Prefeitura Municipal de Ilhéus

Obras no ginásio de esportes estão em ritmo acelerado

Empresários participam da última rodada de negócios do Fam Tour

Alunos da escola Heitor Dias assistem espetáculo que conta historia do cacau

Obras no ginásio de esportes estão em ritmo acelerado

A Prefeitura de Ilhéus mantém as obras de ampliação e reforma total do Ginásio de Esportes Herval Soledade em ritmo acelerado. Entregar o espaço aos esportistas ilheenses dentro do cronograma previsto pela Secretaria de Esporte e Cidadania é o que pretende a administração municipal. Tocadas com recursos próprios dos cofres municipais, as obras envolvem construção de salas, troca do piso e da parte do telhado deteriorado pela falta de manutenção e a ação do tempo. As ferragens que dão suporte à cobertura também estão passando pelo mesmo processo, além da cantina, banheiros e demais dependências.

As salas estão sendo construídas na parte externa do prédio e ficam localizadas embaixo das arquibancadas. São dotadas de banheiros para abrigar a secretaria da pasta, setores da Educação que lidam com a atividade e ligas esportivas. Eles ficarão distribuídas em doze salas, sendo seis de cada lado, o que vai permitir maior integração entre os setores que lidam com o esporte no município. A partir desta iniciativa, esportistas acreditam que a atividade vai dar um grande salto para fortalecer o esporte amador no município.

O antigo piso da quadra já foi retirado porque estava em péssimas condições para a prática esportiva, além de oferecer riscos aos atletas, tendo em vista as inúmeras deformações que apresentava. Nesta área, o alambrado que separa a quadra da arquibancada vai ser substituído, e isso vai permitir mais segurança e tranqüilidade às equipes. Os assentos mais próximos das arquibancadas serão recuados, dando mais espaço para o público e os atletas.

Em relação ao telhado e as ferragens que seguram a cobertura, técnicos lotados na Secretaria de Engenharia e Obras informaram que a maior parte delas está recebendo serviços de lixa e aplicação de anti-oxidante para evitar ferrugens. Os demais que não têm condições de aproveitamento serão trocados. Os vestiários e as salas de imprensa do Ginásio de Esportes Herval Soledade também serão submetidos aos trabalhos de reforma do espaço que já foi palco de grandes eventos de origem estadual, regional e municipal.

Valorização – Depois que foi construído entre os anos de 1956 e 1959, o Ginásio de Esporte Herval Soledade não passou por nenhuma reforma desta amplidão. Apesar de ser um dos maiores ícones do esporte amador de Ilhéus, o espaço foi relegado ao esquecimento pelos administradores passados. Eles se limitaram apenas a fazer serviços de pinturas, dentre outros de menor importância, esquecendo reparos imprescindíveis na base estrutural. A falta de manutenção comprometeu a estrutura e possibilitou o aparecimento de infiltrações, o que está sendo reparado agora com a reforma.

Priorizar o esporte como forma de ajudar no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, é o que pretende a Prefeitura com a reforma e ampliação do Herval Soledade.Tanto que dentro dos trabalhos foi inserido a construção do acesso de árbitros, comissões técnicas e atletas por uma das laterais externas do ginásio, como exige as especificações. A medida vai possibilitar mais comodidade e segurança para eles, uma vez que ficarão em espaços privados.

Empresários participam da última rodada de negócios do Fam Tour

Nesta quinta-feira, dia 02, empresários do ramo de turismo e hotelaria de Ilhéus e de Canavieiras participam da terceira e última rodada de negócios do Fam tour, no Hotel La Doce Vita. O evento promovido pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) recebe ainda a presença de operadores e de representantes de agências de turismo, jornalistas e empresários da Argentina, Uruguai, Chile, entre outros países da América do Sul, que visitam a Costa do Cacau.

Em Ilhéus, já aconteceram duas rodadas do evento e de acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, a cada rodada, os participantes de cada cidade se apresentam e um vídeo promocional das cidades que fazem parte da visita também é exibido como forma de reforçar as belezas e peculiaridades de cada local visitado. As últimas rodadas aconteceram nos dias 18 e do mês passado. “As rodadas têm como objetivo tornar o ambiente de cada roteiro ainda mais próximo às pessoas que vão comercializar pacotes para esses locais”.

Na Bahia, somente a chapada Diamantina, Salvador e a Costa do Cacau estão entre os locais escolhidos para sediar o Fam Tour. Os Fam Tours fazem parte do programa Caravanas do Brasil, da Embratur, que visita alguns roteiros mais procurados pelos turistas no Brasil. Lugares como a Amazônia, Chapada Diamantina, Costa do Cacau, Chapada Diamantina, Fernando de Noronha e Florianópolis fazem parte do roteiro do programa. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Associação de Turismo de Ilhéus – Atil.

Alunos da escola Heitor Dias assistem espetáculo que conta historia do cacau

Apresentado em três sessões, no Teatro Municipal de Ilhéus, o espetáculo teatral “A historia do ouro marrom” foi visto por mais de mil alunos da Escola Heitor Dias e de outras instituições de ensino convidadas. A apresentação, que fala sobre o cacau, aconteceu na última terça-feira (30) às 9, 15 e 20 horas. “A peça é o fruto do desejo dos professores de dinamizar as aulas sobre a história regional”, explicou a diretora da Escola Heitor Dias, Jamile Maron.

As sessões da manhã e da tarde foram dedicadas aos alunos dos ciclos I e II, equivalentes às séries que compõem o Ensino Fundamental I. À noite, foi a vez dos estudantes das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Heitor Dias e outros estabelecimentos de ensino irem ao Teatro Municipal para assistir “A história do ouro marrom”.

Escrita pela professora Maria Elizabeth Berhmann, a montagem conta a trajetória do cacau na região, indo dos tempos áureos até a decadência, com a chegada da vassoura-de-bruxa. Ambientalizada em uma fazenda, a peça aborda ainda como o fruto é cultivado e colhido, além da relação entre os coronéis e os trabalhadores rurais. Estreada no ano passado, a nova apresentação da peça sofreu algumas alterações após mais pesquisas realizadas pela equipe idealizadora do trabalho.

“A historia do ouro marrom” conta com a participação de alunos, dos professores José Castro, Nilton Borges, Rita Santos, o funcionário Paulo César Reis e das ex-funcionárias Nilza Domiciano e Lucicleide Cruz. A vencedora do troféu Candango de melhor atriz coadjuvante com o filme “Eu me lembro” e avó de um dos estudantes da Escola Heitor Dias, Valderez Freitas, também integra o elenco. As professoras Ildemir dos Santos e Ana Angélica Lima foram as responsáveis pela coordenação pedagógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *