Prefeitura pavimenta mais uma via em área íngreme da cidade
Asseja promove evento para mostrar funcionamento de Shopping a Céu Aberto
Vacinação anti-rábica supera meta na zona rural de Ilhéus
Projeto Sorrir leva muita diversão às crianças do bairro Teotônio Vilela
Ilhéus sedia congresso missionário com pastores do estado e região
Prefeitura pavimenta mais uma via em área íngreme da cidade
A Prefeitura de Ilhéus continua valorizando as áreas íngremes da cidade com o objetivo de oferecer infra-estrutura às famílias que residem nestas localidades. A estratégia é dotar com pavimentação e drenagem pluvial os altos que não possuem estes serviços e, com isso, melhorar a vida de comunidades carentes. A rua Pedro Calmon, localizada no bairro da Conquista, faz parte do cronograma de obras que está sendo realizado pela Secretaria de Engenharia e Obras do município. Os trabalhos são tocados com recursos próprios.
Com as obras, já em fase de acabamento, o acesso de carros ao alto da Conquista ficou ainda mais fácil. Antes, a pavimentação à base de paralelos só beneficiava metade da via, o que deixava muitos moradores insatisfeitos. Isso não permitia a ligação da rua aos acessos à ponte do Pontal, bairro Princesa Isabel e rua das Oficinas, no centro da cidade, porque parte dela estava obstruída. O processo utilizado para a nova pavimentação também foi feito com paralelos.
Segundo o secretário de Engenharia e Obras, Paulo Goulart, além das obras de pavimentação na rua Pedro Calmon, a Prefeitura fez serviços de drenagem pluvial para acabar com problemas de erosão em épocas de chuvas. Este tipo de intervenção impede que as águas possam invadir as casas, causando prejuízos matérias para as famílias. Outra conseqüência da ausência de drenagem é a exposição das famílias que residem nas áreas de maior risco.
Também no bairro da Conquista, a Prefeitura está concluindo as obras de pavimentação e drenagem pluvial da rua dos Carillos. Este investimento em infra-estrutura urbana veio atender a uma antiga reivindicação da comunidade, uma vez que chegou a ser solicitado às administrações anteriores, sem que houvesse qualquer sinalização positiva neste sentido.
Asseja promove evento para mostrar funcionamento de Shopping a Céu Aberto
Durante dois dias o comércio de Ilhéus se transformou num movimentado shopping ao ar livre. A proposta da Associação dos Empresários do Quarteirão Jorge Amado – ASSEJA – em parceria com entidades públicas e privadas, foi promover a demonstração do funcionamento de um espaço de compras e entretenimento dentro dos padrões do projeto que prevê a implantação do Shopping a Céu Aberto na cidade. A iniciativa foi realizada nos dias 10 e 11, sexta-feira e sábado passados, e marcou o início da primavera e o Dia das Crianças.
De acordo com a presidente da Associação, Nadja Argollo, a iniciativa teve o objetivo de mostrar que, mesmo sem a implantação do projeto Shopping a Céu Aberto, o comércio local pode funcionar dentro do molde de um shopping projetado ao ar livre. “Ilhéus possui todos os atributos para oferecer conforto, comodidade e opções de lazer aos clientes nativos e aos visitantes”. Ambiente climatizado nas lojas, vitrines atualizadas com as tendências e lojas localizadas no principal quarteirão histórico da cidade foram alguns fatores considerados atributos por Nádia.
Durante os dois dias, vários pontos do comércio se transformaram em locais de lazer e entretenimento para os consumidores que visitaram o comércio para comprar o presente da criançada – o principal público alvo do evento. Em frente à Câmara de Vereadores foi montado um parque infantil com cama elástica, tobogan inflável e palanque decorado. Um fotógrafo “lambe-lambe” ficou à disposição dos pais e dos filhos para tirar fotos com bonecos caracterizados de personagens da Disney. Em frente à Agência dos Correios foi instalada uma banca de guloseimas.
Ainda durante a demonstração, os consumidores tiveram ainda a oportunidade de conhecer produtos e serviços de empresas de diversos segmentos que aproveitaram distribuíram brindes. Alguns lojistas adquiriram kits com fichas para ter acesso ao parque, fotos personalizadas e à banca de tortas para distribuir entre crianças carentes. Presentes arrecadados entre lojas do centro também foram doadas entre instituições assistenciais que cuidam do público infantil. O evento foi encerrado na noite do sábado com show da banda Pele Morena.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Comerciários, Sebrae, Associação Comercial, Jupará Motos, Câmara de Dirigentes Lojistas, Indiana Veículos, Colégio Status, Rede Meira de Supermercados e Dog Saúde.
Vacinação anti-rábica supera meta na zona rural de Ilhéus
Com 96% dos cães e gatos vacinados contra a raiva na zona rural de Ilhéus, a Secretaria de Saúde superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é 80% dos animais. Para realizar os trabalhos, foram mobilizadas 10 equipes, que entre o dia 22 de setembro e a última sexta-feira (10), que percorreram distritos, povoados e vilas. “Esperamos que os excelentes resultados também possam ser alcançados na zona urbana. Para isso, contamos com a parceria da população”, disse o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aloísio Correia Leite.
Nesta semana, a campanha municipal de vacinação anti-rábica será intensificada na zona urbana, tendo como ponto o sábado (18), Dia Municipal de Vacinação. Das 8 às 17 horas, a vacina estará disponível em vários postos fixos e volantes espalhados pela cidade. Além dos vacinadores, a mobilização contará ainda com o apoio dos alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), enfermeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra. A meta é que, até o dia 27 deste mês, sejam imunizados mais de 30 mil animais.
A vacina é única forma de prevenir a raiva, que não tem cura e mata poucos dias após a manifestação dos seus primeiros sintomas. A doença é passada para os seres humanos através da saliva de cães ou gatos contaminados, quando mordem, lambem ou arranham as pessoas. “Vacinando os animais, o vírus não encontrará hospedeiro e desaparecerá”, afirmou o coordenador do CCZ.
A vacina anti-rábica não possui contra-indicações e pode ser administrada em cães e gatos com mais de um mês devida. Gestantes ou animais idosos também podem ser imunizados sem quaisquer problemas. Para agilizar os trabalhos, é recomendável que o proprietário leve o cartão de vacina de seus mascotes, poupando o tempo de espera.
Como medida de segurança, ao levar os cães para tomar a vacina, é recomendável que ele seja conduzido por uma pessoa com força suficiente para contê-lo. Nos animais maiores, também é aconselhado o uso de focinheira. Os gatos devem ser levados dentro de sacos ou fronhas. No caso de animais muito bravos, os proprietários devem entrar em contato com o CAE III, pelo telefone 3234-5441 ou com o CCZ, ligando para 3634-4434, a fim de solicitar a visita de um profissional para aplicar a vacina.
Mesmo fora da época da Campanha de Vacinação Anti-rábica, as pessoas podem levar seus cães e gatos para serem vacinados no CAE III (antigo SESP), na Avenida Canavieiras, ou no CCZ, na entrada do bairro Teotônio Vilela. O serviço é gratuito e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia.
O que é a raiva – A raiva, ou hidrofobia, é transmitida através do vírus rábico, que ataca o sistema nervoso e cujo período de incubação pode durar até dois anos sem a apresentação de qualquer sintoma. Tanto os animais quanto os seres humanos podem apresentar os mesmos sinais, que são: dificuldade para engolir, salivação excessiva, espasmos musculares, alucinações, e agressividade.
Em caso de ataque por cães ou gatos, o ferimento deve ser lavado com água e sabão e a vítima deve ser conduzida ao CAE III para a realização do esquema preventivo. O animal deve ser preso e ter seu comportamento monitorado por dez dias. Caso venha a falecer neste período, é preciso avisar o Centro de Controle de Zoonoses.
Projeto Sorrir leva muita diversão às crianças do bairro Teotônio Vilela
Mais de 200 crianças da creche Emília de Brito Correa, no bairro Teotônio Vilela, tiveram um dia diferente, com brincadeiras, atividades educativas e lanches. Na última sexta-feira (10), a última edição do “Projeto Sorrir” conseguiu antecipar as comemorações do Dia das Crianças, celebrado no domingo (12). Com uma equipe formada integralmente por voluntários, a iniciativa, que conta com o apoio de empresários locais, ainda distribuiu brindes para os pequenos alunos da instituição de ensino.
Iniciando as atividades do “Projeto Sorrir”, foi oferecido às crianças um café da manhã saudável, com frutas e sucos naturais. Ao longo do dia, houve palestra sobre a importância do meio ambiente, contação de histórias, oficina de pintura e artesanato, torneio de futebol e brincadeiras como: corrida de saco e baleado. Também houve peças teatrais, dança e capoeira. Os pequenos ainda puderam gastar grande parte das suas energias na cama elástica instalada no local.
De acordo com o organizador da iniciativa, Valdenor Lucas, o objetivo do “Projeto Sorrir” é levar fantasias, brincadeiras e aprendizado às crianças de baixa renda. “Muitas não têm a oportunidade de vivenciar experiências como essas ao longo do ano. É gratificante estar no meio dos pequeninos sentindo o quanto estão curtindo cada momento”, declarou.
Ilhéus sedia congresso missionário com pastores do estado e região
Com o objetivo de promover o congraçamento entre pastores do estado e de evangélicos do município na missão maior que é evangelizar o mundo, Ilhéus sedia de 15 a 19 deste mês o III Congresso Gideões Missionários da Última Hora. O evento, promovido pela Igreja Assembléia de Deus, acontece em sua sede situada na avenida Canavieiras, centro. A expectativa do pastor Hugo Noival Santana, que dirige a igreja é contar nesses cinco dias com a presença de cerca de 10 mil pessoas de Ilhéus, principalmente evangélicos e não-evangélicos.
Aberto ao público o congresso inicia às 19 horas do dia 15 com culto seguido no dia 16 pela manhã e tarde com estudo bíblico e à noite com uma série de orações. Segundo a programação para os dias 17 e 18 à tarde o público terá estudo bíblico e à noite e dia 19 acontece também pela manhã estudo bíblico e às 18 horas culto de encerramento. “Teremos nesses dias palestras com temas diversificados dirigidas para todas as idades e a presença dos cantores Gérson Rufino e Alessandro Bernardino, de Santa Catarina e Gesse Nunes, de Salvador. A participação deles será sempre às 9 horas da manhã e as 14 e 19 horas, respectivamente”, disse o pastor.
Hugo Noival Santana diz ainda que já estão confirmadas as presenças dos pastores Nerildo Acioly (São Paulo), Sizínio Bernardino, Donizete de Moraes, Sílvio Cardoso, Alisson Bernardino e a missionária Elba Bernardino, Camburiu (Santa Catarina), Manoel Monteiro Trindade (Camaçari) e George Andrade (Itabuna).