A primeira fábrica de chocolates finos, artesanais, da Região e do Norte e Nordeste do Brasil faz aniversário (23 anos), neste mês de outubro . O então Governador do Estado, João Durval Carneiro, acompanhado pelo Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Álvaro Cunha, inaugurou a fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus, no dia 5 de outubro de 1985, no Distrito Industrial de Ilhéus e, reconhecendo o pioneirismo do empreendimento, o Governo do Estado concedeu isenção de impostos durante cinco anos. A inauguração foi festiva, com a presença de autoridades, políticos da região, grande parte da população, jornalistas e fotógrafos, filmada pela TV Manchete, e tendo grande destaque na revista Manchete, no Diário de Ilhéus e no jornal A Tarde, da Bahia.
O saudoso ilheense Marcelo Gedeon, grande lutador pelo progresso da região, fez um empolgado discurso parabenizando os empresários, que quebravam o tabu de um município, maior produtor de cacau do Brasil, que não possuía uma só fábrica de chocolates, enquanto estados que não produziam cacau, como o Rio Grande do Sul, possuíam várias fábricas, sendo até atração turística, como em Gramado. Também o Governador e o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, discursaram ressaltando a importância do empreendimento.
A aniversariante faz neste mês, 23 anos de atividades ininterruptas, sendo o seu produto considerado como um dos melhores chocolates artesanais do país, com lojas que ajudam a promover o potencial turístico de Ilhéus. Sua loja da fábrica é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Nesses vinte e três anos a empresa participou de feiras no Brasil e Exterior, com total aprovação, tendo recebido vários prêmios, entre os quais, o Prêmio Qualidade Brasil, recebido em São Paulo, no Clube Monte Líbano, e vários Troféus do Mérito Lojista.
Até o final deste ano de 2008, a empresa deverá inaugurar a ampliação da loja da Fábrica, e sua nova loja no Aeroporto Internacional do Recife, que será mais um ponto de informações turísticas da Costa do Cacau.
Hans Schaeppi – Abrajet – 110