Prefeitura reurbaniza área no centro da cidade
Ilhéus terá sede municipal da Assistência Farmacêutica
Ilhéus continua vacinando cães e gatos contra a raiva
Feira de informática será aberta amanhã
Alto do Basílio ganha Centro Comunitário para atender crianças e adolescentes
Prefeitura reurbaniza área no centro da cidade
Em mais uma investida para mudar aspectos da cidade e entregar espaços urbanizados à população, a Prefeitura de Ilhéus firmou convênio com a Ceplac no sentido de transformar uma área do centro comercial, em praça e jardim. No acordo, o órgão federal cedeu uma parte da área onde fica localizado seu escritório, para ser aproveitada em beneficio da população. O projeto de transformação do espaço já começou a ser executado pela Secretaria de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras, com recursos do próprio município.
A área que está sendo beneficiada com obras de urbanização corresponde a cerca de 400 metros quadrados e é justamente a que fica ao lado da praça Cairu. O projeto da Secretaria de Serviços Urbanos prevê a construção de bancos, iluminação do espaço e serviços de jardinagens com o plantio de mudas ornamentais e florais. As obras vão permitir um visual mais arrojado do centro da cidade e garantir área de lazer e entretenimento aos consumidores e pequenos comerciantes do Shopping Popular, além da população em geral, principalmente às pessoas que residem em logradouros próximos.
O Secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, falou sobre detalhes do projeto de reaproveitamento do espaço. Disse que ele integra estratégia da administração do prefeito Newton Lima, para criar espaços capazes de oferecer qualidade de vida aos moradores da cidade e a população flutuante. “Nós passamos vários meses conversando com o órgão federal até chegar ao acordo que está nos permitindo a realização dos trabalhos”.
O projeto de transformação em praça e jardim do espaço que foi cedido pela Ceplac corresponde à expectativa dos micro-empresários que atuam na área. Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes do Shopping Popular de Ilhéus (ASCOMSP), Adriano Silvestre, as obras vinham sendo solicitadas desde o governo passado, mas só agora o projeto começa a sair do papel, isso por iniciativa do governo atual, conforme afirmou.
Ilhéus terá sede municipal da Assistência Farmacêutica
A Coordenação Municipal de Assistência Farmacêutica de Ilhéus vai inaugurar sua sede no próximo dia 26, a partir das 9 horas. Concentrando vários tipos de atendimento para a população, o serviço funcionará no número 40 da Rua Quatorze de Agosto, próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade. Antes da abertura, o imóvel está passando por adaptações, instalação dos equipamentos e mobiliário.
Segundo o coordenador de Assistência Farmacêutica, Antônio Jorge Marques, a nova sede é climatizada e com acesso para pessoas com deficiências. “No local, funcionará também a Farmácia Municipal, atualmente instalada no CAE III, antigo SESP. Além de terem acesso aos medicamentos, as pessoas poderão entrar em contato diretamente com a gerência do serviço”, informou.
Em sua sede, a Assistência Farmacêutica disponibilizará os medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos (Rename), Relação Municipal de Medicamentos (Remune) e da Central Farmacêutica da Bahia (Cefarba). Também estarão disponíveis alguns produtos excepcionais, recomendados pelos médicos e que não estão nestas listas. Para orientar e tirar dúvidas dos pacientes, haverá sempre a presença de farmacêuticos no local.
Além de disponibilizar medicamentos, através da Farmácia Municipal, a Coordenação de Assistência Farmacêutica gerencia todas as unidades do município. O serviço é responsável pelo estoque, entrega e dispensação dos medicamentos, bem como pelo treinamento dos funcionários.
Ilhéus continua vacinando cães e gatos contra a raiva
Iniciada em 22 de setembro, a Campanha Municipal de Vacinação Anti-rábica continua percorrendo a zona rural de Ilhéus, imunizando cães e gatos com mais de um mês de vida. Devido à grande extensão territorial, para percorrer vilas, distritos e povoados, foram montadas 10 equipes com vacinadores e motoristas. Os trabalhos devem prosseguir até esta sexta-feira (10) para que, na próxima segunda-feira (13), as ações sejam intensificadas na zona urbana.
A meta da Secretaria de Saúde é vacinar mais de 30 mil animais até o dia 27 deste mês. O ponto alto da Campanha será no Dia Municipal de Vacinação (18), quando a vacina estará disponível em vários postos fixos e volantes espalhados pela cidade. Antes disso, os proprietários de cães e gatos podem levar seus mascotes ao CAE III (antigo Sesp), na Avenida Canavieiras) ou ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na entrada do Teotônio Vilela.
A vacina anti-rábica é única forma de prevenir a doença, que é incurável e letal. Quando manifesta seus primeiros sintomas, o indivíduo pode falecer em até quatro dias. O Coordenador do CCZ, Aloísio Correia Leite, solicita o apoio da comunidade para o sucesso da Campanha. “Protegendo os cães e gatos, evitamos que os seres humanos tenham a doença, transmitida pela saliva dos animais infectados pelo vírus”, adverte.
Feira de informática será aberta amanhã
A Feira de Tecnologia e Informática de Ilhéus (Infoilheus) 2008 acontece de amanhã (8) até sábado (11), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. A cerimônia de abertura está prevista para as 20 horas e contará com a participação do prefeito Newton Lima e autoridades ligadas aos setores afins. Em seguida haverá uma palestra que será ministrada pelo consultor Carlos Hillsdorf. No mesmo período da feira vai ser realizado o Congresso de Tecnologia do Norte e Nordeste.
A Infoilheus é uma promoção do Sindicato das Indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus (Sinec) e tem o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Mineração do Estado, Cepedi, Sebrae, Senai, Eadi Salvador, governo federal e empresas privadas. O evento deverá reunir diversas empresas de informática do pólo local e de outros estados brasileiros. Antes da abertura, está prevista uma rodada de negócios para os expositores, isso às 14 horas.
Para depois do início dos trabalhos, participantes, autoridades e empresários dos segmentos de informática, de eletrônica, de logísticas e outros, terão a oportunidade de acompanhar a palestra a ser ministrada pelo consultor Carlos Hillsdorf. Ele se encarregará do tema “Atitudes empreendedoras construindo a melhor versão do futuro”. A Infoilheus 2008 continua no dia seguinte, com inaugurações de fábricas de informática no pólo da cidade.
Nos dias seguintes serão abordados outros temas por pessoas de renome no mundo da informática e dos demais segmentos ligados à feira, a exemplo de Ricardo Galvão, Rodrigo Passos, Jaubert Abijaude e Elias Ramos de Souza. O evento terá como palestrantes ainda Marcos Antonio Dantas Ramos, Fabio Câmara, Sandro Andrade, Akira Sato, Sergio Boff, Ricardo Blancas, Fábio Ferrante, e Julio Botto
Alto do Basílio ganha Centro Comunitário para atender crianças e adolescentes
Desde a última sexta-feira, dia 03, a mais nova escola da cidade – o Centro Comunitário do Basílio foi entregue à comunidade. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação reuniu os pais de alunos durante reunião para entregar a obra. Há anos a comunidade do alto vinha solicitando a construção de uma unidade escolar que atendesse, principalmente, às crianças e adolescentes que moram no bairro.
Durante a solenidade de entrega, o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel Costa, juntamente com sua equipe técnica, fez questão de afirmar, a partir de agora, o principal papel dos moradores seria o de assumir a unidade escolar para garantir sua preservação. “Trata-se hoje de uma moderna escola com acabamento de primeira qualidade, com itens modernos para melhor acomodação dos alunos, em salas amplas e confortáveis onde se somaram móveis e equipamentos para melhor desempenho dos que ali laboram”, afirmou.
Parte da comunidade presente à solenidade solicitou ao secretário a implantação, já para o início do ano letivo de 2009 os cursos do programa Educação de Jovens e Adultos – EJA. “Esperamos disponibilizá-lo pelo período noturno, assumindo o compromisso de levar educação de qualidade também para os adultos”, afirmou Maciel. Uma das antigas moradoras do Alto salientou que “com uma escola bonita dessa, até eu que tenho 60 anos gostaria de estudar”.