de escadarias. Já foram contemplados com obras de infra-estrutura urbana os altos do Coqueiro, Cacau e Uruguaiana e Vidigal, dentre outros que tornam o espaço geográfico de Ilhéus bastante acidentado.

Ilhéus promove reunião com municípios vizinhos para discutir crise no aeroporto

Uma grande reunião para discutir o futuro do aeroporto Jorge Amado será realizada na próxima segunda-feira, dia 19, no auditório da Justiça Federal, a partir das 15 horas, em Ilhéus. Realizada em conjunto pela Prefeitura e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), a reunião contará com as presenças dos atuais prefeitos e dos eleitos, de municípios circunvizinhos,a exemplo de Itabuna, Una, Urçuca, Itacaré, entre outros, que, direta ou indiretamente dependem do aeroporto para garantir seu desenvolvimento.
Presidida pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a reunião pretende arregimentar todas as autoridades dos municípios convidados a se engajarem na luta em defesa do aeroporto, o qual vem sofrendo várias sanções por parte da Agência Brasileira de Aviação Civil (Anac), que entre as medidas adotadas determinou que as operações de pouso e decolagens somente podem ser realizadas por modo visual. Somente esta medida levou as empresas aéreas a reduzir drasticamente seus vôos com destino à Ilhéus, principalmente os noturnos.
Atualmente, através de parcerias com o Derba e Coelba, estão sendo retirados os 65 obstáculos apontados pela Anac como impedimentos para prosseguimento dos vôos no aeroporto Jorge Amado, como corte de árvores, mudança de posteamento, diminuição da altura do Hotel Opaba e retirada do Marco Zero, além de mudanças estruturais em telhados de duas residências. Além disso, a Prefeitura, ainda no início dos problemas apontados pela Anac, construiu uma guarita e instalou dois semáforos e cancelas na cabeceira da pista 29, tudo para poder viabilizar o pleno funcionamento do aeroporto.
Segundo o secretário de Governo de Ilhéus, José Nazal Pacheco Soub, durante a reunião será criada uma comissão com representantes dos municípios convidados, para que, de imediato, procure agilizar audiências com o governador da Bahia, Jacques Wagner, e com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Também estão previstos encontros com líderes da bancada baiana no Congresso Nacional. “Este é o momento da nossa região se unir em torno do aeroporto Jorge Amado, pois, embora ele esteja em Ilhéus é um patrimônio de todos os municípios que dependem dele diariamente, como um vetor imprescindível para o desenvolvimento, como o nosso Pólo de Informática”, afirmou o secretário.

Prosseguem inscrições para a relembrar percurso feito por Príncipe Maximilian

Continuam abertas as inscrições para a 10ª Canoagem Viagem ao Mato Virgem. O passeio, promovido pela Maramata acontece no dia 09 de novembro e integra o calendário turístico da cidade. A cada edição, o evento atrai um maior número de participantes que além de recriarem o mesmo trajeto percorrido pelo Príncipe Maximilian, ainda participam de uma iniciativa que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da conservação ambiental e preservação dos bens culturais e históricos.
O trajeto que ficou conhecido como “Viagem ao Mato Virgem” é uma recriação do percurso feito pelo príncipe austríaco Ferdinand Maximilian, em 1860. Na oportunidade, o nobre veio à cidade para alguns estudos sobre as riquezas naturais da região e ao ficar hospedado numa propriedade localizada onde hoje é o Banco da Vitória, o príncipe batizou uma de suas descobertas com seu nome: a Zomicarpa steigeriana Ferdinandus Maximilianus.
A programação da 10ª Canoagem Viagem ao Mato Virgem será iniciada após a benção ecumênica, às 7 da manhã. O trajeto tem saída da praia da Maramata, no bairro Nova Brasília, subindo pela baía do Pontal em direção ao Rio Cachoeira, tendo como ponto final o Banco da Vitória. De acordo com o presidente da Maramata, Geerdshon Ribeiro, o percurso, que deve ser concluído dentro de duas horas, será uma ótima oportunidade para exercer a conscientização pública, resgate histórico e para a valorização da cultura.
Promovida pela Maramata, a 10ª edição da Canoagem Rumo ao Mato Virgem conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, Esportes, Turismo e Administração, através do Corpo de Salva-Vidas. Também estão dando suporte ao evento a Marinha, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e as Colônias de Pesca, Z-19, Z-32 e Z-34. As inscrições continuam sendo gratuitas e podem ser feitas na sede da Maramata e nas Colônias de Pesca Z-19 e Z-32, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Trecho da Avenida Canavieiras é interditado em virtude de evento

Em virtude da realização do III Congresso de Gideões Missionários da Última Hora, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans) vai interditar parte da Avenida Canavieiras entre as 19h30min e 22h30min, desta quarta-feira (15) até domingo (19). O trecho que terá o tráfego de veículos restrito fica compreendido entre a Avenida Itabuna e Rua John Kennedy, nas imediações da igreja Assembléia de Deus, que sediará o evento.
Para desviar do trecho interditado na Avenida Canavieiras, os motoristas que vêm do Centro deverão subir pela Rua John Kennedy e descer pela Rua Lúcio Bittencourt, que dá acesso à Avenida Itabuna. Quem vem em direção ao Centro deverá seguir pela Avenida Itabuna, passando sob o Viaduto Catalão, até a Rua Tiradentes.
Segundo a secretária de Transporte e Trânsito, Elza Maria de Carvalho, a interdição do trecho da Avenida Canavieiras visa a segurança dos pedestres e participantes do Congresso. “Como a organização do evento espera cerca de 10 mil participantes, a medida previne possíveis transtornos ou até acidentes que poderiam ser provocados em virtude da grande concentração de pessoas”, explicou a secretária.
Assim como foi solicitado pelos organizadores do III Congresso de Gideões Missionários da Última Hora, todas as entidades que desejarem realizar eventos em vias públicas precisam solicitar autorização da Setrans. O pedido deve ser enviado através de ofício para análise da viabilidade. Para que haja a liberação, são considerados o logradouro e o horário da interdição, que não devem prejudicar o tráfego de veículos.

Ilhéus antecipa comemorações alusivas ao Dia do Servidor

A Prefeitura Municipal de Ilhéus irá antecipar as comemorações do Dia do Servidor Municipal que é festejado no dia 28 de outubro. De acordo com o secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub, o prefeito Newton Lima adotou esta decisão visando acompanhar a mesma medida já adotada pelo Governo do Estado da Bahia, que antecipou a data para o dia 27, uma segunda-feira.
Desta forma, a Prefeitura não estará funcionando neste dia (27), com exceção das áreas afins, a exemplo da saúde e serviços urbanos. Já o Dia do Comerciário, seguindo normas estabelecidas pelos sindicatos do Comércio e Atacadista, será comemorado em Ilhéus no próximo dia 20, uma segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *