Entre os dias 16 a 19 de outubro, acontece o Encontro das Culturas dos 14 Povos Indígenas (E14). O evento, marcado pelo intercâmbio cultural entre os 14 povos indígenas da Bahia, será realizado na aldeia do povo Tuxá em Rodelas (BA), nordeste do estado, a 550 km de Salvador. Estão programados rituais, apresentações artísticas e mesas com indígenas e especialistas.
Participam da abertura do evento no dia 17 de outubro, às 9h, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário de cultura, Márcio Meirelles, o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Márcio Meira, Angélica Gutierrez, do Conselho Nacional dos Povos indígenas/Altiplanos da Bolívia, e o Cacique Djacir, da Liderança Raposa Serra do Sol.
A FUNAI articulou a ida de 300 indígenas, que vão representar todos os povos de todo o estado durante o evento.
‘O papel do Estado neste encontro é o de promover a aproximação entre os povos indígenas, de maneira que eles possam interagir entre si, intercambiar idéias e culturas, trocar segredos, vivificar tradições’, destaca Hirton Fernandes, coordenador do E-14 e do Núcleo de Culturas Populares e Indentitárias da Secult, de onde partiu a iniciativa do Encontro.