Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura recupera espaços para oferecer qualidade de vida

Prefeitura desobstrui rede para acabar com acúmulo de água

Secretaria de Educação presta homenagens aos professores

Fundaci visa levar entretenimento nos fins de semana da alta estação

Ilheense participa da 3ª etapa do Baiano de Triatlon entre favoritos

Prefeitura recupera espaços para oferecer qualidade de vida

A Secretaria de Serviços Urbanos do município de Ilhéus está procurando adequar espaços da cidade às normas ideais ao convívio humano. Algumas dessas áreas foram relegadas ao esquecimento e outras serviam como deposito de lixo. Até o momento, já foram recuperadas varias delas, e entregues às comunidades para serem aproveitadas como espaços de lazer e entretenimento. O secretário Carlos Freitas disse que a proposta da iniciativa é resgatar todos os espaços ociosos do perímetro urbano e rural de Ilhéus.

Alguns destes espaços foram transformados em áreas esportivas, como é o caso da faixa de areia da praia que fica localizada em frente ao antigo terminal da Petrobras. Outro destaque neste sentido, são os espaços da avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus, que, hoje, servem para aulas de futebol, direcionadas às crianças e adolescentes, e outras modalidades esportivas.

No alto do Basílio, comunidade carente que fica localizada no bairro do Malhado, zona norte da cidade, a Prefeitura transformou uma área que era utilizada pela comunidade como deposito de lixo em uma pequena praça com bancos fixos. Além disso, para facilitar a vida de algumas pessoas que residem nesta área, foram feitas duas pequenas escadarias, facilitando a vida de quem mora em locais de difícil acesso.

A iniciativa de valorização de espaços da cidade não para por aí. Pensando em ampliar as áreas de lazer e entretenimento e criar meios para melhorar a qualidade de vida das comunidades, o prefeito Newton Lima autorizou a realização de serviços desta natureza em outros locais, a exemplo do Santo Antonio (zona rural) e Salobrinho (zona Urbana). Em alguns deles os trabalhos foram concluídos, como e o caso do Santo Antonio, onde foi construída uma praça dotada de equipamentos e brinquedos infantis.

Prefeitura desobstrui rede para acabar com acúmulo de água

Os trabalhos de desobstrução da rede pluvial da cidade avançam e já beneficia o bairro Cidade Nova, onde acontece com mais freqüência o acúmulo de águas em dias de chuvas que tanto dificulta a vida de moradores e usuários dos serviços do fórum de Ilhéus. Por falta de manutenção do sistema pluvial da cidade, moradores da avenida Osvaldo Cruz, um dos principais logradouros de Ilhéus, vinham sofrendo com à falta de medida dos governos anteriores para melhorar o escoamento e facilitar a vida da população.

No bairro Cidade Nova, o problema se tornou crônico, pois com as ocorrências de chuvas, pessoas que residem em um dos lados da avenida Osvaldo Cruz chegaram a ficar impossibilitadas de sair de casa. As águas invadiam calçadas, chegando às vezes às moradias. Parte do logradouro ficava praticamente alagada, dificultando o trânsito de veículos e pedestres. Em decorrência do entupimento da rede pluvial, a água se acumulava por muito tempo, criando muitos empecilhos para funcionários e usuários do fórum. Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Engenharia e Obras.

Para acabar com o problema que se arrastou ao longo dos últimos 20 anos, a Prefeitura de Ilhéus começou a desobstrução de todo o sistema. Chegou a concluir os trabalhos na avenida Soares Lopes, onde foi retirado grande quantidade de terra, folhas e raízes das plantas que arborizam a cidade. As raízes ameaçavam destruir o sistema, através da tubulação. Os constantes alagamentos em alguns pontos foram solucionados porque a Prefeitura fez estudo para atacar o problema na origem.

No caso da Cidade Nova, a desobstrução começou com a limpeza da tubulação que passa pelas ruas Farani e do Moinho O objetivo é facilitar o escoamento das águas captadas pelas caixas coletoras da Osvaldo Cruz, e despejá-las na baia do Malhado. Os serviços ainda não terminaram, mas se observa mudanças positivas nas áreas atingidas, segundo disse o secretario Paulo Goulart. O mesmo método foi aplicado em outros pontos com bons resultados.

Depois de promover a desobstrução das redes na Cidade Nova, a Prefeitura irá investir em outras áreas.

Secretaria de Educação presta homenagens aos professores

Como forma de reconhecer e valorizar a importância dos professores da rede municipal, a Secretaria de Educação de Ilhéus promoveu uma série de apresentações artísticas, realizadas na noite de segunda-feira (13), no Teatro Municipal. “Esta é uma forma de agradecermos aos nossos profissionais por todo o empenho dedicado em sala de aula”, disse o secretário Sebastião Maciel, na abertura.

Além de saudar os professores, o secretário municipal de educação fez um balanço das ações realizadas durante o ano e garantiu o cumprimento integral do Plano de Cargos e Salários, criado pelo prefeito Newton Lima e aprovado em abril pela Câmara de Vereadores e que traz melhorias nas condições de trabalho dos profissionais da educação. “Estamos trabalhando para que os próximos anos sejam muito mais produtivos”, afirmou.

Representando o prefeito Newton Lima, o secretário de Governo, José Nazal, também fez questão de lembrar a importância dos profissionais da educação para a formação dos cidadãos. As homenagens antecipadas aos professores pelo seu dia, comemorado em 15 de outubro, seguiram com apresentações artísticas feitas por colegas de profissão. O professor Eduardo Lobo, da Escola Municipal do Banco da Vitória, abriu as performances, cantando e tocando violão. Houve ainda recital de poesias, música instrumental, mensagem teatralizada e dança.

Os alunos da Escola Municipal Heitor Dias também marcaram presença no evento em homenagem ao dia do professor, cantando a música “Ao mestre com carinho”. Integrando o evento comemorativo, houve ainda sorteio de brindes para os cerca de 400 profissionais presentes e show musical do cantor Keketa. Finalizando as celebrações, foi oferecido um coquetel, na galeria do Teatro Municipal.

Como surgiu o dia do professor- Em 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. Apesar de inovadora, a idéia de levar o ensino a todas as cidades, vilas e lugarejos não foi cumprida. Foi apenas em 1947 que ocorreu a primeira comemoração, quando quatro professores paulistas tiveram a idéia de organizar um dia de folga em virtude do cansaço proporcionado pelo longo período letivo,que tinha apenas 10 dias de férias.

A primeira celebração foi um sucesso, espalhando-se pela cidade e pelo país, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar em 14 de outubro de 1963. O Decreto Federal definia a data como uma oportunidade dos estabelecimentos de ensino promoverem solenidades enaltecendo a função do mestre, com a participação dos alunos e seus familiares.

Fundaci visa levar entretenimento nos fins de semana da alta estação

Faltando pouco mais de dois meses para a chegada do verão, a Fundação Cultural de Ilhéus – Fundaci já começou a formular um projeto cultural para agitar os finais de tarde na cidade. A iniciativa prevê a apresentação de artistas locais todos os finais de semana, durante o período da alta estação. O projeto também deve oferecer outras opções de entretenimento, a exemplo de rodas de capoeira, receptivo para turistas, além de apresentações artistíco-culturais pelo Quarteirão Jorge Amado e outros pontos turísticos locais.

De acordo com a presidente da Fundaci, Eugênia Célia, o objetivo da entidade é iniciar o projeto ainda na primeira quinzena de novembro “quando a cidade começa a receber as primeiras remessas de visitantes, e por isso, deve estar preparada para oferecer opções de lazer e entretenimento, principalmente nos fins de semana”, afirmou. Outro objetivo da Fundaci é realizar reciclagem dos técnicos e funcionários da Fundação Cultural. Para Eugênia “é importante que eles estejam aptos a atender às expectativas dos visitantes”.

A Casa Jorge Amado também deve receber atenção especial para o verão. O espaço, que já recebeu mais de 170 mil visitantes do país e do exterior, já está se preparando para receber os grupos de cruzeiristas que devem aportar na cidade a partir dos primeiros dias de dezembro – período que marca o início da temporada de transatlânticos. Além do receptivo com baianas caracterizadas, a Casa Jorge Amado deve ser palco de apresentações de grupos teatrais e de artistas locais. O local onde o escritor Jorge Amado passou parte de sua infância e adolescência, possui objetos pessoais de Amado e de sua família, além de exemplares de suas obras.

Ilheense participa da 3ª etapa do Baiano de Triatlon entre favoritos

Próximo domingo, dia 19, a cidade de Salvador vai sediar a 3ª etapa do Campeonato Baiano de Triatlon, evento que deve reunir cerca de 200 atletas a partir das 8 da manhã, na Cidade Baixa. Entre os competidores está o ilheense João Paulo Garcia, que na última etapa foi o segundo melhor em sua categoria e o 8° na classificação geral. Desta vez, o atleta pretende ficar em primeiro em sua categoria e entre os primeiros na geral, se consolidando como um dos grandes nomes do cenário baiano.

Para se preparar para a prova – onde os atletas terão que percorrer 750 metros de natação, 20 km de ciclismo 4 5 km de corrida –, o triatleta vem intensificando bastante os treinamentos e principalmente, a natação e a corrida. “Quero sair para correr no primeiro pelotão, e fazer uma excelente corrida, o que será decisivo para um bom resultado”, afirma.

Entre os títulos acumulados pelo triatleta estão o de terceiro lugar no mundial em 1996 e campeão sul-americano em 1998, além de ter faturado cinco vezes o título de campeão baiano profissional e duas vezes o de campeão brasileiro de triatlon na categoria sub 23. No ano passado, ele ganhou a Travessia Ilhéus-Pontal em sua categoria e ficou em 5º geral. Integrante por seis anos consecutivos da equipe brasileira de triatlon, João Paulo conta atualmente com o apoio das empresas BR Posto Temático Jorge Amado e Solar Toldos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *