Domingo tem festa de Nossa Senhora Aparecida no Malhado
CEO de Ilhéus entrega suas primeiras próteses dentárias
Abertas inscrições para audição do espetáculo teatral “Lampião”
Domingo tem festa de Nossa Senhora Aparecida no Malhado
O novenário em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira da paróquia do Malhado, se estende até sábado (11) e no domingo (12) será realizada a programação religiosa e festiva do dia da santa. Alvorada, ofício, missa solene, carreata, consagração, procissão e benção do Santíssimo Sacramento, são os eventos previstos para acontecer na ocasião do Dia de Nossa Senhora Aparecida. O bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli participará dos festejos, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Vereadores e empresas privadas.
A alvorada com queima de fogos de artifício está prevista para as 5 horas e após será realizado o Oficio de Nossa Senhora. Para as 9h30min está programada a missa solene. A carreata que percorrera ruas da cidade começa por volta das 11h30min.. A imagem da santa seguirá em cima do carro do Corpo de Bombeiros. Os devotos de Nossa Senhora Aparecida poderão participar da consagração a santa, às 15 horas. A procissão e Benção do Santíssimo Sacramento vão acontecer às 16 horas.
Enquanto não chega o Dia de Nossa Senhora, os fiéis e o pároco da Igreja da santa continuam realizando o novenário, que começou no último dia 3. O tema central deste ano é “Com Maria, discípula missionária, escolhemos a vida”. A novena de amanhã (7) é sobre o sub-tema “Mãe Aparecida, ajudai-nos a promover a cultura da vida”. É dedicada a comunidade de Santo Afonso e a Pastoral da Juventude. Tem como convidados à comunidade de Nossa Senhora das Vitórias, São Vicente e o Seminário Diocesano de Livramento, entre outros. Neste dia haverá celebração de missa para homens.
A novena da quarta-feira (8) é dedicada à paróquia de Santo Antonio da Barra, catequese Catacumenal e a Pastoral da Esperança. Tem como sub-tema “Mãe Aparecida ajudai-nos a viver a fidelidade ao amor”. Para está noite foram convidadas à paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e o Seminário Diocesano de Jequié, além de empresas de comunicação, instituições militares, empresas privadas, Colônia de Pescadores Z-34. e lojas maçônicas.
A novena da quinta-feira (9) traz o sub-tema “Mãe Aparecida, ajudai-nos a praticar o direito e a justiça”. É voltada para a paróquia da Santíssima Trindade, Santa Terezinha, Mãe Peregrina e Legião de Maria. Tem como convidados à comunidade de São Lucas e Perpétuo Socorro de Sambaituba, Seminário Diocesano de Vitória da Conquista, além de um sindicato de classe, CSU e uma empresa.
Na sexta-feira (10), os devotos terão o sub-tema Mãe Aparecida, ajudai-nos a viver e proclamar a verdade!. Esta novena é direcionada para a paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro Banco da Vitória, RCC e Crismandos. São convidados o Seminário Palotino, comunidade do Salobrinho, Rotary Clube e uma empresa privada;.
No sábado (11), eles terão o sub-tema “Mãe Aparecida, queremos ser uma igreja servidora!” para ser desenvolvido. Essa noite é dirigida para a comunidade de Nossa Senhora do Amparo, Pastoral Familiar, ECC e Pastoral do Dizimo. Tem como convidados o Cursilho Cristandade, Câmara, Prefeitura Municipal e as famílias do bairro Malhado., além de empresas privadas. A festa de Nossa Senhora Aparecida deverá reunir centenas da devotos vindos de diversos locais de Ilhéus e cidade vizinhas.
CEO de Ilhéus entrega suas primeiras próteses dentárias
O Centro de Especialidades Odontológicas de Ilhéus (CEO) entregou, na manhã desta segunda-feira (06), as quatro primeiras próteses dentárias confeccionadas pelo serviço. O primeiro beneficiado foi o aposentado Manoel Fernandes Batista. Antes de passar pela reabilitação oral, o paciente recebeu atendimento completo, com tratamento periodontal (gengiva). “Ele ainda voltará mais três vezes para manutenção e ajuste”, explicou a dentista protética Tamine Câmera.
O serviço de reabilitação oral do CEO possui mais de 300 próteses em fase de conclusão e que deverão ser entregues nos próximos dias. Para garantir a qualidade do produto, o trabalho de confecção é detalhado, realizado por dentistas protéticos e técnicos especializados. Para ter acesso à especialidade, as pessoas são encaminhadas pelos postos de saúde, para avaliação. Na seqüência é realizada a moldagem e prova dos dentes, que devem confortáveis e esteticamente agradáveis. Após o aval, é realizada a instalação, seguida de manutenções.
Cada etapa da confecção das próteses dentárias visa assegurar a total reabilitação dos pacientes. Diferentes das feitas por protéticos práticos, sem conhecimento científico, os produtos feitos no CEO são ajustadas garantindo o conforto e saúde dos usuários. Assim, são prevenidos machucados que podem se transformar, futuramente, em câncer.
Além de cuidar da saúde oral, as próteses dentárias ajudam a prevenir doenças, a exemplo de problemas estomacais, causados pela mastigação deficiente. “O produto também ajuda na elevação da auto-estima dos pacientes, que se sentem mais bonitos, permitindo sorrisos sem constrangimentos”, declarou o coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas de Ilhéus, Ledson Nogueira.
Abertas inscrições para audição do espetáculo teatral “Lampião”
Estão abertas as inscrições para audição do espetáculo “Lampião”, do Grupo Teatro Total, que acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês, no Teatro Municipal de Ilhéus. Os pré-requisitos para se candidatar é ser maior de 16 anos, ter experiência nos palcos e disponibilidade para viajar. Os interessados que atendam a essas especificações devem mandar e-mail para comunidadetiamarita@hotmail.com, informando nome, endereço e telefone. Também é necessário justificar por que deseja fazer parte do elenco.
Os inscritos considerados habilitados para a audição da peça “Lampião” receberão a cena que deverão encenar, o dia e a hora da sua apresentação. Dúvidas e informações podem ser tiradas pelo telefone: (73) 3231-1297. Segundo o diretor do espetáculo, Pawlo Cidade, a democratização do processo seletivo busca atores que interpretarão os demais personagens antagonistas da trama.
Além da audição, o processo de montagem da peça contará ainda com ensaios in loco, palestras e grupos de estudo. “O objetivo é ajudar o ator a desenvolver todas as suas capacidades intelectuais, físicas, espirituais e emocionais – tornando-o capaz de levar o público ao riso, às lágrimas, a emoções inesquecíveis”declarou o diretor.
“Lampião” faz parte do Projeto Cangaço, e foi uma das montagens contempladas pelo Edital Manoel Lopes Pontes de Apoio a Montagem de Espetáculos de Teatro do Estado da Bahia, da Fundação Cultural do Estado da Bahia. A estréia do espetáculo está prevista para março de 2009.